Guia de Deck: Gnar / Trundle (Cronologias Congeladas)

Gnar está quebrado e provavelmente vai sofrer um nerf. Mas enquanto isso, dá pra aproveitar o campeão pra rodar um dos decks mais divertidos do meta e GANHAR MUITO com ele. Hoje é dia de Cronologias Congeladas.

A lista, criada pelo Brasileiro 4LW, apareceu no nosso vídeo de Top 10 desta semana na 6ª posição. No entanto, avaliando exclusivamente a taxa de vitória, ele é o deck que mais vence de todo o meta. A combinação de Gnar e Trundle vence mais de 57% dos jogos.

Freljord
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
28 100
champion
6
epic
5
rare
6
common
23
Campeões
6

4

Gnar

x3

Gnar

5

Trundle

x3

Trundle
Seguidores
20

1

Pedinte Zaunita

x3

2

Arqueiro do Vale de Gelo

x2

2

Bumbuíno

x2

2

Financista dos Ferros

x3

2

Vigilante Avarosiano

x3

3

Taverneiro Gentil

x2

4

Viajantes Aborrecidos

x3

8

Aquele que Encara

x2

Feitiços
14

0

Raio Termogênico

x2

1

Cronologias Simultâneas

x3

1

Três Irmãs

x1

2

Cântico dos Trolls

x2

2

Disparo Místico

x2

3

Anime-se!

x1

3

Pós-choque

x1

9

Clausura Gélida

x2

29 de novembro de 2023
runescola.com.br

O deck de Cronologias Congeladas combina Piltover & Zaun e Freljord, duas regiões que estiveram no topo do meta pouquíssimas vezes juntas, como na época do finado deck de Ezreal com Elnuks. Hoje, o baralho aproveita o feitiço Cronologias Simultâneas para estabelecer unidades que geram valor ao mesmo tempo em que possuem excelentes atributos.

Para quem não sabe, o feitiço carinhosamente apelidado de Relógio do Ben 10, faz com que, pelo resto da partida, o primeiro seguidor que você joga em cada rodada seja transformado em outro a sua escolha, dentre três opções reveladas com o mesmo custo. O plot twist é que o efeito de invocação ou de jogar ativado, ainda é o da unidade original e não do seguidor transformado. Sendo assim, se você joga uma Pedinte Zaunita na mesa após ativar as Cronologias, ela irá descartar uma carta sua, comprar outra e, então se transformar na unidade que você escolheu.

E assim, cada um dos seguidores presentes no Cronologias Congeladas, exceto pelo Vigilante Avarosiano, foi escolhido por realizar algum efeito ao entrar em jogo. O Arqueiro do Vale de Gelo congela uma unidade, o Financista dos Ferros cria um feitiço de custo 6 ou mais das suas regiões, Taverneiro Gentil irá te curar 3 pontos de vida e por aí vai.

É importante lembrar que no Legends of Runeterra, tudo custa mana e, exceto pelo Gnar, tenta ser equilibrado no jogo. Então, unidades que possuem efeitos poderosos ao serem colocadas em campo, normalmente tem atributos não tão bons para compensar. E com o efeito de Cronologias Simultâneas ativado, você pode transformar as unidades em versões melhores: Viajantes Aborrecidos, por exemplo, pode entrar em jogo ativando seu efeito de descartar uma carta do adversário e comprar uma carta pra você e, em seguida, ser transformada em um Evocador Carmesim, uma unidade 5/5 que também custa 4 manas.

Mas apesar destas jogadas serem poderosas, é no late game em que o deck brilha de verdade: o primeiro ponto importante é que Financista dos Ferros tem uma pool de cartas muito forte em Freljord e vai muito facilmente lhe entregar uma carta de altíssimo impacto no jogo, como Feel the Rush ou Clausura Gélida, feitiço que já está presente na lista original.

O segundo ponto é que o Trundle lhe entrega a primeira jogada realmente forte do deck: desenvolver uma unidade de custo 8 por zero mana.

Entenda, ao colocar o Pilar de Gelo criado pelo Rei dos Trolls na mesa, o efeito de recuperar os 8 pontos de mana irá acontecer, como de costume. Mas o Pilar poderá ser transformado em outra unidade de custo 8, como por exemplo, uma Ira de Freljord. O efeito costuma ser MUITO IMPACTANTE, principalmente porque é uma jogada completamente gratuita que lhe deixa com as manas abertas para seguir desenvolvendo, responder seu adversário ou, ainda, fechar o jogo com a segunda jogada de impacto do deck.

