Os jogadores de Legends of Runeterra?
[Baseado no artigo originalmente escrito por Mark Rosewater]
Durante o desenvolvimento de um produto como Legends of Runeterra, um dos objetivos da equipe de design é atender ao público e tornar os jogadores felizes. Apesar de toda a competitividade, LoR ainda é um jogo e o objetivo principal ainda é divertir-se. Durante esta busca, os desenvolvedores precisam descobrir quais aspectos os jogadores mais valorizam no jogo. Este não é um processo simples e envolve uma infinidade de fatores, sejam grupos focais, pesquisas, questionários, etc.. Quando um funcionário da Riot comenta uma publicação no Reddit ou responde um usuário no Twitter, tenha certeza que ele leu dezenas de outras publicações e tuítes e ele está tentando conhecer melhor o seu público.
Durante os primeiros anos de desenvolvimento de Magic: The Gathering, a equipe de desenvolvimento do jogo, liderada pelo MaRo (Mark Rosewater) chegou à conclusão de que existem três tipos básicos de jogadores. Internamente, o nome dado para essas categorias foi de "perfil psicográfico", algo que separa os jogadores em categorias baseadas no seu direcionamento psicológico. O que motiva aquele jogador a jogar? Que tipo de cartas ele gosta? Que tipo de coisa o anima para manter-se jogando?
Para facilitar as coisas, a equipe de pesquisa e desenvolvimento de Magic deu a cada uma destas três categorias um nome: Timmy, Johnny e Spike. E eu vou te mostrar agora que esses arquétipos não estão limitados ao MtG.
É importante saber antes de tudo que poucos jogadores caem em apenas um perfil específico, a maioria dos jogadores possuem elementos que agregam diversos perfis. Imagine cada categoria como uma caricatura de um jogador.
Timmy
Imagine que uma criança vai até a App Store e baixa Legends Runeterra. Ele não tem muito dinheiro por ainda ser muito novo e depender dos pais, ele também só pode jogar depois que termina as lições de casa e, por isso, até farmar cartas no jogo é um processo mais lento. Ao cumprir os tutoriais do jogo, ele abre algumas cápsulas e encontra algumas cartas, Catadores de Refugo, Determinação Guardiã
, Cithria de Campinuvem
, Disparo Místico
... e Aquela que Vaga
.
Ele lê o texto da carta e demora um pouco pra entender, mas entende. Custa 10 manas, é 10/10 e OBLITERA todas as unidades menores, inclusive na mão do oponente! Isso é muito poderoso e não dá pra ser parado. Timmy está feliz com sua nova carta e vai construir um deck com ela. Talvez consiga inclusive colocar uma Fúria da Batalha na unidade e ter ela no campo 18/14! Seria incrível!
Timmy, dentro das equipes de desenvolvimento é o "power gamer". Um jogador que gosta de grandes vitórias. Para ele, não é suficiente uma vitória no último minuto, ele quer trucidar os seus oponentes. Suas cartas devem ser impressionantes, quanto maior o custo e maior o efeito, mais satisfações ele irá sentir. Provavelmente Timmy teria um mini ataque cardíaco quando conhecer Buscando a Purrrfeição e Gatástrofe
.
Mas não se engane ao pensar que Timmy obrigatoriamente deve ser jovem. Enquanto seja verdade que jogadores mais novos estejam mais aptos a encaixar-se nesta categoria, jogadores de qualquer idade podem ser um Timmy. O que define este tipo de jogador, na realidade, é o fato de ser motivado pela diversão. Ele joga Legends of Runeterra porque é divertido. Timmy é um jogador social e uma parte importante do jogo envolve estar com seus amigos nos momentos de suas grandes jogadas.
A cada coleção, a equipe de desenvolvimento de Legends of Runeterra provavelmente irá desenhar algumas cartas para o Timmy. Elas provavelmente serão grandes unidades ou mágicas com grandes efeitos. As cartas do Timmy são fortes mas não são muito econômicas e as cartas com custos mais eficientes irão capturar a atenção do Spike, outro jogador que veremos mais em breve.
