Hábitos de um jogador profissional
O sucesso no Legends of Runeterra, como em qualquer coisa na vida, não é apenas uma questão de uma fórmula simples. Não há deck perfeito para vencer todos os torneios, nem tem como você colocar uma pirâmide de ouro no pescoço que invoca uma encarnação faraônica que ganhe todos os jogos. Mas há algumas coisas que você pode fazer para ganhar uma vantagem, muitas delas antes mesmo de se sentar para jogar uma partida. São hábitos muito eficientes para você evoluir no joguinho.
#1 - Estude, estude, estude
Você já ouviu falar daquelas crianças na escola que nunca teve que estudar para uma prova? Ela aparece na aula, nunca fazia qualquer anotação e ainda assim conseguia se sair bem nas provas. Por incrível que pareça, existe bastante gente que nunca teve que se esforçar para ter sucesso. E assim... Quer saber? O mesmo é verdade para muitos jogadores de Runeterra, e você terá que vencê-los para ganhar um grande torneio. LoR é um jogo que atrai pessoas muito inteligentes, e por isso, mesmo que você seja a criança prodígio que tem sucesso em outras partes de sua vida sem se esforçar tanto quanto os outros não significa que você encontrará o mesmo sucesso quando estiver competindo contra eles. Até porque, você provavelmente vai enfrentar as outras "crianças" assim!
Ler todos os artigos possíveis sobre Runeterra e devorar toda e qualquer informação sobre o jogo é muito importante. Muitos jogadores vasculham as listas de deck dos sites em busca de qualquer pequeno detalhe que pudesse gerar uma nova ideia. Há muito ruído e é preciso prática para encontrar a tech ideal, mas ela está lá. Seja numa página obscura do Mobalytics ou nos decks do meta aqui da Escola, você só vai encontrar se procurar.
A informação é uma ferramenta poderosa em card games. Há uma razão pela qual as pessoas pagam para ler estes artigos. Mas mesmo além dos artigos daqui da Escola, há bastante informação por aí. Só porque você não reconhece o nome de um autor, não significa que ele não possa ter grandes ideias. Cabe a você encontrá-los, seja numa live, no reddit ou em outro fan site.
#2 - Prepare-se para o torneio em que você está jogando
Isso pode parecer óbvio, mas é algo que muitos jogadores deixam de lado. Imagine que você estuda os resultados dos grandes torneios da semana passada e vem preparado para o "Duels of Runeterra" com um deck perfeitamente adequado para vencer o campo... No entanto, você não está jogando um torneio da semana passada, você está jogando no desta semana. E freqüentemente, MUITOS jogadores olham para os resultados do torneio e veem quais são os decks populares e se preparam para vencê-los. Como eu disse antes, você tem que reconhecer que está enfrentando outros jogadores inteligentes e pensantes que estão vendo quase as mesmas informações que você.
Houve uma semana que o DoR estava infestado com uma composição específica: Ashe / Sejuani
, Spooky Lux
e Twisted Fate
/ Ezreal
. Poderia ser que os decks estivessem muito fortes e fosse uma opção clara a se levar, mas teve gente que pensou fora da caixa e veio preparado pra enfrentar exatamente isso. A conclusão disso é que é importante não apenas acompanhar o que está acontecendo no formato para o qual você está se preparando, mas também ficar um passo à frente da concorrência. Não pense que você é o único estudando o que está ganhando, porque você não está. Você precisa ir mais longe para obter uma vantagem.
#3 - TREINE! TREINE MUITO!
E como você consegue essa vantagem? Testando opções, é claro. Mas quando digo treino, quero dizer algo muito diferente do que parece que a maioria das pessoas quer dizer com isso. Quando vejo a maioria dos jogadores de torneio “treinando” ou "fazendo scrims", eles pegam dois baralhos relativamente comuns e os jogam um contra o outro algumas vezes. Talvez eles mantenham um registro contínuo do recorde entre esses dois decks para ver "o que vence" e, então, usem esse registro para decidir com qual dos vários decks em potencial eles jogarão.
Embora haja algum valor nisso, o treino é muito mais eficaz quando feito com um olhar mais crítico. O segredo é realmente fazer as perguntas certas durante o treino. Quais são as suas melhores cartas nessa matchup? Quais cartas você deve procurar? Quais cartas não estão influenciando os dois lados? Treinar é quando você aprende quais cartas cortar da sua mão inicial ou do seu deck e, se estiver prestando atenção o suficiente, vai dar uma ideia de quais cartas podem lhe dar uma vantagem que ainda não estão na sua lista.