Clausura Gélida nesta lista funciona como uma ferramenta poderosíssima de controle. O feitiço cria um Túmulo Congelado para cada unidade do adversário, onde ela ficará aprisionada por duas rodadas, comprando o tempo necessário para você negar um ataque e poder avançar livremente, fechando a partida. É importante lembrar que como o efeito do Túmulo oblitera a unidade, unidades conectadas como Yuumi e Dragão de Papel serão perdidos para nunca mais voltarem.

Caso não seja possível ganhar após o uso da Clausura, você ainda pode seguir para a terceira jogada de impacto do deck: Aquele que Encara.

A unidade de Freljord possui uma habilidade ao ser jogada que lhe permite escolher entre duas opções: causar 3 dano a todas as demais unidades ou obliterar todos os monumentos. E caso você tenha percebido, o Túmulo Congelado que aprisiona as unidades do adversário através das cartas Clausura Gélida ou Sepultamento É UM MONUMENTO.

A combinação funciona como uma A Ruína unilateral, reduzindo a mesa do seu adversário a zero. E como isso acontece num momento em que você tem unidades muito fortes no campo, normalmente sela a partida.

Agora que você entende o funcionamento do deck, é importante saber que as principais mãos do deck de Cronologias não depende necessariamente da existência deste feitiço na sua mão inicial. Como um deck de controle, é importante você saber como seu adversário joga e qual o ritmo que ele irá tentar impor no jogo. No entanto, lembre-se que normalmente ele tentará tomar a iniciativa de agressão.

Por conta disso, tenha unidades na mão inicial que possam se fazer presentes desde cedo, mas ainda assim force passes e tente adiantar a partida para os turnos mais tardios.

O único ponto fraco do Cronologias Congeladas tende a ser decks muito agressivos. Por conta disso, procure cartas que tornem as trocas pouco eficientes: Vigilante Avarosiano cumpre bem esse papel e, em alguns momentos, vale a pena passar na Rodada 1, caso você tenha o token de ataque e, se o adversário não desenvolver nada, inverter a ordem natural da curva de mana começando com um Bumbuíno na Rodada 2 e encaixando a Pedinte Zaunita descartando Mordidinha Flamejante! na Rodada 3.

Em geral, Cântico dos Trolls é uma carta forte contra aggro, mas exige unidades na mesa do seu lado. Um feitiço destes, se bem encaixado, reduzindo o ataque de uma unidade do adversário numa troca enquanto aumenta a vida de uma unidade sua em outra troca, pode selar a partida: o chamado Cântico Cruzado.

Cronologias Simultâneas, se aparecer em sua mão inicial, deve ser mantida. Mas você não precisa buscar ativamente pela carta em seu mulligan. O jogo segue normalmente sem a presença do feitiço e, com três cópias no deck, ela deve aparecer mais cedo ou mais tarde.

Gnar neste deck efetua muito mais o papel de uma unidade poderosa na curva 4 do que um campeão obrigatório para a estratégia do deck. Ainda assim, a possibilidade de remover ameaças com o Mega Gnar e a capacidade de cuspir Graveto Pontudo, principalmente num deck que o protege com Cântico dos Trolls, faz a carta normalmente ser mantida contra decks não tão rápidos.

Entre os decks não agressivos, o único que você realmente deve ter medo é Lee Sin / Zoe. Isso acontece porque a maior parte dos seus efeitos fortes podem ser respondidos por Negação. Ainda assim, você tem uma cópia de Três Irmãs no deck que pode impedir o dano letal do Monge. Use com sabedoria.

E se você estiver jogando contra listas mais lentas, Trundle também é um recurso que pode ser mantido em sua mão inicial. Listas como as de A Árvore de Bandópolis, ou decks de Swain / Gnar sofrem muito para esse deck, mesmo com as cópias de Minimorfo que costumam rodar, por serem facilmente respondidos pelos efeitos de Clausura Gélida e / ou Aquele que Encara.

Enquanto o Gnar não é nerfado, esta lista apresenta uma opção divertida e muito forte para quem deseja subir em direção ao ranking mestre. O código do deck está na descrição.

Se você estiver jogando de Cronologias Congeladas, deixa nos comentários como você está se saindo!