Report: Top 8 no Sazonal de Ascensão do Submundo

O torneio sazonal de Ascensão do Submundo terminou no último fim de semana e eu tive a honra de alcançar o Top 8 do evento. Foi uma competição bastante difícil desde sua primeira fase e todo o treino anterior ao evento fez bastante diferença - além do tempo que disponibilizei jogando ranqueada para conseguir uma posição que me permitiu classificar fazendo sete vitórias. Com isso, este artigo é um relato sobre a escolha da minha composição, desenrolar das partidas e preparação para as eliminatórias.

Minha composição para o torneio foi baseada em dois decks que eu tinha conforto, Ezreal Draven e Nasus Thresh, e Sivir Combo por causa da eficiência que a combinação de Ionia e Shurima possui no atual metagame. Por mais estranho que pareça, escolher o baralho do cachorrão também teve um fator estratégico que se mostrou bastante relevante: Shurima Demacia não tem vida fácil contra ele. Logo, eu poderia ficar mais tranquilo com uma composição que jogaria bem contra a estratégia com a maior ascensão durante aquela semana.

Ilhas das Sombras
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 700
champion
6
epic
3
rare
5
common
26
Campeões
6

5

Thresh

x3

6

Nasus

x3

Seguidores
21

0

Açougueiro Voraz

x3

1

As Asas e a Onda

x1

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Ceifeiro Baccai

x3

2

Guardião Amaldiçoado

x2

2

Ícone Decadente

x2

3

Caçadora Implacável

x3

3

O Imortal

x1

4

Parasita Espiritual

x3

Feitiços
13

0

Ritual de Chamado

x2

2

Banquete Cruel

x3

2

Vislumbre do Além

x3

3

Areia Movediça

x1

4

Ritual de Negação

x1

7

Atrocidade

x2

7

Vingança

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Rodada 1 - Leemsy (Draven Riven, Zed Teemo e GP Seju)

Decks Banidos: Sivir Combo e GP Seju

Eu queria evitar todos os confrontos possíveis versus GP Seju durante o torneio, então meu banimento era fácil. A versão de Zed Teemo do oponente era baseada no Declínio Felino, assim ele poderia buscar o cristal através do Cardume Disperso. Meu maior medo era como o Sivir Combo reagiria versus as duas listas mais agressivas do adversário, mas ele decidiu banir meu deck de Ionia Shurima, o que me colocou numa posição confortável. Com isso, Nasus Thresh e Ezreal] Draven venceram as partidas versus Riven com tranquilidade - com direito a três [[Improbulador Trivolt excelentes.

2x0

Rodada 2 - xMarczin (Piratas, Discard e Sivir Combo)

Decks Banidos: Ezreal Draven e Sivir Combo

Ao contrário do meu adversário anterior, o streamer brasileiro fez o banimento correto e me colocou na situação complicada de enfrentar dois aggros com o deck de Sivir. Mesmo com minha abertura positiva vencendo de Nasus Thresh, minha combinação de Ionia Shurima falhou em finalizar a partida versus Piratas mesmo depois de ter me colocado numa situação confortável e também não aguentou a pressão do Discard.

Não sei se meu banimento foi errado, mas perder na segunda rodada abala bastante, ainda mais quando eu senti que o G2 poderia ter sido diferente se eu comprasse um pouquinho melhor. 

1x2

Rodada 3 - Jguse21 (Lee Akshan, Elise Viego e Ezreal Draven)

Decks Banidos: Lee Akshan e Sivir Combo

A primeira coisa que eu pensei ao ver a composição do oponente foi “Olha o Maykas fazendo escola com o Elise Viego”. Minha ideia era banir a estratégia que poderia sair mais fácil do controle, por isso evitei jogar contra Lee Sin - ainda mais com dois decks Midrange. Felizmente, eu tinha aprendido a jogar contra a combinação de Noxus e Ilhas das Sombras do oponente, assim consegui aplicar outra série sem derrotas.

2x0

Noxus
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 600
champion
6
epic
4
rare
9
common
21
Campeões
6

3

Draven

x3

3

Ezreal

x3

Seguidores
15

2

Balísticobô

x3

2

Bumbuíno

x3

3

Draga do Sumidouro

x3

3

Espinho da Rosa

x2

3

Vigia Aracnídea

x3

8

Capitão Farron

x1

Feitiços
19

0

Raio Termogênico

x2

1

Bando Voraz

x3

2

Disparo Místico

x2

2

Giratempo

x2

2

Remexida

x1

3

Anime-se!

x1

3

Terra Abrasada

x2

4

Choque de Statikk

x3

5

Improbulador Trivolt

x3

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Rodada 4 - TheBoot6467 (Ezreal Draven, GP Seju e Go Hard)

Decks Banidos: Sivir Combo e Go Hard

Uma das séries mais disputadas que tive durante todo o Sazonal. Tive que deixar o GP Seju aberto porque Go Hard seria ainda pior para mim, assim eu teria que enfrentar decks que poderiam complicar muito a minha vida no torneio. Felizmente, a mirror de Ezreal Draven foi decidida pela forma que eu conduzi cada Improbulador Trivolt que comprei. Entretanto, Nasus Thresh não me deu cartas de compra no G2, o que rendeu uma vitória tranquila ao oponente.

