Finni-Vision: Os 16 Arquétipos de Legends of Runeterra. (4/4)
Olá! Chegamos finalmente à última parte da nossa série de artigos sobre os arquétipos de Legends of Runeterra. E hoje, iremos falar sobre os decks Combo.
Mas o que é Combo? Digamos que seja uma combinação de cartas específicas, usadas na ordem correta, que geralmente finalizam o jogo. Mas mais que isso, também é quando você coloca muitas cartas no seu deck com a finalidade delas funcionarem apenas entre si.
Os nossos 4 tipos de combo são: Big Spell, Combo Tradicional, Fiora Combo e Mind Meld Combo.
Big Spell
O primeiro membro da família é o Big Spell.
Bem próximo ao estilo de jogo do Combo Control, o Big Spell não precisa necessariamente de uma combinação de cartas para ganhar o jogo. Um grande feitiço muitas vezes é o “feitiço único” do combo e sua posição na família está muito mais no que ele leva para que esse feitiço entre rápido em campo. A diferença clara para você perceber que um baralho é Big Spell e não um Combo Control é a diferença de cartas usadas para que seu combo funcione. O Big Spell só se importa em controlar o campo de batalha se isso não for um esforço, já que a sua prioridade é fazer seu plano de jogo entrar rápido em campo. Muitas vezes os Big Spell levam muitas cartas consideradas “ruins” que só funcionam neste deck, pois estão lá como payoff para que seu plano funcione.



3
Lissandra
x3

5
Taliyah
x1

1
Servo Congelado
x3
2
Preservário
x2
4
Ravina Arruinada
x3
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x2
2
Curador Mecanizado
x3
3
Taverneiro Gentil
x2
5
Inquisidor Draklorn
x2
5
Preservacionista
x2
8
A Mão do Relógio
x2
1
Possibilidades Imaginadas
x1
1
Três Irmãs
x2
2
Tempo Engarrafado
x3
3
Estilhaço de Gelo
x2
3
Lampejo Congelado
x1
4
Avalanche
x2
4
Ritual de Negação
x1
6
Futuro Promissor
x3
O baralho de Servo Congelado é um ótimo exemplo de Big Spell. Seu combo é conseguir encher o campo de Servo Praeglacius
o mais rápido possível e não é à toa que o baralho usa um monte de cartas “ruins”, mas que efetivam o que planeja fazer. Sua "Big Spell" é o próprio monumento Servo Congelado
, que uma vez estabelecido em campo, você fará de tudo para acelerá-lo, usando cartas como Curador Mecanizado
, Preservacionista
e Tempo Engarrafado
, o deck também costuma trazer cartas para potencializar o seu poder, como Futuro Promissor
e Taliyah
.



5
Trundle
x3

8
Tryndamere
x3

4
Ravina Arruinada
x3
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x2
2
Vigilante Avarosiano
x3
3
Taverneiro Gentil
x3
8
Aquele que Encara
x1
9
Minah Pés Ligeiros
x1
1
Três Irmãs
x1
3
Estilhaço de Gelo
x2
3
Lampejo Congelado
x2
4
Avalanche
x3
4
Negação
x2
4
Palma Concussiva
x1
4
Vontade de Ionia
x3
5
Catalisador das Eras
x2
8
Vozes dos Ancestrais
x2
12
Feel the Rush
x3
Um baralho que vem aparecendo mais neste novo meta, é o baralho de Feel the Rush. E essa versão com Ionia é um bom exemplo de Big Spell. O deck deixa de lado o pacote de controle de Ilha das Sombras e procura usar o ramp como forma de usar sua Big Spell Feel the Rush
o quanto antes. Hoje em dia este baralho é menos ganancioso em seu plano de jogo, mas já houve uma época em que se jogava com Pedras Destinadas
para fazer Vozes dos Ancestrais
no turno 4 e usar o Feel the Rush
no turno 6.
Combo Tradicional
Nosso segundo membro da família é o Combo Tradicional.
Como o próprio nome já diz, o Combo Tradicional é um baralho que tem uma combinação de duas ou mais cartas que finalizam o jogo imediatamente. Em Runeterra geralmente este tipo de deck procura levar seu combo e cartas que potencializam ele para que a estratégia dê certo.



