Sexta Sultans: Guia de Deck – Twisted Fate Go Hard

Hoje trazemos para vocês um baralho que é a nova sensação do momento: Twisted Fate Go Hard. Como o próprio nome do deck, essas duas cartas apresentam enormes ameaças às quais o seu oponente precisa estar sempre atento.

Deck de TF Go Hard
CICACAYGBABACBJRGUBAGBIGCADAEBQEBENB2JR2AIAQCBIBAEBQKCABAMAQKDZBEM

A sinergia entre essas duas cartas é que tanto Go Hard como o Twisted Fate se beneficiam bastante da compra de cartas. Enquanto o campeão evolui, a carta da KDA se transforma em Pack Your Bags depois de utilizar 3 cópias de Go Hard, o que precisa que você compre ao menos 4 cópias dela ao longo do jogo.

Como Jogar de Twisted Fate Go Hard
Sultans TF Go hard
Montagem por: Pedro "HotSoup" Mendes

Existe uma frase conhecida em card games: Always draw first, que, traduzido do inglês, significa “sempre compre primeiro”. Essa frase vem da ideia de que é melhor você ver quais são todas as suas opções antes de se comprometer com uma jogada. Entretanto, a carta Go Hard muda isso por completo. Quando você usa ela, cópias extras são embaralhadas no seu baralho, e, dessa forma, a sua chance de comprar ela de volta aumenta. Assim, com esse baralho, sempre que possível utilize os seus Go Hard antes de comprar, para melhorar essa chance.

Nos turnos iniciais (1~3), o ideal é estabelecer um campo e começar a danificar o nexus inimigo. As unidades não são muito importantes, então não se deve ter medo de atacar, mesmo se o oponente tiver bons bloqueios, pois muitas vezes você poderá completar o dano com Go Hard. Além disso, o elevado número de unidades de custo baixo faz com que o baralho consiga repor o campo mais rápido que os adversários, fazendo com que a troca das unidades seja mais interessante para o Twisted Fate Go Hard. Caso o seu oponente aplique pressão com unidades com 1 de vida (ou 2, caso você tenha uma Ajudante do Apavorador), você também pode utilizar o Go Hard para já embaralhar cópias extras no deck e facilitar a compra. Isso mata unidades que poderiam ser bloqueadores e ajuda a te colocar em uma posição de campo favorável.

Nos turnos intermediários(4~6), aparece a sua primeira grande ameaça: o Twisted Fate. Ele entra em jogo no turno 4 e a carta mais favorecida para a escolha é a carta azul. Como esse baralho tem um monte de efeitos de compra, jogar um Twisted Fate no turno 4 utilizando a Carta Azul geralmente resulta na evolução dele no turno 6, caso sobreviva até lá. A vingança é capaz proteger ele de Desafiadores, caso o baralho adversário não consiga remover o Twisted Fate utilizando feitiços. As outras cartas não impedem a evolução do campeão, é claro, mas atrasam consideravelmente, e só devem ser escolhidas em ocasiões específicas: A Carta Vermelha para matar o campo inimigo, caso ela seja capaz, e a Carta Dourada se for importante atordoar a unidade mais forte inimiga (por exemplo, se ela for um Zed que vai morrer, ou o único desafiador no campo adversário). Dito isso, a Carta Dourada é bem mais utilizada quando se joga o Twisted Fate em turnos mais avançados, pois é mais comum de ser necessário anular as ameaças inimigas.

Chegando aos turnos de fim de jogo (7+), o verdadeiro plano de jogo do baralho entra em ação. Nesse ponto, o Twisted Fate já pode estar evoluído e o Go Hard já está transformado em Pack Your Bags, enquanto o nexus adversário já deve estar próximo dos 10 de vida. Aqui, é importante não jogar em cima das cartas adversárias que podem limpar o campo, deixando sempre uma ou duas unidades na mão. O Pack Your Bags é uma remoção unilateral gigantesca, que também danifica o nexus inimigo. Você pode desenvolver algumas unidades, forçando o seu oponente a ter que desenvolver em resposta e gastar a mana, enquanto, se você mantiver 1 de mana restante, ainda é capaz de destruir o campo adversário. Com a facilidade de procurar cartas no baralho através do número esmagador de efeitos de compra, é provável já ter encontrado o Comandante Ledros. Somando 10 de mana em um turno, a junção do Ledros com o Pack Your Bags é capaz de reduzir um nexus com 11 de vida a 0.

Em resumo:

Turnos iniciais: Colocar unidades de baixo custo para começar a dar dano no nexus.

Turnos intermediários: Estabelecer um Twisted Fate, utilizar o elusivo do Zap Nadajato para causar dano no nexus e tutorar Go Hard.

Turnos Finais: Utilizar o Pack Your Bags para danificar o nexus e remover o campo inimigo, completar o dano com o Comandante Ledros, diversas unidades, Assombrofera ou outro Pack Your Bags (sim, você compra Go Hards o suficiente para dar mais de 1 Pack Your Bags por partida)

Dicas
Zap pack your bags

O Zap Nadajato compra feitiços de custo até 3. São 6 no baralho no início do jogo: 3 Go Hard e 3 Vislumbre do Além. Quando se utiliza um Go Hard, dois outros são embaralhados no baralho, o que faz com o que o Zap Nadajato tenha uma alta chance de comprar exatamente essa carta e, com isso, agilizar o Pack Your Bags.

