Guia para Iniciantes: Economia e Farm no Legends of Runeterra

Legends of Runeterra é o card game mais generoso quando se diz respeito a colecionar cartas. Mas ainda assim, dá pra acelerar ainda mais o processo. Se você começou a jogar há pouco tempo ou já é familiar com o jogo e quer completar sua coleção o mais rápido possível, esse guia de farm pode te ajudar.

Este Guia de Farm e Economia também está disponível em vídeo. Confira abaixo:

Introdução

Historicamente, o modelo de negócio da Riot Games, desenvolvedora do Runeterra, é voltado para a venda de itens cosméticos, principalmente através de passes de evento, assim como acontece no League of Legends e Valorant. Se você jogou Magic Arena ou Hearthstone, um sentimento comum que esses jogos constróem nos jogadores é o receio de gastar os seus recursos e acabar fazendo um investimento ruim do seu pó, no caso do HS ou curingas, no caso do Magic.

Primeiramente, esqueça isso no Runeterra. Nas primeiras três horas de jogo, seguindo as dicas deste guia de farm, você já vai ter recursos para montar um dos decks mais fortes do meta atual. A lista e o código do deck estão disponíveis no final deste artigo.

O primeiro ponto a entender é que existem cinco tipos de recursos atualmente no Runeterra e dois deles, as Moedas e Essências Prismáticas, são recursos para comprar itens cosméticos, o que não vamos abordar aqui. Curingas tem funcionamento simples: são itens de raridade comum, rara, épica ou de campeão que podem ser convertidos em qualquer carta da mesma raridade.

Vamos focar em fragmentos e experiência.

Fragmentos

Guia de Farm - Fragmentos

O fragmento é o recurso básico do jogo para criar as cartas que você vai utilizar nos seus decks. No Legends of Runeterra, cada carta possui uma raridade e o valor pago em essências para criar um carta varia de acordo com essa raridade: 100 para uma carta comum, 300 para uma carta rara, 1200 para uma carta épica e 3000 para uma carta de campeão.

Você ganha essas essências sempre que abrir baús e quando ganhar cartas as quais você já tem três cópias na coleção. Os baús e cápsulas, por sua vez, são ganhos sempre que você avançar um nível nas rotas de recompensas das regiões ou quando abrir o seu cofre semanal.

E para fazer tudo isso, você precisa do segundo recurso que vamos explicar aqui, experiência.

Experiência

Guia de Farm - Experiência

Você ganha XP sempre que vence um jogo de LoR, nas suas 10 primeiras derrotas do dia ou quando completa uma missão. Enquanto as missões são finitas, cada partida vencida de Legends of Runeterra, seja em normal game, seja ranqueada, vai te render 200 pontos de experiência. As primeiras três vitórias de cada dia ainda vão te render pontos extras. O mesmo ocorre para o Caminho dos Campeões: o modo PvE do jogo concede 700 pontos de experiência extra por dia. 400 para a primeira vitória, 200 pela segunda e 100 pela terceira.

É importante lembrar que, apesar de isso ser sobre os modos PvP e PvE, estas não são as únicas formas de ganhar XP.

Completar os desafios, que são uma espécie de tutorial do LoR, também vão te render pontos de XP importantes, principalmente no início. Existem atualmente 43 desafios no jogo que rendem 4.300 pontos no total. E sempre que uma nova coleção de Runeterra é lançada, a cada dois meses, a Riot adiciona novos desafios no jogo.

Já comentado anteriormente, o PvE do Caminho dos Campeões e as partidas contra IA também podem te render muitos pontos de uma forma tranquila. As dez primeiras vitórias do dia contra bots rendem 100 de XP cada. A 11ª em diante vai te render 50 pontos. E você pode farmar isso quantas vezes quiser.

Desafio Amistoso

O Runeterra também possui um incentivo para que você jogue com seus amigos em desafios amistosos. As primeiras 5 vitórias e 5 derrotas para alguém num desafio amistoso rendem 200 e 100 pontos de xp, respectivamente. 

Por conta disso, muita gente TODO DIA desafia um amigo, dá surrender em 5 jogos, espera o amigo dar surrender em outros 5 e cada um sai com 1.500 pontos a mais.

