Explicando o Triplo Árvore de Bandópolis
Três decks de A Árvore de Bandópolis foram responsáveis pela minha melhor performance em Top 32 de Sazonais. Na minha quarta participação, tive a felicidade de ser o vice-campeão do torneio, vencido pelo Elder Senior, jogador da Ninetails. Minha exótica composição baseada no monumento foi um risco calculado que se mostrou mais efetivo do que eu esperava. Por isso, vou explicar todo o processo, teórico e prático, que me levou até àquela decisão de levar o chamado Triplo Árvore.
Durante as rodadas abertas, eu havia usado um deck de A Árvore de Bandópolis porque ele combinava muito bem com Patrulheiros e Shyvana
Pantheon
. Com essa composição eu abri 7-0 e pude perder as duas partidas finais sem preocupação porque já havia garantido minha classificação. Após isso, eu conferi os desempenhos dos meus três baralhos e a estratégia focada no monumento havia sido a mais eficiente, ainda mais por ter sido a mais exigida.
Ter adotado o deck de A Árvore de Bandópolis foi um misto de intuição, conforto e escolha estratégica. Adotar três cópias dele para o Top 32 também teve um pouco de tudo isso, mas uma dose cavalar de maluquice. Apesar de já ter utilizado essa composição anteriormente no Arenas de Runeterra, o meta era diferente, meu estudo precisava ser muito maior e não poderia treinar de forma alguma com os baralhos porque minha tática iria por água abaixo se o conceito vazasse. Logo, era acreditar na teoria e tentar fazer o meu melhor nos confrontos eliminatórios.
Meus decks do Top 32

Kennen Poppy



1
Kennen
x2

4
Poppy
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
1
Poro Solitário
x2
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x2
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
2
Resmunguesma
x2
2
Tropa
x2
3
Mandante da Arena
x1
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x3
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x3
5
Yordles Unidos
x1
6
Minimorfo
x3

Mono TF



4
Twisted Fate
x3

4
A Árvore de Bandópolis
x3
1
Poro Primitivo
x1
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
2
Soldada de Bandópolis
x2
2
Tropa
x2
2
Vigia Marai
x3
3
Mandante da Arena
x1
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x3
6
Desbravador Yordle
x1
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x3
5
Yordles Unidos
x1
6
Minimorfo
x3

Fizz Lulu



1
Fizz
x2

3
Lulu
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
1
Poro Primitivo
x1
2
Aranha Doméstica
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
3
Vigia Aracnídea
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x3
6
Desbravador Yordle
x1
1
Bando Voraz
x2
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x3
5
Yordles Unidos
x1
6
Minimorfo
x3
Teoria e prática
O princípio básico para chegar ao Triplo A Árvore de Bandópolis foi analisar todos os jogadores que estavam no meu lado do chaveamento, assim eu teria noção do que eles usaram nas rodadas abertas, estilo de jogo deles e o quão arriscada a estratégia poderia ser. Sabendo que Maitri era meu primeiro oponente e que posteriormente teria Random7HS ou Damian como possíveis adversários, analisei os três jogadores e percebi que era totalmente viável minha estratégia inusitada porque todos eles são acostumados com decks lentos ou com dificuldades de lidar com a proposta do monumento de
Bandópolis.
Com a composição decidida, eu precisava montar as três de uma forma que nenhum dos decks ficasse horrível e ainda encontrar os números ideais para que todas as regiões tivessem a quantia ideal de cartas dentro do deck. Separei os campeões de maneira coerente entre as listas (Kennen Poppy
com
Freljord, Lulu
Fizz
com
Noxus e Mono Twisted Fate
). Com isso, o primeiro baralho teria os melhores campeões, o segundo tinha as melhores remoções e o terceiro possuía o campeão mais versátil.
A partir desse ponto, eu precisava entender o que era obrigatório ter nos três decks para eles se tornarem uniformes. Aranha Doméstica, Poro Solitário
e Vigia Marai
seriam as unidades que geram dois corpos na mesa com possibilidade de garantir duas regiões para o monumento; Twisted Fate
, Vigia Aracnídea
e Arqueiro do Vale de Gelo
garantiriam tempo para encontrar meu letal; Yordles Unidos
seria uma forma única de condição de vitória e que se mostrou muito boa nas partidas versus Patrulheiros.
Lista atual para ranqueada