O Carniceiro Farpado é uma ótima unidade para colocar pressão com os stats 2/2. Apesar de possuir um efeito de saquear, não vale a pena se desviar do seu plano de jogo para que ele receba o buff de +1/+1. Os 2 de dano que ele pode causar ao nexus no primeiro turno valem bem mais do que esse aumento de stats.

Apesar de custar 1 de mana, o Malandro da Sinuca não é a unidade ideal que você quer jogar no turno 1. Ele é ótimo nos turnos mais tarde do jogo, por facilitar a evolução do Twisted Fate e a procura de Go Hard. No início de jogo, só se deve jogar ele se for seguir com uma Rãdivinha no turno 2 ou se a sua mão não possuir outras jogadas de início de jogo. Também é importante dizer que não se precisa ter medo de perder a carta Fugaz que ele compra se ela não for interessante no momento, pois esse baralho já compra cartas demais.

Ter a mana de feitiço cheia não é um desincentivo para usar o Twisted Fate com Carta Azul ou o Zap Nadajato: o efeito importante deles é a compra de carta. Recuperar a mana é apenas um bônus.

Escolha uma Carta e Sensação Rastejante são cartas interessantes somente quando o campeão respectivo está na mesa, por isso, elas não são utilizadas no deck. Entretanto, se você tiver o campeão no campo e a cópia em sua mão se transformar na Escolha uma Carta ou Sensação Rastejante, pode utilizá-las sem medo, pois elas são excelentes nesse caso. Escolha uma carta vai evoluir o Twisted Fate praticamente sozinha, mas lembre-se de que ele não pode morrer para isso.

A Derrocada é uma das remoções do baralho para retirar ameaças com muita vida e monumentos. Ela é vulnerável, entretanto, porque a unidade sacrificada precisa sobreviver até que o efeito se resolva. Assim, é sempre bom manter em mente quais remoções em velocidade rápida o seu oponente pode ter para escolher um sacrifício com vida adequada. TODAS AS UNIDADES, COM EXCEÇÃO DO TWISTED FATE, são alvos válidos para o sacrifício (inclusive a Elise).

Mulligan

O mulligan desse baralho é simples, sendo praticamente o mesmo contra todos os baralhos. Twisted Fate, Elise, Go Hard, Carniceiro Farpado e Ajudante do Apavorador são as cartas a se buscar em todas as partidas. Se você já possuir uma das unidades de baixo custo, também pode manter a Rãdivinha ou o Zap Nadajato.

Matchups

Twisted Fate Go Hard é um deck cujo o plano de jogo é linear, onde ele não possui tanta versatilidade para responder ameaças específicas do oponente. Assim, a vitória é atingida frustrando o plano de jogo geral do oponente enquanto se tenta desenvolver o próprio, e por isso as Match-ups podem ser divididas por arquétipos, e não baralhos, diferentemente de como fizemos no nosso artigo sobre o Eclipse.

Aggro: O Go Hard e o Twisted Fate são cartas excelentes em todas as partidas, mas especialmente nessas. Poder drenar e lidar com unidades pequenas é um efeito que acaba com o plano de jogo de baralhos agressivos por manter o seu nexus saudável e uma Carta Vermelha muitas vezes é capaz de limpar o campo adversário. Assombrofera é outra carta que ajuda bastante, por manter o nexus saudável enquanto aplica pressão sobre o adversário. Finalizar o jogo não é uma preocupação, uma vez que os recursos do seu oponente vão se esvair.

Midrange: Pack Your Bags é muito mais que 5 de dano direto nessa matchup. Contra midrange seu enfoque é manter o controle do campo enquanto prepara uma remoção global de custo baixo. Seu deck tem várias formas de compra de carta o que facilita uma vitória através do valor. Cartas como Rhasa, o Ruptor e A Ruína são excelentes ferramentas de fim de jogo para lidar, respectivamente, tanto com o ataque aberto do seu oponente, quanto com o desenvolvimento dele. Sempre lembrando que vida é um recurso e que a maioria dos decks desse arquétipo não tem forma de dano direto.

Controle: Essas partidas são mais difíceis, uma vez que seu oponente pode não descer unidades e te impedir de começar a transformar o seu Go Hard no início do jogo. Vislumbre do Além é uma carta excelente para se manter no mulligan, pois ela não custa unidade, uma vez que você pode jogá-la por cima de uma remoção inimiga. Outra carta para se manter desde o mulligan nessas partidas é o Comandante Ledros, uma vez que ele volta para sua mão ao morrer, e, além disso, consegue causar muito dano em um nexus saudável ao final do jogo.

Lorenzo “Garretz” Corrêa
Gustavo “Flock” Gomes
Thiago “Thiagostat” Sousa
Vitor “Trivo” Carrião

One thought on “Sexta Sultans: Guia de Deck – Twisted Fate Go Hard

  • 21/11/2020 em 8:14
    Permalink

    Bom dia Srs!
    Mais uma vez o artigo ficou excelente!! Parabéns aos envolvidos.
    O texto é fluido, de fácil compreensão, a mensagem passada é sempre muito clara.
    Cada vez que leio o artigo dessa parceria eu fico hypadaço.
    #GoSultans #ViktorTiraACamisa

Fechado para comentários.