Guia de Deck: Yordles Discard
Yordles ganharam força com a chegada de Desventuras Mágicas, mas perderam logo em seguida com o hotfix que modificou Poppy e Yordle Explorador
. Contudo, eu tenho jogado desde o segundo dia da expansão com uma variação focada em descartes e dano direto ao nexus, o que me permitiu ser o quarto mestre da temporada e rendeu bons resultados para os jogadores da Hydra Gaming na 36ª edição da OLS. Para quem gosta de partidas rápidas com um baralho capaz de gerar bastante valor, Yordles Discard é uma das melhores opções do metagame. Kochua, Sir Donald e Broken Ball, jogadores com múltiplos resultados positivos em diferentes competições, têm usado variações do mesmo arquétipo.
Conceitualmente, Yordles Discard possui curva baixa com várias unidades que geram cartas capazes de auxiliar com eficácia alguns confrontos ou serem úteis apenas como peça de descarte, assim permitindo que a agressividade flua sem a perda de gás no decorrer dos turnos e facilite a conjuração dos principais feitiços de dano.
Minha decklist atual:



1
Kennen
x3

3
Lulu
x3

1
Escudeira Yordle
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x2
4
Yordle Palestrinha
x3
1
Canhão de Poros
x2
2
Arpão Elétrico
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Graveto Pontudo
x3
3
Anime-se!
x3
Campeões
Na primeira semana de Desventuras Mágicas, Poppy ainda era um dos possíveis campeões da lista, tanto que ela fazia parte das quarenta cartas que me ajudaram a chegar ao mestre. Porém, o nerf mais recente a inutiliza devido ao número de unidades que não receberiam o bônus de poder. Contudo, Lulu
é uma opção sólida do começo ao fim porque ela é excelente em combinação com a Mordidinha Flamejante!
, tem vida o suficiente para resistir às remoções em massa mais comuns de
Freljord e amplia dano enquanto protege aliados pequenos.
Kennen é minha opção favorita como segundo campeão do deck. Melhora a curva baixa da lista, tem valor reduzido pelo Prefeito de Bandópolis
, gera carta para descarte, ataca se protegendo com Ataque Rápido e ainda é útil como o seu feitiço assinatura. Deriva e Dudu de Nunu fizeram a final da 36° OLS usando o Fizz
, mas ele também tinha outra relevância para a lista deles porque ambos usavam Yordles Unidos
, assim facilitando o efeito melhorado da carta de
Bandópolis.
Algumas opções de campeões que testei pareciam coerentes, mas não fizeram sentido nos meus testes. Jinx e Rumble
são sinérgicos com a proposta de descarte, porém precisavam de mudanças relevantes pensadas apenas neles e não compensavam o resultado final. Ziggs
não é ruim, então pode servir como uma opção interessante para composição de torneio caso os outros personagens citados no parágrafo anterior estejam indisponíveis.

Versão - Dudu de Nunu / Deriva



1
Fizz
x3

3
Lulu
x3

1
Escudeira Yordle
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x2
4
Yordle Palestrinha
x3
2
Arpão Elétrico
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Graveto Pontudo
x3
3
Anime-se!
x3
5
Yordles Unidos
x2
Seguidores
Escudeira Yordle é a melhor opção para o primeiro turno do Yordles Discard. Ela gera imediatamente uma carta que pode ser descartada no turno seguinte e já permite o plano agressivo do deck. Mesmo que Kennen
e Pedinte Zaunita
também estejam na mesma curva de mana, ambos são mais interessantes posteriormente - apesar de colocar o campeão em jogo cedo, para causar dano, pode ser mais importante do que tirar valor da carta gerada por ele.
A curva dois é baseada em unidades que geram carta. Bumbuíno é a opção mais interessante para começo de partida pela possível combinação de Mordidinha Flamejante!
com Lulu
nos próximos ataques, assim escolhendo como suas unidades causarão dano ao adversário. Gêmeos Bombardeiros
e Telescópio Errante
são mais interessantes quando o Prefeito de Bandópolis
já está em jogo, assim colocando mais unidades em jogo num turno explosivo.
Yordle Palestrinha é forte o suficiente para ser considerado um campeão nesse metagame. Além de ter poder e vida suficiente para auxiliar a proposta agressiva do deck, a criação de Dardo Venenoso
é uma forma eficiente de lidar com muita unidade pequena ou causar mais dano ao nexus adversário. Se a carta gerada não é a melhor opção naquele momento, ela pode ser usada como recurso de descarte também.