Contra GP Seju, eu sabia que minha única cópia de Vingança era fundamental para lidar com a campeã dele. Para a minha sorte, ela apareceu na mão inicial e a mantive. Coloquei pressão o suficiente para causar dano e aumentar meu Nasus. Entretanto, no turno oito ele tinha Gangplank transformado desceu O Apavorador, me colocando numa situação que era obrigado a forçar a Atrocidade. Ele ainda tinha mana sobrando para Arpão de Monstros e Areia Movediça, que poderia ter sido saqueada. Tive fé na única jogada possível e deu tudo certo. Meu oponente me enviou mensagem no discord logo em seguida para comentar como as partidas foram incríveis e como os dois estavam com medo da resposta que cada um poderia ter.

2x1

Rodada 5 - DBSights (Draven Riven, Jarvan Taric e TF Swain)

Decks Banidos: Sivir Combo e Draven Riven

Ambos os jogadores fizeram o banimento correto, mesmo que meu oponente estivesse numa situação bastante interessante para preferir se livrar do meu Ezreal Draven. Como ele não o fez, abri com o baralho e não dei chances para o TF Swain adversário - com direito a passes até o oponente queimar uma de suas cópias de O Leviatã. Nasus Thresh encaixou perfeitamente o plano de jogo, ainda mais com minha única cópia de O Imortal indo à mesa no turno 3. Vitória tranquila e tempo sobrando para descansar durante o intervalo que o Sazonal possui entre essas rodadas.

2x0

Rodada 6 - Scissorsbox (Azir Irelia, Anivia e TK Raka)

Decks Banidos: Ezreal Draven e Anivia

Nenhuma série minha dos últimos meses foi tão ruim quanto essa. Eu voltei desconcentrado do intervalo e dei azar de cair contra uma composição que não queria enfrentar - mesmo que meu banimento fosse óbvio. Abri com Nasus Thresh e meu oponente usou Azir Irelia. Fiz a leitura correta da mão do oponente, mas errei ao não fazer determinado bloqueio, assim levando 12 de dano de uma Dupla da Clareira Verdejante que recebeu bônus de duas Disciplinas Gêmeas.

Eu fiquei tão desnorteado com essa partida que joguei muito mal contra TK Raka, além de não ter tido muita chance. Em determinado turno, eu fiz um ataque tão ridículo que apenas concedi porque sabia que essa série já tinha acabado. Com certeza esse oponente sentiu desgosto ao ver meu nome entre os classificados para o Top 32.

0x2

Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
22 600
champion
6
epic
0
rare
6
common
28
Campeões
6

2

Akshan

x2

3

Zed

x1

4

Sivir

x3

Seguidores
17

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Mentor Inspirador

x1

2

Jovem Bruxa

x2

2

Saltador de Pedras

x3

3

Assassina das Sombras

x2

3

Caçadora Implacável

x3

5

Exploradora das Ruínas

x3

Feitiços
17

1

Fantasma

x2

1

Pedra Esculpida

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

4

Negação

x1

4

Palma Concussiva

x2

4

Punhos Pulsantes

x3

4

Refúgio Espiritual

x3

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Rodada 7 - Orb Meister (Sivir Demacia, Jinx Lulu e GP Seju)

Decks Banidos: Ezreal Draven e GP Seju

Finalmente um oponente de Sivir Demacia! Mas, eu estava tão aflito com a derrota da rodada anterior que eu só tentei focar ao máximo para não perder do jogador sulamericano. Nasus Thresh encaixou perfeitamente no primeiro jogo, ainda mais com o oponente comprando muita carta que não fazia nada contra o cachorrão shurimane no segundo nível. Eu sabia que o Sivir Combo iria sofrer para vencer, mas encontrar as cópias de Refúgio Espiritual me deu tempo suficiente para encontrar as peças do letal com uma Exploradora das Ruínas

2x0

Rodada 8 - ZFC Mungr3l (Shen J4, GP Seju e TF Swain)

Decks Banidos: Ezreal Draven e GP Seju

Mais um triplo Midrange que eu tinha grandes chances de vencer, mesmo com o oponente banindo meu melhor deck. Nasus Thresh encaixou facilmente o plano de jogo, dei Vingança quando ele forçou um dos seus O Leviatã e fechei a partida rápido. Com o Sivir Combo, procurei as unidades com escudo de feitiço para tornar a vida do oponente um inferno. Ele precisava gastar de duas a três cartas para lidar com as minhas ameaças. Mesmo com tempo o suficiente para colocar a embarcação do Swain na mesa, a partida se encerrou com um ataque repleto de proteções para a minha principal ameaça.