1
Zoe
x3

5
Lee Sin
x3

2
Olho do Dragão
x3
3
Silfo Saboroso
x3
2
Cascata Lívida
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Nananinanão!
x1
2
Onda Sônica
x1
2
Presentes do Além
x3
2
Toque Conselheiro
x3
3
Lâmina Zênite
x3
4
Negação
x3
4
Palma Concussiva
x3
4
Vontade de Ionia
x2
5
Meditação Profunda
x3
O baralho de Lee Sin / Zoe
é exatamente assim. No começo de jogo você usa seu pacote de sobrevivência, formado por Olho do Dragão
e Silfo Saboroso
e pro turno 5 em diante, todas as suas mágicas estão no deck para que o combo de Lee Sin
com Lâmina Zênite
funcione. Sejam elas cartas que potencializam o combo, como Disciplinas Gêmeas
e Cascata Lívida
, ou cartas para proteger seu Lee, como Negação
e Nananinanão!
.



1
Aristocrata Azarado
x2
1
As Asas e a Onda
x3
1
Pescador Distraído
x3
2
Guardião Amaldiçoado
x3
2
Ícone Decadente
x2
3
Protegido dos Laurent
x2
4
Parasita Espiritual
x3
5
Guardiã Radiante
x2
8
Matrona Espectral
x3
10
Cithria, Dama das Nuvens
x3
0
Memórias Evanescentes
x1
2
Banquete Cruel
x1
2
Combate Individual
x2
2
Vislumbre do Além
x3
2
Visão Aguçada
x1
3
Mobilizando
x3
3
Sombras Perseguidoras
x3
O baralho de Cithria, Dama das Nuvens e Matrona Espectral
que o jogador Duckling levou e faturou o sazonal de Guardiões dos Ancestrais também é um bom exemplo de Combo Tradicional. Com a mesma ideia do deck de Lee Sin
este baralho usa um começo de jogo mais seguro, tentando se manter vivo, até chegar nos turnos em que você pode combar e assim finalizar a partida.
Fiora Combo
Fiora Combo é o terceiro membro da família e ele tem este nome pois Fiora é um estilo de Combo tão específico do nosso card game que precisava de um nome próprio. O fato de levar o nome da campeã não deixa este estilo de combo específico para ela, mas até o momento é apenas com ela que eu consegui enxergar este padrão de jogo.



4
Fiora
x3

1
Aço Quebradiço
x3
1
Cota de Malha
x2
1
Elixir de Ferro
x3
2
Combate Individual
x3
2
Cântico dos Trolls
x3
2
Súplica
x3
2
Visão Aguçada
x3
3
Golpe Incansável
x3
3
Lampejo Congelado
x3
3
Tenha Coragem
x3
4
Guerreiro Solitário
x3
5
Golpe Orquestrado
x3
8
Espírito Inflexível
x2
Este estilo de combo define-se muito mais em ter uma condição de vitória alternativa e que te traz a construir seu baralho com muitas cartas que fazem a mesma coisa, assim deixando o combo mais consistente. Vocês podem ver que esta lista usa 9 maneiras de diminuir o ataque do oponente, 9 cartas que Golpeiam o oponente e 16 cartas que auxiliam sua Fiora a permanecer no campo.



