Miss Fortune e Sejuani, um guia sobre o deck

Acordei bem cedo hoje, não sei exatamente o que houve, mas acabei dormindo bem menos do que deveria. Ao acordar, contudo, me deparo com a notícia de que as notas de atualização haviam vazado. Não é a primeira vez que isso acontece e tenho certeza que não será a última.

As notas da atualização 1.4, além de um verso de carta iradíssimo, um companion para fãs de felinos, também trouxe mudanças aguardadas e inesperadas em algumas cartas e campeões. Normalmente costumo dizer que quando temos buffs e nerfs, quem não perde, ganha. E, avaliando o meta atual, tínhamos claramente um rei do pedaço (neste caso específico, duas rainhas). Miss Fortune e Sejuani.

Já dentro do meta 1.6, apesar da superioridade da combinação de Ashe e Sejuani na região de Noxus, o deck de MF/Seju permanece como uma escolha forte e viável dentro da variedades de decks que encontramos nas filas ranqueadas.

Entendendo mais sobre o deck dentro do meta

Muitos podem argumentar que o deck de Miss Fortune e Sejuani já era poderoso e presente o suficiente no meta ranqueado para ser considerado um deck to beat. Contudo, havíamos outras presenças constantes nas filas diamante, mestre, etc. A combinação MF/Sejuani, segundo dados do Meta Stats do Mobalytics, representou 7,3% do ambiente durante a atualização 1.3. Atrás da combinação base dos decks de Aqueles que Perduram (Kalista e Elise), com um índice de presença de 10,2% do meta e logo à frente dos decks baseados em Nautilus e Maokai (5,5%).

Sendo assim, estar tão presente naquelas semanas foi claramente um ponto negativo para a combinação MF/Seju, jogadores estão acostumados a jogar em torno de cartas como Fúria do Norte e já passou o tempo em que uma Sejuani no turno 6, antes do ataque, ou um Rex Correnteza jogado no turno 8 surpreenderia alguém. O fator surpresa não existe mais. Ainda assim, o deck consegue bons resultados e deve continuar tendo.

Sabemos então que a combinação de campeãs não é exatamente nova, embora estivesse dispersa entre duas orientações, uma mais agressiva, contendo cartas como Caçador de Escamâminas e Suboficial e outra um pouco mais baseada na vantagem de cartas, fazendo uso de Mercador Clandestino e Produtos Surrupiados. Mercador Clandestino, Produtos Surrupiados e a mecânica de roubo de cartas como um todo foram nerfados enquanto Suboficial recebeu um ligeiro bônus. Essa informação, por si só, direciona a versão na qual aposto para a atualização 1.4, início da Temporada da Fortuna. Inclusive, o nome da temporada não poderia ser mais adequado.

Miss Fortune e Sejuani - Deck to Beat 1.4
Lista de Miss Fortune e Sejuani que recomendo. O código atualizado do deck está disponível na seção Decks do Meta
Concorrência Direta

A combinação de Miss Fortune e Sejuani foi responsável pela ascensão dos decks baseados na carta Aqueles que Perduram: o deck que combina Freljord e Ilha das Sombras era o grande calcanhar de Aquiles das campeãs. Faz sentido, a estratégia conseguia segurar muito bem o ímpeto adversário no early game para finalizar com a massiva unidade (21/21?) com sobrepujar que ainda poderia ser jogada em direção ao nexus posteriormente através de atrocidade. Além disso, cartas como Aperto dos Mortos-Vivos, Lamento Fulminante e até mesmo Vingança ganham o tempo necessário para lidar com a mesa adversária.

Durante a atualização 1.4, Aqueles que Perduram sofreu uma ligeira piora, teve seu custo de mana aumentado de 6 para 7. Parece pouco, mas a carta não entra mais como resposta a uma Sejuani jogada no turno 6 durante o ataque. Talvez não seja o suficiente para tornar positivo o win rate contra o deck, que está em míseros 41,2%, mas é uma ajuda.

O outro ponto fraco deste deck é o “Monstros Marinhos / Profundezas”, decks baseados em Nautilus e Maokai que também possuem um excelente matchup contra as campeãs de Águas de Sentina e Freljord. Elas vencem apenas 44,8% das partidas contra estes campeões baseados na mecânica de abdicar.

E existem razões bem específicas pra isso, em primeiro lugar, a versão mais popular de MF / Seju era baseada na vantagem de cartas através da compra de cartas do deck adversário. Desta forma, Mercador Clandestino e Produtos Surrupiados ofereciam uma certa vantagem ao adversário, acelerando o seu percurso até às esperadas 15 cartas restantes no deck. Já nos turnos 6 a 8, momento em que o deck das campeãs costumam finalizar o jogo utilizando a própria Sejuani ou Rex Correnteza, costumam encontrar uma parede intransponível formada por monstros marinhos liderados por um Nautilus 13/13 e robusto.

É importante lembrar também que, até a atualização 1.3, cartas eram roubadas do topo do deck, acelerando a vinda de campeões às mãos dos adversários. Agora, ao retirar cartas do fundo do deck do oponente, você apenas ajuda-o a alcançar deep, mas não mais a encontrar aquele Maokai ou Nautilus mais facilmente.

Pois bem, decks baseados em Profundezas/Abdicar também sofreu perdas com essa atualização. Geralmente despercebido, Catadores de Refugo era uma EXCELENTE unidade para o deck até então, sendo usada tanto defensivamente, ao trocar bem com a maior parte das ameaças que chegam cedo ao jogo, tanto agressivamente, ao causar 2 de dano desde a primeira rodada, sem esquecer de sua utilidade básica, abdicar 3 quando invocado: enfim, sem defeitos até hoje. Amanhã, contudo, a unidade para de funcionar efetivamente contra Carniceiro Farpado, Guerreira Impiedosa e até mesmo o novo Suboficial.

Diante das mudanças de estratégia do deck e das cartas em si, não me estranharia ver Sejuani e Miss Fortune com win rates positivas contra os decks de Profundezas a partir de amanhã.

Por fim, entre os decks tidos como “do meta”, a combinação só possui uma outra win rate negativa e por muito pouco: os decks de Demacia baseados em Porta-Estandarte da Vanguarda, o famoso Bannerman (49,5%). As grandes unidades lideradas por Garen conseguem forçar trocas vantajosas e, a menos que apresente uma mão particularmente agressiva e com uma Sejuani para ser usada como resposta no momento certo, o deck costuma ser atropelado por uma Cithria, a Audaciosa tão cedo quanto no turno 6. A ausência de uma resposta eficaz contra Espírito Inflexível, que também foi nerfada ao cair da classe de feitiços súbitos para rápidos, até prejudica os Demacianos, principalmente em momentos que você depende de Rex Correnteza para limpar a mesa e/ou aplicar dano. Mas ainda assim, não é algo impactante.

A combinação permanece sem uma resposta à imortalidade alheia. Contudo, o nerf no Espírito Inflexível pode atuar como um fator para reduzir a quantidade de cópias das cartas nos decks do meta, uma vantagem a ser aproveitada de qualquer forma.

E os demais?

A grande força da combinação entre Miss Fortune e Sejuani reside nas win rates positivas contra a maior parte do meta. Exceto pelos decks citados acima que, reitero, tornaram-se mais comuns por uma resposta à força delas, todos os demais decks possuem problemas em lidar com a estratégia das campeãs. O deck possui, por exemplo, um índice de vitórias de 60% contra Ionia / Piltover e Zaun, representado em maior frequência pela combinação de Heimerdinger e Vi, atualmente sumida após os nerfs e mudanças presentes na atualização 1.6, embora fosse um dos decks considerados mais fortes até então, embora muito dessa winrate ocorresse em virtude da mecânica de roubo de cartas.

Já a mecânica de vulnerável trazida por Assassina de Aluguel e o Caçador de Escamâminas e cartas como Chuva de Disparos também aplicam boas respostas à decks baseados em unidades menores como o Freljord / Ionia Kinkou Elusivos (56,1%) e o Noxus / Piltover e Zaun Burn Aggro (53,7%). 

Ainda não bastasse, o deck também se sai muito bem contra combinações controladoras menos comuns, como decks baseados em Karma e/ou Ezreal, uma vez que consegue aplicar uma grande pressão cedo no jogo e proteger suas unidades ao passo que causa dano através de cartas como Fúria do Norte.

Algumas dicas

É importante proteger a sua Miss Fortune e foque em utilizar-se de cartas que aplicam vulnerável como Assassina de Aluguel e o Caçador de Escamâminas para remover unidades problemáticas do adversário e mantê-la numa posição de segurança. Embora frágil, a MF é particularmente poderosa contra unidades com 1 de saúde. Procure entender o momento certo de usá-la contra cada deck.

Fúria do Norte, assim como a maior parte dos truques de combate (feitiços que ampliam poder e/ou resistência das suas unidades) devem ser utilizados em duas situações principais: para ganhar o jogo ou como resposta a um efeito do adversário. Em alguns casos, é viável utilizá-la em unidades com sobrepujar, como uma Guerreira Impiedosa ou a própria Sejuani, para proteger suas unidades ao mesmo tempo que abate uma unidade adversária e causa dano no nexus do oponente. Fúria do Norte também é especialmente forte em unidades com patrulheiro (Caçador e Navegadora Nativa).

A Sejuani deve ser utilizada primariamente durante o seu turno de ataque. Este deck é particularmente agressivo e a condição vulnerável aplicada por ela é muito importante para ser ignorada. Ao baixá-la durante o turno de ataque do adversário, você está basicamente abrindo mão da vantagem de cartas que ela potencialmente oferece.

Tiro de Aviso deve ser utilizado com cuidado. Uma vez que a lista analisada não roda Mercador Clandestino ou Produtos Surrupiados, a carta funciona especialmente para suas unidades no mid / late game. Rex, Caixeiro Cítrico e a própria Sejuani se aproveitam muito mais da carta do que um Carniceiro Farpado. Não gaste à toa.

Bem-vindos à Temporada da Fortuna, muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)

Vic

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