Como Ganhar uma Mirror Match

É muito comum, ao ler um artigo ou ouvir um comentário sobre a estratégia envolvida em Legends of Runeterra, escutar as frases "você tem que saber quando é o agressor", "você deve identificar seu plano de jogo" etc.. E na maioria das vezes, você terá critérios para avaliar isso com facilidade uma vez que, naturalmente, quando comparadas duas listas diferentes, um deck será mais controlador e o outro mais agressivo. Claro que isso pode mudar no jogo, dependendo da natureza dos decks, mas na maioria das vezes é fácil ver se vale a pena fazer jogadas que resultem em você receber dois de dano para que seu adversário também receba dois de dano, ou matando um seguidor seu para dar conta de um seguidor do oponente. No entanto, o que você faz quando está jogando uma mirror match? Como você sabe qual abordagem deve seguir quando está jogando exatamente contra o mesmo conjunto de cartas que você está utilizando?

Para quem não sabe, uma "mirror match" é basicamente quando você está contra o mesmo deck que está jogando. Não precisa ser exatamente as mesmas 40 cartas, mas apenas um baralho com a mesma estratégia geral e muitas das mesmas cartas, principalmente os mesmos campeões. Geralmente, quanto mais você se inclina para o Controle no espectro, mais diferente o mirror se torna; em um deck como Sentina / Noxus Burn de Miss Fortune e Gangplank, existem muito poucas diferenças entre uma lista e outra, já que todos querem jogar os drops mais eficientes em cada ponto da curva e, em seguida, os feitiços de dano mais eficientes. Outros decks altamente sinérgicos, como Nautilus / Maokai Deep, também mudam muito pouco porque simplesmente não há espaço para mais nada. Mas assim que você começar a fazer construções mais inclinadas ao "controle", como decks que rodam campeões como Aurelion Sol, Karma e Lux, você começará a ter mais diferenças porque suas opções são maiores. E você ainda pode construir esses decks direcionando-os para vencer uma disputa contra outros decks de controle ou para vencer decks agressivos.

Mirrors de Aggro

Em um confronto de mirrors de decks agressivos, acredito que o aspecto mais importante é saber qual função você deseja assumir - aggro ou controle. Geralmente, há duas coisas que lhe darão informações sobre como jogar uma partida espelhada antes de fazer qualquer coisa: o token de ataque e sua mão inicial. Num cenário onde tudo é idêntico, o jogador que inicia o jogo será naturalmente conduzido para o assento do agressor, e o jogador que não possuir o primeiro token de ataque será o controle. Isso é algo que você pode manipular um pouco - afinal, ninguém é forçado a colocar unidades e atacar primeiro mesmo se possui o token de ataque nos turnos ímpares.

Mas ainda assim, é muito raro um deck querer abrir mão de pressionar a vida do adversário primeiro numa mirror match de aggro. No entanto, dependendo da forma como a sua lista é construída, a disputa pode tomar duas formas: uma corrida ou uma guerra de desgaste, dependendo do deck. Se você estiver jogando, por exemplo, uma partida de mirror de Sentina / Noxus, perceba o seguinte: Se você tem o token de ataque nos turnos ímpares, você pode tirar proveito de atacar primeiro com Miss Fortune, tão cedo quanto no turno 3; Você vai punir o desenvolvimento do seu adversário com Chuva de Disparos ou Assassina de Aluguel e você também atacará primeiro com Gangplank. Sendo assim, caso você tenha o token de ataque nos ímpares na mirror match, você normalmente quer assumir a postura agressiva da partida, pressionando sempre por dano no seu turno e tentando punir o desenvolvimento do adversário no turno de ataque dele.

No entanto, se a mirror em questão for de dois decks de Jinx / Draven Discard Aggro, um deck com um número grande de remoções (3x Disparo Místico, 3x Anime-se!, além de Anime-se! de Jinx e Reta da Morte de Draven), assumir a posição de controle é mais fácil, pois caso você consiga lidar com as unidades do adversário utilizando seus feitiços e só então colocar as suas unidades em campo, você estabeleceu uma larga vantagem.

Existem outras situações em que a posição que você assume na mirror depende de fatores que ocorrem no meio do jogo: numa mirror match de Fiora e Shen, o jogador que tiver mais mana disponível tende a ser mais agressivo, uma vez que normalmente há uma guerra de tricks de combate e, normalmente, quem tiver mais recursos vence. Já em um mirror de Lulu / Shen, o jogador que tiver unidades com desafiador em campo torna-se o agressor.

Lembre-se que você também pode usar as jogadas de seu oponente como informação sobre se deve assumir o papel agressivo ou controlador. Assim como você tem uma mão inicial que determina sua posição, ele também tem, e dependendo de suas jogadas, você pode tentar deduzi-la. Um jogador de Noxus / Sentina Burn que não desenvolve unidades nos turno 1 e 2 e apenas acumula mana de feitiço está provavelmente preparando para tirar vantagem de uma jogada de grande valor, como uma chuva de disparos aumentada por um barril de Ajudante do Apavorador ou de um Suboficial. Cabe a você ler as decisões que seu adversário toma e investigar o que o levaria a tomar estas decisões.

Mirrors de Controle

Os Mirrors de Controle são diferentes das Mirrors de Aggro, porque na maioria das vezes nenhum dos jogadores assume uma abordagem agressiva, a menos que um deles esteja jogando com um deck de ramp. Entenda que, enquanto cartas agressivas também funcionam como cartas defensivas, o contrário não acontece: um Carniceiro Farpado pode bloquear um Aurelion Sol no turno 10. Já uma Pedras Destinadas não vai pressionar a vida do adversário. E é por isso que é muito mais fácil para o aggro assumir o papel de controle do que o controle assumir um papel agressivo. Em mirrors de controle, a coisa mais importante geralmente é saber quando fazer um movimento.

De modo geral, numa partida deste tipo, o seu objetivo é não fazer qualquer jogada a menos que seja necessário. Existe uma regra geral que diz que normalmente você deseja que cada turno passe sem que você tenha usado qualquer uma de suas cartas e muitas pessoas parecem pensar que, se você fizer a primeira jogada, perderá no mirror de controle, mas isso não é verdade. Às vezes você pode e deve agir.

O conteúdo do seu deck define principalmente se você tem que fazer o primeiro movimento ou não. Se você está jogando um mirror de Chamado da Mãe de Guerra, ter certeza que você irá acelerar a sua mana antes e jogar o feitiço de 12 manas primeiro te dará a vantagem que você precisa. No entanto, se o seu deck possui poucas unidades relevantes e ele é composto por muitos feitiços, como as listas de Aurelion Sol e Lux, ter uma ameaça cedo no jogo que não possa ser respondida imediatamente, como uma unidade trazida por Em Memória, pode ser o ponto chave pra sair na frente. Caso contrário, você normalmente só deseja desenvolver unidades quando puder protegê-las no mesmo turno ou ter certeza que serão jogadas em segurança.

Também é importante lembrar que é na mirror de controle que a vantagem de cartas mais importa. Ter mais cartas significa ter mais opções, melhores respostas e poder lidar melhor com o que for colocado na mesa. Valorize esse conceito e tente tirar o máximo de vantagem durante trocas, sejam em combate ou não. Outra boa abordagem para mirrors de controle é tentar colocar uma ameaça em campo e então marchar para a vitória. Quando você tem algo em jogo, mesmo que seja um Vigilante Avarosiano, a pressão está toda sobre o adversário. Você realmente não precisa baixar mais nada, você só precisa reagir.