Quatro campeões para o metagame se basear
O metagame atual de Legends of Runeterra possui vários decks diferentes que podem ser utilizados em nível competitivo, porém quatro campeões têm se mostrado pilares definitivos do funcionamento das principais alternativas do card game da Riot. Poppy, Draven
, Gangplank
e Nami formam o quarteto dominante, seja por causa da efetividade das habilidades ou pelo potencial de a maioria deles se tornar o encaixe perfeito em diferentes estratégias.
O maior exemplo de campeão adaptativo da atualidade é a Poppy. A defensora de Demacia foi o primeiro spoiler chamativo da expansão Além do Bandobosque, mas ninguém esperava que ela se tornaria tão presente no metagame. A personagem é a mais popular do jogo por ser tão flexível em diferentes estratégias agressivas, facilitar os decks de Árvore e aproveitar um metagame que permite a exploração de estratégias que preenchem a mesa com várias unidades.
Você já deve ter enfrentado conceitos inusitados com Poppy entre os campeões da combinação, o que mostra a efetividade que ela traz para as misturas de outras regiões com Bandópolis. Ela é simples e precisa no que se propõe, mas está muito longe de ser quebrada ou tóxica ao metagame, principalmente pela baixa quantia de vida para uma unidade de custo quatro.
Draven não é tão versátil quanto Poppy
por não ser multirregional, mas não deixa de ser o principal campeão de Noxus e elemento básico de várias estratégias que utilizam a região. Seja com Sion, Jinx
, Caitlyn
ou Ezreal
, o ególatra noxiano sempre tem espaço para brilhar, o que também permite que alguns jogadores o experimente com combinações inusitadas, como Zoe
ou Fizz
.
A meu ver, Draven Sion
é o melhor deck da atualidade, tanto que a tabela de confrontos do baralho é muito positiva. Ele exerce o potencial máximo do personagem exímio com machados, afinal permite a evolução do campeão sem perder o gás, gera recurso com múltiplas funções e consegue encaixar dano sendo ofensivo de maneira que ainda consiga se proteger.
Gangplank é o terceiro exemplo de campeão genérico que tem conseguido ser impactante no metagame mesmo em estratégias muito diferentes. O navegante se mantém como uma ameaça impactante ao lado de Sejuani
e Miss Fortune
, mas também conseguiu expandir seu repertório ao lado de Twisted Fate
junto à Bandópolis. Assim como nas outras propostas, ele é capaz de finalizar a partida contra vários decks devido à facilidade que possui em atingir seu nível dois.
Ainda entre os campeões de Águas de Sentina, Nami é a que mais foge do parâmetro do quarteto. Enquanto os outros três não estão presos a estratégias limitadas, a vastaya tem mais força do que deveria, assim colocando um deck pouco impressionante para funcionar muito bem por causa do poderio que gera a cada feitiço conjurado. Ela é o principal motivo para Targon ter espaço no atual metagame e deve continuar a se manter poderosa conforme novos feitiços de custo baixo chegarem ao Legends of Runeterra.
Poppy, Draven
e Gangplank
são campeões genéricos que poderiam ser exemplos de design mais comuns para os próximos lançamentos, enquanto Nami
já possui poder acima da média que só deve escalar com o passar do tempo, assim a tornando um alvo propício de nerfs num futuro não tão distante. Os quatro são bases que eu sempre consideraria na montagem de composição para a Contenda Final e Sazonal, principalmente os que envolvem os personagens de Noxus e Bandópolis.
O metagame atual é muito mais sobre quantidade, seja de poder espalhado e acumulado na mesma unidade ou de geração de valor constante durante o desenvolvimento de mesa, do que de cadência de jogo através de rodadas pouco impactantes. Um simples turno de ritmo perdido ou sem boa escolha a ser executada é mais do que suficiente para que a partida se torne bem mais complicada do que de costume, principalmente se o adversário aproveita esse espaço para desenvolver as ameaças destacadas no texto ou abusar da mana reduzida pelo Prefeito de Bandópolis. Aproveite do posicionamento favorável que estas opções apresentam nos últimos dias da temporada de Além do Bandobosque para subir na ranqueada ou desempenhar a performance desejada em torneios.
*As imagens desse texto foram retiradas do último relatório publicado pelo Balco.