LoR como um jogo de recursos: Card Economy
Legends of Runeterra pode ser comparado a um desses board games ou mesmo vídeo games de gerenciamento de recursos, como Sim City ou Civilization. Você começa com alguns recursos em sua mão, ganha alguns outros conforme o tempo passa, mas tudo isso são meios para um fim. Todos os recursos que iremos definir adiante são ferramentas usadas para criar mais e melhores opções, assim como negar as opções do seu adversário. A opção mais importante entre todas é simplesmente continuar jogando o jogo, o real objetivo de uma partida de Runeterra, é negar essa opção para o seu oponente (isso levando em consideração que você deseja vencer o jogo).
Cada recurso/opção que você usa numa partida de Legends of Runeterra afeta a sua habilidade de continuar jogando o jogo e a habilidade do seu adversário fazer o mesmo. No seu âmago, Legends of Runeterra é um jogo de submissão, onde cada movimento que você realiza deveria levá-lo até o impedimento de que seu adversário continue jogando.
Isto não significa dizer que você deveria jogar Swain e O Leviatã
em seus jogos, ou algo nestas linhas. Reduzir a vida do seu oponente com ataques rápidos, deixar seu deck sem nenhuma carta por causa de um Maokai
, abater quatro unidades com uma Fiora
… Estas são apenas algumas maneiras de negar ao seu oponente a possibilidade de continuar jogando a partida.
Assim como no Xadrez, cada peão, cada espaço que é controlado e cada vantagem conseguida no tabuleiros são apenas meios para fazer um xeque mate no adversário. No Runeterra, costumamos nos importar com vantagem de cartas, tempo e outros aspectos.
O jogo de Runeterra é uma disputa entre duas partes nas quais ambos buscam o mesmo objetivo: "uma vitória". Nenhum jogador começa o jogo com isto, mas ambos desejam e, para alcançarem, eles trocam opções e recursos disponíveis para tentar conquistar maiores e melhores opções; assim como negar as opções adversário até que um jogador "conquista a bandeira" e então interrompe o ciclo.
Os tipos de recursos
Existem três tipos de recursos em um jogo de LoR. Os recursos são, na verdade, apenas opções no jogo, e cada tipo de opção que você tem em um jogo para tentar guiá-lo em direção ao seu objetivo pode ser expresso em termos desses três tipos.
Recursos com os quais você começa o jogo, mas não ganha naturalmente com o tempo (sem uma ação específica): Cartas no deck, total de vida, etc.
Recursos que você ganha naturalmente com o tempo, mas não começa o jogo com eles: Unidades, campeões, ataques, etc.
Recursos com os quais você começa o jogo e ganha naturalmente com o tempo: Cartas na mão, mana, etc.
Todos os recursos do LoR podem ser descritos nestes termos. Esses recursos são, em sua maioria, componentes da rodada e ações básicas que você pode (ou deve) fazer em cada rodada.
Card Economy
Card Advantage é realmente apenas o lado positivo do espectro de um conceito conhecido como Card Economy. Assim como a ideia de uma moeda nada significa sem uma compreensão do que você pode fazer com essa moeda, você deve entender o que uma carta lhe dá para poder apreciar as cartas com as quais você começa e a carta que você compra a cada rodada.
O ponto que quero mencionar aqui, porém, é que a Card Economy é realmente mais importante do que Card Advantage. Enquanto um deles significa apenas quantos você tem a mais que seu adversário. Card Economy faz referência ao quão boas as cartas são, por assim dizer.
Ao avaliar se algo é uma questão de Card Economy, a única pergunta que você precisa fazer é "Isso está relacionado ao recurso com o qual começo e ganho com o tempo?" (a carta, por assim dizer). Ao avaliar como isso é importante, pergunte-se como isso se relaciona com sua capacidade de obter mais opções que você deseja, as melhores opções que você pode posicionar-se para eventualmente negar o jogo ao seu oponente.
O que mais duas cartas farão para afetar sua posição no jogo? Se você tiver impedido todas as condições de vitória de seu oponente e a única maneira de perder é ficar sem cartas antes de seu oponente, comprar duas cartas lhe dará duas opções que são irrelevantes ao custo de um recurso que é vital (cartas no seu deck).
Vale a pena gastar três cartas para matar Guardiã Radiante? Pense nos tipos de opções que você tem agora com essas três cartas e as opções que seu oponente tem com a Guardiã. Se você usar essas três cartas para negar essa opção ao seu oponente, como isso afeta o valor de suas opções futuras?
Em geral, card advantage é uma coisa boa, mas isso ocorre apenas porque, em geral, um card em sua mão vale mais do que um card em seu deck. Essa equação muda e sempre há algum tipo de custo associado à obtenção da vantagem de cartas. Para entender, deve-se sempre considerar a verdadeira manipulação de recursos que está ocorrendo. Quando você conjura Meditação Profunda, você gasta um card, três ou cinco manas (que você ganhou no início do turno) e recebe dois feitiços do seu deck (o que significa, entre outras coisas, a opção de continuar jogando o jogo por mais duas rodadas).
Todas essas coisas são recursos que você deve negociar para obter os recursos de mais dois feitiços em sua mão. O ponto é que Card Advantage nada mais é do que um tipo de recurso com o qual você tem que trabalhar e ao avaliar as linhas de jogo que potencialmente o afeta, o fator mais importante a considerar não é o que lhe dá mais cartas, mas sim o que dá você as melhores opções. Por exemplo, não é difícil ver que pode ser muito melhor ter um Feel the Rush do que dois Banquete Cruel
e um Aristocrata Azarado
no turno 9.