Guia de deck: Miss Fortune / Quinn – Scouts / Patrulheiros
Durante esta semana, Steve Rubin, líder de live design do Legends of Runeterra e responsável pelas mudanças de balanceamento do jogo abriu alguns detalhes sobre taxas de vitória de decks de uma forma geral e pontuou que o deck de Patrulheiros (ou Scouts) possuía a segunda maior winrate do jogo no momento, perdendo exclusivamente para Anoitecer (ou Nightfall). Já estava interessado em montar mais guias de decks específicos que estivessem no meta atual e como não vejo nerfs chegando num futuro próximo para as cartas desse deck, acho que aprender a como jogar com (ou contra) patrulheiros é bem importante para se sair bem no Torneio Sazonal.
Entendendo Demacia enquanto região
Uma das particularidades do LoR é a especialidade de cada região dentro de temas específicos. Targon possui buffs, Ionia geralmente oferece respostas, Ilhas das Sombras consegue lidar com unidades alheias, etc. O design de Demacia no jogo é reto: a região é muito focada em unidades e suas remoções inclusive são baseadas nas unidades que a região possui em campo no momento. A região inclusive conta hoje com 3 cartas com funções muito parecidas: Combate Individual, Golpe Incansável
e Golpe Orquestrado
. É importante perceber que para esses feitiços serem eficientes, a região precisa ter boas unidades. E ela normalmente tem.
O design da região de Garen, Lucian
e companhia é direcionado para que você controle a mesa através de uma pressão de unidades. O "normal" é que as melhores unidades do jogo a cada curva seja de Demacia e que, para lutar de igual para igual, as demais regiões precisem recorrer a recursos adicionais, na forma de feitiços.
O jogo tradicional de decks midrange "agressivos"
Entenda inicialmente que um jogo de Legends of Runeterra pode ser dividido em três momentos, compreendendo um conjunto específico de rodadas. O early game acontece entre os turnos 1 e 4, o mid game entre as rodadas 5 e 7 e o late game segue da rodada 8 em diante. Decks midrange acabam podendo pender para o early, com uma necessidade muito grande de um desenvolvimento de unidades de menor custo ou pender pro late, quando unidades de alto custo e alto impacto são jogadas.
Dito isso, vamos checar essa lista padrão de Patrulheiros.

Como é possível ver no gráfico de custo de mana, a maior parte das cartas do deck está na curva entre 1 e 4, o que estabelece que o deck de Patrulheiros, construído desta forma, deve ter uma forte presença no early game. O que deve ser considerado desde o primeiro momento do jogo.
O mulligan
A sua escolha de cartas inicial quando jogando de scouts deve priorizar uma curva sólida de unidades a cada rodada em detrimento de carta x ou y. É muito difícil uma região resistir, especialmente após o nerf em Chuva de Disparos, a um jogador que abre de Plumageiro Rastreador
seguido de Protetora Aciária
e Miss Fortune
. O impacto de uma sequência constante de unidades pressionando a vida do adversário normalmente o obriga a tomar decisões sub-ótimas para manter-se vivo na disputa.
Desenvolvimento x Ataque aberto
Normalmente, durante uma rodada em que você possui acesso ao token de ataque, você terá de decidir se vale a pena abrir o turno atacando, ou desenvolver unidades em virtude de potencializar sua pressão de dano ao nexus do oponente. E embora cada caso deva ser avaliado individualmente, entenda que, de modo geral, as unidades de Demacia são melhores que unidades com mesmo custo de mana de outras regiões. Sendo assim, ao baixar mais unidades, você (teoricamente) terá mais trocas boas durante o combate. No entanto, sempre fique atento à punições de velocidade lenta, como Avalanche, A Ruína
e afins.
Seja ativo com suas unidades e reativo com seus feitiços
Lembra que eu comentei no parágrafo acima que as unidade de Demacia são melhores? Isso significa que, normalmente, o seu adversário não estará apto a bloquear um ataque sem perder sua própria unidade em troca de apenas algum dano em seu seguidor ou campeão. Quando ele o fizer, é muito provável que esteja elaborando uma jogada em conjunto com algum feitiço ou trick. Seja ao congelar sua unidade, dar um buff na própria, etc. Ao fazê-lo, você já terá a vantagem pois seu adversário começou gastando mana e cartas para lidar com algo seu. Esse é o momento em que as cartas como Visão Aguçada, Ripostar
e Determinação Guardiã
brilham, agindo como uma ferramenta de proteção enquanto faz a manutenção da sua agressividade no campo e atua como jogada de tempo.
A função de Perseguição Implacável
Pode parecer óbvio que Perseguição Implacável é uma carta normalmente jogada para causar mais dano no nexus adversário. No entanto, a maior parte dos jogadores ainda se confunde sobre quando é o melhor momento. O feitiço finalizador de Demacia normalmente tem maior impacto em situações nas quais o seu oponente, que normalmente já estaria atrás na mesa, realiza altos investimentos em uma única unidade, como Tryndamere
, O Dividemente Infinito
e etc.
Você também pode tirar uma maior vantagem da carta se possuir unidades com a palavra-chave patrulheiro, uma vez que as unidades poderão atacar duas vezes mesmo no turno do adversário. Por fim, o feitiço é o complemento perfeito para a Miss Fortune, uma das principais condições de vitória da lista.
Finalizando
Patrulheiros é um deck que está presente no meta desde o lançamento de marés crescentes com uma taxa de vitórias bastante competitiva. O meta atual, e que deve se manter por algumas semanas, está muito favorável para bons resultados com o deck, tanto na ladder quanto em torneios. Mesmo que seja fã de outras estratégias, vale a pena jogar algumas partidas de Scouts para entender melhor como funciona e saber em torno do que se preocupar.