Seis dicas para escalar antes do final da temporada
No momento em que esse artigo foi originalmente publicado para os assinantes do canal, estávamos a exatamente uma semana do final da Temporada dos Saques. Hoje, quando ele está sendo publicado gratuitamente na Escola, estamos a pouco mais de um mês do final da Temporada da Fortuna, a segunda temporada ranqueada desde o lançamento oficial de Legends of Runeterra. Enquanto alguns jogadores possam ter se sentido frustrados com as recompensas das temporadas anteriores, outros jogadores podem ainda estar lutando para alcançar uma divisão ou elo mais alto e frustrando-se por não conseguir.
Existem particularidades em relação ao final da temporada que torna mais fácil o processo de escalada nos últimos dias. Seja porque os jogadores mais dedicados já se aglutinaram no Mestre, seja porque o meta já está estabelecido sem um "novo" deck impossível de lidar.
Pensando nisso, quero abordar pontos que você pode focar e fazer aquele sprint final para conquistar um ícone recompensa melhor que a atual. É importante dizer ainda que as dicas a seguir funcionam em qualquer momento de uma temporada. Não se limitando a um momento específico.
Aquele 1%
Lembro de ter lido um texto há algum tempo que falava sobre como um técnico da equipe olímpica britânica de ciclismo trouxe um método de treino chamado "agregação de ganhos marginais". Explicando o método ao mesmo tempo em que trazemos para o Runeterra, basicamente consiste na ideia de que "ao desmembrar tudo o que você sabe sobre o jogo e então melhorar cada um destes aspectos em 1%, você terá um aumento significativo quando colocar tudo junto".
Melhorar 1% parece muito pouco e perfeitamente possível pra qualquer um, correto? No entanto, se você melhorar 1% em uma dezena de aspectos e somar essas pequenas melhoras, você será um jogador ou jogadora muito melhor que antes.
Alguns pontos que podem ser trabalhados e seguem como sugestões:
1 - Mudar sua mentalidade contra a ansiedade antes das partidas;
2 - Escolher um deck que se adapte bem ao meta;
3 - Modificá-lo para apresentar um plano inesperado de jogo;
4 - Definir sua mão inicial;
5 - Conhecer suas próprias cartas;
6 - Conhecer as cartas dos decks dos adversários
7 - Aumentar sua concentração;
8 - Jogar num ambiente confortável;
9 - Comer e hidratar-se regularmente;
O céu é o limite.
Perca o medo
Não são poucas as vezes que li no chat da minha stream alguém dizer que alcançou Platina I com 80 LPs e, estando a um jogo do Diamante (ou qualquer outra posição idêntica) ficou com medo de perder e fechou o jogo. E faz algum sentido, você está a uma vitória de alcançar um ponto de segurança e um "marco" mas, caso perca, você precisará vencer duas vezes consecutivas.
E se eu entrar numa sequência de derrotas? E se, do nada, o meu deck estiver defasado no meta? E neste pensamento, o jogador se imagina descendo todas as posições que conquistou da divisão I até a divisão IV.
Especialmente para jogadores que chegaram no LoR vindo de MOBAs, a pressão de estar sozinho é nova. Você não pode ser carregado por um atirador brilhante ou protegido por um suporte incrível. Quando você ganha em Runeterra, você conquistou a sua vitória. Da mesma forma, durante uma derrota, a única pessoa a quem culpar é a si próprio. Essa é uma verdade difícil de engolir para muitas pessoas, mas que também torna a vitória e a sensação de melhorar ainda mais agradáveis.
O ataque de ansiedade presente antes de iniciar uma nova partida é comum a muitos jogadores novatos e, não esqueça, Legends of Runeterra possui três meses de lançamento. TODO MUNDO É NOVATO. Sendo assim, encontre força para clicar sempre no botão jogar tenha você vencido ou perdido, esteja no Ferro IV ou no Diamante I. O botão não muda em nenhum dos elos e nada é além disso: um botão dentro de um jogo.
Concentre-se no LoR
Legends of Runeterra é, primariamente, um jogo mental. Não são esperadas respostas em frações de segundo, acerto de tiros de habilidade com uma precisão de pixels dentro de milésimos de segundos. LoR é um jogo em que você é "agraciado" com um bom tempo para planejar sua jogada e, então, realizá-la. E o mesmo ocorre para seu oponente.
Esta é uma vantagem para muitos mas também pode transformar-se em desvantagem para alguns uma vez que Runeterra ainda exige a sua atenção para que você jogue com o seu potencial máximo. Acontece comigo e tenho certeza que acontece com a maioria dos jogadores. Perder atenção irá tirar sua linha de raciocínio e irá te fazer cometer erros. Se deseja ter mais chances ao entrar na fila ranqueada, tente manter o foco no jogo e apenas nele. Deixe as conversas no whatsapp para o intervalo entre as partidas.
Muitas vezes, perder uma partida também pode ser um ponto de origem para desconcentrar-se. É inevitável em alguns casos ficar remoendo certas situações de jogo numa derrota apertada, ou numa jogada que poderia ter mudado o curso da disputa. Embora seja importante usar os erros como aprendizado e ter ciência do que você fez de errado durante uma partida, não esqueça de seguir adiante.
Costumo seguir uma regra que me ajuda bastante a não "tiltar". Quando estou tentando escalar a fila ranqueada e perco duas partidas consecutivas, paro de jogar por um tempo, tomo água, vou ler umas notícias e 15 ou 20 minutos depois, com a cabeça mais relaxada, volto a jogar.
