A Supremacia de Ionia e Shurima no meta

Ionia e Shurima se tornaram a principal combinação das duas regiões dentro do metagame do Legends of Runeterra. Se anteriormente o principal motivo disso era o tão discutido deck de Azir Irelia, hoje em dia a junção delas gerou uma nova forma estratégia com Sivir, acompanhada de Zed ou Akshan, uma nova tentativa de Lee Sin, por causa da ótima A Penitência, e até mesmo um “combo infinito” bastante inesperado. 

Um dos principais diferenciais para que Ionia e Shurima estejam combinando tão bem atualmente é o metagame aberto com poucos dias desde o lançamento do evento de Ruína/Sentinelas da Luz. Muitos jogadores ainda estão testando decks na ranqueada para identificar qual é a melhor opção atualmente ou apenas na busca pela forma ideal para utilizar Akshan e Viego. Ao mesmo tempo, os baralhos das regiões em foco possuem condições de vitória difíceis de lidar, assim permitindo que tais estratégias se mantenham tão efetivas.

Infográfico criado pelo Kozmic sobre taxa de vitória e partidas dos principais decks do metagame

O Pacote de Shurima

Recentemente, o Yangzera fez uma publicação ressaltando que determinadas cartas de Shurima são tão efetivas que o resto do deck não precisa ser coerente para torná-lo funcional. Mesmo que não seja uma verdade absoluta, o ponto dele é bastante válido e o metagame tem mostrado isso a partir das listas atuais que usam Sivir como campeão base - que pode ser acompanhada por Zed ou Akshan. Vale ressaltar que essa estrutura já era bastante utilizada no Overwhelm - que perdeu um pouco de espaço depois do lançamento de Ascensão do Submundo.

Neste baralho, que se popularizou nas mãos do Rubin Zoo, as principais cartas de Ionia são recursos de combate capazes de proteger as unidades ou apresentar dano letal inesperadamente. Sivir, Fantasma e Punhos Pulsantes geram no mínimo 12 de dano com evasão, algo que se torna ainda mais assustador com a campeã shurimane no seu segundo nível.

Apesar de Akshan ser bastante popular nessa versão do deck, Zed tem mostrado mais eficiência por causa da pressão que encaixa, ajuda o requisito da Sivir para subir de nível com mais facilidade e ser mais um alvo forte para o uso dos Punhos Pulsantes. Essa ascensão do ninja é bastante inusitada, afinal ele tem sido bastante efetivo em conjunto aos Elusivos da sua região e Teemo ou até mesmo com Freljord por causa de Falcão dos Presságios e Fúria do Norte.

Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
22 600
champion
6
epic
0
rare
6
common
28
Campeões
6

2

Akshan

x3

4

Sivir

x3

Seguidores
18

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Mentor Inspirador

x2

2

Jovem Bruxa

x1

2

Saltador de Pedras

x3

3

Assassina das Sombras

x3

3

Caçadora Implacável

x3

5

Exploradora das Ruínas

x3

Feitiços
16

1

Fantasma

x2

1

Pedra Esculpida

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

4

Negação

x1

4

Palma Concussiva

x2

4

Punhos Pulsantes

x3

4

Refúgio Espiritual

x2

3 de julho de 2022
runescola.com.br

Lâminas e Soldados de Areia

Ao contrário do que grande parcela da comunidade esperava, Azir Irelia se mantém como uma das melhores opções competitivas deste metagame. Apesar de ter recebido seis nerfs nas últimas atualizações, a estratégia baseada na repetição de ataques dos Soldados de Areia e Lâminas não parou de ser efetiva e tem se mostrado excelente a ponto de atingir 57% de taxa de vitória durante a primeira semana com a chegada de Viego e Akshan.

Com tantos decks diferentes sendo testados, a proposta de jogo do Azir Irelia consegue aproveitar as falhas que tais baralhos apresentam - ainda mais se eles são rápidos o suficiente para finalizar a partida. Ezreal Draven, Nasus Thresh e aggros também estão menos populares, assim permitindo que a vida desta combinação de Ionia Shurima se torne mais fácil. Ele também pode ser uma ótima opção dentro dos torneios da comunidade pela grande presença de Lee Sin, que sempre teve dificuldades para lidar com as dezenas de ataques gerados durante a partida.

Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
24 500
champion
6
epic
1
rare
10
common
23
Campeões
6

3

Azir

x3

3

Irelia

x3

Monumentos
3

2

Palanque do Imperador

x3

Seguidores
16

1

Aluno em Treinamento

x3

1

Caçadora de Tesouros

x3

2

Dançarina das Fitas

x3

2

Dupla da Clareira Verdejante

x3

4

Músicos de Batalha

x1

5

Lâmina Florescente

x3

Feitiços
15

1

Pedra Esculpida

x3

2

Conduzir e Seguir

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Nananinanão!

x1

4

Dança Desafiadora

x3

4

Volta ao Lar

x2

3 de julho de 2022
runescola.com.br

Combos conhecidos e inusitados

Se tem algo que a combinação de Ionia e Shurima tem mostrado eficiência é nas condições de vitória através de combos. Sivir dando apenas um ataque letal é o mais popular deles, mas há dois que estão ganhando espaço para testes. O primeiro deles é focado em Lee Sin, afinal é possível dar letal em apenas um ataque devido ao Sobrepujar gerado pela A Penitência. Apesar de ser eficiente, a versão com Zoe ainda parece muito mais forte, principalmente porque a Olho do Dragão consegue tirar mais valor das cartas usadas e assim proteger o nexus com mais efetividade.

Contudo, o mais inusitado até agora é o “combo infinito” usando as cartas que retornam unidade para a mão, assim repetindo o processo várias vezes devido às reduções de custo geradas pela Fonte de Poder. Há variações de como utilizar esse baralho para conseguir fazer o looping para dano letal, mas a versão com o Zilean parece uma das mais rápidas para encontrar as peças necessárias para fechar a partida. Apesar de ser inusitado, o baralho está longe de ser realmente forte porque precisa de tempo suficiente na mesa e algumas unidades não podem ser abatidas, caso contrário o plano de jogo está desfeito. Além disso, ele é extremamente frágil contra propostas agressivas, como Scouts, Piratas e Azir Irelia.

Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
26 700
champion
6
epic
3
rare
10
common
21
Campeões
6

2

Akshan

x3

2

Zilean

x3

Seguidores
15

1

Gotinha Dançante

x1

2

Conspirador Navori

x3

2

Curador Mecanizado

x3

3

Assassina das Sombras

x3

3

Errante de Vekaura

x3

3

Monja Solitária

x2

Feitiços
19

1

Retorno

x2

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Nananinanão!

x2

2

Retirada

x3

2

Tempo Engarrafado

x3

4

Palma Concussiva

x3

6

Futuro Promissor

x3

3 de julho de 2022
runescola.com.br

Ionia e Shurima se alinharam como regiões que encontram condições de vitória efetivas e muito difíceis de serem impedidas por arquétipos de controle, assim tornando a clássica união entre Ilha das Sombras e Freljord raramente vista. Combos, proteções e agressão com uma curva bastante precisa são características que torna a mistura das duas tão populares com baralhos completamente diferentes. Se você ainda não deu uma chance para algum dos decks citados no texto - principalmente os focados em Sivir -, fica o conselho de fazer isso porque o Sazonal deve tê-los se a próxima atualização não nerfar suas principais cartas.