Gerando uma vantagem virtual de cartas
Quando nós aprendemos um pouco sobre a teoria por trás da estratégia de Legends of Runeterra, um dos principais conceitos que costumamos assimilar é o de vantagem de cartas. Popularmente conhecido como o “dois por um”, costuma-se dizer que ganha o jogador que fizer mais trocas favoráveis, ao consumir os recursos do adversário antes.
É muito comum, ao pensar em vantagem de cartas, fazer relação direta com as cartas que normalmente lidam com múltiplas ameaças de uma vez: Choque de Statikk, Avalanche
e A Ruína
sendo exemplos bem claros. No entanto, há formas de obter uma vantagem indireta de cartas onde, apesar de você não ter realmente mais cartas que o seu adversário, é como se tivesse.
Vença o jogo!
A primeira sugestão não é um meme. Ganhar o jogo é uma forma de inutilizar todas as cartas do seu adversário de uma vez só. Mais que isso, é como abater cada uma das unidades que ele tem em jogo e impedir que ele jogue qualquer carta na mão.
Mas como assim? O foco aqui é ganhar o jogo ANTES que seu adversário possa usar as cartas dele. Do que adianta o adversário ter uma A Ruína que irá matar suas cinco unidades em campo se ele sequer chegar ao turno 6? Até o turno 5, ela é uma carta morta e você está com uma vantagem virtual de uma carta em relação ao seu adversário.
Muitas vezes, a vantagem que você precisa alcançar no jogo já está presente nos primeiros turnos, principalmente contra decks de controle e é nesse momento em que você deve utilizar cada oportunidade para abrir uma vantagem cada vez maior.
Inutilize as cartas do adversário!
Algumas vezes você não precisa livrar-se de uma carta do adversário para gerar vantagem, você apenas precisa torná-la ruim no cenário. Imagine uma situação em que seu oponente tem três unidades 3/2 em jogo e você joga um Despertar da Ninhada. Assumindo que todos os jogadores estão com uma vida alta, sua carta (e as três aranhas 2/1) serão suficientes para parar qualquer avanço do adversário, que não irá desejar trocar 3 cartas por uma.
Nesta situação, enquanto um combate não ocorrer e a troca de unidade for feita, apesar de você não ter matado as unidades do adversário, você já as inutilizou e estabeleceu uma vantagem.
Interrompendo sinergias
Um dos arquétipos mais conhecidos do jogo é o de Ezreal. Nele, os decks normalmente lidam com seu desenvolvimento de unidades utilizando vários feitiços de dano até o momento em que você fica sem fôlego e seu adversário tem um Ezreal
em nível 2, pronto para usar diversos efeitos para destruir seu nexus o quanto antes.
Do que adianta ter um Combate Individual ou um Golpe Orquestrado
se você não tem unidades na mesa?
Ao lidar com a mesa destruindo toda e qualquer unidade, os decks de combo baseados no Ez costumam gerar uma vantagem virtual, no sentido em que outras cartas na mão do adversário não podem mais ser usadas.
Jogue com um deck que ignora cartas do adversário
Há algum tempo surgiu uma ideia interessante nas lives do Teal Red. O jogador japonês montou uma lista que utilizava Ezreal, pouquíssimas outras unidades e O Reacendedor como base para um combo que consistia em jogar O Tormento
para trazer várias cópias do campeão de PnZ para finalizar o adversário com toneladas de dano.
O ponto é que todas as unidades do deck estavam lá para serem perdidas, mortas, trocadas e basicamente segurar o jogo. Remoções não seriam eficientes por dois motivos: a ausência de ameaças na mesa e o fato de que o plano de jogo do deck requer que as poucas unidades que o deck tem sejam mortas para voltarem com o feitiço-chave de 9 manas.
Como a maior parte dos decks é construída de forma a estabelecer uma presença maior que a do adversário na mesa, eles costumam incluir na sua lista e em seu plano de jogo, formas de lidar com a mesa do oponente e isso normalmente envolve matar as unidades.
Num exemplo bem mais simples, se seu oponente tem Golpe Expurgante e você não possui unidades com poder 3 ou menos, você também está com uma vantagem virtual.
São muitas formas de gerar vantagem e existem ainda mais situações, embora muito específicas. Vale a pena sempre analisar suas jogadas e identificá-las dentro do padrão de jogo.