O retorno do Noxus Midrange

Os decks conhecidos como Noxus Midrange já foram mais predominantes no metagame de Legends of Runeterra. Twisted Fate com Gangplank ou Swain, Ezreal Draven e Ashe LeBlanc foram muito utilizados, mas caíram em desuso conforme as novas regiões impactaram o nível de poder do card game da Riot. Entretanto, listas baseadas nas remoções noxianas voltaram a ser relevantes tanto na ladder quanto em torneios.

Mas qual é o motivo de Noxus Midrange ter voltado ao metagame? Há dois fatores relevantes para isso e eles se complementam. O primeiro motivo disso é a força que os decks de Demacia possuem atualmente. O segundo é a ausência de controles baseados em Ilhas das Sombras e Freljord - uma consequência direta do poderio demaciano. Com isso, remoções noxianas se tornaram mais úteis, os jogos estão no ritmo que o arquétipo consegue acompanhar e é um predador natural de A Árvore de Bandópolis, que havia aumentado sua popularidade nas últimas semanas.

Lista de Caitlyn Ezreal que a Mafraju usou no último Fight Night
Noxus
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
29 500
champion
6
epic
5
rare
13
common
16
Campeões
6

3

Caitlyn

x3

3

Ezreal

x3

Seguidores
12

2

Aranha Doméstica

x3

3

Arquivista da Delegacia

x3

3

Espinho da Rosa

x1

3

Vigia Aracnídea

x3

8

Capitão Farron

x2

Feitiços
22

0

Raio Termogênico

x2

1

Bando Voraz

x3

2

Disparo Místico

x3

3

Pacificadora de Piltover

x3

3

Terra Abrasada

x2

3

Vapores do Sumidouro

x1

4

Choque de Statikk

x3

4

Palavras Sussurradas

x2

5

Improbulador Trivolt

x3

17 de maio de 2022
runescola.com.br

Noxus e Piltover & Zaun se combinam muito bem dentro dessa proposta, algo que tem se mostrado efetivo com o retorno do deck de Improbulador Trivolt ao meta, mas dessa vez com Caitlyn acompanhando o Ezreal. Ao mesmo tempo, Draven Sion, com uma cópia de Vi, pode ser uma opção mais interessante aos jogadores que preferem propor mais agressividade. O baralho sempre foi uma opção sólida versus as listas de Demacia, mesmo que não seja tão reativo quanto conseguia com a versão original da Revenã das Lâminas Gêmeas.

Noxus e Bandópolis também estão se mostrando uma ótima combinação dentro do arquétipo Midrange. A Árvore de Bandópolis foi minha opção para subir ao mestre e ainda tem alguns jogadores o usando efetivamente na ladder, mesmo que seja mais forte em torneios. Gnar [[Swain] possui o pacote de remoções efetivas, utiliza bem ambos os campeões e consegue ter gás no jogo longo por causa das compras de cartas e efeitos de manifestar. Ambas as listas são lentas, necessitam de precisão nas escolhas das cartas geradas e não podem se limitar a uma única forma de finalizar a partida.

Minha lista de Gnar Swain
Noxus
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
28 900
champion
6
epic
5
rare
10
common
19
Campeões
6

4

Gnar

x3

5

Swain

x3

Seguidores
18

2

Aranha Doméstica

x2

2

Conquiliologista

x3

3

Prefeito de Bandópolis

x2

3

Telescópio Errante

x3

3

Vigia Aracnídea

x3

4

Viajantes Aborrecidos

x2

8

Capitão Farron

x1

8

O Leviatã

x2

Feitiços
16

1

Bando Voraz

x3

1

Dardo Venenoso

x2

2

Graveto Pontudo

x3

3

Mão da Morte

x3

3

Terra Abrasada

x2

4

Tiro Destruidor

x2

6

Minimorfo

x1

17 de maio de 2022
runescola.com.br

Noxus Midrange em torneio

Apesar de ser completamente viável jogar com Noxus Midrange em torneios, não há um terceiro deck sólido que acompanhe os citados anteriormente - afinal, alguns deles utilizam a mesma combinação de regiões. Braum Vladimir não é um deck consistente o suficiente, mesmo que encaixe como opção sólida para punir os Patrulheiros. Com isso, o jogador precisa buscar algo que esteja na zona de conforto dele e que tenha confrontos pelo menos equilibrados.

Recentemente, o jogador Impetos venceu uma edição recente da Runescola com Jayce / Lux completando a line. Rodsmtg foi campeão da última edição do Fight Night com Gnar Swain, Escuridão e Fadas, misturando decks sólidos do metagame com propostas que ele tem bastante noção de jogo. Aos que adoram A Árvore de Bandópolis, ele pode ser combinado com os decks de Demacia, assim pegando oponentes desavisados que tentam abordagens de controle.

Lista de Draven Sion
Piltover & Zaun
Noxus
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 200
champion
6
epic
4
rare
7
common
23
Campeões
6

3

Draven

x3

5

Vi

x1

7

Sion

x2

Seguidores
19

1

Granadeiro Renascido

x3

1

Pedinte Zaunita

x3

2

Bumbuíno

x3

2

Cavaleiro Caído

x3

3

Draga do Sumidouro

x3

8

Alma Perdida

x3

8

Capitão Farron

x1

Feitiços
15

0

Canhão de Poros

x2

2

Disparo Místico

x3

2

Remexida

x2

3

Anime-se!

x3

3

Poder

x1

5

Dizimar

x3

5

Técnicas de Sobrevivência

x1

17 de maio de 2022
runescola.com.br

Noxus Midrange deve se manter como uma das opções sólidas do metagame até a próxima atualização de balanceamento ou caso não apareça nenhum hotfix inesperado, afinal Demacia deve continuar dominante por tempo o suficiente. Contudo, Bandópolis também gera valor o suficiente para que essa abordagem tenha dificuldade de acompanhar o ritmo de jogo, por isso é preciso entender bastante o funcionamento dessa estratégia e dominar o momento ideal entre passar a prioridade ou desenvolver para ditar o ritmo da partida.

Confira abaixo o Guia que o ViktorKav fez sobre este deck de Ezreal e Caitlyn: