Guia de decks para iniciantes no LoR
Aranhas, Espreitadores e Patrulheiros: estes são os três melhores decks para iniciantes no Legends of Runeterra. Mas o importante de verdade é entender porque estas são as listas ideais para quem está começando no jogo. Se você não me conhece, me chamo Victor e jogo Legends of Runeterra desde que o jogo existe. Há quase dois anos também crio conteúdo como streamer e escritor da Runescola e este é o nosso Guia de Decks para Iniciantes no LoR.
Este artigo foi disponibilizado originalmente em vídeo em meu canal do YouTube. E você pode assistir a este conteúdo por aqui:
Aranhas (Mono Elise)
Uma das principais perguntas que fazem na minha live e também um dos termos mais buscados no YouTube sobre o jogo é justamente qual o melhor deck para iniciantes. E desde o lançamento do jogo, a resposta é mais ou menos a mesma: faça o deck de Elise com Aranhas, usando as regiões de
Noxus e
Piltover & Zaun.



2
Elise
x3

1
Cria Preciosa
x3
1
Observadora Estígia
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
Aranha Doméstica
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Terror Aracnídeo
x3
3
Assombrofera
x3
3
Predadora Desenfreada
x3
2
Escuridão Adentro
x1
3
Fervor Noxiano
x3
3
Sombras Perseguidoras
x3
6
Dizimar
x3
Existe uma história por trás disso.
Quando LoR foi lançado, havia uma limitação da própria Riot sobre o número de cartas que você podia comprar por semana: por mais que você quisesse injetar dinheiro na conta deles, você não podia comprar mais que 3 curingas de campeão por semana. O objetivo da limitação era simples: evitar um cenário em que jogadores gastariam dinheiro para acelerar suas coleções e, com isso, teriam acesso a mais estratégias que jogadores free to play, adquirindo vantagens.
O problema, no entanto, é que o meta desenvolveu-se lentamente durante o período. Uma vez que os jogadores não tinham acesso a grandes coleções de cartas para poder testar diferentes abordagens.
Streamers tentavam construir listas e, se elas fossem bem sucedidas, os jogadores se sentiam seguros para gastar os seus recursos e seguiam a call. Isso fazia com que grandes criadores de conteúdo tivessem o poder de “moldar o meta”. Se o Swim ou o Mogwai criavam uma lista e faziam uma live ou publicavam o vídeo mostrando que aquele deck havia sido bem sucedido, você poderia ter certeza que iria enfrentar muito aquela estratégia nos próximos dias.
Com o lançamento da fila ranqueada do jogo, no dia 23/01/2020, começou a escalada de vários jogadores em direção ao ranking de mestre. E o primeiro a chegar no ranking máximo de Runeterra foi um jogador Polonês, chamado Pokrovac, no dia 28/01/2020.
Não existe melhor publicidade para um deck do que ser a lista usada para o jogador que escalou até o topo do jogo. Ainda mais quando isso aconteceu pela primeira vez na história daquele jogo.

Elise / Darius do Pokrovac



2
Elise
x3

6
Darius
x2

1
Aristocrata Azarado
x3
1
Cria Preciosa
x3
1
Retaguarda da Legião
x1
2
Aranha Doméstica
x3
2
Terror Aracnídeo
x3
3
Predadora Desenfreada
x3
4
Favorito do Público
x2
8
Rhasa, o Ruptor
x2
9
Comandante Ledros
x1
2
Banquete Cruel
x3
2
Laço Fraterno
x3
2
Vislumbre do Além
x1
3
Golpe Expurgante
x2
3
Guilhotina de Noxus
x1
3
Lança Negra
x2
3
Poder
x1
3
Reta da Morte
x1
A lista do Pokrovac, mostrou uma estratégia agressiva, sólida e acessível. E como LoR havia sido lançado apenas 5 dias antes e todos os jogadores tinham uma coleção MUITO limitada de cartas, o primeiro deck a pegar mestre OBRIGATORIAMENTE seria uma lista que usaria muitas das cartas que o jogo te entrega nos primeiros momentos.
Essa história inteira foi pra explicar que o deck de Aranhas, com Elise e as demais unidades pequenas e extremamente rápidas como Cria Preciosa
, Aranha Doméstica
e afins, funciona como um deck para iniciante porque exige muito pouco recurso além daqueles que o jogo te entrega no começo, assim que você termina o tutorial.
Mateus Limão, meu amigo que participa semanalmente da Grande Praça, durante um evento em que recebeu uma conta completamente zerada, conseguiu completar este deck de Aranhas com 4 horas de jogo. E, para saber como conseguir os recursos da melhor forma, há um Guia de Farm aqui na Runescola!
Patrulheiros (Quinn / Miss Fortune)
A segunda lista do Guia de Decks para Iniciantes que eu quero apresentar aqui é a de Patrulheiros. Este tipo de unidades possui uma particularidade de permitir que você “mobilize”, ou seja, receba um token de ataque adicional na rodada, quando faz um ataque exclusivamente com patrulheiros pela primeira vez na rodada.



