Guia de Deck: Tristana / Yuumi (e um Teemo)
Encontrei essa lista enquanto tava checando os decks dos jogadores do mestre aqui na Runescola. O jogador FloppyMudkip, estava subindo usando esta lista com Teemo / Tristana / Yuumi que se baseia em encher a mesa com unidades que geram vantagem de cartas. Testei a lista e decidi escrever e gravar um guia para você tirar o máximo da combinação!
O primeiro ponto a se perceber é que 19 dos 22 seguidores deste deck geram uma carta extra em sua mão e o único seguidor que não cria, a Lanterninha Reluzente, funciona como um acelerador, te entregando jogadas gratuitas desde que entra no campo de batalha. Com tantas opções a todo momento, um dos pontos chave deste deck é, inclusive, escolher bem os recursos que você irá manifestar: seja através das diversas unidades que fazem isso, seja com o Brotinho de Silfo, feitiço que pode te entregar mais agressão ou até unidades boas contra decks de controle, como o Silfo Furioso
e outras cópias de Vovô Feérico
.



1
Teemo
x1

3
Tristana
x3

3
Yuumi
x2

2
Conquiliologista
x3
2
Soldada de Bandópolis
x3
2
Vovô Feérico
x3
3
Lanterninha Reluzente
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Granadeiro Bronco
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x1
1
Brotinho de Silfo
x3
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x1
5
Yordles Unidos
x3
7
Atrocidade
x2
Se estiver jogando contra outros decks agressivos ou midranges, você irá procurar popular a mesa com diversas unidades e trocar efetivamente. Como a Tristana normalmente se protege ao avançar contra o nexus inimigo por causa do ataque rápido e as demais unidades do deck já geraram valor por si só ao entrar em jogo, trocas em batalha de um para um tendem a ser vantajosas para você.
Contra decks de controle, as coisas mudam um pouco de figura. Durante as minhas partidas com esta lista eu enfrentei dois decks de Anívia e um deck de Veigar / Senna. Consegui vencer, mas não é um trabalho fácil. Você precisa procurar os momentos certos para desenvolver sempre levando em consideração cartas como A Caixa, Avalanche
, Lamento Fulminante
e A Ruína
. Para isso, muitas vezes você quer aproveitar a palavra-chave Escudo de Feitiço para evitar interações indesejadas: passar a Yuumi
de nível, usar bem as cópias de Gatoruja Faminto
e até mesmo manifestar cópias de Resplendor Lunar
podem ser eficientes neste tipo de partida.
Condições de Vitória
Essa lista Tristana / Yuumi tem três principais condições de vitória. A primeira delas funciona no longo prazo e é comum a muitos decks em Legends of Runeterra. Se trata de esgotar os recursos do seu adversário enquanto você ainda tem bastante à disposição. Para isso, é fundamental entender o conceito de card advantage. Tópico que a gente já cobriu num vídeo do meu canal do YouTube e em um guia da Runescola.
A segunda condição de vitória é clássica de decks de Bandópolis. A carta Yordles Unidos
funciona perfeitamente bem com mesas amplas e quando não fecha a partida, costuma tirar todas as unidades do adversário e facilitar bastante as rodadas posteriores.
Por fim, o deck roda uma terceira condição de vitória na forma de duas cópias de Atrocidade. A carta de Ilhas das Sombras permite finalizar a partida aproveitando bastante do ataque gigantesco que algumas unidades acumulam por conta da Yuumi
ou simplesmente pelo crescimento natural da Tristana
. Em todo caso, procure jogar Atrocidade em situações de segurança. Salvo contra oponentes descuidados, ter Escudo de Feitiço como backup é normalmente a chave para a Atrocidade
que encerra o jogo.
Mão Inicial
Jogando com Tristana / Yuumi você não vai ter muitos problemas em escolher sua mão inicial. Como os principais pontos do deck são gerar vantagem e acelerar a sua curva com Lanterninha Reluzente, procure manter unidades em detrimento aos feitiços do deck.
Telescópio Errante é uma carta que você evita baixar na rodada dois caso tenha outras opções. Como a fada custa apenas 2, ela pode ser jogada de graça após a Lanterninha na rodada seguinte.
Tiro Destruidor é uma carta que, apesar de só existir uma no deck, é importante contra decks de Gnar
, já que responde facilmente o campeão. Ao jogar contra o Yordle pré-histórico, mantenha o Tiro e suas cópias de Tristana
para ter acesso à carta de remoção.
Graveto Pontudo é algo que você não irá necessariamente manter na mão inicial, exceto contra decks hiper agressivos. Listas com
Noxus tendem a ter unidades frágeis que podem ser removidas com o recurso e não é muito diferente contra outros decks de
Bandópolis.
Matchups
As partidas usando Tristana / Yuumi
tendem a ser vantajosas contra outros decks agressivos e contra decks de controle. Na minha experiência, as partidas mais difíceis parecem ser contra listas como Jayce / Heimer e Jayce / Lux e listas baseadas na A Árvore de Bandópolis
.
Como havia comentado antes, partidas contra listas de Ilhas das Sombras, como Anívia e Veigar / Senna são complicadas de se jogar, mas ainda estarão em seu favor. Idem para a lista de Cronologias Congeladas, que também é favorável para as fadas. Só tome cuidado com Tempestade Glacial
, caso já haja um Trundle
no campo de batalha ou mesmo Clausura Gélida
. Ganhe antes disso!
Essa lista é forte e uma opção para quem não quer jogar com Gnar, tava com vontade de testar a Yuumi ou mesmo a Tristana, que nunca via muito jogo. Aproveite bem e bons jogos!