Você está jogando com segurança ou medo?
Sou um grande fã de filmes de terror. Não que eles me façam sentir medo, mas acredito que histórias bem contadas nos colocam imaginando e se fossemos nós passando por aquela situação, seja sobrenatural ou não. E então, ao ter empatia sobre o personagem, absorvemos algumas das emoções passadas na tela.
Lembro que durante minha infância, havia em minha casa uma cópia VHS de Brinquedo Assassino 2. O filme começava com uma longa tomada numa fábrica mostrando todo o processo de produção dos bonecos "Good Guy" e é a única memória que tenho clara sobre o filme na minha infância. Apesar de ser autorizado a assistir ainda novo (início dos anos 90), eu costumava fechar os olhos nas cenas violentas para não ter pesadelos e, sendo um filme de terror, ouso dizer que eu passava mais tempo com os olhos cobertos por minhas mãos do que assistindo, de fato, alguma coisa.
O ponto é que, pelo receio de ver as cenas violentas, eu estava perdendo o principal ponto do filme, embora ainda assim estivesse tentando assisti-lo. Trazendo isso para o Legends of Runeterra, gostaria de abordar um conceito particularmente comum em outros jogos: a diferença entre jogar com segurança e jogar com medo e como assumir a postura errada pode te fazer perder o jogo.
O que é "Jogar no Seguro"?
"Jogar no seguro" como costumamos ouvir em alguns momentos significa evitar riscos e levar o jogo por um caminho onde uma punição severa nunca possa te atingir.
"Não vou baixar 3 unidades com 3 ou menos de saúde esse turno pois meu adversário possui A Caixa no deck."
"Eu baixei duas unidades antes de atacar e meu oponente, jogando de Sejuani e Ashe
, se manteve sempre acima de 6 manas, passando a vez sucessivas vezes. Devo manter mana para ter uma resposta no caso dele jogar Ventos Rigorosos"
"Não vou gastar esse Anime-se! agora pois uma unidade elusiva do oponente jogada no próximo turno levaria o jogo."
Jogar seguro é uma habilidade muito importante a ser usada quando os jogos estão equilibrados ou quando você está à frente. Ser um ótimo jogador de Legends of Runeterra significa usar todas as vantagens que estiver à sua disposição e dar ao seu adversário o menor número possível de oportunidade para tomar a partida de você.
Quando você está à frente em um jogo, há uma enorme diferença entre escolher ações que te oferecem 90% de chance de ganhar ou ações que te oferecem 80%. Se você se permitir jogar de forma imprudente e deixar margem para que seus oponentes virem o jogo, seus resultados serão prejudicados a longo prazo.
Mas então, o que é "Jogar com medo?"
"Jogar no seguro", o que é uma qualidade de bons jogadores se aplicada no momento correto, possui uma linha muito tênue para uma característica negativa chamada "jogar com medo". É comum, inclusive, jogadores acreditarem que estão jogando seguros quando, na realidade, estão jogando com medo. E é muito importante entender claramente a diferença entre as duas coisas.
"Eu não vou bloquear aquele Texurso Leal; Vai que meu oponente possui um Ripostar
..."
"Acho que meu oponente possui A Caixa e não vou baixar nada até ele ficar com 3 ou menos de mana disponível."
"Se eu guardar essa Assassina das Sombras na minha mão, terei algo para jogar caso meu oponente use A Ruína
."
Um dos perigos de jogar com medo é que você pode em alguns momentos permitir-se perder o jogo, mesmo que seu oponente não tenha a carta que você está preocupado. É sempre importante pensar nas possibilidades de cartas que seu oponente pode jogar, mas se você ficar travado para cada resposta possível, como você irá ganhar?
Seu deck de noxus aggro irá inevitavelmente ficar com medo de tomar A Ruína a partir do turno 6. Mas se você segurar sua agressividade, você pode acabar perdendo suas unidades uma a uma para Banquete Cruel
, Florimorta Errante
e um Aperto dos Mortos-Vivos
.
Outro perigo grave de jogar com medo é dar ao seu oponente a oportunidade de comprar cartas adicionais. Jogadores costumam cair com frequência na falsa lógica de "a única carta para qual eu posso perder é um [Darius]], então eu irei jogar em torno dele". No entanto, a maioria dos jogos é mais complicado que isso. Se você jogar de forma conservadora e der ao seu oponente uma sequência de rodadas extras, haverá mais chance de ocorrer uma sequência de eventos que você não previu e que poderia te fazer perder o jogo.
O Exemplo Clássico: Fervor Noxiano e/ou Negação
Costumava jogar com frequência com Heimerdinger e Vi
. É uma combinação que já estou acostumado com a maior parte dos matchups e possuía uma win rate considerável contra o meta agressivo que estava dominando o início da atualização 1.4. O deck, por assumir uma postura controladora e rodar Ionia, possuía algumas cópias de Negação
.
É comum, numa matchup contra decks agressivos, a partida ser estabilizada após você sofrer algum dano nos primeiros turnos, quando o deck basicamente acumula mana de feitiço e se prepara para jogar um Heimer em segurança.
Imagine uma partida em que você joga de Heimerdinger e Vi
conseguiu "estabilizar" a mesa com 2 de vida. Após o seu ataque, o adversário, jogando de Noxus burn e agora com 3 de vida, possui apenas uma carta na mão. Já você, possui duas: uma Negação
e uma Anime-se!
.
O jogador aggro possui unidades em campo, uma Discípula Carmesim e uma Retaguarda da Legião
. Caso você tente finalizá-lo com Anime-se!
, um Fervor Noxiano
em resposta é o suficiente para te vencer e assim você decide esperar.
No turno seguinte, o seu oponente utiliza Transfusão duas vezes na Discípula Carmesim, causa 2 de dano de forma súbita e leva a partida.
Você, ao tomar as decisões descritas, jogou seguro ou jogou com medo? É difícil dizer... No entanto, saiba que há sempre um grande perigo em dar aos seus oponentes compras de cartas adicionais, mesmo quando você acredita que se planejou para todas as ocasiões (e guardou a Negação para isso).
Mas note, dá pra jogar seguro sem jogar com medo. O primeiro passo envolve avaliar se você pode se dar ao luxo ou não de jogar em segurança. Frequentemente isso envolve analisar o quão bem o jogo está indo para você e qual a sua chance de vencê-lo se a situação permanecer numa constante. E se você está com 2 de vida contra um burn aggro, nada está indo bem pra você. Tens que ser agressivo e dar a menor quantidade possível de cartas adicionais ao adversário.
Como uma regra geral, é uma ideia ruim jogar muito lentamente contra decks control que funcionam especialmente bem no late game. Ironicamente, são justamente os decks control que possuem respostas globais para a mesa e efeitos de resposta. Infelizmente, em muitos casos, tentar mitigar os efeitos de A Ruína é jogar com medo e não jogar seguro.
Estes decks de controle tendem a ser tão poderosos no late game que eles tendem a vencer caso a mesa esteja limpa de unidades por volta do turno 6, tenha você segurado ou não as suas unidades na mão. Afinal de contas, do que adianta você jogar um Basilisqueiro, se o seu oponente responde com um Devora-Almas
4/7?
E óbvio que tudo isso depende de particularidades em cada caso e há situações em que você certamente deve segurar algumas unidades na mão. No entanto, quando estiver em dúvida, a recomendação é que você tente encerrar o jogo o mais rápido possível. Quanto mais você segurar, mais tempo você irá dar ao seu oponente para jogar cartas poderosas.
Dito tudo isso, quando você deveria jogar seguro?
Basicamente, jogar seguro é uma boa ideia quando o jogo já está indo bem para você e quando é benéfico para você que ele seja mais longo em vez de mais curto. Se você avaliou o estado do jogo e decidiu que você pode se dar ao LUXO de jogar seguro, seu próximo passo deverá ser avaliar o pior cenário possível. Ou, de forma mais assertiva, pensar realisticamente sobre como as coisas podem dar errado pra você. Em seguida, pense no que você pode fazer para mitigar estes riscos e quais os prós e contras daquela decisão. Por fim, aja baseado na sua análise e lembre-se de reexaminar tudo caso alguma situação atípica ocorra.
Ao jogar com medo, algumas situações específicas causam riscos particulares.
A primeira delas é quando a situação de jogo muda. Jogar enquanto você está na frente e enquanto você está atrás exigem dois processos de pensamento diferentes entre si e nem sempre é fácil alternar entre os dois.
Se um jogador está à frente no jogo há algum tempo, mas algo dá errado e as coisas estão começando a implodir, ele corre o risco de jogar com medo. Principalmente se ele possuía a mentalidade de jogar com segurança e agora ele não pode mais dar-se ao luxo de fazê-lo.
O oposto também pode acontecer. Imagine que você está jogando com um baralho agressivo e sinta pressão para terminar o jogo o mais rápido possível. Esse pode ser o caminho certo para jogar na maioria das situações, mas também podem surgir circunstâncias em que você mantém um controle firme sobre o jogo e deve começar a jogar de forma mais segura. Por exemplo, você deixa seu oponente com 3 pontos de vida e possui um feitiço como Fervor Noxiano para finalizá-lo. Você pode correr o risco de empolgar-se demais para tentar vencer, quando na verdade, você deveria jogar em segurança e aguardar um momento em que seu oponente não tenha mana aberta para uma possível Negação
.
Outra situação normalmente surge quando um jogador muda para um outro nível de competição.
Tome por exemplo um jogador fictício que possui ótimos resultados na Ladder. Ele alcançou mestre durante as duas últimas temporadas e sabe que joga bem. Se jogar com cuidado um jogo longo, deixando poucas aberturas para que as coisas dêem errado, vencerá a maioria de seus oponentes por meio de sua habilidade e experiência.
No entanto, quando um jogador como esse passa para um torneio com uma premiação grande e/ou jogadores famosos, às vezes é difícil ajustar o estilo de jogo. Agora ele está jogando contra jogadores tão bons ou melhores que eles, e as vitórias não são tão fáceis quanto na fila ranqueada. Se ele estiver jogando assustado e falhando em aproveitar as oportunidades, ele estará em desvantagem mesmo contra oponentes de mesmo nível.
Da mesma forma, quando jogadores enfrentam um oponente que eles consideram particularmente habilidoso, é possível que eles joguem com medo. Para pessoas diferentes, pode ser jogar contra um streamer ou o vencedor do último torneio da comunidade ou simplesmente contra alguém que acabou de vencê-lo na fila.
Nestas circunstâncias, jogadores normalmente dão ao seus oponentes "famosos" muito crédito. Eles não esperam vulnerabilidade. O streamer sempre vai ter uma Negação e o pro player sempre vai ter A Ruína
na mão.
A realidade, óbvia inclusive, é que cada jogador de LoR é simplesmente humano. Um jogador habilidoso não possui mais chances de ter Negação do que qualquer outro jogador que esteja utilizando o mesmo deck. Na realidade, contra oponentes fortes, você deveria estar apto a tomar mais riscos, uma vez que você pode esperar que eles joguem bem e cometam menos erros ao longo da partida.
Andar na linha entre jogar com segurança e jogar com medo é fazer uma avaliação honesta do estado de jogo e outros fatores presentes na partida. No entanto, é importante reconhecer que somos todos humanos e há condições em que nosso julgamento pode ser obscurecido. Aprenda maneiras de se concentrar e tome as melhores decisões possíveis. Jogue com segurança quando isso significa aumentar seu domínio sobre o jogo, mas não jogue com medo quando isso significa dar muito espaço ao seu oponente.
Qual seu filme de terror favorito?
Muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)
Vic
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Esse conteúdo faz parte de uma série de artigos que publico semanalmente e são enviados com exclusividade para os assinantes (subs) do meu canal na Twitch.
Para saber mais, acesse http://twitch.tv/ViktorKavBR, https://www.youtube.com/viktorkav ou https://discord.gg/Z2k69CT.
Creio que meu filme de terror preferido é The Babadook.
Grande artigo, faz bastante sentido. No caso, e isso vem de outros jogos, desde o xadrez na verdade, eu tenho tido medo de jogar na ranqueada, faz um bom tempo. Alguma dica para combater isso?
Medo ou segurança? Eu devo jogar é com tristeza porque cada topdeck torto que eu faço…
Excelente!