Finni-Vision: Os 16 Arquétipos de Legends of Runeterra. (4/4)

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Olá! Chegamos finalmente à última parte da nossa série de artigos sobre os arquétipos de Legends of Runeterra. E hoje, iremos falar sobre os decks Combo.

Mas o que é Combo? Digamos que seja uma combinação de cartas específicas, usadas na ordem correta, que geralmente finalizam o jogo. Mas mais que isso, também é quando você coloca muitas cartas no seu deck com a finalidade delas funcionarem apenas entre si.

Os nossos 4 tipos de combo são: Big Spell, Combo Tradicional, Fiora Combo e Mind Meld Combo.

Big Spell

O primeiro membro da família é o Big Spell.

Bem próximo ao estilo de jogo do Combo Control, o Big Spell não precisa necessariamente de uma combinação de cartas para ganhar o jogo. Um grande feitiço muitas vezes é o “feitiço único” do combo e sua posição na família está muito mais no que ele leva para que esse feitiço entre rápido em campo. A diferença clara para você perceber que um baralho é Big Spell e não um Combo Control é a diferença de cartas usadas para que seu combo funcione. O Big Spell só se importa em controlar o campo de batalha se isso não for um esforço, já que a sua prioridade é fazer seu plano de jogo entrar rápido em campo. Muitas vezes os Big Spell levam muitas cartas consideradas “ruins” que só funcionam neste deck, pois estão lá como payoff para que seu plano funcione.

Freljord
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 000
champion
4
epic
8
rare
13
common
15
Campeões
4

3

Lissandra

x3

Lissandra

5

Taliyah

x1

Taliyah
Monumentos
8

1

Servo Congelado

x3

2

Preservário

x2

4

Ravina Arruinada

x3

Seguidores
13

2

Arqueiro do Vale de Gelo

x2

2

Curador Mecanizado

x3

3

Taverneiro Gentil

x2

5

Inquisidor Draklorn

x2

5

Preservacionista

x2

8

A Mão do Relógio

x2

Feitiços
15

1

Possibilidades Imaginadas

x1

1

Três Irmãs

x2

2

Tempo Engarrafado

x3

3

Estilhaço de Gelo

x2

3

Lampejo Congelado

x1

4

Avalanche

x2

4

Ritual de Negação

x1

6

Futuro Promissor

x3

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

O baralho de Servo Congelado é um ótimo exemplo de Big Spell. Seu combo é conseguir encher o campo de Servo Praeglacius o mais rápido possível e não é à toa que o baralho usa um monte de cartas “ruins”, mas que efetivam o que planeja fazer. Sua "Big Spell" é o próprio monumento Servo Congelado, que uma vez estabelecido em campo, você fará de tudo para acelerá-lo, usando cartas como Curador Mecanizado, Preservacionista e Tempo Engarrafado, o deck também costuma trazer cartas para potencializar o seu poder, como Futuro Promissor e Taliyah.

Freljord
Ionia
0
1
2
3
4
5
6
7+
28 400
champion
6
epic
4
rare
13
common
17
Campeões
6

5

Trundle

x3

Trundle

8

Tryndamere

x3

Tryndamere
Monumentos
3

4

Ravina Arruinada

x3

Seguidores
10

2

Arqueiro do Vale de Gelo

x2

2

Vigilante Avarosiano

x3

3

Taverneiro Gentil

x3

8

Aquele que Encara

x1

9

Minah Pés Ligeiros

x1

Feitiços
21

1

Três Irmãs

x1

3

Estilhaço de Gelo

x2

3

Lampejo Congelado

x2

4

Avalanche

x3

4

Negação

x2

4

Palma Concussiva

x1

4

Vontade de Ionia

x3

5

Catalisador das Eras

x2

8

Vozes dos Ancestrais

x2

12

Feel the Rush

x3

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

Um baralho que vem aparecendo mais neste novo meta, é o baralho de Feel the Rush. E essa versão com Ionia é um bom exemplo de Big Spell. O deck deixa de lado o pacote de controle de Ilha das Sombras e procura usar o ramp como forma de usar sua Big Spell Feel the Rush o quanto antes. Hoje em dia este baralho é menos ganancioso em seu plano de jogo, mas já houve uma época em que se jogava com Pedras Destinadas para fazer Vozes dos Ancestrais no turno 4 e usar o Feel the Rush no turno 6.

Combo Tradicional

Nosso segundo membro da família é o Combo Tradicional.

