LoR como um jogo de recursos: Negociações
No artigo anterior, abordamos o Legends of Runeterra como um jogo de recursos e, durante a maior parte da partida, você será confrontado com opções de troca de alguns recursos por outros. Se você joga Pedras Destinadas e passa a rodada, você ganha algum tempo. No entanto, você estará abrindo mão de esgotar o recurso "vida" do seu adversário por pelo menos um turno, além de não exercer pressão na mesa, uma vez que o poder da unidade de Freljord é 0. Em LoR, a cada momento, você estará propondo, aceitando ou recusando negociações no jogo.
Se você utiliza a sua Cria Aracnídea para bloquear um Rex Correnteza
, você está trocando-o por seis pontos de vida. Se você tem 20 pontos de vida, você pode escolher sofrer o dano para, na próxima rodada, caso compre um truque de combate como Fúria do Norte
, Ripostar
ou afins, você utilize em conjunto com o seu seguidor para abater o Rex adversário. No entanto, se você tem apenas 6 pontos de vida, não bloquear irá fazer você perder todas as suas outras opções. E é aí onde o valor real da vida entra na matemática do jogo. Cada ponto de vida aumenta suas opções em relação a quais e quantas unidades não precisam bloquear.
Aprender a jogar suas melhores cartas em cada curva também é um assunto profundo e geralmente é melhor abordado com prática específica e uma análise do que funciona em determinado momento e como as coisas aconteceriam em cenários nos quais você toma uma decisão diferente. A estratégia básica, no entatno, é gastar a sua mana da forma mais eficiente possível. Se você tem a chance de jogar uma unidade de custo 5, no turno 5, normalmente você quer fazer isso.
No entanto, também é importante que você jogue suas cartas, principalmente as de maior impacto caso permaneçam na mesa, com algum backup. Isso significa geralmente atrasar o desenvolvimento de algumas coisas na curva para que você possa jogar outras cartas enquanto o seu adversário também gasta mana e torna-se inapto a responder sua ameaça. É comum ver jogadores de Swain baixando o seu O Leviatã
apenas depois que o adversário de Ilhas das Sombras possui 6 ou menos manas disponível. Assim, ele evita respostas como Vingança
e A Ruína
.
Existe uma quantidade quase infinita de considerações táticas que podem seguir um jogo de LoR, mas é importante saber a estratégia básica do deck que você está utilizando. Nesse aspecto, entenda estratégia como o seu plano geral, a sua abordagem para a partida. Enquanto suas táticas serão os meios utilizados para conquistar objetivos específicos.
Quando você joga um feitiço em LoR, você está gastando mana, o que é tempo, e uma carta. Em troca, você está impactando o seu jogo e as opções futuras do seu adversário da forma que é descrito no texto da carta em questão. Quando você está em um jogo, a real opção fica entre escolher gastar a mana e receber o efeito naquele momento ou guardar a opção para mais tarde e não receber os benefícios daquela carta, naquele momento.
Os novos monumentos do jogo, te dão mais opções em troca de recursos (sejam mana, cartas, rodadas, unidades, etc.). Em adição a custar mana, os monumentos também custam informação. Quando você tem uma carta em sua mão, você sabe algo que seu adversário não sabe. No entanto, ao colocar um monumento na mesa, você cedeu aquela vantagem como parte das "negociações" de poder usar aquela carta.
Ao baixar uma unidade no jogo, você normalmente troca mana e uma carta por uma presença no tabuleiro com a opção de atacar ou bloquear a cada rodada. Quando você ataca, você normalmente está arriscando a vida daquela unidade pelo prospecto de causar dano ao Nexus adversário. Praticamente cada unidade do jogo funciona assim e, no design, também pode-se perceber alguns detalhes: unidades elusivas possuem estatísticas mais fracas pelo seu custo de mana em troca de serem mais dificilmente bloqueadas, por exemplo.
Quando você ataca, você também está implicitamente oferecendo negociações para o seu adversário, com a ameaça de dano caso eles não aceitem ou pior. Se você ataca com um Ladrão Quimiopunk 3|2 e seu adversário possui uma Lulu
2|3 do outro lado, provavelmente ele vai querer bloquear. No entanto, se você estiver atacando com uma Retaguarda da Legião
3|1 e seu adversário possuir a mesma Lulu
, exceto se ele tiver muito pouca vida, provavelmente a campeã de Ionia vai ser poupada.
O jogador que bloqueia em Legends of Runeterra é quem decide quais as negociações que ele irá aceitar. Essas negociações, como descrito no parágrafo anterior, podem ser bem mais complexas do que apenas dano ao nexus e troca de unidades. Podem envolver cartas adicionais, por exemplo. Quando alguém te ataca, é importante lembrar que ele sabia o que você tem disponível para bloquear. Neste caso, avalie as "negociações" que estão sendo oferecidas e pergunte-se se aquilo faz sentido baseado na informação que você possui. Se não faz, quais cartas seu adversário poderia ter na mão que faria uma ataque como aquele fazer sentido?
É importante ao atacar e bloquear ter receio de tudo que seu adversário pode jogar naquele momento, mas adicione uma camada extra de pensamento sobre sua decisão. Se você o fizer usar um truque de combate, como uma Visão Aguçada, pelo menos ele não terá mais aquele recurso a disposição e isso pode liberar você para turnos futuros. Lembre-se também: se alguma carta for muito prejudicial e você jogar em turno dela coisa no turno seis, lembre-se de continuar jogando em torno da mesma carta nos turnos sete adiante. Além disso, frequentemente forçar o seu adversário a gastar mana num truque de combate ou feitiço significa privá-lo de mana para desenvolver ameaças no tabuleiro. Sendo assim, no caso de truques de combate, quanto antes você conseguir forçá-lo a fazê-lo, mais turnos você atrasa outras ameaças. Já no caso de A Ruína
e outras limpezas de mesa, quão mais tarde você forçá-lo a jogar a carta (geralmente não colocando muito valor na mesa mesmo enquanto continua pressionando), melhor pra você. São sempre negociações.
É muito importante ter uma visão paralela da partida de LoR para poder encontrar as melhores decisões e ler melhor seus adversários. E, se você deseja ficar melhor no jogo, jogue bastante. Todo mundo comete erros, a diferença é que os melhores jogadores vêem estes erros como oportunidades de crescimento.
Até semana que vem! (Ou todos os dias na Twitch!)