4
Fiora
x3

1
Preparativos Ancestrais
x3
2
Preservário
x3
2
Profetisa
x3
1
Areias Videntes
x3
1
Cota de Malha
x2
1
Ritual de Chamado
x3
2
Combate Individual
x3
2
Visão Aguçada
x3
3
Ampulheta Ancestral
x3
3
Areia Movediça
x3
4
Guerreiro Solitário
x3
4
Ritual de Negação
x2
5
Golpe Orquestrado
x3
A mesma coisa acontece quando trazemos Fiora para Shurima: usamos muitas cartas que contém praticamente o mesmo efeito e finalidade.
Quanto mais o jogo for avançando, mais cartas com efeitos similares irão surgir, deixando cada vez este estilo de combo mais forte, podendo até mesmo trazer outros combos deste estilo sem usar necessariamente a campeã.
Não é à toa que quando se começa a temporada de revelações de cartas, as pessoas sempre tentam encaixar uma carta em algum baralho de Mono Fiora, pois provavelmente esta carta tem algum efeito similar a alguma carta já existente no deck.
Mind Meld Combo
Mind Meld Combo é o nosso quarto e último membro da família combo, e assim como o Fiora Combo, ele também leva esse nome por causa da carta Elo Mental.
Este estilo de combo não necessita de uma combinação de 2 ou 3 cartas, e nem precisa de uma sequência correta de jogadas para ser executado. O importante aqui é que você chegue a uma quantidade necessária de feitiços usados durante o jogo para ter um efeito de "storm" na partida. Sim, este estilo de combo é o mais perto dos famosos decks de "Storm" que existem no card game Magic: The Gathering.



1
Fizz
x3

4
Twisted Fate
x3

2
Balísticobô
x3
4
Zap Nadajato
x3
8
Bolheixe Ondulante
x3
1
Canhão de Poros
x3
1
Teste de Tensão
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Escolha uma Carta
x3
2
Melhoria Iterada
x3
2
Remexida
x3
3
Anime-se!
x3
4
Equipando!
x3
7
Elo Mental
x1
Nosso querido baralho de Fizz / Twisted Fate
é o maior exemplo deste estilo de combo, pois o objetivo do baralho é que você praticamente passe o jogo inteiro comprando cartas e jogando feitiços, até que seus Bolheixe Ondulante
estejam custando 0 e junto com Melhoria Iterada
você consiga fazer uma sequência de Bolheixes em campo.
Este baralho de Fizz / Twisted Fate
, na minha opinião, não foi o único baralho competitivo que existiu que usava de uma mecânica parecida com o "Storm" no jogo. O antigo Karma
/ Ezreal
antes da mudança no Ezreal
também funcionava da mesma forma, já que um dos objetivos deste baralho era segurar até a rodada 10 com mana de feitiço acumulado, jogar Karma
seguida de Ezreal
e com 4 de mana restantes jogar qualquer mágica de custo 1 três vezes e depois completar o dano com 1 Disparo Místico
, assim, causando 20 de dano em apenas um turno. E esse foi apenas um exemplo de tantos que este deck podia fazer antes.
É bom notar que a gente finaliza o artigo sobre os baralhos Combo, com o combo que tem mais estilo burn dentre eles, deixando claro que esses 16 arquétipos de Legends of Runeterra são circulares. A cada arquétipo que ia passando, o último baralho sempre tinha uma relação bem parecida com o primeiro baralho do arquétipo seguinte. Exemplo: Disrupt / Suicide Aggro é bem mais próximo de ser um Midrange do que um Decimate Aggro. Board Control é bem mais próximo de ser um baralho controle do que The Fighters. Combo Control é bem mais próximo de ser um baralho combo do que um Big Creature. E o Mind Meld Combo é bem mais próximo de ser um baralho aggro do que o Big Spell.
A cada deck que a gente passou, ele sempre continha alguma similaridade parecida com o deck anterior e que também iria conter algo parecido com o baralho que iria ser explicado após ele.
Termino essa série de artigos extremamente feliz, pois consegui passar para vocês uma forma que obtive com o passar do tempo de estudar e entender como Legends of Runeterra funciona. Críticas, opiniões, sugestões serão sempre válidas e espero que tenham gostado.
É isso pessoal, um grande abraço e até a próxima!