Estude o meta
Já comentei em um artigo anterior que o metagame no começo de uma coleção é uma selva e você nunca sabe o que pode encontrar. Nestas situações, você precisa se preocupar contra tudo e todos, tendo respostas para situações mais adversas e inesperadas. No entanto, o final de uma temporada com um meta estabelecido se assemelha muito mais a um bosque com trilhas muito bem mapeadas. Existem hoje sites, como o próprio Escola Runeterra, que permitem que você identifique quais os principais decks do ambiente e possa preparar-se usando um deles e sabendo o que esperar encontrar.
Lembre-se de não apenas encontrar o melhor deck mas encontrar o melhor deck que combine com o seu estilo de jogo. Enquanto estão em desenvolvimento, muitos jogadores novos sentem-se mais confortáveis com estratégias em específico que combinam com sua forma de pensar. Seja ao assumir uma postura mais proativa com um deck agressivo ou ao exercer um papel reativo com um deck de controle.
Utilize as ferramentas disponíveis
Legends of Runeterra ainda é um jogo no início do desenvolvimento. Muitas funcionalidades "básicas" ainda não foram implementadas como um histórico de partidas. De forma a suprir essa e outras necessidades, desenvolvedores prepararam ferramentas diversas que são bastante úteis, estão completamente dentro das políticas de uso da Riot Games e podem inclusive te ajudar a melhorar o gameplay.
A primeira delas é um deck tracker, um software que é instalado no seu computador e que "lê" dados das suas partidas e as converte para informação em tempo real e informação para consulta posterior. Em muitos casos será inserido um "overlay", uma camada extra no seu jogo que mostra constantemente a sua lista do deck, removendo as suas cartas que já foram compradas e mostrando a sua chance de compra de cada uma das cartas restantes. Deck trackers como o do Mobalytics, que é o que uso, também registram o seu histórico de partidas e exibem dados como percentual de vitórias, incluindo dados específicos para cada combinação de regiões. Você pode baixá-lo aqui.
A segunda ferramenta é o Meta Stats, também do site Mobalytics. Para quem não conhece, é uma ferramenta que mostra dados globais gerados a partir das partidas registradas por usuários do deck tracker sugerido acima, big data no LoR. Neste momento, a ferramenta possui pouco mais de 400 mil partidas registradas na atualização 1.3. Por lá, você pode ter informações confiáveis sobre os principais decks, uma vez que o espaço amostral é enorme. No entanto, gostaria que você fizesse um outro uso específico da ferramenta.
Ao iniciar uma partida, você normalmente tem acesso às regiões e campeões utilizados pelo seu adversário. Jogadores mais experientes normalmente sabem o que esperar na maioria das vezes: Zed em Ionia e Freljord significa Kinkou Elusives, Noxus e Piltover e Zaun sem campeões é o Aggro Burn, etc.
No entanto, apesar de saber a macro estratégia do deck que você irá enfrentar, nem sempre você sabe todas as cartas daquela lista de cabeça. E aí que entra o Meta Stats. É muito comum, por comodismo ou por economia de tempo, jogadores utilizarem listas prontas de grandes streamers, sites e afins. Sendo assim, ao começar uma partida, acesse o meta stats, procure pela combinação de campeões utilizada pelo seu oponente e abra a lista mais popular exibida. Há uma enorme chance do seu oponente estar rodando uma lista idêntica e, como dizia Ralph Waldo Emerson na abertura de Mortal Kombat: Não há conhecimento que não seja poder.
Ter acesso a lista de cartas de seu oponente e jogar em torno das cartas chave que ele pode lançar a cada turno lhe confere uma vantagem absurda. Use isso ao seu favor, deixe a lista do adversário num segundo monitor ou numa janela sempre visível durante a partida. Em torneios, onde listas são abertas, essa é uma prática tão comum que ousaria dizer que todos os melhores colocados costumam jogar com a lista do adversário visível durante suas partidas.
Por mais que você considere que saiba jogar e conhece o meta, ter a informação em seu campo visual irá te ajudar, inclusive, em momentos de perda de concentração. No final do dia, lembre-se que isso tudo é sobre melhorar 1% em cada ponto possível.
Se divirta!
Aqui é simples. Se você não está se divertindo, faça uma pausa. Levante-se e vá fazer outra coisa.
Legends of Runeterra não é um jogo fácil, mas se você continuar se aprimorando, será recompensado com muito mais do que apenas sua experiência normal de jogo e um maior senso de orgulho e realização do que você poderia esperar de "apenas um videogame". Sendo assim, estou esperando para ver seu novo ícone daqui a uma semana. Boa sorte nas filas ranqueadas!
Um adendo!
Estudo e treino são pontos muito relevantes e, por isso, devem receber artigos específicos. Um deles (treino) já foi abordado anteriormente no "The Eye of the Tiger" e devemos falar sobre como estudar o jogo em breve.
Boa sorte no final da temporada, muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)
Vic
----
Esse conteúdo faz parte de uma série de artigos que publico semanalmente e são enviados com exclusividade para os assinantes (subs) do meu canal na Twitch.
Para saber mais, acesse http://twitch.tv/ViktorKavBR, https://www.youtube.com/viktorkav ou https://discord.gg/Z2k69CT.