Entenda como funciona cada formato de torneio
Não é a primeira vez que, em artigos focados no jogo competitivo, abordamos os torneios e cada formato. Dentro do cenário de Legends of Runeterra tivemos uma grande influência de jogadores oriundos de Hearthstone que lá utilizavam um modelo de torneio chamado de "conquista". Nele, um jogador inscreve três (ou cinco) diferentes decks, tem um (ou mais decks banidos) e ao jogar contra seu adversário, precisa ganhar com cada um dos decks restantes uma disputa melhor de 3, 5, 7, etc..
Dentro do Legends of Runeterra, este formato foi adotado desde o início, tendo sido inclusive utilizado no primeiro torneio de grande impacto para a comunidade, o Twitch Rivals, realizado em 14 de maio de 2020, cerca de 15 dias depois do lançamento oficial do LoR. No Rivals, os jogadores registravam 3 decks que deveriam conter combinações de regiões que não se repetissem. Diante das sete regiões presentes no jogo na época, uma vez que Targon ainda não havia sido lançada, basicamente as composições dos jogadores os obrigavam a utilizar todas as regiões existentes menos uma.
Essa era uma "trava" dentro da forma de construção dos decks, no Twitch Rivals, você não poderia repetir regiões e tinha de combinar duas regiões sempre, não podendo jogar com uma região "mono" na sua lista. Depois disso, outras formas foram sendo criadas e as principais você confere a seguir:
Region Lock
Provavelmente o primeiro sistema criado, evoluiu diretamente do Hearthstone, onde os jogadores não podiam repetir classes em suas composições. Lá, cada classe funciona como uma região do Legends of Runeterra, com a adição de cartas neutras, que podem ser adicionadas à qualquer deck. No sistema de Region Lock, se você escolhe trazer um deck com a região de Targon na sua composição (line up), nenhum dos outros decks pode conter Targon. É importante lembrar que, neste modo, não importa se a região está sozinha ou em combinação com outras, ela simplesmente não pode ser utilizada duas vezes.
Card Lock
Conforme o jogo foi crescendo, foi-se percebendo a existência de diversas estratégias que, apesar de utilizarem as mesmas regiões, não compartilham de outras semelhanças. Águas de Sentina, por exemplo, possui um arquétipo de profundezas que tem pouquíssimas (ou nenhuma) carta em comum com um deck agressivo de Piratas, ou mesmo com o popular deck de Patrulheiros. O Card Lock estabelece que uma composição pode contar com a mesma região em dois ou mais decks, desde que estes decks não compartilhem cartas entre si.
Riot Lock
O irmão mais novo do cenário competitivo foi uma criação da própria Riot e é o formato adotado tanto nas contendas quanto no Torneio Sazonal. No Riot Lock, cada deck da composição precisa ter diferentes campeões, no entanto, não é possível repetir uma combinação exata de regiões, por mais que os campeões e cartas utilizadas sejam diferentes. Além disso, a composição dos jogadores participantes só pode ter um deck sem qualquer campeão.
O modelo de Riot Lock permite algumas particularidades que não eram possíveis nos modelos anteriores, se há um arquétipo muito forte de mono região, como unidades assustadoras em Ilhas das Sombras e Evoke em Targon, é possível utilizar diferentes campeões para seguir com a mesma estratégia de jogo. Não é incomum acompanhar jogadores em formato de Riot Lock trazendo três decks com uma mesma região.
Diante disso, há uma certa resistência quanto ao formato pela possibilidade de aproveitar-se de uma carta que esteja muito forte e que seja facilmente encaixada durante o meta. No momento de publicação deste artigo, estamos vendo uma forte presença de decks agressivos como Descarte e Fizz / Twisted Fate
elusivos, um jogador poderia aproveitar-se disso para apresentar uma composição com triplo deck de A Grande Praça
, utilizando-se de Patrulheiros (Miss Fortune
/ Quinn
), Ilhas das Sombras Hecarim
/ Lucian
e Targon Zoe
/ Aurelion Sol
.
É possível que com o passar do tempo e aumento do número de cartas disponíveis para montagem de decks, a gente veja outros formatos sendo criados ou adotados.
Outros exemplos
Além das travas mostradas, costumam haver torneios que tentam criar outros modelos. Recentemente, o RCO, torneio realizado entre membros de um servidor privado do Discord que conta com a presença de nomes relevantes do cenário competitivo, adotou um modelo intitulado Collection Lock, nele, jogadores não poderia exceder o limite de 3 cópias de uma carta numa composição. Sendo assim, se um deck seu contasse com uma cópia de Vingança, você poderia incluir até duas cópias da carta em outro deck seu. Este formato, defendido pelo jogador Angus "Morppadorp" Lam, tenta solucionar o problema de abuso de cartas que estejam fora da curva no meta atual, uma vez que nem sempre há uma ação rápida o bastante por parte da Riot nos nerfs e balanceamentos.
Por fim, há modelos completamente diferentes de formato. Alguns organizadores e jogadores defendem, por exemplo, um formato cuja herança seja mais próxima do Magic The Gathering, card game no qual as disputas melhor de três costumeiramente ocorrem com um deck só. Contudo, a partir do segundo jogo, os participantes podem trocar cartas entre a sua lista principal e um baralho reserva, intitulado "sideboard", que possui um número reduzido. Estas mudanças visam melhorar matchups, incluir decks e ajustar estratégias para minimizar desvantagens ou ampliar vantagens contra os adversários. Este formato, apesar de ser de uma aplicação e acompanhamento mais difícil para organizadores de torneio, é mais acessível, uma vez que jogadores podem participar de eventos neste formato antes de reunirem uma coleção grande o suficiente para montarem três decks competitivos.
E você? Qual o seu formato de torneios favorito? Tem alguma sugestão de modelo que não for abordada ainda? Conta nos comentários!