Guardiã Radiante ou Assassina das Sombras? Entendendo as unidades do jogo

Estamos nos aproximando do período de spoilers da nova expansão de Legends of Runeterra. Teremos uma nova região, provavelmente Targon, adicionada ao jogo juntamente com novos campeões, unidades e feitiços e durante o lançamento dos spoilers de Marés Crescentes, era comum eu avaliar e dar notas as cartas conforme elas iam sendo anunciadas. Na época, um campeão em específico gerou muita discussão sobre ser uma carta boa ou ruim.

Twisted Fate, chamou muito a minha atenção uma vez que era um campeão com habilidades tão diversas quanto poderia e facilmente adaptável a qualquer plano de jogo. Comentei, a época, que o TF deveria ser enxergado como um efeito que também coloca uma unidade em campo. Apesar de frágil e difícil de passar de nível, a carta era boa o suficiente para ser vista com cuidado e carinho. Ao passo que muita gente a enxergou como uma carta "ruim" e "fraca". Afinal de contas era um campeão 2/2 com ataque rápido por 4 de mana. Como isso poderia ser bom?

Entendendo as unidades do Legends of Runeterra

Existem dois tipos de unidades em Legends of Runeterra e eu não estou falando de seguidores e campeões, embora isto seja uma forma de ver as coisas. Existem as Assassina das Sombras e as Guardiã Radiante. Se você analisar, essas unidades fazem parte de duas blocos distintos: a primeira, representa unidades que ganham força a partir de uma habilidade que não seja de combate, geralmente fornecendo uma vantagem de cartas assim que entram no campo de batalha. Já o segundo bloco, representa unidades de poder cru que são muito eficientes em atacar e/ou bloquear.

A linha que divide ambas as categorias pode ser resumida com uma linha de pensamento: "Se essa minha unidade for morta assim que entrar em jogo, eu ainda obtive algum valor?" Se a resposta for não, mas ainda assim a carta for forte o suficiente pra ser jogada, você tinha uma Guardiã Radiante. Se a resposta for sim, a unidade era uma Assassina das Sombras

Sendo assim, Garen é uma Guardiã Radiante. Assim como Thresh, Lee Sin, Sejuani, Genevieve Cordielmo e Aqueles que Perduram e afins. Por sua vez, Twisted Fate, Yordle Vigarista, Bjerg Balbuciador, Desbravadora Kinkou, Suboficial e Evocadora de Espectros são cartas do tipo Assassina das Sombras.

É importante perceber que algumas cartas transitam entre os dois lados. O Leviatã é um ótimo exemplo disso, como uma unidade que gera vantagem de cartas ao entrar no campo de batalha (ao colocar um Swain em sua mão), ao passo que ainda assim é muito eficiente em combate por seu corpo 5/8 com sobrepujar. O Leviatã, na verdade, é forte até mesmo fora de combate, em virtude de sua habilidade a cada início de rodada. Rex Correnteza também é uma carta eficiente em combate ao mesmo tempo em que normalmente também gera uma vantagem de cartas quando entra no jogo.

Existe uma outro caso importante: uma unidade não precisa lhe comprar uma carta para ser uma Assassina das Sombras. Se você estiver jogando com um deck agressivo e suas unidades conseguem atacar e causar dano ao adversário antes de morrerem, elas também se encaixam nesta categoria.

É importante deixar claro que esse conceito não é meu. Patrick Chapin, jogador e escritor de Magic: The Gathering teve esta ideia em 2011 ao dividir as criaturas de Magic entre cartas cujo valor estava nelas mesmas ou cujo valor era obtido através do acesso à outras cartas. No original, as cartas eram divididas entre "Mulldrifters" e "Baneslayer Angels" .

Uma vez entendido o conceito, agora você precisa saber que o meta é definido a partir de um equilíbrio muito fino entre estes dois tipos de unidades por alguns motivos.

Entendendo o design de Legends of Runeterra

Não tenho nenhum dado científico para corroborar este dado, mas ouso dizer que a maioria dos jogadores de Legends of Runeterra já haviam tido algum contato com League of Legends. O MOBA mais popular do mundo construiu muito do seu sucesso em cima do carisma dos personagens que são adicionados periodicamente ao jogo. O sucesso é tanto que eu não duvido que um jogador "padrão" de League of Legends saiba identificar nomes dos mais de 140 personagens presentes no jogo, caso mostradas suas fotos.

Como parte do universo de LoL, Legends of Runeterra acaba tornando-se também um jogo baseado em campeões. Não à toa muito dos recursos do jogo são investidos neles: mais linhas de diálogo e interação com outras cartas, duas artes (uma para cada nível), uma animação para quando o campeão subir ao nível 2, etc. A Riot deseja que você jogue com eles, veja-os evoluir e reaja às suas vozes, piadas e frases de efeito. Como jogar campeões (e mantê-los) na mesa é objetivo básico dos designers, retirá-los (e consequentemente outras unidades) é mais difícil que o normal. Em resumo: remoções (cartas que causa dano ou matam unidades) do LoR são normalmente ineficientes ou pouco vantajosas. Por isso é tão difícil tirar uma Guardiã Radiante da mesa antes que ela tenha feito um estrago grande o bastante ao seu plano de jogo.

Aplicando tudo isso à sua estratégia

Uma vez que você agora entende os tipos de unidades e como design do LoR foi montado para que seja ineficiente se livrar das unidades do jogo utilizando-se de feitiços, você pode usar esse aprendizado na construção de decks. Alguns jogadores preferem jogar apenas com Assassina das Sombras para tornar as remoções dos adversários piores, uma vez que ele estará usando um feitiço ( lembre-se, normalmente ineficiente) numa carta que já gerou valor só ao entrar em jogo.

Por outro lado, ao jogar cartas como Guardiã Radiante, você está dando maior valor às remoções do adversário. No entanto, se você jogar mais Guardiãs do que o seu adversário consegue removê-las de jogo, você assume a vantagem na partida. Não que você deva montar um deck unicamente com estas unidades. Mas quanto mais você as usa, melhores elas são.

Normalmente é dito que seu deck deve ser baseado em um destes dois tipos de unidades. Será que funciona assim? Vamos dar uma olhada no principal deck do metagame passado, Ashe e Sejuani utilizando-se da região de Noxus e Freljord.

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Vamos analisar as unidades e dividi-las nas categorias:

Guardiã Radiante: Ashe, Sejuani, Trifariana Ambiciosa, Trifariano Imprudente, Kato, o Braço e Capitão Farron.

Assassina das Sombras: Falcão dos Presságios, Arqueiro do Vale de Gelo, Armadilheiro Avarosiano e, principalmente, Avaliadora Trifariana. *Capitão Farron também pode ser incluído nesta categoria uma vez que três Dizimar não podem ser ignorados.

Um segundo representante do meta atual é o deck de Ezreal e Twisted Fate que mostra unidades completamente inversas às da estratégia de Ashe / Sejuani.

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Guardiã Radiante: Rex Correnteza*.

Assassina das Sombras: Twisted Fate, Ezreal, Carniceiro Farpado, Pedinte Zaunita, Mercador Clandestino, Assassina de Aluguel, Suboficial, Yordle Vigarista e, também, Rex Correnteza.
* Rex, apesar de um corpo 7/4 e apto para o combate, é jogada primariamente como uma remoção em área das unidades do adversário, ainda que aleatória.

Misture um com o outro mas não o outro com um. Oi?

Perceba um detalhe sobre os decks que vimos acima: O deck de Ashe e Sejuani, baseada em unidades Guardiã Radiante, possui algumas Assassina das Sombras. No entanto, o deck baseado em unidades Assassina das Sombras não tem, na prática, nenhuma Guardiã Radiante. Existe uma explicação pra isso.

Se você precisa de Guardiã Radiante no seu baralho para funcionar como finalizadores ou algo do gênero, elas serão unidades muito vulneráveis de serem mortas, uma vez que seu oponente poderá segurar as remoções para o que realmente importa no deck. E não há problema nisso. Desde que você tenha os finalizadores suficientes para poder seguir avançando em direção ao seu plano de vitória mesmo perdendo uma ou duas unidades deste tipo.

O problema é se você fizer o oposto. Se o seu baralho é composto inteiramente por Assassina das Sombras, remoções costumam ser ruins contra você (exceto por certos efeitos globais como Avalanche ou A Ruína). Ao adicionar ao deck Guardiã Radiante que também não sejam Assassina das Sombras, você está se abrindo para todas as remoções do seu adversário e tornando-as boas novamente. Isso não significa que os decks simplesmente não irão funcionar, mas é comum jogadores, principalmente iniciantes, adicionarem certas unidades aos decks por considerarem-na "perigosa" sem levar isso em consideração.

Espero que tenha gostado! Muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)

Vic

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