Quem é o Beatdown em Legends of Runeterra?
Baseado no artigo "Who is the Beatdown?", escrito originalmente por Mike Flores
Legends of Runeterra herdou muitas características, em geral as mais positivas, de diversos card games que estão no mercado há mais tempo. Felizmente, esse DNA presente no jogo digital de cartinhas baseado no universo de League of Legends traz alguns pontos super relevantes que já haviam sido discutidos em outros momentos por outros jogos. E esses princípios fundamentais são tão válidos quanto foram há 20, 25 anos, quando a teoria estratégica de Magic: The Gathering, o primeiro card game do gênero, estava sendo escrita pela primeira vez.

Naquela época, existia um site chamado "The Dojo", que infelizmente foi fechado por problemas financeiros em 2000, que até hoje é lembrado por publicar alguns dos artigos mais importantes que já existiram sobre estratégia de Magic (e, agora sabemos, card games em geral). Um dos artigos publicados naquela época, chamado "Who is the beatdown?" e cuja teoria abordaremos aqui, foi escrito por Mike Flores em 1999 para o "The Dojo". O principal ponto sobre esse artigo, foi uma declaração bastante forte mas que faz muito sentido hoje: "Um jogador que não consegue identificar o seu papel em uma partida e jogar de acordo com ele, provavelmente irá perder o jogo".
Temos, de modo geral no LoR, quatro tipos de decks: Aggros, Midranges, Controls e Combos. Para quem não entende o conceito, vamos passar uma explicação simples. Se nós dividirmos uma partida comum em três momentos, temos o early game (turnos 1 a 4 ou 5), o mid game (turnos 5 a 7 ou 8) e o late game (turnos 8 em diante). Aggros são decks que atingem o topo da sua eficiência geralmente no early game, midranges no mid game e controls no late. Combos atingem o máximo de sua eficiência ao reunirem todas as peças necessárias para efetuar o combo e, eventualmente, ganhar o jogo (mas normalmente também são decks control).
Mas se vamos abordar o conceito de "Who is the beatdown?", por que estamos falando sobre isso? Bem… Existe uma espécie de pedra/papel/tesoura quando falamos sobre tipos de deck: Decks control TENDEM a ganhar de decks midrange, que por sua vez TENDEM a ganhar de aggros e que, fechando o ciclo, TENDEM a ganhar de controls. Sendo assim, caso você esteja jogando uma partida com um deck aggro e enfrenta um midrange, você quer ter certeza que vai atingir o topo do que seu deck oferece antes dele estabelecer uma posição na mesa superior à sua (o que acontece no mid game). E, para isso, você vai avançar e tentar minar a vida do seu oponente o mais cedo possível.
No entanto, o que acontece se eu estou jogando de midrange contra outro deck midrange? Ou control x control? Segundo o Flores, em 1999, em partidas envolvendo decks de estratégias idênticas, a menos que os decks usem EXATAMENTE A MESMA LISTA, um deck terá de assumir o papel de beatdown enquanto o outro irá assumir o papel de control.
Para identificar o papel a assumir na sua partida, você primeiro tem de conhecer o metagame, o ambiente no qual você se insere (sua própria lista, as listas mais comuns da fila) e conhecer a estratégia e condições de vitória dos principais decks. Imagine que você está na fila ranqueada jogando de Spider Aggro (Elise/Draven) e você é pareado com um jogador com um Discard Burn (Draven/Jinx). Como se comportar nesse caso?
Diferente do seu deck, seu oponente terá oportunidade de recompor as cartas da mão no mid/late game, usando cartas como a Jinx e Experimentador Aprimorado (Augmented Experimenter). Sendo assim, se a mesa entrar num ponto de inércia em que os jogadores apenas compram e passam seus turnos, o Discard Burn terá vantagem pois poderá eventualmente comprar mais cartas (e mais mágicas com dano direto) para encerrar a partida.
Levando isso em consideração, o jogador que estiver com Spider Aggro deverá assumir a posição agressiva na mesa e tentar terminar o jogo antes que uma Jinx ou o Experimentador possam virar o jogo a favor do oponente.
Em partidas envolvendo decks com estratégias semelhantes (aggro vs. aggro, midrange vs. midrange, etc.) existem alguns itens que podem te ajudar a identificar o papel de cada jogador na partida.
- Quem causa mais dano? Esse jogador normalmente será o beatdown.
- Quem possui mais remoções (mágicas ou efeitos que destróem unidades)? Esse jogador normalmente será o control.
- Quem tem mais compras de cartas? Quase sempre esse jogador será o control.
Se você for o beatdown, é seu papel vencer o oponente antes dele poder te vencer. Se você for o control, você tem de resistir o impacto inicial e se colocar numa posição em que você possa ter vantagem de cartas.
Nem sempre é intuitivo entender o seu papel numa partida, principalmente em partidas de aggro vs. aggro. Sendo assim, caso você jogue com um deck muito conhecido no meta, as vezes você pode querer fazer pequenas alterações para ter certeza de que irá assumir o papel desejado num matchup.
Como assim?
Digamos que você está jogando com Corina Control em um meta cheio de outros decks que adotam a mesma estratégia e você tem preferência por assumir o papel de controle nas partidas. É por isso, por exemplo, que vimos versões rodando cópias de Vislumbre do Além (Glimpse of Beyond). Vislumbre oferece compra de cartas e nega a evolução do Ezreal. Um oponente incólume que atrasa o jogo contra você (assumindo erroneamente a posição de control) não sabe que você comprará mais cartas no futuro e terá mais recursos.
Toephur, em um artigo sobre o mesmo tema publicado no Mobalytics, lembrou de uma especificidade de Legends of Runeterra que podemos aprofundar em um artigo futuro: O sistema de turno.
Todas as suas decisões em LoR devem ser baseadas nas possíveis respostas que o oponente pode oferecer. Abrir seu turno com um ataque ou desenvolver a sua posição na mesa é uma decisão muito importante e deve sempre levar em consideração fatores como a sua mana disponível, quem está com uma melhor posição na mesa e quem terá vantagem no late game. E esta última informação é o que define seu papel no jogo.
Por último, mas não menos importante: Victor, a partir de qual momento eu devo saber o meu papel numa partida?
Desde o começo. Suas decisões de mulligan devem ser baseadas em seu papel no jogo. Um bom jogador de Runeterra deve imaginar todo o caminho que deverá fazer até vencer, incluindo o que será jogado pelo oponente do outro lado. Traçar um caminho em direção a vitória e entender quais curvas você pode tomar durante o trajeto quando o oponente colocar unidades e jogar mágicas pra tentar te impedir em seu objetivo.
Espero que, a partir de agora, em cada partida que jogar, você se pergunte: Quem é o beatdown?
Muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)
Vic
artigo muito bom, você conseguiu resumir de maneira direta sobre o que é o beatdown e Control. Parabéns pelo trabalho e obrigado, esses artigos me ajudam a ser um jogador melhor.