Como o próprio nome já diz, o Combo Tradicional é um baralho que tem uma combinação de duas ou mais cartas que finalizam o jogo imediatamente. Em Runeterra geralmente este tipo de deck procura levar seu combo e cartas que potencializam ele para que a estratégia dê certo.

Monte Targon
Ionia
0
1
2
3
4
5
6
7+
26 700
champion
6
epic
3
rare
10
common
21
Campeões
6

1

Zoe

x3

Zoe

5

Lee Sin

x3

Lee Sin
Seguidores
6

2

Olho do Dragão

x3

3

Silfo Saboroso

x3

Feitiços
28

2

Cascata Lívida

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Nananinanão!

x1

2

Onda Sônica

x1

2

Presentes do Além

x3

2

Toque Conselheiro

x3

3

Lâmina Zênite

x3

4

Negação

x3

4

Palma Concussiva

x3

4

Vontade de Ionia

x2

5

Meditação Profunda

x3

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

O baralho de Lee Sin / Zoe é exatamente assim. No começo de jogo você usa seu pacote de sobrevivência, formado por Olho do Dragão e Silfo Saboroso e pro turno 5 em diante, todas as suas mágicas estão no deck para que o combo de Lee Sin com Lâmina Zênite funcione. Sejam elas cartas que potencializam o combo, como Disciplinas Gêmeas e Cascata Lívida, ou cartas para proteger seu Lee, como Negação e Nananinanão!.

Ilhas das Sombras
Demacia
0
1
2
3
4
5
6
7+
15 700
champion
0
epic
9
rare
9
common
22
Campeões
0

Seguidores
26

1

Aristocrata Azarado

x2

1

As Asas e a Onda

x3

1

Pescador Distraído

x3

2

Guardião Amaldiçoado

x3

2

Ícone Decadente

x2

3

Protegido dos Laurent

x2

4

Parasita Espiritual

x3

5

Guardiã Radiante

x2

8

Matrona Espectral

x3

10

Cithria, Dama das Nuvens

x3

Feitiços
14

0

Memórias Evanescentes

x1

2

Banquete Cruel

x1

2

Combate Individual

x2

2

Vislumbre do Além

x3

2

Visão Aguçada

x1

3

Mobilizando

x3

3

Sombras Perseguidoras

x3

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

O baralho de Cithria, Dama das Nuvens e Matrona Espectral que o jogador Duckling levou e faturou o sazonal de Guardiões dos Ancestrais também é um bom exemplo de Combo Tradicional. Com a mesma ideia do deck de Lee Sin este baralho usa um começo de jogo mais seguro, tentando se manter vivo, até chegar nos turnos em que você pode combar e assim finalizar a partida.

Fiora Combo

Fiora Combo é o terceiro membro da família e ele tem este nome pois Fiora é um estilo de Combo tão específico do nosso card game que precisava de um nome próprio. O fato de levar o nome da campeã não deixa este estilo de combo específico para ela, mas até o momento é apenas com ela que eu consegui enxergar este padrão de jogo.

Freljord
Demacia
0
1
2
3
4
5
6
7+
17 900
champion
3
epic
2
rare
15
common
20
Campeões
3

4

Fiora

x3

Fiora
Seguidores
0

Feitiços
37

1

Aço Quebradiço

x3

1

Cota de Malha

x2

1

Elixir de Ferro

x3

2

Combate Individual

x3

2

Cântico dos Trolls

x3

2

Súplica

x3

2

Visão Aguçada

x3

3

Golpe Incansável

x3

3

Lampejo Congelado

x3

3

Tenha Coragem

x3

4

Guerreiro Solitário

x3

5

Golpe Orquestrado

x3

8

Espírito Inflexível

x2

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

Este estilo de combo define-se muito mais em ter uma condição de vitória alternativa e que te traz a construir seu baralho com muitas cartas que fazem a mesma coisa, assim deixando o combo mais consistente. Vocês podem ver que esta lista usa 9 maneiras de diminuir o ataque do oponente, 9 cartas que Golpeiam o oponente e 16 cartas que auxiliam sua Fiora a permanecer no campo.

