Finni-Vision: Os 16 Arquétipos de Legends of Runeterra. (1/4)
Olá! No meu último artigo contei para vocês sobre como os meus estudos sobre Magic me ajudam a compreender o conceito de arquétipos do LoR em um grau mais complexo. Usando a teoria do livro “Next Level Deckbuilding” escrito por Patrick Chapin expliquei para vocês o conceito de Swarm Aggro e como Azir / Irelia
se encaixa nele.
Com isso eu fiquei pensando... Ok, acho que chegou a hora de mostrar para a comunidade de LoR a maneira que eu enxergo o que cada deck faz e quais são seus arquétipos. Esse é o primeiro de 4 artigos (Aggro, Midrange, Control e Combo) sobre como eu transcrevi o estudo de Chapin para o Legends of Runeterra.
Arquétipos nada mais são que modelos a serem seguidos, te encaminhando mas não necessariamente te obrigando a seguir aquelas regras, já que não há uma regra universal. Alguns decks podem até dividir dois tipos de arquétipos, ou mudá-los com poucas cartas de diferença.
Decimate Aggro
Decimate Aggro é o primeiro representante da família Aggro, que também é composta por Linear Aggro, Swarm e Disruption/Suicide Aggro. O deck, que também poderia ser chamado de 4LW aggro, tem as seguintes características:
- Procura ser sempre o deck agressor da partida, colocando-se como deck que faz as perguntas invés do que deve gerar as respostas.
- Seu custo de mana é bem baixo para contribuir com o plano do deck de fazer unidade custo 1 no turno 1, 2 no turno 2, 3 no turno 3 e por aí vai.
- Utilizam mágicas de dano direto para finalizar a partida.
- Se diferencia dos outros tipos de aggro por ter Dizimar na maioria dos seus decks, mas isso não é uma regra.

Azir Burn - CEBQMBAHAIBRUN2SM4CQCAYCBQSSQNYCAIBQGBAAAEAQCAZG
4LW foi o desenvolvedor deste deck, sendo o primeiro a alcançar o rank mestre na temporada Guardiões dos Ancestrais com ele. O objetivo do deck é simples: gaste toda sua mana do turno desenvolvendo unidades baratas e agressivas e finalize a partida com Dizimar ou Fervor Noxiano
.

Discard Aggro - CEBAKAIDBEGBIJZXAUAQIDA4E4UC2AYBAEBQOAIDAQJAEAIEAEGQEAIBAMRQCAYDB4
Usado por mim para conseguir a 4° colocação das filas ranqueadas do servidor das américas na temporada passada, Discard Aggro também funciona como um Decimate aggro, mesmo não usando Dizimar no baralho. Quando pensar em Decimate Aggro, pense que são decks que pretendem encher o campo com unidades baratas e efetivas no começo do jogo e finalizar ele no turno 5, 6 através de dano direto ao nexus.
Linear Aggro
Nosso segundo representante da família Aggro é o Linear Aggro.
Linear Aggro são decks focados em agressivar e que seguem uma linha, no caso, um tema que suporta a construção do baralho, sendo ele uma mecânica ou um tipo de criatura. Tema esse que é usado sinergicamente e sequencialmente, ou seja, são baralhos com curvas crescentes. Linear Aggro procura utilizar sinergia entre suas cartas para otimizar seu poder e torna-las melhores mesmo que tenha que fazer o uso de alguns payoffs para que a sinergia funcione.

Nightfall - CECACAIFF4DAGCJDHBEVQWOWAECAGBIDAQCQMAIEAUFQCAIDBFOACAQDBEGV4
Nightfall Aggro usado por Dyna para vencer o Brazil Open Series #5 é um exemplo de Linear Aggro. Pode se notar que nem todas as cartas têm a palavra-chave Anoitecer, pois elas precisam de ativadores como payoff para terem seu PowerLevel ao máximo. A diferença do Linear Aggro do Decimate Aggro é o comprometimento com o tema. Quanto mais sinergia você cria, mais mana por efeito você gera.

Fearsome - CEBQIAYFAMCAMDIGAECQ4EA6E42TQAIDAQGQCAYBAUBRMMIBAEAQKGI
O baralho de Assustador que a um tempo atrás via bastante jogo também é um exemplo de Linear Aggro. Criar inúmeros Espectro da Névoa e ter várias unidades com Assustador combinadas com Predadora Desenfreada
deixava suas unidades passarem facilmente pelos bloqueadores do adversário. Usar praticamente apenas uma região para ter mais chances de ativar Evocadora de Espectros
era seu payoff para que a sinergia do baralho funcionasse.
Quando pensar em Linear Aggro, lembre-se que geralmente precisa se tem algum tema que traga sinergia para o baralho, um deck agressivo sem tema ou é Decimate Aggro, Swarm ou Fish. Mas isso não significa que todo deck com tema precisa ser Linear Aggro, às vezes, nem aggro eles são.
Swarm Aggro
Swarm Aggro é o terceiro representante da família Aggro.
Se vocês leram meu último artigo, lá eu explico sobre como Azir/Irelia
é um Swarm aggro. Então deem uma passada por lá para saberem sobre o Azir
/Irelia
. Swarm aggro são decks que conseguem criar unidades aos montes, priorizando a vantagem de mesa e não o dano direto. Prefere ganhar combates melhorando suas unidades através de pumps ou proteções invés de matar a mesa adversária usando remoções e que geralmente usam cartas que fazem mais de uma unidade, podendo ser unidades ou mágicas que geram tokens, mas isto não é necessariamente uma regra.

Overwhelm - CMBQCAYBAIBQCAIFCYPQIBAHEY3UGZYEAEAQCGQBAQAQUAQCAEBAMAYEA4GS2XICAECACCIBAQDRI
Um baralho que eu considero Swarm Aggro é o deck de Renekton/Sejuani
, mesmo ele tendo uma pontinha no Linear Aggro por ter o tema de Sobrepujar ele não tem nenhuma sinergia própria com a palavra-chave, é apenas um baralho com um monte de unidades com Sobrepujar e mágicas que ajudam essas unidades a fazerem trocas favoráveis e ficarem mais fortes. Por termos essa restrição de apenas ter 6 unidades no campo, decks de Swarm que fazem muitos tokens não vão ser tão comuns no nosso card game.
O que podemos entender sobre o Swarm aggro é, se o deck quer fazer unidades todo turno e prioriza ganhar combates através de tricks ou proteções, mesmo que ele não faça muitos tokens, ele pode sim ser um swarm aggro, e se ele fizer tokens aos montes, aí sim conseguimos ter mais certeza sobre seus arquétipos.
Disruption/Suicide Aggro
Disruption Aggro e Suicide Aggro são juntos o nosso último representante da família Aggro e que já começam a colocar os pezinhos no Midrange. Nota-se que Disruption e Suicide aggro são decks diferentes, mas que em sua essência contém o mesmo propósito. São baralhos que estabelecem seu clock muito rápido na partida e que ao longo dela oferecem tipos de disrupção para o oponente.
Seu ponto principal é ser agressivo na partida e estabelecer sua forma de vitória no campo e guardar anulas, proteções ou remoções para as mágicas adversárias. Isso é o que faz este tipo de aggro normalmente ser melhor contra decks de controle e combos. Como exemplo de Disruption Aggro temos dois decks:

Fiora/Shen - CEBQIAIABENC2MYCAMAAMDQDAEBCAJJLAQAQCAQTAEAQAHIBAQAAEAICAAAQIAQBAAGSKAIDAIKACBACA4AQCARR
Fiora/Shen é um exemplo clássico de baralho que estabelece seus agressores no começo da partida e se aproveita do passe para proteger seu campo. Não necessariamente você quer curvar suas unidades nos primeiros turnos, mas você quer sempre jogá-las no campo contendo mana de backup para protegê-las. Tudo que você quer em uma partida é estabilizar um Shen com Fiora
ou Dragão Furioso
e uma Defensora da Clareira Verdejante
e ainda conseguir ter mana para proteger essas unidades com Negação
, Nananinanão!
e barreiras. Se um baralho estabelece um clock e decide protegê-lo ao longo de partida, provavelmente este deck é um Disruption Aggro.

Scouts Supressor - CECAMAIAAEERKHJFE4CAEAACAYEQUAQDAAHA6AICAYLAAAIBAIAAC
No Fight Night #26, Cephalopod levou uma versão do deck Patrulheiros que usava Supressor Pétreo e mesmo a carta não combinando muito com o baralho foi ela que o fez ganhar de todos os decks de Fizz
/Twisted Fate
e Lee Sin
/Zoe
e sair vitorioso daquele Fight Night. Mesmo sendo um baralho Linear Aggro, essa versão de Patrulheiros com Supressor Pétreo
faz exatamente o que um Disruption Aggro quer: estabelecer um clock e ao mesmo tempo conseguir atrapalhar o jogo adversário.
Por enquanto em Legends of Runeterra, temos apenas o Supressor como carta que “taxa” o plano de jogo do oponente, talvez com a vinda de mais cartas deste tipo, podemos ver esse estilo de Disruption Aggro ser mais recorrente.
Suicide Aggro
Ainda na linha de baralho que estabelecem um clock rápido e contém maneiras de atrapalhar o jogo adversário temos o Suicide Aggro. Mas este, diferente do Disruption Aggro, tenta ser o mais agressivo possível no começo da partida, gastando praticamente todo seu recurso na mão nos primeiros turnos e ainda consegue ser recompensado por isso late game.
Thresh/Nasus - CEBQKAIFBMUDAMJUAQCAOAQ2F5TQEBAFAMIAEAIEA54QEAIFDERACAIEA45Q
Thresh/Nasus
é no meta atual o baralho que consegue passar dano no turno 1 e 2 do jogo, mas para fazer isso, se tem um preço: usar praticamente todo recurso que você tem na mão. O que faz esse deck ser tão forte, é que isso não é um problema pra ele, pois até o oponente conseguir resolver seu clock inicial, você já conseguiu achar suas cartas de late game que resolvem sua partida.
Por ser um deck que se importa muito mais em estabelecer sua agressão inicial a todo custo, sua maneira de disrupt é um pouco diferente. Vislumbre do Além além de te comprar cartas e ter sinergia com o deck, pode também parar uma unidade com roubo de vida de se curar. Banquete Cruel
e Lança Negra
conseguem tirar um bloqueador adversário e te colocam em vantagem no campo. Ritual de Negação
aqui funciona igual Negação
no Fiora
/Shen
, está no deck para proteger seu Nasus
que é seu maior finisher/clock do baralho.
No geral, os Aggros são decks que pretendem fechar a partida, geralmente, com unidades agressivas e que às vezes podem conter o famoso “alcance” para finalizar uma partida.
Com isso em mente você poderá entender mais o que seu deck faz e em qual ou quais arquétipos ele se encaixa melhor, podendo entender qual carta se encaixa melhor na lista e qual carta não ajuda no plano de jogo do baralho.
Esse foi o primeiro artigo de 4 falando sobre os 16 Arquétipos de Legends of Runeterra. Se concorda comigo ou não, deixe sua opinião nos comentários, no LoR o baralho pode ter um ou até mais tipos de arquétipos, nada é exatamente uma regra e opiniões diferentes serão sempre bem vindas.
Por hoje é isso. Um grande abraço e até a próxima!