Guia de decks para iniciantes no LoR

Aranhas, Espreitadores e Patrulheiros: estes são os três melhores decks para iniciantes no Legends of Runeterra. Mas o importante de verdade é entender porque estas são as listas ideais para quem está começando no jogo. Se você não me conhece, me chamo Victor e jogo Legends of Runeterra desde que o jogo existe. Há quase dois anos também crio conteúdo como streamer e escritor da Runescola e este é o nosso Guia de Decks para Iniciantes no LoR.

Este artigo foi disponibilizado originalmente em vídeo em meu canal do YouTube. E você pode assistir a este conteúdo por aqui:

Aranhas (Mono Elise)

Uma das principais perguntas que fazem na minha live e também um dos termos mais buscados no YouTube sobre o jogo é justamente qual o melhor deck para iniciantes. E desde o lançamento do jogo, a resposta é mais ou menos a mesma: faça o deck de Elise com Aranhas, usando as regiões de Noxus e Piltover & Zaun.

Noxus
Ilhas das Sombras
0
1
2
3
4
5
6
7+
14 700
champion
3
epic
0
rare
10
common
27
Campeões
3

2

Elise

x3

Seguidores
27

1

Cria Preciosa

x3

1

Observadora Estígia

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

1

Sabotadora da Legião

x3

2

Aranha Doméstica

x3

2

Demolidora Imperial

x3

2

Terror Aracnídeo

x3

3

Assombrofera

x3

3

Predadora Desenfreada

x3

Feitiços
10

2

Escuridão Adentro

x1

3

Fervor Noxiano

x3

3

Sombras Perseguidoras

x3

5

Dizimar

x3

16 de maio de 2022
runescola.com.br

Existe uma história por trás disso.

Quando LoR foi lançado, havia uma limitação da própria Riot sobre o número de cartas que você podia comprar por semana: por mais que você quisesse injetar dinheiro na conta deles, você não podia comprar mais que 3 curingas de campeão por semana. O objetivo da limitação era simples: evitar um cenário em que jogadores gastariam dinheiro para acelerar suas coleções e, com isso, teriam acesso a mais estratégias que jogadores free to play, adquirindo vantagens.

O problema, no entanto, é que o meta desenvolveu-se lentamente durante o período. Uma vez que os jogadores não tinham acesso a grandes coleções de cartas para poder testar diferentes abordagens.

Streamers tentavam construir listas e, se elas fossem bem sucedidas, os jogadores se sentiam seguros para gastar os seus recursos e seguiam a call. Isso fazia com que grandes criadores de conteúdo tivessem o poder de “moldar o meta”. Se o Swim ou o Mogwai criavam uma lista e faziam uma live ou publicavam o vídeo mostrando que aquele deck havia sido bem sucedido, você poderia ter certeza que iria enfrentar muito aquela estratégia nos próximos dias.

Com o lançamento da fila ranqueada do jogo, no dia 23/01/2020, começou a escalada de vários jogadores em direção ao ranking de mestre. E o primeiro a chegar no ranking máximo de Runeterra foi um jogador Polonês, chamado Pokrovac, no dia 28/01/2020. 

Não existe melhor publicidade para um deck do que ser a lista usada para o jogador que escalou até o topo do jogo. Ainda mais quando isso aconteceu pela primeira vez na história daquele jogo.

Elise / Darius do Pokrovac
Ilhas das Sombras
Noxus
0
1
2
3
4
5
6
7+
23 400
champion
5
epic
3
rare
8
common
24
Campeões
5

2

Elise

x3

6

Darius

x2

Seguidores
21

1

Aristocrata Azarado

x3

1

Cria Preciosa

x3

1

Retaguarda da Legião

x1

2

Aranha Doméstica

x3

2

Terror Aracnídeo

x3

3

Predadora Desenfreada

x3

4

Favorito do Público

x2

8

Rhasa, o Ruptor

x2

9

Comandante Ledros

x1

Feitiços
14

2

Banquete Cruel

x3

2

Laço Fraterno

x3

2

Vislumbre do Além

x1

3

Golpe Expurgante

x2

3

Guilhotina de Noxus

x1

3

Lança Negra

x2

3

Poder

x1

3

Reta da Morte

x1

16 de maio de 2022
runescola.com.br

A lista do Pokrovac, mostrou uma estratégia agressiva, sólida e acessível. E como LoR havia sido lançado apenas 5 dias antes e todos os jogadores tinham uma coleção MUITO limitada de cartas, o primeiro deck a pegar mestre OBRIGATORIAMENTE seria uma lista que usaria muitas das cartas que o jogo te entrega nos primeiros momentos.

Essa história inteira foi pra explicar que o deck de Aranhas, com Elise e as demais unidades pequenas e extremamente rápidas como Cria Preciosa, Aranha Doméstica e afins, funciona como um deck para iniciante porque exige muito pouco recurso além daqueles que o jogo te entrega no começo, assim que você termina o tutorial.

Mateus Limão, meu amigo que participa semanalmente da Grande Praça, durante um evento em que recebeu uma conta completamente zerada, conseguiu completar este deck de Aranhas com 4 horas de jogo. E, para saber como conseguir os recursos da melhor forma, há um Guia de Farm aqui na Runescola!


Patrulheiros (Quinn / Miss Fortune)

A segunda lista do Guia de Decks para Iniciantes que eu quero apresentar aqui é a de Patrulheiros. Este tipo de unidades possui uma particularidade de permitir que você “mobilize”, ou seja, receba um token de ataque adicional na rodada, quando faz um ataque exclusivamente com patrulheiros pela primeira vez na rodada.

Demacia
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 900
champion
6
epic
3
rare
16
common
15
Campeões
6

3

Miss Fortune

x3

5

Quinn

x3

Seguidores
21

1

Escudeira Penitente

x3

1

Plumageiro Rastreador

x3

2

Protetora Aciária

x3

2

Rãdivinha

x2

2

Vigia Marai

x2

3

Sargento da Vanguarda

x2

4

Navegadora Nativa

x3

6

Genevieve Cordielmo

x3

Feitiços
13

1

Determinação Guardiã

x2

2

Investida Anuviante

x3

2

Visão Aguçada

x3

4

Perseguição Implacável

x1

4

Ripostar

x1

4

Égide de Ouro

x3

16 de maio de 2022
runescola.com.br

A lista foi amplamente usada durante a primeira temporada do jogo após o lançamento oficial, chamada de Temporada dos Saques. Diferente das Aranhas, ela exige muito mais recursos para que seja montada, mas sua importância tem outra razão: o deck é um midrange.

Decks midrange são construídos normalmente para usar, a cada rodada, a melhor carta possível que suas manas permitem pagar naquele momento. Jogar uma carta de custo um na rodada um, uma carta de custo dois na rodada dois, três na rodada três e seguir dessa forma é chamado de jogar na curva de mana.

Plumageiro Rastreador na rodada um, Protetora Aciária na dois e Miss Fortune na três é, inclusive, uma abertura bastante comum e popular para o deck de Patrulheiros.

No entanto, como suas unidades costumam consumir todos os seus recursos, elas não podem ser facilmente entregues. Jogando com o deck de Patrulheiros, e midranges em geral, você precisa criar cenários em que você tire vantagem das suas ações no jogo.

Nós também temos um Guia sobre Vantagem de Cartas aqui na Runescola.

Ao usar Quinn, Valor, Miss Fortune, Genevieve Cordielmo e companhia, você vai perceber que suas vitórias são alcançadas quando você consegue fazer um melhor uso das suas unidades em combate. E isso significa entender quem quais unidades desafiar, quando segurar e usar recursos como Visão Aguçada e Determinação Guardiã, o momento ideal para encaixar Chuva de Disparos e como proteger suas unidades para que elas não sejam entregues de graça ao adversário.

Jogar com decks midrange normalmente envolve fazer concessões no início da partida e geralmente sofrer dano ao nexus por conta disso, para recuperar a sua posição de vantagem conforme o jogo avança para rodadas como 5 e 6. Ao usar o deck de Patrulheiros e prestar atenção nestes pontos, você definitivamente irá melhorar como jogador ou jogadora.


Espreitadores (Pyke / Rek'Sai)

O último deck, como já bem sabido, é o de Espreitadores, a combinação de Pyke e Rek'Sai, campeões de Águas de Sentina e Shurima, respectivamente. Estas unidades possuem uma característica de receberem um ponto de ataque extra caso você ataque e exista um espreitador no topo do seu deck. E este ponto é entregue globalmente, o que significa que ele se aplica para unidades no campo, na sua mão, no deck ou unidades que serão criadas por você.

Águas de Sentina
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
28 600
champion
6
epic
6
rare
3
common
25
Campeões
6

3

Rek'Sai

x3

4

Pyke

x3

Seguidores
26

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Filhote Xer'Sai

x3

1

Tubarilho

x3

2

Barbatelo Rubro

x3

2

Cardume de Afianhas

x3

3

Evocador Xer'Sai

x3

5

Xerxa'reth, o Titã Subterrâneo

x3

6

Devastadunas Xer'Sai

x3

8

Peixe-jaula

x2

Feitiços
8

1

Isca de Sangue

x2

2

Convocação do Bando

x3

2

Espeto de Osso

x1

2

Predador Desumano

x2

16 de maio de 2022
runescola.com.br

Os Espreitadores possuem uma estratégia muito retilínea que normalmente envolve construir uma superioridade no tamanho das suas unidades conforme o jogo progride. No entanto, esse deck exige que o jogador perceba alguns detalhes adicionais ao deck de Patrulheiros.

O primeiro deles envolve a manipulação do deck.

Como o efeito de buff nos patrulheiros depende exclusivamente da carta no topo do seu deck, manipulá-lo nos momentos ideais é primordial para o sucesso nas partidas.

Cartas como Isca de Sangue, Convocação do Bando e Espeto de Osso permitem que você determine, de diferentes formas, cartas que serão colocadas no topo. Da mesma forma, Evocador Xer'Sai também permite este ajuste através da Previsão, efeito em que você terá acesso a três cartas aleatórias do deck e poderá escolher uma para colocar no topo do deck.

Um outro ponto relevante para o deck de Espreitadores é entender o timing dos feitiços e quando eles devem ser jogados. Existem poucos neste deck, mas eles possuem uma particularidade de normalmente envolve duas cartas para que seu efeito seja eficiente: uma sua e outra do seu adversário.

Isto acontece com Espeto de Osso, em que sua unidade precisa estar viva para golpear o adversário, com Predador Desumano, que entrega o buff para uma unidade sua e o vulnerável para uma unidade do seu oponente e também com a habilidade do Peixe-jaula, em que cada Espreitador seu irá golpear uma unidade do adversário.

Um bom jogador de Espreitador procura entender os momentos seguros para que estes feitiços sejam lançados sem que haja uma resposta do adversário. E é por isso que este deck é importante para um jogador iniciante melhorar.


Obviamente, diversos decks de Legends of Runeterra podem entregar diferentes aprendizados. E, pensando bem, eu poderia montar esse guia com diferentes sugestões, por diferentes motivos. Ainda assim, estas três listas estão frequentemente no meta desde que elas foram lançadas originalmente. Tenha sido com o lançamento de Águas de Sentina ou com o lançamento do próprio Legends of Runeterra.