Guia de Deck: Poppy Ziggs

Poppy / Ziggs é a opção agressiva que melhor se consolidou no metagame depois da chegada da expansão Além do Bandobosque. Com uma combinação de cartas agressivas, conhecidas anteriormente pela presença no baralho de Piratas, junto com várias unidades recursivas de Bandópolis, a união inusitada dos campeões que não possuem sinergia se mostrou eficiente a ponto de se tornar a estratégia com a tabela de confrontos mais favorável.

Conceitualmente, o deck força a agressividade nos primeiros turnos com unidades capazes de eliminar pontos do nexus adversário que farão falta a ele rapidamente, mas não se limita apenas a isso, afinal a mecânica Manifestar dá fôlego extra para gerar os recursos corretos a cada confronto. Com isso, o oponente tem mais dificuldade de evitar todos os ângulos de ataque, o que permite o uso de Dizimar ou Fervor Noxiano para encaixar o letal da vitória.

Noxus
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 100
champion
6
epic
3
rare
12
common
19
Campeões
6

3

Ziggs

x3

4

Poppy

x3

Seguidores
26

1

Cria Preciosa

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

1

Sabotadora da Legião

x3

2

Conquiliologista

x3

2

Demolidora Imperial

x2

2

Empilhadores de Pedras

x3

2

Telescópio Errante

x2

3

Prefeito de Bandópolis

x3

4

Tenor do Terror

x2

4

Yordle Palestrinha

x2

Feitiços
8

2

Graveto Pontudo

x2

3

Fervor Noxiano

x3

5

Dizimar

x3

16 de outubro de 2021
runescola.com.br

Pressão inicial

Sabotadora da Legião, Retaguarda da Legião ou Cria Preciosa são as cartas que o jogador deseja ter na mão inicial para começar a propor sua estratégia agressiva. Cada uma delas possui pontos fracos e fortes evidentes, assim fazendo com que elas dependam de determinados confrontos para funcionar melhor. Por exemplo, as duas unidades com apenas 1 de vida são muito frágeis versus Gangplank Twisted Fate, logo elas costumam ser embaralhadas novamente no deck caso apareçam na escolha de mão inicial. Apesar da Química Criativa ser uma opção bastante popular, eu a considero a menos útil nessa curva.

Empilhadores de Pedras é a unidade mais sólida para o turno dois porque pode ser efetiva tanto na defesa quanto na ofensiva, assim mudando o ritmo do jogo conforme quem é detentor do token de ataque no momento. Conquiliologista é uma boa opção porque já pode gerar valor ao criar uma carta com bastante potencial de mudar o resultado final da partida. Apesar de custar a mesma quantia de manas, Demolidora Imperial raramente entra cedo na partida, afinal ela é uma carta que tende a ser evitada na mão inicial. 

O Valor de Bandópolis

Se há Bandópolis, há carta criada. Nessa combinação de regiões, o Prefeito de Bandópolis serve como um recurso pensado para agilizar turnos com jogadas que seriam impossíveis sem a redução de custo das unidades - principalmente dos campeões do baralho. O Tenor do Terror é um desses casos. A carta performa magistralmente, mas depende da ativação de sua habilidade de invocação para ter sucesso. Por isso, se torna uma ótima escolha quando aparece no Manifestar, assim ela mesmo garante o Grave dos Pesares.

Yordle Palestrinha é uma das peças eficientes na mirror match e que pode gerar muito dano extra em alguns confrontos por causa do dano dos dardos ou servir para remover algumas ameaças. Apesar de não ser normalmente utilizado, eu gosto muito do Telescópio Errante porque todas as três opções do Manifestar dele são interessantes - com as Celestiais sendo as mais fáceis de ir em busca. Por exemplo, Equinócio é bastante útil nesse metagame.

Explodir e dividir pra conquistar

Ziggs é a melhor fonte de agressão possível para a curva de três manas. Além de poder causar até 4 de dano em apenas um ataque, ele ainda é muito eficiente defensivamente pela quantia volumosa de vida que possui para o começo do jogo. O campeão nunca vai atingir seu segundo nível pela ausência de monumentos no baralho, mas pode ser útil quando há uma cópia extra na mão devido a seu feitiço assinatura.

Poppy é a campeã mais popular do atual metagame. Ela é efetiva com muita facilidade em praticamente todas as listas de Demacia ou Bandópolis que são agressivas por causa do potencial de aumentar o dano total do ataque causado em um turno, o que pode ser mais do que suficiente para finalizar o jogo. Devido à redução de custo dela através da habilidade do Prefeito de Bandópolis, ela pode ser ainda mais poderosa numa mesa com mais unidades espalhadas, algo que Tenor do Terror costuma ajudar.

Feitiços

Não há muito segredo sobre os poucos feitiços usados neste tipo de arquétipo. Dizimar e Fervor Noxiano são opções muito úteis para encontrar o dano letal, mas a magia rápida pode ser importante para lidar com alguma ameaça importante do oponente. Graveto Pontudo é adaptativo ao que o confronto apresenta. Pode ser um pingo suficiente para abater uma unidade ou alvejar o nexus adversário para agilizar o processo de vitória. A compra de carta é bastante relevante caso não tenha encontrado nenhuma das cartas capazes de gerar valor.

Noxus
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
26 700
champion
6
epic
3
rare
10
common
21
Campeões
6

3

Ziggs

x3

4

Poppy

x3

Seguidores
24

1

Química Criativa

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

1

Sabotadora da Legião

x3

2

Conquiliologista

x3

2

Demolidora Imperial

x3

2

Empilhadores de Pedras

x3

3

Prefeito de Bandópolis

x3

4

Tenor do Terror

x2

4

Yordle Palestrinha

x1

Feitiços
10

2

Graveto Pontudo

x3

3

Fervor Noxiano

x3

5

Dizimar

x3

10

Cacarecos Preciosos

x1

16 de outubro de 2021
runescola.com.br

Variações

Poucas modificações costumam ser feitas no baralho de Poppy / Ziggs. Por exemplo, M14 e Paimera adotaram uma cópia de Cacarecos Preciosos para buscar vitórias improváveis durante as nove rodadas do Sazonal de Além do Bandobosque. Aranha Doméstica e Granadeiro da Legião são unidades que podem ganhar espaço caso o jogador prefira uma abordagem mais agressiva. Até mesmo Capitão Farron pode ter chance, mas não é tão efetivo devido à existência de Viajantes Aborrecidos.

Poppy / Ziggs é e deve se manter como a melhor opção agressiva do metagame até que a Riot faça mudanças bruscas nas próximas Notas de Atualização ou novas cartas sejam inseridas através de evento ou expansão.  Enquanto isso, geração de valor e dano direto ao Nexus adversário continuarão sendo fortes nessa combinação de Noxus e Bandópolis.

* A tabela de confrontos que aparece durante o texto foi gerada pelo site do estatístico Legna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *