Como “rushar” pro mestre durante cada temporada!

Versão em áudio do artigo

Junto com cada expansão dentro do bloco de Chamado da Montanha, chegaremos a mais uma temporada competitiva. Com todos os jogadores com rankings parcialmente reiniciados, uma das perguntas mais comuns que costumo ler é de jogadores procurando opções de decks para escalar rapidamente (rushar) na fila ranqueada e alcançar um novo tier o mais cedo possível. E agora, com o jogo mais bem estabelecido, temos informações o bastante para poder chegar à conclusão do que é viável e como se deve "rushar" elo.

Um breve histórico do beta

Legends of Runeterra é um jogo recente e, durante a época em que foi lançado, ainda em beta aberto, sua economia funcionava de uma forma ligeiramente diferente: os jogadores recebiam uma quantidade limitada de recompensas e podiam comprar uma quantidade BEM limitada de curingas semanalmente, três curingas de campeão, pra ser mais exato. Isso fazia com que o meta da temporada do beta mudasse numa velocidade mais lenta, pois o jogadores não tinham acesso à toda coleção de cartas e, apenas aos poucos, as diversas combinações que o jogo proporciona podiam ser testadas e avaliadas para, eventualmente, tornarem-se listas competitivas.

Por causa disso, o primeiro jogador a alcançar o mestre na temporada em questão, Pokrovac, jogou com uma lista que era muito simples e próxima de um dos decks básicos que todo jogador recebe ao começar a jogar LoR. Como nenhum jogador tinha muitos recursos no momento, a lista agressiva e sinérgica montada pelo jogador Tcheco foi suficiente para "rushar" e se tornar o primeiro jogador no ranque Mestre da história do jogo.

CEBAKAIFE4UCWNJYAMAQGDYZG4BAEAIFEIRQGAIDAQESMAQEAEBQWDATCYBACBJBGE

Note uma particularidade sobre a lista em questão: diversas unidades de custo muito baixo entrando cedo no campo de batalha, gerando uma vantagem de tempo e avançando em conjunto pela vida do adversário. Algumas poucas cartas de custo mais alto caso o jogo se estenda muito.

A temporada dos saques

Com o lançamento de Águas de Sentina, a economia do jogo já havia sido modificada pra permitir aos jogadores farmarem recursos indefinidamente, jogando partidas para eventualmente aumentarem seus níveis de cofres semanais à exaustão. Com isso, o meta pôde ser estabelecido muito rapidamente. Os jogadores que primeiro alcançaram mestre naquela temporada rodavam uma entre duas listas extremamente populares na época: Miss Fortune e Quinn Patrulheiros e Discard Burn sem campeões. Dê uma olhada em listas comuns na época.

CEBQGAQGCELDUAYCAABQMCIGAEAACCI5E4VTGAIBAEABUAQBAEABEAICAADQ
CEBQOAIDAIGA6FA6EUUAKAIEAEISONBWAEBAGBAAAEAQEAYD

Vou me repetir, mas perceba algo: unidades de baixo custo, decks colocando presença e pressão desde cedo para finalizar partidas rapidamente através de uma vantagem de tempo.

Temporada da Fortuna

Neste momento, sem muitas novidades em relação ao meta anterior além de algumas mudanças de balanceamento, a corrida parecia ser muito mais ligada ao ambiente em si e os decks que já estavam presentes no final da Temporada dos Saques do que novas listas. No entanto, um dos jogadores mais proeminentes do Brasil, 4LW, montou uma lista muito agressiva de Miss Fortune e Gangplank que visava encerrar os jogos o quanto antes, tirando vantagem da agressão e pressão de diversas unidades de baixo custo que atacam eficientemente.

CEBQKAQGBALCMLJ2AUAQGAQPDYSSQAQCAMBQIAQBAEBS6AICAYQAA

Encontrando e entendendo os padrões

No atletismo, existem diferentes modalidades de corrida, mas pode-se dizer que os atletas são divididos em duas categorias, atletas de resistência e atletas de explosão. Se você olhar para um maratonista, vai encontrar um porte físico em que não há grandes músculos. No entanto, um velocista que participa das provas de explosão (como os 100m rasos de Usain Bolt) possuem uma compleição física muito musculosa.

No começo da temporada, aqueles que querem rapidamente alcançar o mestre (e o fazem) utilizam decks que encaixam-se na categoria de explosão, em vez de resistência.

Já abordamos isso em outros momentos, mas entre as categorias de decks, os agressivos irão permitir que você assuma uma postura de encerrar jogos muito rapidamente e tirar proveito disso ao maximizar o seu próprio tempo, enquanto jogador. É isso que significa "rushar" com eficiência. Você poderá fechar mais partidas por hora e, se o seu win rate for positivo, escalar com maior facilidade. Mas qual o deck que se encaixa hoje nesta categoria?

Rushar Elo - Lulu e Shen
CECQMAIABEFRKHJHFMBQEAAHBEFAEAYCAIFACAICEAAQGAAGAAAQCAIAGM

Completamente focada em aplicar uma pressão cedo no jogo, a lista do Yangzera colocada acima, revela uma estratégia muito eficiente para aplicar pressão cedo no jogo, fazendo trocas muito favoráveis e aproveitando-se de um meta em que os jogadores estão encantados com diversos campeões mais lentos (sim, estou falando do Aurelion Sol).

Durante os primeiros dois dias da 1ª Temporada de Chamado da Montanha, tive a oportunidade de jogar algumas partidas com esta lista para entender que, bem mais que um deck não tão tradicional de Demacia (uma vez que sequer roda Porta-Estandarte da Vanguarda), a combinação de Shen e Lulu foi construída de forma a tirar proveito da extrema facilidade com que a campeã passa de nível e sua sinergia com unidades como o Plumageiro Rastreador. Capaz de mãos fortíssimas que causam dano enquanto evoluem Lulu tão cedo quanto na rodada 4, a lista ainda desenvolve unidades impactantes no mid game, trocando inclusive com decks que costumam encher a mesa com grandes unidades, como Trundle ou O Leviatã.

Se você está procurando um deck para conseguir alguns PdL nesta temporada, a lista e eficiente. Caso contrário, fica o aprendizado para que você crie o deck de explosão para "rushar" mestre na próxima temporada.