Tryndamere, Chamado da Mãe de Guerra
, O Apavorador
, Nautilus
, Formação Aciária
, Comandante Ledros
, Aquela que Vaga
e Rex Correnteza
são algumas das cartas desta categoria de jogador.
Johnny
Durante o desenvolvimento destas categorias, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) de Magic já tinha dois perfis bem claros quando chegaram ao Johnny. O primeiro deles foi o Timmy, que vimos acima e o segundo foi o "jogador de torneio". O terceiro, Johnny, é o tipo de jogador criativo que utiliza Legends of Runeterra como uma forma de auto-expressão. Ele gosta de vencer, mas deseja vencer com estilo. É muito importante para o Johnny, inclusive, que ele vença nos seus próprios termos. Sendo assim, é importante para este tipo de jogador que ele esteja usando o seu próprio deck e jogar Runeterra é uma oportunidade para expressar sua criatividade.
O Johnny é o típico jogador que adora um desafio. Ele gosta de vencer com cartas que mais ninguém quer usar. Ele gosta de fazer decks que vençam de uma forma inovadora. O que o diferencia dos outros perfis é que ele gosta de construir decks tanto ou até mais do que gosta de jogar. Johnny adora as interações obtusas de cartas, ama decks de combo e ele está sempre muito feliz quando explora um território inexplorado.
Assim como o Timmy, Johnny se preocupa muito mais com a qualidade das suas vitórias do que a quantidade. Por exemplo, imagine que Johnny construiu um deck que coloca 5 Teemos na mesa que atacam juntos para colocar uma quantidade absurda de cogumelos no deck adversário. Ele jogou 12 partidas e seu combo só funcionou na 12ª tentativa. Johnny está feliz.
A cada coleção, também são desenhadas algumas cartas para o Johnny. Geralmente cartas com efeitos únicos que possam ser construídos decks em torno dele. De uma forma geral, as cartas desenhadas para este perfil possuem um potencial real de jogo. Se você conhece e acompanha o M0gwai, streamer de Legends of Runeterra, ele é MUITO um Johnny.
As cartas no LoR para esta categoria de jogador são: Videira Vigorosa, Buscando a Purrrfeição
, Julgamento
(na Fiora
), Elo Mental
, etc..
Spike
O jogador competitivo. Spike joga para vencer e gosta de vencer. Para alcançar este objetivo, Spike irá jogar com qualquer que seja o melhor deck do meta no momento. Ele é o jogador que copia decks da internet, ele é o jogador que pede listas para outros jogadores. Para o Spike, a emoção do Runeterra é a adrenalina da competição. Ele gosta do estímulo de vencer adversários e ama a glória da vitória.
Spike é o jogador que se importa muito mais com a quantidade de vitórias do que a qualidade. Se o Spike joga 10 partidas, ganha nove e sente que poderia ter vencido o décimo jogo, Spike fica chateado.
Muitas das cartas desenvolvidas, talvez a maioria, são para o Spike. Uma vez que ele joga pra ganhar, se a equipe de design prepara uma carta que seja boa o suficiente e eficiente, ele irá jogá-la. Vi, Heimerdinger
, Discípula Carmesim
, Sejuani
, não importa a região. Desde que ele possa vencer.
Uma curiosidade: o principal subreddit de discussões competitivas de Magic: The Gathering se chama Spikes.
E pra fechar...
Esteja ciente de que esses perfis se aplicam às motivações dos jogadores mais que qualquer coisa. Timmy pode jogar em torneios e Spike pode jogar laboratórios. Não há uma limitação neste sentido. Que tipo de jogador você é?
Muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)
Vic
—-
Esse conteúdo faz parte de uma série de artigos que publico semanalmente e são enviados com exclusividade para os assinantes (subs) do meu canal na Twitch.
Para saber mais, acesse http://twitch.tv/ViktorKavBR, https://www.youtube.com/viktorkav ou https://discord.gg/Z2k69CT.