Runeterra Free To Play Vol. 1 – Aggro de Ilhas e Shurima
Durante a tarde de hoje, nós deixamos de jogar por um tempo para ler alguns dos comentários dos jogadores de Legends of Runeterra no Google Play, em especial reviews negativos para rir tentar entender o que chateia os jogadores sobre o nosso LoRzinho. Ao longo de alguns comentários, vimos alguns jogadores bastante chateados enquanto afirmavam que o jogo beneficiava muito os jogadores que gastavam dinheiro para ter acesso às cartas mais recentes. Particularmente não concordo com essa opinião e considero que o LoR é provavelmente o card game mais amigável a quem deseja ter uma experiência completa sem precisar desembolsar qualquer real (free to play). Esse é um dos pontos mais fortes do jogo, principalmente se colocado em comparação com os concorrentes mais populares Magic: The Gathering e Hearthstone.
Ainda assim, entendo que existem jogadores que desejam ter uma experiência super competitiva desde o início da jornada sem precisarem gastar qualquer tostão e é aqui que essa série nova se encaixa. No "free to play", procuramos criar ou apresentar decks que utilizam pouquíssimos ou, preferencialmente, nenhum campeão. Mantendo o custo reduzido para que qualquer novo jogador possa construi-lo e ainda assim ter um bom deck para escalar os primeiros degraus da ladder. A lista abaixo custa 7000 fragmentos, para decks sem restrições orçamentárias, acesse nossa área de Decks do Meta.
No artigo de hoje vamos abordar um deck criado pelo streamer NicMakesPlays, intitulado "Champless Budget Aggro", um deck "agressivo de baixo orçamento sem campeões", numa tradução livre. Nic utiliza nesta lista as regiões de Ilhas das Sombras e a recente Shurima para remontar uma estratégia em formato "free to play" que utiliza uma base que já é comum desde as primeiras iterações de Kalista e Aqueles que Perduram
e que também podem ser vistas recentemente nas listas de Nasus
e Thresh
.

Código do deck: CECQIAIFBMTDAMIDAQDQEGSSAIBAKBAGAMBQKAYEAYAQIBIDAAAQCBAHAU
Condição de vitória
O objetivo principal deste deck é preencher a mesa de unidades o mais cedo possível, aproveitando-se da agressividade do Vigilante das Dunas, além da sinergia entre Guardião Amaldiçoado
e Açougueiro Voraz
ou Defensora Arruinada
. Posteriormente, os últimos pontos de vida são tirados do adversário através da Fantasma Travessa
ou mesmo da Assombrofera
e do Caminho Ruinoso
.
Mão Inicial e Mulligan
Em geral, você deve procurar por uma combinação de Guardião Amaldiçoado e uma unidade que funcione para abatê-la como o Açougueiro Voraz
ou a Defensora Arruinada
. É essa combinação que forma a base do deck e que deve ser priorizada na busca por cartas da mão inicial. Caso tenha um Guardião em mãos, você deve mantê-lo e procurar por um "ativador", caso tenha dois ou mais ativadores, mantenha um e procure pelo Guardião.
Em partidas mais lentas, você pode assumir uma exceção para esta estratégia de mulligan e manter uma cópia de Sombras Perseguidoras na sua mão. Essa carta será utilizada para procurar suas unidades prioritárias.
Estratégia de Jogo
O deck é muito retilíneo, enquanto o Guardião e o Açougueiro são capazes de causar 7 pontos de dano no turno 2, um desenvolvimento de Fera da Casca na rodada anterior pode habilitar um ataque para remover metade da vida máxima do jogador sem muita possibilidade de resposta eficiente em alguns arquétipos mais lentos.
Ao longo da partida, Assombrofera será o seu alvo prioritário para Sombras Perseguidoras
, para que você possa tirar o máximo do efeito de anoitecer do seguidor de Ilhas das Sombras. Assim como Sombras, os demais feitiços deste deck tem como objetivo gerar vantagem de cartas para que você consiga continuar estabelecendo uma pressão na mesa. A partida é, no entanto, mais dependente de um início agressivo, já que você não irá poder jogar um Nasus
ou um Aqueles que Perduram
no late game e tentar finalizar o jogo.
Lembre-se de preferencialmente utilizar Vislumbre do Além de forma reativa. O objetivo principal deste feitiço (e sua grande vantagem) está em negar uma tentativa de remoção adversária enquanto você recicla recursos ao custo de duas manas. Vislumbre também pode ser utilizado como resposta a bloqueios (e ataques) de unidades com roubo de vida, negando a recuperação do Nexus do adversário enquanto lhe confere cartas adicionais.
Ceifeiro Baccai é sempre surpreendente e consegue crescer num nível que você passa a duvidar em alguns momentos se o seguidor deveria de fato custar apenas uma mana. Lembre-se de posicioná-lo sempre como a última unidade (mais a direita) durante seus ataques (e defesas) para que possa tirar o máximo de proveito da sua habilidade.
O deck é extremamente sinérgico e capaz de finalizar o jogo tão cedo quanto nas rodadas 5 ou 6, as unidades são grandes o suficiente para sobreviverem a remoções em área como Estilhaço de Gelo e Lamento Fulminante
enquanto passam pelas defesas adversárias pela quantidade estabelecida num curto período de tempo.
As melhores matchups deste deck são contra outros decks agressivos. Defensora Arruinada jogada no turno 3 ou 4 e removendo duas unidades do adversário através de suas Muda
consegue responder praticamente toda estratégia agressiva do jogo. A principal diferença para outros decks agressivos, como Lucian
/ Azir
ou Jinx
/ Draven
ou Elise
Aranhas é que suas unidades são em geral maiores que as do adversário. Além disso, a possibilidade de drenar vida através da Assombrofera
e do Caminho Ruinoso
geralmente lhe dá a vantagem necessária durante uma corrida pra finalizar o jogo o quanto antes.
Obviamente, como qualquer deck focado em muitas unidades, seu ponto fraco são as estratégias que buscam limpar a mesa através de cartas globais, como Avalanche e Ravina Arruinada
. Se estiver enfrentando os controles de freljord, procure manter uma pressão de dano sem entregar muito valor na mesa, sempre levando em consideração o quão rápido você iria conseguir repor suas ameaças caso elas sejam removidas todas de uma vez.
Saindo do orçamento
Como comentado anteriormente, este deck é uma versão "free to play" que compartilha estruturas de cartas que estão presentes em outros decks, inclusive decks do meta. Os principais são: Aqueles que Perduram, em que você deve abrir mão de Shurima para colocar três cópias de Aqueles que Perduram
, Atrocidade
e Kalista
ou você pode manter Shurima, abrir mão da Fantasma Travessa
, Saqueador Sanguinário
, Observadora Estígia
seguir para o deck de Nasus
e Thresh
, que já foi coberto aqui com um guia específico.
Espero que você curta a experiência hiper agressiva e boa sorte nos confrontos!