Solucionando o dilema do terceiro deck

Sempre que o Torneio Sazonal se aproxima, os jogadores de Legends of Runeterra são acometidos pelo fatídico “dilema do terceiro deck”, algo que os leva a passarem dias tentando encontrar qual é o baralho ideal para fechar a composição ou até mesmo gerando pensamento excessivo de algo que talvez já está resolvido. 

Para que isso não ocorra ou seja solucionado rapidamente, o jogador precisa responder uma pergunta simples: qual é o conceito da minha composição? Ela pode ser formada por três decks generalistas com potencial de vencer tudo, mas que normalmente vão render banimentos complicados e rodadas muito difíceis; três opções que dão conforto ao jogador, mas que tenham semelhanças de pontos fracos e fortes; ou totalmente focada em vencer um baralho muito popular, mas com fraquezas que podem ser exploradas rapidamente e deixá-lo de fora do torneio muito cedo.

Código do deck: CECACAQDBEBACAYUFYBAGBAFCECACBABEQTDIAYBAMBQ2AQBAQNR6AYBAMCDGNYBAEAQIJY

Vou usar como exemplo o processo que eu cheguei à minha line desse Sazonal. Ezreal Draven e Nasus Thresh são decks que eu acumulei conhecimento teórico e prático durante bastante tempo por gostar muito de Midrange - principalmente nessa temporada com o segundo citado. Logo, eu optei por usá-los como alicerces da minha composição, afinal eles possuem algumas semelhanças de banimento e confrontos favoráveis. Além disso, usar baralhos que dão conforto ao jogador facilitam a vida dele durante eventos longos.


Com base nesses alicerces, o dilema do terceiro deck entra em ação. Primeiramente, minha opção seria Azir Irelia por causa do poder que o baralho possui, mas eu não gosto da forma que ele se encaixa na composição e deveria treinar bastante com a lista até realmente dominar as linhas de jogo necessárias para me levar a um ótimo resultado. Lissandra Trundle era outra possibilidade, mas prejudicaria muito mais do que gostaria, já que a combinação de Ilha das Sombras e Freljord não está tão bem posicionada como outrora.

Código do deck: CMBQCBAFCACAIBYCDIXWOBIBAUFSQMBRGQBQCAIFDEAQIB3ZAECAKAYDAECAOOYBAQCQIAQBAURCS

Eliminando esses dois decks, meu caminho foi procurar algo com estratégias que eu tenha usado em temporadas passadas, o que me encaminhou para o Zoe Vi, deck criado pelo Rubin Zoo, mas com algumas modificações ao meu gosto. Mesmo que ele não seja ótimo contra Azir Irelia, eu ainda posso manter esse baralho aberto e continuar com a prioridade de banimento em algumas estratégias de Freljord.

Além de usar esse aspecto de conforto para encontrar a terceira estratégia e ela encaixar-se nos dois alicerces previamente determinados, eu fiz uma análise de porcentagem de vitórias que os três baralhos possuem contra arquétipos do metagame, assim poderia definir cartas que precisam ser modificadas para melhorar confrontos populares. Para finalizar, usei a recente ferramenta criada pela equipe do Chunkzer, que você pode conferir aqui, assim eu simulei composições dos adversários, como deveria ser meu processo de banimento e qual deveria ser minha opção inicial daquela rodada. 

Código do deck: CIBQCAYEAUBACBBGGQDAGCIJKRKVMXG5AEBQCAQEBABACBA3E4BAGCJDMABACAYEBMBAGCJTK4

Depois de definir a composição que deseja levar para o torneio que se preparou, principalmente se for o Sazonal, minha dica é que você consiga ter alguns dias de testes com amigos e torneios, assim há tempo de verificar possíveis falhas durante as partidas, nos banimentos ou até mesmo numa das opções da composição - o que pode resultar em mudanças emergenciais. Não adianta ter conhecimento técnico de como os decks funcionam nos confrontos, se o próprio jogador não coloca essas porcentagens a seu favor.