Versão - Sir Donald (Fight Night Europa)



1
Fizz
x3

3
Lulu
x3

1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Capitão Yordle
x3
1
Canhão de Poros
x3
1
Foto da Galera
x1
1
Sucateiro
x1
2
Graveto Pontudo
x2
3
Anime-se!
x3
5
Yordles Unidos
x3
Feitiços
Um dos principais motivos para optar por esse tipo de proposta é ter a possibilidade de finalizar a partida com feitiços que causam dano direto ao nexus adversário. Entretanto, alguns deles requerem o descarte de algo, então normalmente não são opções para a mão inicial, a não ser que aquele confronto o obrigue a lidar com unidades adversárias rapidamente.
Canhão de Poros é o pior feitiço do deck, mas ele ainda permite situações bastante relevantes. Gerar unidades elusivas pode ser o caminho mais importante para passar dano contra algumas estratégias, mas o mais importante é poder colocar a Mordidinha Flamejante!
na mesa para passar mais dano ou combinar com o auxiliar da Lulu
.
Arpão Elétrico é um dos motivos desse deck existir. Ela é uma das melhores cartas de Desventuras Mágicas, mas não tinha nenhuma lista que fosse incrível. Nesse tipo de estratégia, ela sempre é efetiva por abater uma unidade adversária e causar dano direto ao nexus do oponente. Com isso, ela oferece mais possibilidades para que Graveto Pontudo
, Disparo Místico
e Anime-se!
sejam usados para dano letal no final da partida.

Versão - Broken Ball



3
Lulu
x3

4
Jinx
x3

2
Bumbuíno
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Sentinato Arruaceiro
x3
4
Promoter da Arena
x2
6
Experimentador Aprimorado
x3
1
Canhão de Poros
x3
1
Shake de Roxamora
x2
1
Sucateiro
x3
2
Arpão Elétrico
x3
3
Anime-se!
x3
4
Equipando!
x3
Dicas Complementares
- O deck é bem posicionado versus Ahri
Kennen
, mas pode ser um pouco mais difícil de vencer com Olho do Dragão
em campo, por isso tente remover a unidade da mesa quando for possível;
- Sempre manifeste sabendo quais são as cartas que mais geram benefício para você naquele contexto da partida;
- Evite mãos iniciais com muitas cartas que necessitam de recurso descartado para se tornarem úteis;
- Fique atento com cartas que causam dano em todas as unidades da sua mesa. O deck não possui muitas unidades resilientes;
- Em várias circunstâncias é mais importante conseguir passar dano com uma postura mais agressiva do que manter todas as unidades vivas. Isso facilita o letal com os feitiços;
- Thralls e Escuridão são baralhos para banir sempre que possível por causa do ganho de vida que dificulta o letal e a facilidade de remover suas unidades. Gangplank
Twisted Fate
também é um confronto problemático porque o oponente consegue te pressionar enquanto limpa sua mesa com pouca dificuldade.
Apesar dos bons resultados com os jogadores da Hydra Gaming e alguns estrangeiros o utilizarem em ladder ou torneios grandes, Yordles Discard não se tornou popular. Ele não tem tanta novidade para conquistar os jogadores que querem usar as cartas de Desventuras Mágicas e não parece incrível à primeira vista, mas deve ser o deck agressivo mais equilibrado do metagame atual.