Guia de Deck: Tristana / Yuumi (e um Teemo)

Encontrei essa lista enquanto tava checando os decks dos jogadores do mestre aqui na Runescola. O jogador FloppyMudkip, estava subindo usando esta lista com Teemo / Tristana / Yuumi que se baseia em encher a mesa com unidades que geram vantagem de cartas. Testei a lista e decidi escrever e gravar um guia para você tirar o máximo da combinação!

O primeiro ponto a se perceber é que 19 dos 22 seguidores deste deck geram uma carta extra em sua mão e o único seguidor que não cria, a Lanterninha Reluzente, funciona como um acelerador, te entregando jogadas gratuitas desde que entra no campo de batalha. Com tantas opções a todo momento, um dos pontos chave deste deck é, inclusive, escolher bem os recursos que você irá manifestar: seja através das diversas unidades que fazem isso, seja com o Brotinho de Silfo, feitiço que pode te entregar mais agressão ou até unidades boas contra decks de controle, como o Silfo Furioso e outras cópias de Vovô Feérico.

Bandópolis
Ilhas das Sombras
0
1
2
3
4
5
6
7+
29 300
champion
6
epic
3
rare
23
common
8
Campeões
6

1

Teemo

x1

Teemo

3

Tristana

x3

Tristana

3

Yuumi

x2

Yuumi
Seguidores
22

2

Conquiliologista

x3

2

Soldada de Bandópolis

x3

2

Vovô Feérico

x3

3

Lanterninha Reluzente

x3

3

Prefeito de Bandópolis

x3

3

Telescópio Errante

x3

4

Granadeiro Bronco

x3

4

Viajantes Aborrecidos

x1

Feitiços
12

1

Brotinho de Silfo

x3

2

Graveto Pontudo

x3

4

Tiro Destruidor

x1

5

Yordles Unidos

x3

7

Atrocidade

x2

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

Se estiver jogando contra outros decks agressivos ou midranges, você irá procurar popular a mesa com diversas unidades e trocar efetivamente. Como a Tristana normalmente se protege ao avançar contra o nexus inimigo por causa do ataque rápido e as demais unidades do deck já geraram valor por si só ao entrar em jogo, trocas em batalha de um para um tendem a ser vantajosas para você.

Contra decks de controle, as coisas mudam um pouco de figura. Durante as minhas partidas com esta lista eu enfrentei dois decks de Anívia e um deck de Veigar / Senna. Consegui vencer, mas não é um trabalho fácil. Você precisa procurar os momentos certos para desenvolver sempre levando em consideração cartas como A Caixa, Avalanche, Lamento Fulminante e A Ruína. Para isso, muitas vezes você quer aproveitar a palavra-chave Escudo de Feitiço para evitar interações indesejadas: passar a Yuumi de nível, usar bem as cópias de Gatoruja Faminto e até mesmo manifestar cópias de Resplendor Lunar podem ser eficientes neste tipo de partida.

Condições de Vitória

Essa lista Tristana / Yuumi tem três principais condições de vitória. A primeira delas funciona no longo prazo e é comum a muitos decks em Legends of Runeterra. Se trata de esgotar os recursos do seu adversário enquanto você ainda tem bastante à disposição. Para isso, é fundamental entender o conceito de card advantage. Tópico que a gente já cobriu num vídeo do meu canal do YouTube e em um guia da Runescola.

A segunda condição de vitória é clássica de decks de Bandópolis. A carta Yordles Unidos funciona perfeitamente bem com mesas amplas e quando não fecha a partida, costuma tirar todas as unidades do adversário e facilitar bastante as rodadas posteriores.

Por fim, o deck roda uma terceira condição de vitória na forma de duas cópias de Atrocidade. A carta de Ilhas das Sombras permite finalizar a partida aproveitando bastante do ataque gigantesco que algumas unidades acumulam por conta da Yuumi ou simplesmente pelo crescimento natural da Tristana. Em todo caso, procure jogar Atrocidade em situações de segurança. Salvo contra oponentes descuidados, ter Escudo de Feitiço como backup é normalmente a chave para a Atrocidade que encerra o jogo.

Mão Inicial

Jogando com Tristana / Yuumi você não vai ter muitos problemas em escolher sua mão inicial. Como os principais pontos do deck são gerar vantagem e acelerar a sua curva com Lanterninha Reluzente, procure manter unidades em detrimento aos feitiços do deck.

Telescópio Errante é uma carta que você evita baixar na rodada dois caso tenha outras opções. Como a fada custa apenas 2, ela pode ser jogada de graça após a Lanterninha na rodada seguinte.

Tiro Destruidor é uma carta que, apesar de só existir uma no deck, é importante contra decks de Gnar, já que responde facilmente o campeão. Ao jogar contra o Yordle pré-histórico, mantenha o Tiro e suas cópias de Tristana para ter acesso à carta de remoção.

Graveto Pontudo é algo que você não irá necessariamente manter na mão inicial, exceto contra decks hiper agressivos. Listas com Noxus tendem a ter unidades frágeis que podem ser removidas com o recurso e não é muito diferente contra outros decks de Bandópolis.

Matchups

As partidas usando Tristana / Yuumi tendem a ser vantajosas contra outros decks agressivos e contra decks de controle. Na minha experiência, as partidas mais difíceis parecem ser contra listas como Jayce / Heimer e Jayce / Lux e listas baseadas na A Árvore de Bandópolis.

Como havia comentado antes, partidas contra listas de Ilhas das Sombras, como Anívia e Veigar / Senna são complicadas de se jogar, mas ainda estarão em seu favor. Idem para a lista de Cronologias Congeladas, que também é favorável para as fadas. Só tome cuidado com Tempestade Glacial, caso já haja um Trundle no campo de batalha ou mesmo Clausura Gélida. Ganhe antes disso!

Essa lista é forte e uma opção para quem não quer jogar com Gnar, tava com vontade de testar a Yuumi ou mesmo a Tristana, que nunca via muito jogo. Aproveite bem e bons jogos!