Miss Fortune e Sejuani, um guia sobre o deck
Acordei bem cedo hoje, não sei exatamente o que houve, mas acabei dormindo bem menos do que deveria. Ao acordar, contudo, me deparo com a notícia de que as notas de atualização haviam vazado. Não é a primeira vez que isso acontece e tenho certeza que não será a última.
As notas da atualização 1.4, além de um verso de carta iradíssimo, um companion para fãs de felinos, também trouxe mudanças aguardadas e inesperadas em algumas cartas e campeões. Normalmente costumo dizer que quando temos buffs e nerfs, quem não perde, ganha. E, avaliando o meta atual, tínhamos claramente um rei do pedaço (neste caso específico, duas rainhas). Miss Fortune e Sejuani
.
Já dentro do meta 1.6, apesar da superioridade da combinação de Ashe e Sejuani
na região de Noxus, o deck de MF/Seju permanece como uma escolha forte e viável dentro da variedades de decks que encontramos nas filas ranqueadas.
Entendendo mais sobre o deck dentro do meta
Muitos podem argumentar que o deck de Miss Fortune e Sejuani
já era poderoso e presente o suficiente no meta ranqueado para ser considerado um deck to beat. Contudo, havíamos outras presenças constantes nas filas diamante, mestre, etc. A combinação MF/Sejuani, segundo dados do Meta Stats do Mobalytics, representou 7,3% do ambiente durante a atualização 1.3. Atrás da combinação base dos decks de Aqueles que Perduram (Kalista
e Elise
), com um índice de presença de 10,2% do meta e logo à frente dos decks baseados em Nautilus
e Maokai
(5,5%).
Sendo assim, estar tão presente naquelas semanas foi claramente um ponto negativo para a combinação MF/Seju, jogadores estão acostumados a jogar em torno de cartas como Fúria do Norte e já passou o tempo em que uma Sejuani
no turno 6, antes do ataque, ou um Rex Correnteza
jogado no turno 8 surpreenderia alguém. O fator surpresa não existe mais. Ainda assim, o deck consegue bons resultados e deve continuar tendo.
Sabemos então que a combinação de campeãs não é exatamente nova, embora estivesse dispersa entre duas orientações, uma mais agressiva, contendo cartas como Caçador de Escamâminas e Suboficial
e outra um pouco mais baseada na vantagem de cartas, fazendo uso de Mercador Clandestino
e Produtos Surrupiados
. Mercador Clandestino
, Produtos Surrupiados
e a mecânica de roubo de cartas como um todo foram nerfados enquanto Suboficial
recebeu um ligeiro bônus. Essa informação, por si só, direciona a versão na qual aposto para a atualização 1.4, início da Temporada da Fortuna. Inclusive, o nome da temporada não poderia ser mais adequado.

Concorrência Direta
A combinação de Miss Fortune e Sejuani
foi responsável pela ascensão dos decks baseados na carta Aqueles que Perduram
: o deck que combina Freljord e Ilha das Sombras era o grande calcanhar de Aquiles das campeãs. Faz sentido, a estratégia conseguia segurar muito bem o ímpeto adversário no early game para finalizar com a massiva unidade (21/21?) com sobrepujar que ainda poderia ser jogada em direção ao nexus posteriormente através de atrocidade. Além disso, cartas como Aperto dos Mortos-Vivos
, Lamento Fulminante
e até mesmo Vingança
ganham o tempo necessário para lidar com a mesa adversária.
Durante a atualização 1.4, Aqueles que Perduram sofreu uma ligeira piora, teve seu custo de mana aumentado de 6 para 7. Parece pouco, mas a carta não entra mais como resposta a uma Sejuani
jogada no turno 6 durante o ataque. Talvez não seja o suficiente para tornar positivo o win rate contra o deck, que está em míseros 41,2%, mas é uma ajuda.
O outro ponto fraco deste deck é o “Monstros Marinhos / Profundezas”, decks baseados em Nautilus e Maokai
que também possuem um excelente matchup contra as campeãs de Águas de Sentina e Freljord. Elas vencem apenas 44,8% das partidas contra estes campeões baseados na mecânica de abdicar.
E existem razões bem específicas pra isso, em primeiro lugar, a versão mais popular de MF / Seju era baseada na vantagem de cartas através da compra de cartas do deck adversário. Desta forma, Mercador Clandestino e Produtos Surrupiados
ofereciam uma certa vantagem ao adversário, acelerando o seu percurso até às esperadas 15 cartas restantes no deck. Já nos turnos 6 a 8, momento em que o deck das campeãs costumam finalizar o jogo utilizando a própria Sejuani
ou Rex Correnteza
, costumam encontrar uma parede intransponível formada por monstros marinhos liderados por um Nautilus
13/13 e robusto.
É importante lembrar também que, até a atualização 1.3, cartas eram roubadas do topo do deck, acelerando a vinda de campeões às mãos dos adversários. Agora, ao retirar cartas do fundo do deck do oponente, você apenas ajuda-o a alcançar deep, mas não mais a encontrar aquele Maokai ou Nautilus
mais facilmente.
