Guia básico de Jax Timelines
Jax Timelines é uma das principais novidades no atual metagame de Legends of Runeterra. O deck tem se mostrado uma opção sólida para utilizar na ranqueada, tanto que o Roxas, um dos jogadores da Hydra Gaming, foi o primeiro mestre do servidor Américas utilizando o baralho. Apesar disso, a lista está longe de ser desbalanceada, mesmo que a interação de Cronologias Simultâneas e Improvisar eleve muito a qualidade dessa estratégia. Entretanto, a taxa de vitórias dessa tática ainda está muito longe de ser preocupante.
Plano de Jogo
Tenha Cronologias Simultâneas na mão inicial.
Mesmo que tenha sido apenas uma piada, é muito importante ter o feitiço na mão inicial para conseguir aproveitar o máximo potencial do baralho. Por isso, acostume-se a forçar as mãos iniciais que procuram as Cronologias Simultâneas. Apenas a Vi
costuma ser mantida na mão inicial, mas ainda depende do confronto e de quem possui o token de ataque inicial para que a campeã não seja trocada por outra opção. Partidas de atrito entre unidades tornam a personagem de Piltover & Zaun mais importante.
Após a conjuração do feitiço de custo um, o jogador de Jax Timelines precisa identificar qual a melhor forma de sequenciamento das suas unidades, assim gerando pressão na mesa e valor, seja pelos equipamentos criados com Improvisar, Manifestar do Financista dos Ferros ou compras de cartas.
Além disso, é interessante que o jogador tenha domínio de quais são as melhores opções a serem escolhidas através do Improvisar ou pela transformação da unidade, ainda mais que a ordem de decisões é equipamento e posteriormente o seguidor. Entender como cada característica das cartas optadas afeta o confronto é determinante, seja por apenas um número de diferença em poder ou resistência e efeito.



2
Jax
x3

5
Vi
x3

1
Pedinte Zaunita
x3
2
Financista dos Ferros
x3
2
Pescadora Ioniana
x3
3
Náufrago Piltovense
x3
4
Cozinheiro de Combate
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x3
1
Cronologias Simultâneas
x3
1
Lâminas dos Caídos
x2
2
Artimanha Temporal
x2
2
Disparo Místico
x3
2
Isca Fascinante
x3
3
Anime-se!
x3
Mulligan
Por exemplo, essa é uma ótima mão inicial. Cronologias Simultâneas já se encontra na mão inicial para o primeiro turno e a Pescadora Ioniana
já vai tirar proveito do feitiço. Cozinheiro de Combate
é a carta mais forte em combinação com a carta de Piltover & Zaun, então ela seria mantida de qualquer maneira. A grande questão é o Disparo Místico
. O feitiço é um recurso defensivo quase o tempo inteiro, então a preferência é continuar com ele apenas contra propostas de unidades com pouca vida, como Piratas, Norra
, Katarina
, etc.
Jax é um ótimo campeão quando o confronto permite ser agressivo, mas raramente é muito efetivo no começo do jogo. Ele pode causar dano que faça diferença no fim da partida, mas é um problema facilmente resolvido pelo adversário e torna-se ainda pior se outra cópia dele for encontrada. Financista dos Ferros é relevante para gerar valor e seria uma unidade transformada no segundo turno, logo a chance do corpo dele se tornar melhor é bastante alta. Lâminas dos Caídos
é uma boa carta em confrontos de atrito, mas não é boa o suficiente para continuar na mão porque precisa de um recurso equipado na mesa para ter a utilidade desejada.
Dicas Complementares
Pense nas formas diferentes que pode usar os equipamentos. Por exemplo, o quão relevante seria o Patrulheiro em uma unidade que você já possui em campo? A Vi tem mais chances de fechar o jogo se ganhar atropelar naquele turno? O quão importante o Molinete de Combate
pode ser adicionando mana o suficiente para jogar outro feitiço nesse ou no próximo turno;
Force o segundo nível do Jax com unidades grandes transformadas pelas Cronologias Simultâneas. Caso o campeão entre na mesa com o seu poder máximo, o oponente se encontrará sendo atacado por vários ângulos, assim permitindo que o campeão finalize a partida por causa do Sobrepujar;
Isca Fascinante é bastante relevante como forma de lidar com unidades que não são eliminadas facilmente por feitiços de dano, principalmente combinada com Ataque Rápido, mas pode ser um recurso simples de compra em situações de desconforto;
Algumas listas são mais agressivas ao utilizar Fireth, a Ceifadora das Areias, mas não acredito que seja o caminho ideal porque torna-se ainda mais dependente de Cronologias Simultâneas
;
É muito importante tentar sufocar os adversários de Ionia com o máximo de unidades transformadas e equipadas, assim é necessário que Palma Concussiva e Volta ao Lar
estejam sempre presentes na mão do adversário. Partidas longas tornam-se em derrotas facilmente;
Artimanha Temporal é mais utilizada como tutor de burn para finalizar a partida, mas é uma ferramenta útil para procurar as Cronologias Simultâneas
no começo do jogo. Caso queira uma lista com mais unidades, é compreensível trocar o feitiço de duas manas por Arquivista da Delegacia
.