Shurima
Demacia
0
1
2
3
4
5
6
7+
17 300
champion
3
epic
2
rare
12
common
23
Campeões
3

4

Fiora

x3

Fiora
Monumentos
6

1

Preparativos Ancestrais

x3

2

Preservário

x3

Seguidores
3

2

Profetisa

x3

Feitiços
28

1

Areias Videntes

x3

1

Cota de Malha

x2

1

Ritual de Chamado

x3

2

Combate Individual

x3

2

Visão Aguçada

x3

3

Ampulheta Ancestral

x3

3

Areia Movediça

x3

4

Guerreiro Solitário

x3

4

Ritual de Negação

x2

5

Golpe Orquestrado

x3

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

A mesma coisa acontece quando trazemos Fiora para Shurima: usamos muitas cartas que contém praticamente o mesmo efeito e finalidade.

Quanto mais o jogo for avançando, mais cartas com efeitos similares irão surgir, deixando cada vez este estilo de combo mais forte, podendo até mesmo trazer outros combos deste estilo sem usar necessariamente a campeã.

Não é à toa que quando se começa a temporada de revelações de cartas, as pessoas sempre tentam encaixar uma carta em algum baralho de Mono Fiora, pois provavelmente esta carta tem algum efeito similar a alguma carta já existente no deck.

Mind Meld Combo

Mind Meld Combo é o nosso quarto e último membro da família combo, e assim como o Fiora Combo, ele também leva esse nome por causa da carta Elo Mental.

Este estilo de combo não necessita de uma combinação de 2 ou 3 cartas, e nem precisa de uma sequência correta de jogadas para ser executado. O importante aqui é que você chegue a uma quantidade necessária de feitiços usados durante o jogo para ter um efeito de "storm" na partida. Sim, este estilo de combo é o mais perto dos famosos decks de "Storm" que existem no card game Magic: The Gathering.

Piltover & Zaun
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
31 500
champion
6
epic
7
rare
12
common
15
Campeões
6

1

Fizz

x3

Fizz

4

Twisted Fate

x3

Twisted Fate
Seguidores
9

2

Balísticobô

x3

4

Zap Nadajato

x3

8

Bolheixe Ondulante

x3

Feitiços
25

1

Canhão de Poros

x3

1

Teste de Tensão

x3

2

Disparo Místico

x3

2

Escolha uma Carta

x3

2

Melhoria Iterada

x3

2

Remexida

x3

3

Anime-se!

x3

4

Equipando!

x3

7

Elo Mental

x1

7 de dezembro de 2023
runescola.com.br

Nosso querido baralho de Fizz / Twisted Fate é o maior exemplo deste estilo de combo, pois o objetivo do baralho é que você praticamente passe o jogo inteiro comprando cartas e jogando feitiços, até que seus Bolheixe Ondulante estejam custando 0 e junto com Melhoria Iterada você consiga fazer uma sequência de Bolheixes em campo.

Este baralho de Fizz / Twisted Fate, na minha opinião, não foi o único baralho competitivo que existiu que usava de uma mecânica parecida com o "Storm" no jogo. O antigo Karma / Ezreal antes da mudança no Ezreal também funcionava da mesma forma, já que um dos objetivos deste baralho era segurar até a rodada 10 com mana de feitiço acumulado, jogar Karma seguida de Ezreal e com 4 de mana restantes jogar qualquer mágica de custo 1 três vezes e depois completar o dano com 1 Disparo Místico, assim, causando 20 de dano em apenas um turno. E esse foi apenas um exemplo de tantos que este deck podia fazer antes.

É bom notar que a gente finaliza o artigo sobre os baralhos Combo, com o combo que tem mais estilo burn dentre eles, deixando claro que esses 16 arquétipos de Legends of Runeterra são circulares. A cada arquétipo que ia passando, o último baralho sempre tinha uma relação bem parecida com o primeiro baralho do arquétipo seguinte. Exemplo: Disrupt / Suicide Aggro é bem mais próximo de ser um Midrange do que um Decimate Aggro. Board Control é bem mais próximo de ser um baralho controle do que The Fighters. Combo Control é bem mais próximo de ser um baralho combo do que um Big Creature. E o Mind Meld Combo é bem mais próximo de ser um baralho aggro do que o Big Spell.

A cada deck que a gente passou, ele sempre continha alguma similaridade parecida com o deck anterior e que também iria conter algo parecido com o baralho que iria ser explicado após ele.

Termino essa série de artigos extremamente feliz, pois consegui passar para vocês uma forma que obtive com o passar do tempo de estudar e entender como Legends of Runeterra funciona. Críticas, opiniões, sugestões serão sempre válidas e espero que tenham gostado.

É isso pessoal, um grande abraço e até a próxima!