Guia de Deck – Viego Kindred

string(7) "01IO012"

Na minha visão, Viego é um dos campeões mais populares no jogo. E quando o Rei Destruído tem a possibilidade de aparecer no meta, o pessoal aproveita bem. O fato é que Viego está bem no momento, principalmente acompanhado de Kindred, num dos decks de controle mais divertidos do Runeterra. Confira abaixo, meu guia do deck!

Ionia
Ilhas das Sombras
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 900
champion
6
epic
3
rare
6
common
25
Campeões
6

4

Kindred

x3

Kindred

6

Viego

x3

Viego
Seguidores
12

2

Vigia da Clareira Verdejante

x3

3

Assassina das Sombras

x3

3

Soldada Camavorana

x3

7

Hidravinha Intrusa

x3

Feitiços
22

2

Banquete Cruel

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Sincopação

x1

2

Vislumbre do Além

x3

4

A Caixa

x1

4

Negação

x2

4

Palma Concussiva

x2

4

Refúgio Espiritual

x2

4

Vontade de Ionia

x2

6

Vingança

x3

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

Lembrando todo mundo que nossos guias são divididos em 5 partes! Começamos com as cartas do deck, seguimos para a condição de vitória, dicas gerais, mão inicial e os confrontos do meta atual. Este deck não é exatamente novo e a combinação com Kindred está presente desde o lançamento do Viego no jogo como uma das melhores opções.

Vigia da Clareira Verdejante é a primeira carta que vamos comentar, o objetivo da carta normalmente é reduzir o custo do Viego ou da Hidravinha Intrusa. Como este deck precisa sempre de mana aberta para proteger as unidades, o desconto promovido a cada golpe da Vigia ajuda muito.

Soldada Camavorana é uma carta melhor jogada como resposta ao desenvolvimento de um adversário, permitindo que você amplie a sua mesa e desencoraje o oponente a atacar. Ao mesmo tempo, como cada Névoa Invasora amplia o Viego globalmente, jogar uma Soldada permite que o campeão de Ilhas das Sombras chegue em campo mais cedo e de forma mais segura.

Como estamos num meta em que Emboscada é uma carta usada, ter bloqueadores elusivos pode representar uma diferença gigantesca em momentos importantes.

Assassina das Sombras é quem executa esse serviço. Embora frágil, a unidade se paga imediatamente ao ser invocada ao comprar uma carta. Em muitos momentos deste deck de Viego Kindred, a seguidora também pode ser utilizada como uma espécie de passe, para checar respostas do adversário antes de dedicar mais recursos.

Fechando a curva dos seguidores do deck, Hidravinha Intrusa é a carta mais impactante da lista se não respondida. Sua capacidade de cuspir Névoa Invasora cada vez maiores tende a fechar jogos de forma quase equivalente aos campeões do deck.

Abrindo os campeões, Kindred aqui tem um papel de controle puro. Com 4 manas de custo e estatísticas 4/3 com a palavra-chave de ataque rápido, o grande trunfo do campeão é marcar alvos adversários na primeira vez que você eliminar uma unidade, sua ou do adversário. Em um meta com mesas compostas por poucas unidades gigantes, em alguns momentos essa mecânica pode ser responsável por levar o jogo, ainda mais por ignorar efeitos como Escudo de Feitiço.

Viego, aqui, tende a ser o campeão que, se passar de nível, torna o jogo quase impossível pro adversário. Sua habilidade no nível 2 também ignora Escudo de Feitiço, seja para tomar o controle de um seguidor ou abater um campeão adversário e é justamente por isso que é tão importante protegê-lo durante os confrontos. Inclusive, a maior parte dos feitiços do deck tem este objetivo.

Olhando os feitiços, nós podemos dividir em algumas categorias. A primeira sendo “Proteção”: Disciplinas Gêmeas, Sincopação, Negação e Refúgio Espiritual exercem essa função de forma primária e, normalmente devem ser utilizados para proteger Viego, Kindred e Hidravinha Intrusa, as três unidades relevantes deste deck.