2x0

Rodada 9 - MF Laehnit

Para a minha felicidade, a última rodada não tinha valor nenhum para o meu adversário e ele não quis jogar, assim me garantindo o 7-2 que me colocou no Top 32 por causa da minha ótima posição na Ranqueada. Apesar disso, esse tipo de situação ressalta a falha no sistema da Riot Games para o Sazonal, principalmente na última edição antes do Mundial. Muito jogador para de jogar depois que tem a segunda derrota, com isso permite que tantos jogadores do topo do ranking consigam passar. O Glop, por exemplo, estava 3-2 e conseguiu quatro vitórias seguidas posteriormente por não ter adversário - assim o colocando nas eliminatórias.

Demacia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
22 800
champion
6
epic
0
rare
7
common
27
Campeões
6

2

Akshan

x3

4

Sivir

x3

Seguidores
19

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Escudeira Penitente

x3

2

Lorde Honroso

x2

2

Protetora Aciária

x3

3

Caçadora Implacável

x3

3

Redentora da Vanguarda

x2

5

Exploradora das Ruínas

x3

Feitiços
13

1

Pedra Esculpida

x3

2

Visão Aguçada

x3

3

Cataclisma

x2

4

Ripostar

x1

4

Égide de Ouro

x2

5

Golpe Orquestrado

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Preparação para o Top 32

A meu ver, mais importante do que focar num treinamento exaustivo era estar bastante relaxado para as partidas eliminatórias. Por isso, fiquei mais interessado em participar das streams que havia sido convidado, jogar o Fight Night com baralhos confortáveis e passar um tempo com minha namorada. Apenas na quinta-feira comecei a treinar efetivamente, ainda mais que já sabia que manteria Ezreal Draven e Nasus Thresh na minha composição. 

Como eu já sabia que o Vivo era meu oponente porque tinha calculado os pareamentos do torneio, pesquisei os decks que ele havia usado na primeira fase e o que estava treinando. Nos registros das partidas dele no Runeterra.ar, que é do próprio Vivo, havia Sivir Demacia como baralho mais usado na ranqueada nos últimos dias, o que mostrava uma mudança básica no que ele levaria para o Top 32. Fiz treinos apenas com meus companheiros de Hydra Gaming para otimizar minhas três opções, assim não deixando registros do que eu usaria por ter jogado ranqueada ou normal game.

Top 32 - Vivo (Sivir Demacia, Ezreal Draven e TF Swain)

Decks Banidos: Sivir Demacia e Ezreal Draven

Como esperado, Vivo estava com os decks que imaginava e ele baniu o que eu queria. Abri de Nasus Thresh porque era minha opção de excelência contra Sivir Demacia - o que deu muito certo logo que o cachorrão shurimane entrou na mesa 14/14. Após ele me permitir uma situação de conforto na mesa, pude conjurar Atrocidade para letal. Com essa vitória inicial, eu me senti muito mais calmo, o que permitiu a leitura de todas as linhas que precisava para fazer um G2 perfeito finalizando a partida no turno 6 sendo extremamente agressivo.

2x0

Top 16 - MajiinBae (Sivir Demacia, Zoe Lee e Deep)

Decks Banidos: Nasus Thresh e Zoe Lee

Assim como na partida contra o Vivo, eu diria que essa série foi quase perfeita. Uma partida espelhada de Sivir Demacia que ele comprou mais feitiços do que gostaria e pude impor a pressão que gostaria para finalizar o jogo. Um dos motivos para isso deve ter sido a montagem de deck com números mais precisos para cada tipo de carta.

O G2 se resumiu em uma partida praticamente sem erros meus, caso contrário eu teria perdido por causa da pressão absurda que o americano impôs. Além de ter conseguido curvar agressivamente, ele encontrou várias unidades com escudo de feitiço, assim me obrigando a gastar mais recursos para lidar com as ameaças dele. Entretanto, eu apliquei dano aos poucos e consegui encontrar o letal quando estava com apenas um ponto de vida no nexus.

Você pode assistir a partida através desse link a partir de 01:16:50

Top 8 - Aikado (Teemo Foundry, Azir Irelia e TK Raka)

Decks Banidos: Ezreal Draven e Tk Raka

Eu sabia que ele baniria o deck com mais chances de vencer os três baralhos dele, por isso era obrigado a evitar o confronto versus TK Raka. Infelizmente, como todos puderam assistir na transmissão oficial da Riot Games Brasil, o Aikado sobrou na partida. Ainda não vi as partidas, mas posso ter cometido algum erro no G1, quando poderia ter forçado uma Atrocidade, mesmo que ele congelasse minha unidade. 

De qualquer forma, fiquei satisfeito com meu desempenho, pela premiação que alcancei e por ter conseguido acumular 49 pontos dos três Sazonais em disputa. Isso deve ser o suficiente para me colocar entre os classificados do Mundial, que tem sua primeira fase em 4 de Setembro. Além disso, foi um prazer ter sido um dos brasileiros na competição e ter feito uma boa campanha. Que Bandópolis chegue logo para começarmos a testar as listas que devem ser base do metagame competitivo das próximas semanas!

One thought on “Report: Top 8 no Sazonal de Ascensão do Submundo

  • 24/08/2021 em 12:25
    Permalink

    Assim fica muito mais suave! tá bom demais o site.

Fechado para comentários.