Pois bem, decks baseados em Profundezas/Abdicar também sofreu perdas com essa atualização. Geralmente despercebido, Catadores de Refugo era uma EXCELENTE unidade para o deck até então, sendo usada tanto defensivamente, ao trocar bem com a maior parte das ameaças que chegam cedo ao jogo, tanto agressivamente, ao causar 2 de dano desde a primeira rodada, sem esquecer de sua utilidade básica, abdicar 3 quando invocado: enfim, sem defeitos até hoje. Amanhã, contudo, a unidade para de funcionar efetivamente contra Carniceiro Farpado
, Guerreira Impiedosa
e até mesmo o novo Suboficial
.
Diante das mudanças de estratégia do deck e das cartas em si, não me estranharia ver Sejuani e Miss Fortune
com win rates positivas contra os decks de Profundezas a partir de amanhã.
Por fim, entre os decks tidos como “do meta”, a combinação só possui uma outra win rate negativa e por muito pouco: os decks de Demacia baseados em Porta-Estandarte da Vanguarda, o famoso Bannerman (49,5%). As grandes unidades lideradas por Garen
conseguem forçar trocas vantajosas e, a menos que apresente uma mão particularmente agressiva e com uma Sejuani
para ser usada como resposta no momento certo, o deck costuma ser atropelado por uma Cithria, a Audaciosa
tão cedo quanto no turno 6. A ausência de uma resposta eficaz contra Espírito Inflexível
, que também foi nerfada ao cair da classe de feitiços súbitos para rápidos, até prejudica os Demacianos, principalmente em momentos que você depende de Rex Correnteza
para limpar a mesa e/ou aplicar dano. Mas ainda assim, não é algo impactante.
A combinação permanece sem uma resposta à imortalidade alheia. Contudo, o nerf no Espírito Inflexível pode atuar como um fator para reduzir a quantidade de cópias das cartas nos decks do meta, uma vantagem a ser aproveitada de qualquer forma.
E os demais?
A grande força da combinação entre Miss Fortune e Sejuani
reside nas win rates positivas contra a maior parte do meta. Exceto pelos decks citados acima que, reitero, tornaram-se mais comuns por uma resposta à força delas, todos os demais decks possuem problemas em lidar com a estratégia das campeãs. O deck possui, por exemplo, um índice de vitórias de 60% contra Ionia / Piltover e Zaun, representado em maior frequência pela combinação de Heimerdinger
e Vi
, atualmente sumida após os nerfs e mudanças presentes na atualização 1.6, embora fosse um dos decks considerados mais fortes até então, embora muito dessa winrate ocorresse em virtude da mecânica de roubo de cartas.
Já a mecânica de vulnerável trazida por Assassina de Aluguel e o Caçador de Escamâminas
e cartas como Chuva de Disparos
também aplicam boas respostas à decks baseados em unidades menores como o Freljord / Ionia Kinkou Elusivos (56,1%) e o Noxus / Piltover e Zaun Burn Aggro (53,7%).
Ainda não bastasse, o deck também se sai muito bem contra combinações controladoras menos comuns, como decks baseados em Karma e/ou Ezreal
, uma vez que consegue aplicar uma grande pressão cedo no jogo e proteger suas unidades ao passo que causa dano através de cartas como Fúria do Norte.
Algumas dicas
É importante proteger a sua Miss Fortune e foque em utilizar-se de cartas que aplicam vulnerável como Assassina de Aluguel
e o Caçador de Escamâminas
para remover unidades problemáticas do adversário e mantê-la numa posição de segurança. Embora frágil, a MF é particularmente poderosa contra unidades com 1 de saúde. Procure entender o momento certo de usá-la contra cada deck.
Fúria do Norte, assim como a maior parte dos truques de combate (feitiços que ampliam poder e/ou resistência das suas unidades) devem ser utilizados em duas situações principais: para ganhar o jogo ou como resposta a um efeito do adversário. Em alguns casos, é viável utilizá-la em unidades com sobrepujar, como uma Guerreira Impiedosa
ou a própria Sejuani
, para proteger suas unidades ao mesmo tempo que abate uma unidade adversária e causa dano no nexus do oponente. Fúria do Norte também é especialmente forte em unidades com patrulheiro (Caçador e Navegadora Nativa
).
A Sejuani deve ser utilizada primariamente durante o seu turno de ataque. Este deck é particularmente agressivo e a condição vulnerável aplicada por ela é muito importante para ser ignorada. Ao baixá-la durante o turno de ataque do adversário, você está basicamente abrindo mão da vantagem de cartas que ela potencialmente oferece.
Tiro de Aviso deve ser utilizado com cuidado. Uma vez que a lista analisada não roda Mercador Clandestino
ou Produtos Surrupiados
, a carta funciona especialmente para suas unidades no mid / late game. Rex, Caixeiro Cítrico
e a própria Sejuani
se aproveitam muito mais da carta do que um Carniceiro Farpado
. Não gaste à toa.
Bem-vindos à Temporada da Fortuna, muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)
Vic
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