XP de Repouso

Lembra que eu falei lá no começo do guia sobre o Runeterra ser generoso? Para que jogadores novos possam alcançar rapidamente os jogadores mais experientes em quantidade de cartas, a Riot incluiu um sistema chamado XP de Repouso.

Enquanto você estiver em um dos 12 primeiros níveis de alguma rota de recompensas, receberá um adicional de 50% em TODA, isso mesmo, TODA experiência que você ganhar. Por conta disso, sempre que você alcançar o nível 12 em uma região, troque imediatamente para outra. O ideal, na realidade, é fazer isso de 4 em 4 níveis: você coloca todas as regiões no nível 4, depois todas no nível 8, 12, 16 e por aí vai.

Cofre Semanal

Agora que sabemos como acumular XP, você precisa saber que ao longo da semana, toda essa experiência acumulada por você, além de te avançar nas rotas de recompensas, irá adicionar níveis ao Cofre Semanal.

O cofre é aberto toda quinta-feira e possui algumas recompensas importantes além dos baús que melhoram a cada nível: no nível 2, você ganha um emblema de expedição. No nível 5, uma carta de campeão e no nível 10, o seu cofre rende um curinga de campeão em vez da carta de campeão.

Depois do nível 13, cada nível adicional rende uma cápsula, que contém pelo menos 2 cartas comuns e 3 cartas raras.

Expedições

O token de expedição é uma entrada gratuita que você recebe semana para um modo do jogo em que você monta um deck temporário a partir de algumas opções limitadas que o jogo te oferece. Nas expedições, você terá duas tentativas de ganhar até 7 vitórias e, além da cápsula épica de recompensa, você pode ganhar até 1.500 pontos de experiência, de acordo com o seu nível.

Não gaste fragmentos para jogar expedições. Não é um bom investimento para farmar cartas. Limite-se ao emblema semanal.

Conclusão

Pronto. Agora que você sabe como coletar os recursos no jogo, eu vou te mostrar uma lista que você pode usar desde o primeiro dia do jogo seguindo este Guia de Farm. O deck de Elise com Aranhas está presente desde o início do Legends of Runeterra e tem sido uma escolha consistente entre jogadores que gostam de jogar com listas agressivas.

Noxus
Ilhas das Sombras
0
1
2
3
4
5
6
7+
14 700
champion
3
epic
0
rare
10
common
27
Campeões
3

2

Elise

x3

Elise
Seguidores
27

1

Cria Preciosa

x3

1

Observadora Estígia

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

1

Sabotadora da Legião

x3

2

Aranha Doméstica

x3

2

Demolidora Imperial

x3

2

Terror Aracnídeo

x3

3

Assombrofera

x3

3

Predadora Desenfreada

x3

Feitiços
10

2

Escuridão Adentro

x1

3

Fervor Noxiano

x3

3

Sombras Perseguidoras

x3

5

Dizimar

x3

27 de julho de 2022
runescola.com.br

Para conferir outras listas e os principais decks do momento, confira nossa seção de decks do meta.

Para mais vídeos como este Guia de Farm, confira a playlist Guia Runescola no YouTube.

Tabela de Suporte

FonteResultadoNúmero de JogosExperiência
1ª vitória do diaVitória1400 XP Bônus
200 XP Bonus
100 XP Bonus
PvPVitória1 ou mais200 XP
Derrota ou Empate1 a 4100 XP
5 a 1050 XP
11 ou mais0 XP
Desafio AmistosoVitória1 a 5200 XP
6+0 XP
Derrota ou Empate1 a 5100 XP
6+0 XP
IAVitória1 a 10100 XP
11 ou mais50 XP
Derrota ou Empate1 a 450 XP
5 a 1025 XP
11 ou mais0 XP
ExpediçãoVitória1 ou mais100 XP
Derrota ou Empate1 a 550 XP
6 ou mais0 XP
Encerrar a Expedição0 Vitórias50 XP
1 vitória150 XP
2 vitória250 XP
3 vitória400 XP
4 vitória600 XP
5 vitória800 XP
6 vitória1000 XP
7 vitória1500 XP