Ainda assim, Vontade de Ionia e Palma Concussiva também podem ser utilizadas para proteger seus recursos, principalmente se utilizado em unidades com desafiador e afins. No entanto, essas cartas fazem muito mais parte da categoria de Tempo. Essa categoria compreende efeitos que normalmente visam desacelerar o plano de jogo do adversário, ainda que gerando uma eventual desvantagem de cartas. Em alguns momentos, Banquete Cruel pode ser jogada com essa função, caso o objetivo seja utilizar a Cria Aracnídea gerada pela carta como bloqueadora de algo gigante do outro lado, quase como uma Palma Concussiva.

Vislumbre do Além é uma carta que deve ser utilizada como resposta às tentativas de remoção do adversário, caso não haja troca eficiente ou como motor para o efeito dos campeões, principalmente dos Kindred. No entanto, tome cuidado para não ter o feitiço negado por respostas como disparo místico, combate individual e afins.

Por último, este deck roda uma cópia de A Caixa e uma cópia de Vingança. Enquanto a primeira é situacional e pode ser substituída por uma cópia de Atrocidade, entregando assim uma condição mais direta de vitória para a lista, Vingança é um recurso muito importante e que vai exigir do jogador, saber onde e quando deve ser utilizado.

Sabendo como cada carta tende a se comportar, o deck de Viego Kindred normalmente vence pelo cansaço. Você irá, inclusive, vencer várias partidas em que você e seu adversário estarão com 20 de vida, mas a sua posição no jogo já estará muito à frente. Isso acontece porque você tem que forçar situações vantajosas, principalmente explorando os Kindred e as Névoa Invasora.

Nos jogos contra decks agressivos, principalmente os representantes de Noxus e Ionia, em que a decisão é feita numa corrida pelo Nexus, utilizar bem um refúgio espiritual e curar 6 pontos de vida também pode ser uma condição de vitória.

Da mesma forma que acontece com um Aphelios, que quando passa de nível zera a contagem da arma e pode criar uma nova, quando os Kindred passam de nível, sua habilidade é resetada e eles podem marcar uma nova unidade naquela mesma rodada.

Sempre, sempre, sempre tenha mana disponível para responder o seu adversário ou fazê-lo acreditar que você pode respondê-lo. Seus campeões são importantes demais para serem levados por um Anime-se! ou Raio Termogênico para 4 de dano.

Este deck possui quatro feitiços capazes de eliminar unidades: Banquete Cruel, Vislumbre do Além, A Caixa e Vingança. Tente utilizá-los após os Kindred estarem presentes no campo, ou o Viego, no caso do Vislumbre.

Este é um deck mais lento e dependente dos campeões. Sendo assim, mantenha-os na sua mão inicial, principalmente para ter bons alvos com suas cópias de Vigia da Clareira Verdejante.

No entanto, se você estiver enfrentando decks muito agressivos, procure por Banquete Cruel, Vigia, Soldada Camavorana e Refúgio Espiritual. O refúgio, no entanto, deve ser utilizado em unidades maiores, no último momento seguro e em situações que seu adversário não possa negar o dano da sua unidade.

Por fim, contra decks mais controladores, procure por Negação, suas unidades mais caras e Sincopação, este último feitiço pode ser utilizado tanto defensiva, quanto agressivamente.

Por conta de Negação, Viego Kindred joga bem contra decks de grandes feitiços, como Trundle / Trynda e listas de Aurelion Sol. Já a Vingança e a capacidade de remoção de unidades da lista também facilitam o jogo contra Yuumi / Pantheon. No entanto, este deck sofre contra as três listas mais populares do meta: Disco Solar, Riven Viktor e Ezreal Caitlyn.

Embora isso seja problemático, acredito muito que esta lista pode entregar um potencial absurdo se bem jogada e, principalmente, é divertida pra caramba.