Guia de Deck: Sobrepujar (Renekton / Sejuani)

Olá! Como meu primeiro guia de deck, eu queria trazer para vocês de sobrepujar com Renekton / Sejuani. Foi com ele que eu consegui pegar mestre nesta temporada, e com ele que tenho passado o tempo jogando nas filas ranqueadas.

Sabendo que a ladder está infestada de Azir / Irelia e Shyvana / Aurelion Sol, o deck de Sobrepujar não me parece uma escolha ruim. Tudo bem que ele sofre para ganhar de Irelia, mas contra Shyvana o baralho mostra sua força, conseguindo levar a maioria das partidas.

Sobrepujar era um deck que via pouco jogo antes da expansão Guardiões Dos Ancestrais, mas agora com a chegada da Caçadora Implacável esse deck se provou muito mais forte.

Renekton / Sejuani

Código do Deck: CMBQCAYBAIBQCAIFCYPQIBAHEY3UGZYEAEAQCGQBAQAQUAQCAEBAMAYEA4GS2XICAECACCIBAQDRI

“Lutar ou Morrer”

No geral o plano do baralho de Sobrepujar é bem direto. Tentando curvar as criaturas até que você tenha uma vantagem de campo maior que a do seu oponente, e utilizando de feitiços baratos para conseguir trocas favoráveis.

Comparado a outros decks agressivos, Sobrepujar tende a ser um pouco mais lento, trocando a agressão do início de jogo pelo o preparo de campo, obtendo sua real força nos turno 6 e 7

Nos primeiros turnos, você sempre quer ter Falcão dos Presságios, pois existem unidades mais importantes no seu baralho, e tirá-las do alcance de certas remoções é muito importante, mas caso o Falcão não apareça em sua mão, não fique aflito, guardar a mana de feitiço do primeiro turno também é algo relevante, pois te permite usar Exaustão com Renekton que é uma jogada bem forte ou até mesmo usar Pedra Esculpida para setar um letal no fim do jogo. Saltador de Pedras é mais uma maneira de garantir o Vulnerável na unidade inimiga e a também é a tua melhor unidade de custo dois. Guerreira Impiedosa completa a curva dois de unidades do deck, ela é extremamente importante na match contra Azir / Irelia, porque consegue bloquear os Soldado de Areia sem tomar dano.        

“Renekton, eu tenho algo especial para você”

Já falamos mais acima o quanto Caçadora Implacável se tornou uma carta muito importante para o deck, ela realmente traz tudo o que baralho quer, uma unidade com status base bons, evasão (no caso se ela tivesse Sobrepujar seria melhor, mas Assustador já está de bom tamanho, não queremos deixar a carta mais forte do que ela já é), dá vulnerável permanente para unidade inimiga e ainda curva com o Renekton. Antes, na curva três, tínhamos apenas o Armadilheiro Avarosiano como opção, e não é porque ele é uma carta ruim que ele não está mais no deck, é porque nossa lista não compra tantas cartas, temos apenas o Preservário como opção, assim o Yeti Enfurecido se torna uma carta que mais atrasar nosso plano de jogo do que acelera ele.

“Persiga o que deseja, sem dar trégua”

Se nosso plano de jogo é curvar as unidades e mantê-las vivas, unidades com Escudo de Feitiço são muito importantes, e aqui temos duas opções incríveis para o deck. Exploradora das Ruínas é talvez a melhor unidade de custo 5 do jogo, já que ela tem status ótimos, se protege e ainda tem evasão, tirando que é a melhor unidade para ser alvo de Fúria da Batalha. A camarada Sivir é perfeita para o baralho, porque ela consegue flipar fácil, assim tirando todas as nossas unidades do range de Quietude, Lampejo Congelado e Vingança, mas então porque usar apenas uma cópia dela? Usamos apenas uma cópia, porque o Ricochete de Sivir não é uma carta boa e não queremos ter a chance de termos ela na mão. Mas não é só de unidades que se protegem sozinhas que vive o deck, temos alguns truques de combate que ajudam nossas unidades a se manterem em campo Cântico dos Trolls é de longe o melhor truque que temos, pois ele consegue proteger duas unidades nossa e nos proporcionar trocas favoráveis, o segredo é usá-lo com sabedoria, não saia usando a carta na primeira oportunidade que tiver, guarde-a para o momento que você consiga utilizar todo valor que ela oferece.Três Irmãs traz a versatilidade para a lista, pois ela te dá 3 ótimas opções de truque de combate, Lampejo para trocas favoráveis, Fúria do Norte para sobrevivência das suas unidades e Sepultamento que além de trazer uma remoção para o deck, você pode ainda usá-la para conseguir passar aquele último dano com sua unidade com sobrepujar. Pedra Esculpida também é um truque de combate fortíssimo, principalmente se usado quando você está atacando, já que ela pode finalizar o jogo pra ti ou mudar totalmente o rumo de uma batalha entre unidades e já que falamos em finalizar o jogo Fúria da Batalha faz exatamente isso, é o seu finalizador de jogos e muita das vezes ela cumpre o seu objetivo.

