Guia de deck: Sivir Combo

Sivir Combo tem se mostrado uma das opções mais utilizadas nesse metagame de Legends of Runeterra. A tendência é que o deck se mantenha com essa qualidade de jogo até o Torneio Sazonal dessa temporada, que tem Contenda Final em 7 de agosto, rodadas de suíço e eliminatória nos dias 14 e 21, respectivamente. Para tentar preparar melhor o público da Runescola para jogar com e contra um dos baralhos mais relevantes atualmente,  fizemos esse guia detalhando funcionamento, motivos de usar determinadas cartas e mudanças que são vistas em algumas versões.

Conceitualmente, Sivir Combo é um deck que aplica pressão agressiva sobre o adversário com sua curva de unidades fortes contra o oponente, mas não se limita a isso pelo uso preciso de feitiços versáteis e formas diferentes de encontrar o dano letal através de combos, seja com Punhos Pulsantes ou Fantasma. Apesar de ter essas possibilidades de forma de vitória, é possível terminar a partida apenas forçando ataques fortes combinados com aumentos de poder das suas principais ameaças.

Código do deck usado pelo TomasZamo para vencer a Copa Noxus de 25/07

Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
23 700
champion
6
epic
1
rare
6
common
27
Campeões
6

2

Akshan

x2

3

Zed

x1

4

Sivir

x3

Seguidores
16

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Mentor Inspirador

x1

2

Jovem Bruxa

x2

2

Saltador de Pedras

x3

3

Caçadora Implacável

x3

4

Ren Lâmina Sombria

x1

5

Exploradora das Ruínas

x3

Feitiços
18

1

Fantasma

x2

1

Pedra Esculpida

x3

2

A Penitência

x1

2

Disciplinas Gêmeas

x3

4

Negação

x1

4

Palma Concussiva

x2

4

Punhos Pulsantes

x3

4

Refúgio Espiritual

x3

30 de junho de 2022
runescola.com.br

Os campeões

Sivir é a peça-chave do deck. A mercenária entrega tudo que a estratégia precisa: agressão efetiva, se protege naturalmente por causa do Escudo de Feitiço e ainda é a peça-chave para a aplicação de dano letal ao dar suas palavras-chaves aos aliados. Akshan e Zed brigam por espaço ou se completam na funcionalidade do baralho. Enquanto o ladrão shurimane gera recurso a longa prazo e melhora a curva do deck, o ninja é mais efetivo agressivamente e pode sair do controle do oponente depois que atinge seu segundo nível. Como os três possuem Ataque-Rápido, torna-se mais fácil usar os Pulsos Pulsantes para dano letal.

Seguidores 

Caçadora de Tesouros é a melhor carta do seu custo em Shurima e aqui ela ainda se torna mais relevante porque o Combatente de Arenito facilita a evolução da Sivir. Mentor Inspirador não é tão necessário, mas usar pelo menos uma cópia dele facilita a curva do deck, é um bom bloqueador contra propostas agressivas e interage com os monumentos do Akshan.

Jovem Bruxa é uma das opções mais interessantes, mesmo que ela pareça medíocre à primeira vista. Ela gera Ataque Rápido para uma unidade que pode se tornar fundamental como peça do combo com Pulsos Pulsantes, esse bônus torna seus ataques mais eficazes para passar dano ou puxar uma unidade que tenha sido marcada com vulnerável pelo Saltador de Pedras ou Caçadora Implacável - que é uma ótima fonte de dano pela evasão que possui.

Exploradora das Ruínas é praticamente uma campeã em forma de seguidora. Corpo eficiente pelo seu custo, se protege com Escudo de Feitiço e ainda causa dano direto ao nexus com Sobrepujar. Ela se torna peça fundamental para finalizar muitas partidas, principalmente quando recebe bônus dos feitiços ou aliados. Apesar de não ser algo popular, alguns jogadores gostam de uma cópia de Ren Lâmina Sombria. A carta é mais uma unidade com Ataque Rápido e gera mais unidades para turnos agressivos ou apenas como bloqueador barato.

Feitiços

Fantasma e Punhos Pulsantes são as principais formas de efetuar o dano letal com uma unidade forte o bastante para isso ou permitindo que a Sivir distribua sua habilidade aos aliados. É possível transformá-las em cartas úteis para ataques que não fechem a partida ou até mesmo permitir que uma unidade bloqueie elusivo. Apesar de serem flexíveis para uso prévio, ambas são muito mais importantes como recurso para encerrar a partida. Em algumas listas, A Penitência também exerce essa função.

Pedra Esculpida e Disciplinas Gêmeas são recursos súbitos que dificultam qualquer combate do adversário. Por pouca mana, o jogador é capaz de aumentar bastante o poder da unidade alvejada e/ou protegê-la. A flexibilidade que ambas geram facilita ataques seguros, protege de dano suficiente para que não sejam abatidas ou permite dano letal que o adversário não conseguiu jogar ao redor.

Completando o pacote de velocidade súbita, Refúgio Espiritual é uma das melhores cartas do deck. Proteger uma unidade com Barreira e Roubo de Vida é excelente contra oponentes agressivos ou capazes de tornar suas unidades vulneráveis. Ela ainda é essencial para estabilizar partidas envolvendo dois decks de Sivir, assim gerando uma mudança de ritmo na mesa bastante brusca se o adversário não conseguir jogar ao redor dela.

Enquanto as peças do combo não encaixam na partida, Palma Concussiva pode gerar tempo o suficiente contra propostas que não sejam baseadas em muitas unidades. Ela ainda pode ser um recurso importante para evitar que a Sivir adversária espalhe palavras-chave ou garantir mais dano de sobrepujar quando estiver na ofensiva. Não tão importante, mas ainda presente, Negação e até mesmo Nananinanão! encontram espaço nessa combinação de Ionia e Shurima como proteções relevantes para o turno do combo.

Tabela de confrontos gerada pelo Legna

Pontos fortes e fracos

Segundo a tabela com dados dos confrontos da tabela acima, do Legna, os principais decks populares do metagame que dão bastante trabalho para Sivir Combo são Piratas, Discard e Shen Jarvan IV. Esse aspecto enfatiza os grandes problemas que a estratégia possui para se defender de propostas agressivas, ainda mais aquelas que espalham dano em diversas unidades.

Apesar de não possuir uma vantagem tão grande em relação aos decks que aparecem na tabela, exceto versus Lurk, Sivir Combo não é um deck tão favorável contra as opções mais populares do metagame. Caso decks mais controle, como Anivia, voltem a ganhar mais espaço, este tipo de estratégia tende a crescer ainda mais por causa da grande eficiência de Escudo de Feitiço e os feitiços versáteis.

One thought on “Guia de deck: Sivir Combo

Fechado para comentários.