3
Miss Fortune
x3

5
Quinn
x3

1
Escudeira Penitente
x3
1
Plumageiro Rastreador
x3
2
Protetora Aciária
x3
2
Rãdivinha
x2
2
Vigia Marai
x2
3
Sargento da Vanguarda
x2
4
Navegadora Nativa
x3
6
Genevieve Cordielmo
x3
1
Determinação Guardiã
x2
2
Investida Anuviante
x3
2
Visão Aguçada
x3
4
Perseguição Implacável
x1
4
Ripostar
x1
5
Égide de Ouro
x3
A lista foi amplamente usada durante a primeira temporada do jogo após o lançamento oficial, chamada de Temporada dos Saques. Diferente das Aranhas, ela exige muito mais recursos para que seja montada, mas sua importância tem outra razão: o deck é um midrange.
Decks midrange são construídos normalmente para usar, a cada rodada, a melhor carta possível que suas manas permitem pagar naquele momento. Jogar uma carta de custo um na rodada um, uma carta de custo dois na rodada dois, três na rodada três e seguir dessa forma é chamado de jogar na curva de mana.
Plumageiro Rastreador na rodada um, Protetora Aciária
na dois e Miss Fortune
na três é, inclusive, uma abertura bastante comum e popular para o deck de Patrulheiros.
No entanto, como suas unidades costumam consumir todos os seus recursos, elas não podem ser facilmente entregues. Jogando com o deck de Patrulheiros, e midranges em geral, você precisa criar cenários em que você tire vantagem das suas ações no jogo.
Nós também temos um Guia sobre Vantagem de Cartas aqui na Runescola.
Ao usar Quinn, Valor
, Miss Fortune
, Genevieve Cordielmo
e companhia, você vai perceber que suas vitórias são alcançadas quando você consegue fazer um melhor uso das suas unidades em combate. E isso significa entender quem quais unidades desafiar, quando segurar e usar recursos como Visão Aguçada
e Determinação Guardiã
, o momento ideal para encaixar Chuva de Disparos
e como proteger suas unidades para que elas não sejam entregues de graça ao adversário.
Jogar com decks midrange normalmente envolve fazer concessões no início da partida e geralmente sofrer dano ao nexus por conta disso, para recuperar a sua posição de vantagem conforme o jogo avança para rodadas como 5 e 6. Ao usar o deck de Patrulheiros e prestar atenção nestes pontos, você definitivamente irá melhorar como jogador ou jogadora.
Espreitadores (Pyke / Rek'Sai)
O último deck, como já bem sabido, é o de Espreitadores, a combinação de Pyke e Rek'Sai
, campeões de
Águas de Sentina e
Shurima, respectivamente. Estas unidades possuem uma característica de receberem um ponto de ataque extra caso você ataque e exista um espreitador no topo do seu deck. E este ponto é entregue globalmente, o que significa que ele se aplica para unidades no campo, na sua mão, no deck ou unidades que serão criadas por você.



3
Rek'Sai
x3

4
Pyke
x3

1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Filhote Xer'Sai
x3
1
Tubarilho
x3
2
Barbatelo Rubro
x3
2
Cardume de Afianhas
x3
3
Evocador Xer'Sai
x3
5
Xerxa'reth, o Titã Subterrâneo
x3
6
Devastadunas Xer'Sai
x3
8
Peixe-jaula
x2
1
Isca de Sangue
x2
2
Convocação do Bando
x3
2
Espeto de Osso
x1
2
Predador Desumano
x2
Os Espreitadores possuem uma estratégia muito retilínea que normalmente envolve construir uma superioridade no tamanho das suas unidades conforme o jogo progride. No entanto, esse deck exige que o jogador perceba alguns detalhes adicionais ao deck de Patrulheiros.
O primeiro deles envolve a manipulação do deck.
Como o efeito de buff nos patrulheiros depende exclusivamente da carta no topo do seu deck, manipulá-lo nos momentos ideais é primordial para o sucesso nas partidas.
Cartas como Isca de Sangue, Convocação do Bando
e Espeto de Osso
permitem que você determine, de diferentes formas, cartas que serão colocadas no topo. Da mesma forma, Evocador Xer'Sai
também permite este ajuste através da Previsão, efeito em que você terá acesso a três cartas aleatórias do deck e poderá escolher uma para colocar no topo do deck.
Um outro ponto relevante para o deck de Espreitadores é entender o timing dos feitiços e quando eles devem ser jogados. Existem poucos neste deck, mas eles possuem uma particularidade de normalmente envolve duas cartas para que seu efeito seja eficiente: uma sua e outra do seu adversário.
Isto acontece com Espeto de Osso, em que sua unidade precisa estar viva para golpear o adversário, com Predador Desumano
, que entrega o buff para uma unidade sua e o vulnerável para uma unidade do seu oponente e também com a habilidade do Peixe-jaula
, em que cada Espreitador seu irá golpear uma unidade do adversário.
Um bom jogador de Espreitador procura entender os momentos seguros para que estes feitiços sejam lançados sem que haja uma resposta do adversário. E é por isso que este deck é importante para um jogador iniciante melhorar.
Obviamente, diversos decks de Legends of Runeterra podem entregar diferentes aprendizados. E, pensando bem, eu poderia montar esse guia com diferentes sugestões, por diferentes motivos. Ainda assim, estas três listas estão frequentemente no meta desde que elas foram lançadas originalmente. Tenha sido com o lançamento de Águas de Sentina ou com o lançamento do próprio Legends of Runeterra.