“Saudações, Mãe de Guerra”

Sejuani é outra unidade que o deck clama por ter, dar Congelar e Vulnerável a um inimigo e ainda ter um status bom com sobrepujar, isso é tudo que nosso deck pede, se usada junto com o token de ataque pode ser o turno em que você toma totalmente conta do jogo, criaturas que entram e conseguem remover outras são extremamente perigosas, mas caso você não ataque nos turnos pares, Sejuani não é tão ruim, pois pode quebrar totalmente um turno de ataque adversário. Garreroz Alfa não é a melhor unidade do deck, mas ela oferece o que o baralho pede, status bom junto com a palavra-chave sobrepujar, caso não seja um bom momento para jogar a Seju, jogue o Garreroz e abra o próximo turno com a campeã.

Yeti Ancestral é a carta curinga do deck. Mas por que curinga? Simples... Lembra que eu falei para vocês que nosso baralho precisava curvar as criaturas, Yeti Ancestral não entra em nenhuma curva do deck e ao mesmo tempo entra em todas, começando com ele na mão inicial, você tem a opção de jogá-lo no turno 4, mas caso não precise, deixá-lo diminuindo o custo na mão é a sua melhor jogada, saber quando joga-lo ou quando deixa-lo na mão para ter uma jogada muito mais poderosa nos turnos seguintes é a chave para vitória com o deck.

Estilhaço de Gelo está no deck porque ajuda a combater os aggros, é uma carta que pode te salvar de tomar muito dano, principalmente contra Discard aggro e Spiders Aggro, pode ser útil também contra Azir / Irelia e Nasus / Thresh, mas só, em outras matchs você com certeza preferiria ter outra carta em sua mão.

“Você possui o que você conquista”

Aqui podemos abordar algumas match ups do Renekton/Sejuani, vou separar para vocês as matchs favoráveis e as desfavoráveis.

Favoráveis: Esta lista se sai bem contra a maioria das matchs contra controle, decks de Lissandra são alvos fáceis para nós.

Demacia também é uma região que sofre para nos enfrentar. Temos bastante vantagem contra Shyvana / Aurelion Sol, Shen / Jarvan e Cithria, Dama das Nuvens

Desfavoráveis: Com certeza nosso deck sofre para enfrentar Azir / Irelia, principalmente se a lista adversária estiver com três cópias de Volta ao Lar, esta carta tira toda a nossa pressão e acaba com o nosso jogo.

Ashe / LeBlanc também é outra match bem desfavorável, por possuir inúmeras maneiras de Congelar, acabamos por não conseguir colocar a devida pressão no meio de jogo, e as unidades desse deck podem ser tão grande quanto as nossas.

Matchs contra burns aggro podem ser difíceis, mas se bem jogadas, podemos sair com a vitória.

 E por último temos Thresh / Nasus, eu não diria que essa match é desfavorável, ela beira a igualdade. Se conseguirmos segurar a pressão inicial e nos mantermos saudáveis para não morrermos para Nasus + Atrocidade a partida pode sim ser nossa. Cartas como Três Irmãs nos ajudam muito a vencer essa match.

E quanto a vocês, alunos da Escola Runeterra, como enxergam o deck de Sobrepujar? Gostam do baralho no estado atual do meta? Quais cartas vocês substituiriam na nossa estratégia? Alguma dica importante para aperfeiçoarmos mais a lista? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Um grande abraço e até a próxima!

5 thoughts on “Guia de Deck: Sobrepujar (Renekton / Sejuani)

  • 25/05/2021 em 13:00
    Permalink

    Very good!

  • 25/05/2021 em 15:28
    Permalink

    Dá pra levar o monumento de 1 de mana,chamado: ”Preparativos Ancestrais”? Ele tem prever e se você baixar ele no turno 1,consegue controlar ainda melhor sua curva no game,valeria a pena no deck? No lugar do Falcão ou outra coisa?

    • 25/05/2021 em 16:02
      Permalink

      Pode fazer sentido sim. Te ajudaria a ter mais consistência na curva do deck. Eu particularmente não tentei, mas irei tentar. Eu tentei não usar nenhum drop 1 ou usar Dunekeeper, mas preferi o Falcão invés dessas opções

      • 25/05/2021 em 22:16
        Permalink

        É um deck que tô gostando de jogar e essas informações ajudam mais ainda,ficou muito bom o artigo e agradeço por me responder.

        • 27/05/2021 em 19:31
          Permalink

          Tmj Volpe ;D

Fechado para comentários.