Árvore de Bandópolis



1
Kennen
x1

4
Gnar
x3

4
Poppy
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
2
Aranha Doméstica
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
2
Resmunguesma
x2
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
3
Vigia Aracnídea
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x2
1
Bando Voraz
x1
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
3
Terra Abrasada
x1
4
Tiro Destruidor
x3
6
Minimorfo
x3
Dicas Complementares
- Triplo Árvore é mais forte em torneios que você conhece todos os jogadores porque dá para ter uma leitura mais precisa do que espera enfrentar;
- Senna
Veigar
e Zoe
Lee Sin
são os confrontos mais favoráveis, mas é preciso identificar como vai pressionar o adversário, se defender dos campeões e uma possível condição de vitória alternativa caso o monumento não apareça;
- Gnar
e Vovô Feérico
melhoraram muito a composição;
- É necessário usar Terra Abrasada
na versão com Noxus por causa da popularidade atual do arquétipo;
- Unidades multirregionais de custo menor que campeões da mesma combinação são mais importantes para o funcionamento do deck. Por exemplo, Gêmeos Bombardeiros
e até mesmo o Mandante da Arena
são melhores do que Ziggs
e Rumble
, respectivamente;
- Toda carta selecionada com Manifestar é muito importante, seja para conseguir se salvar de uma situação complicada ou encontrar a região ausente da Árvore;
- Mais importante do que ficar preocupado em colocar as dez regiões na mesa, o jogador precisa identificar como pode atacar e defender o oponente, assim tornando o monumento um fator determinante nas partidas que ele é o grande diferencial;
- Faça a A Árvore de Bandópolis
nos turnos em que não há punição para desenvolver algo que não impacta a partida imediatamente.
Composição de Triplo Árvore atualizada

Fizz Lulu



1
Fizz
x2

3
Lulu
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
1
Poro Primitivo
x1
2
Aranha Doméstica
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
3
Vigia Aracnídea
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x3
6
Desbravador Yordle
x1
1
Bando Voraz
x1
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
3
Terra Abrasada
x1
4
Tiro Destruidor
x3
5
Yordles Unidos
x1
6
Minimorfo
x3

Gnar TF



4
Gnar
x3

4
Twisted Fate
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
2
Tropa
x2
2
Vigia Marai
x3
2
Vovô Feérico
x2
3
Mandante da Arena
x1
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x2
6
Desbravador Yordle
x1
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x3
5
Yordles Unidos
x1
6
Minimorfo
x3

Kennen Poppy



1
Kennen
x2

4
Poppy
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
1
Poro Solitário
x2
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x2
2
Gêmeos Bombardeiros
x2
2
Resmunguesma
x2
2
Tropa
x2
3
Mandante da Arena
x1
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x3
1
Foto da Galera
x3
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x3
5
Yordles Unidos
x1
6
Minimorfo
x3
A composição de Triplo Árvore está longe de ser excelente, ainda mais num metagame que está tão aberto por causa das experimentações referentes à expansão Uma Jornada Curiosa. Entretanto, é uma estratégia sólida caso o jogador esteja muito acostumado com as cartas que fazem parte da proposta, assim ele tem três baralhos bons contra seu adversário. Caso decks lentos se consolidem, a line se torna melhor. Mas enquanto Gnar é o queridinho do metagame, você tem Tiro Destruidor
sempre disponível para eliminar a principal ameaça adversária.
Confira abaixo também o vídeo guia, baseado neste artigo, sobre o deck de Árvore de Bandópolis: