Fundamentos de Runeterra: Banimento

A fase de banimento é um dos momentos mais importantes de qualquer competição de Legends of Runeterra que utilize o formato Conquista. Nela, ambos jogadores decidem qual dos três baralhos que o adversário não poderá utilizar numa disputa melhor de três. Portanto, esse é o momento ideal de eliminar aquilo que não deseja enfrentar para assim aumentar as chances de se sair vitorioso nessa disputa. 

Para isso funcionar com precisão, é ideal ter domínio dos pontos positivos e negativos da sua composição e da adversária também, além de entender como possíveis tech cards podem modificar a porcentagem de vitória natural dos arquétipos. Quanto mais conhecimento você tem do conceito da sua composição escolhida para a competição, maiores são as chances de conseguir desempenhar o resultado almejado. Logo, o campeonato começa muito antes do anúncio da rodada inicial. Seus baralhos precisam ter alguma coerência entre eles ou até mesmo opções inusitadas de cartas para suprimir dificuldades contra estratégias que você nunca evitará. 

WhatAmI e Odyssey se enfrentaram no Top 8 do mundial e o competidor estadunidense foi o grande vitorioso do confronto. A composição dele é baseada em decks bastante fortes dentro do metagame, talvez os melhores, e assim aumentando as chances de conseguir vencer as partidas pela excelência que possui como jogador. Em compensação, o banimento dele não é o mais claro possível porque os baralhos possuem deficiências diferentes. Com isso, ele sempre toma a decisão em relação ao que o oponente apresenta como possibilidade a cada rodada, algo que pode ser muito arriscado se a pessoa não tem conhecimento o suficiente da maioria dos decks.

Em outro confronto do Top 8, Aikado e Yamato apresentavam composições bastante diferentes. Enquanto o estadunidense tinha uma proposta semelhante a do WhatAmI, mas com pequenas mudanças nos decks, principalmente pela preferência da Caitlyn como dupla do Draven, o japonês apostava na sua excelência com o baralho de Escuridão - que só foi banido uma vez durante o torneio inteiro e saiu sem derrotas. É interessante observar como o asiático teve seu deck de Sion banido na maioria das vezes, o que poderia estar nos planos básicos dele, afinal é importante conjecturar como o adversário pensa na fase de banimento para poder modificar sua opção e surpreender, caso seja propício. Como Senna/Veigar não é bem visto por grande parcela dos competidores, ele teve que mostrar todo o talento que possui com este arquétipo de controle.

No confronto mais aguardado do Top 8 pelos torcedores brasileiros, Realkey e Szychu tinham Draven/Caitlyn como semelhança na composição, mas buscavam caminhos diferentes. Enquanto o polonês abusava de decks preparados para jogos no mínimo equilibrados versus Sion, nosso compatriota estava numa posição mais favorável contra baralhos de Poppy. Para a infelicidade de Realkey, o polonês também tinha leve vantagem porque seus decks geravam muito mais valor e Feel the Rush é muito eficiente versus midrange - o que surpreende bastante a vitória que o jogador da Sultans conseguiu no primeiro confronto. Se eu estivesse no lugar dele, provavelmente teria banido o deck de Ilha das Sombras e Freljord, mas que poderia ser uma decisão totalmente equivocada, afinal nunca fiz partidas suficientes versus Zoe / Heimerdinger

No lado adversário, a decisão de Szychu foi bastante segura em relação ao que poderia gerar mais valor nos confrontos envolvendo decks midrange. Com isso, ele teria uma mirror match garantida para jogar e ainda poderia forçar duas vitórias contra Twisted Fate / Swain, que era o ponto fraco do Realkey nessa rodada. 

Melhorando seus banimentos 

Além de saber dos pontos positivos e negativos dos decks que fazem parte da composição, o jogador precisa ter conhecimento amplo do metagame para poder refinar seus baralhos contra aquilo que deseja enfrentar. Por exemplo, escolher Terra Abrasada ou Vigia Aracnídea como tech cards do Sion Draven. Essas mudanças são mais impactantes em torneio do que na ladder porque estão num ambiente mais controlado.

Um dos recursos que mais podem facilitar a compreensão do banimento ideal é uma Tabela de Confrontos atualizada com a taxa de vitória dos decks. Alguns criadores de conteúdo da comunidade publicam esses recursos no Twitter, sendo o Kozmic o mais conhecido entre eles. Mas eu também gostaria de ressaltar o site do Legna, assim o jogador pode buscar baralhos que não estejam apenas entre os mais populares.

Entretanto, a leitura dos dados precisa ser efetiva para que o jogador compreenda os motivos para isso e como ele pode modificar aspectos dos baralhos para melhorar sua posição em determinado confronto. Além disso, não é porque os dados dizem algo que você precisa considerar um dogma. Por exemplo, o Yamato talvez não levaria o deck de Escuridão para a competição se seguisse os números ao pé da letra, entretanto ele é tão acima da média com o baralho que as chances de vitória aumentam bastante.

Esta tabela serve apenas de exemplo, afinal os dados estão imprecisos devido à API da Riot

Faça testes de banimentos jogando torneios da comunidade e scrims com os amigos, assim você consegue ter maior noção se sua linha de raciocínio para o banimento se justifica. Caso esteja falhando drasticamente, repense a composição desde o começo, ainda mais se algum dos baralhos estiver gerando mais dificuldades do que soluções. Esse conhecimento prévio torna suas decisões muito mais seguras nos grandes eventos que acontecem durante a temporada.