Neste tipo de treino é que bons baralhos são feitos inicialmente - cortando e adicionando cartas e ajustando números. Bons construtores de decks estão constantemente questionando suas escolhas de cartas. Eles encontram problemas durante o treino e procuram soluções. Eles identificam tanto o que está insatisfatório quanto o que se destaca e fazem alterações como resultado. Eles aprendem com os testes e aplicam o que descobrem para obter uma vantagem no futuro. E é isso que você também deve fazer. Faça as perguntas certas ao jogar e se preocupe mais com o que está aprendendo do que com o deck que está ganhando. “O que vence” é muito menos importante do que por que vence. Preste atenção ao que importa.
#4 - Não culpe a sorte
Se você conversar com outros jogadores durante o andamento de um torneio e ouvir suas histórias entre as rodadas, você ouvirá incontáveis contos de como determinado campeão não apareceu na sua mão e sobre como seus oponentes eram sortudos. O que você ouvirá com muito menos frequência é "Eu cometi um erro, então perdi".
Como é o caso de quase qualquer pessoa que se envolve em atividades que são em parte habilidade e em parte sorte, os jogadores de LoR costumam ficar ligeiramente cegos. Nós tendemos a acreditar que nosso sucesso se deve ao nosso jogo habilidoso, enquanto nossos fracassos se devem à sorte. Embora a sorte certamente desempenhe um papel, tenha certeza que muito mais jogos são decididos por erros do que por infortúnio. Mas quando você está procurando algo para culpar, a sorte é mais fácil.
A única maneira de você melhorar é admitir que está errado, e nunca será capaz de fazer isso se estiver sempre culpando outra pessoa por sua perda. Depois de qualquer jogo que perco, repasso na minha cabeça tudo o que poderia ter feito diferente. Às vezes é óbvio e a lição é apenas jogar mais focado e prestar mais atenção. Às vezes, a lição não é tão clara e você precisa discutir o jogo com outros jogadores para descobrir se há algo que você poderia ter feito e que perdeu. Mas tudo começa admitindo que você cometeu um erro.
#5 - Cuide-se
Entre as histórias que ouvimos de outros jogadores, é muito comum lermos relatos de vencedores de campeonatos que comentam que no dia anterior estavam acordados até altas horas jogando, como se alguém tivesse uma epifania repentina às 4 da manhã que invalidaria todos os seus testes anteriores. Mesmo que você tenha passado a noite acordado treinando e tenha feito alguma alteração, as preciosas horas de sono perdidas já prejudicaram suas chances de fazer bem no torneio.
Um grande torneio não é uma prova de explosão e sim uma maratona, absolutamente exaustiva, inclusive, começando de no início da tarde e durando até tarde da noite e muitas vezes durante mais de um dia. Para vencer, você precisa manter-se mentalmente focado o tempo todo. Um torneio típico de sete rodadas mais o Top 8 leva mais de dez horas. É muito tempo para manter sua mente afiada, especialmente se você está dormindo pouco. Por que não se dar a melhor oportunidade de vencer cuidando melhor de si mesmo?
Cuidar de si mesmo, neste sentido, não se limita a apenas dormir antes do evento. Manter-se em forma também pode ter um efeito positivo no seu desempenho. Pode parecer absurdo eu dizer isso, do alto dos meus 140kg, e sugerir que você deva ir à academia para se sair melhor no Runeterra, mas nossos corpos têm um impacto imenso no funcionamento de nossas mentes por longos períodos. É menos provável que você fique fisicamente cansado no final de um torneio longo se estiver em boa forma, o que significa que é menos provável que se distraia com a fadiga.
E por último, mas não menos importante, está a nutrição. Assim como ficar em forma, manter-se bem alimentado e hidratado durante uma competição ajuda a manter sua mente focada no que você realmente deseja. Carregar-se com cafeína ou bebidas energéticas pela manhã para acordá-lo só vai fazer você desmaiar nas últimas horas, quando você realmente precisa se concentrar. A maioria dos torneios não tem um intervalo para descanso ou refeições. Por isso, prepare com antecedência e tenha perto de você sempre água e algum tipo de lanche.
Eu não tenho absolutamente nenhuma dúvida que ao adquirir esses hábitos, você se tornará um jogador ou uma jogadora muito melhor de LoR. E não é difícil... A questão é que muita gente simplesmente não faz. Seja por preguiça, tempo ou falta de interesse.