Três dicas importantes para o lançamento de coleções novas em Legends of Runeterra
[Artigo originalmente publicado em 27/04/2020]
Oi! Me chamo Victor, tenho um longo background com card games (22 anos, pra ser exato) e estou jogando Legends of Runeterra desde que o beta foi lançado. Há pouco mais de um mês comecei a transmitir streams diárias do jogo e produzir conteúdo relacionado à estratégia que envolve o LoR no YouTube. Semanalmente eu escrevo um artigo sobre a estratégia do jogo para os assinantes da minha stream e dessa vez eu escrevo um artigo aberto para todos porque nós estamos passando por um momento bem divertido e, algumas vezes, confuso para muitos jogadores, sejam novos ou antigos: O lançamento de uma coleção nova!
No momento em que escrevo esse texto, o que temos de informação é que, no dia 28, às 14:00, teremos o lançamento da atualização 1.0 do Legends of Runeterra, que marca o lançamento oficial do jogo e trará 120 novas cartas, incluindo aí 11 novos campeões (Quinn, Maokai, Sejuani, Swain, Vi, Lee e 5 campeões de uma nova região não divulgada ainda que será adicionada, mas que espero que seja Águas de Sentina / Bilgewater).
Fazendo um breve resumo “histórico”, quando LoR teve seu beta lançado, havia uma particularidade interessante: uma trava no número de curingas (wildcards) que você poderia comprar semanalmente. Para os novos jogadores que estão chegando junto com o lançamento, explico: você podia comprar apenas 3 curingas de campeão por semana. Sendo assim, não importava o quanto você estivesse disposto a gastar no jogo, a evolução da sua coleção estava limitada.
E isso foi sentido durante o beta. Nós vimos o meta ir se modificando conforme os jogadores foram ampliando sua coleção. Não à toa, o primeiro jogador a alcançar o elo de Mestre no mundo, Mikulas “Pokrovac” Dio, o fez usando um deck que era uma leve modificação de um outro baralho que você recebe gratuitamente ao terminar o tutorial do jogo.
A medida que os jogadores foram ampliando suas coleções e podendo testar novas possibilidades, o meta como conhecemos hoje foi tomando forma, decks com combinações que pareciam irreais foram testadas e eventualmente alcançaram o topo da ladder (sim, estou falando do Draven/Ezreal).
Enquanto alguns decks pioraram, normalmente por causa de nerfs (Hecarim, Elnuks, etc.) outros decks atingiram o topo do meta por nenhuma razão aparente: Swim, o principal streamer de Runeterra hoje, alcançou Top 1 no servidor das Americas jogando de Fantasma Travessa (Phantom Prankster). O deck era o melhor deck? Definitivamente não. Mas ninguém o conhecia no momento em que ele desenvolveu e sabia como jogar contra. Associado a isso, ele rendeu bem em um meta infestado de "Fiora/Garen Bannerman" e "Zed Elusives". O fator surpresa foi super relevante neste caso.
(Apesar de ninguém ter me perguntado, eu penso exatamente a mesma coisa do Zed/Fiora Elusive Burn que foi lançado há poucos dias: está indo bem porque muita gente ainda não sabe como jogar contra)
E esse é o ponto principal sobre o lançamento de uma coleção nova: Você irá ver decks novos indo bem e ficará com MUITA vontade de jogar com ele, afinal de contas, o streamer que você está assistindo ganhou 14 partidas consecutivas com o deck. Mas isso não significa necessariamente que o deck é realmente bom.
Se você tem dinheiro infinito e pretende comprar todas as cartas tão cedo quanto o lançamento acontecer ou se você conseguiu farmar fragmentos (shards) o suficiente para completar a sua coleção no dia 28, essa dica provavelmente não é pra você. Para todos os demais:
DICA NÚMERO 1: Não gaste seus fragmentos cedo
Durante a primeira semana de lançamento do jogo, o meta vai ser definido de uma forma que normalmente chamamos de “selva”. “Por que ‘selva’?” Basicamente porque você nunca sabe o que deve esperar lá dentro e porque haverá de tudo.
Patrulheiros, freljordianos sobreviventes, decks control usando noxus e Swain, Lee Sin e Ezreal de mãos dadas serão algumas tentativas que provavelmente aparecerão durante as primeiras semanas do jogo. E, enquanto algumas delas possam parecer incrivelmente fortes, lembre da Fantasma Travessa e que é justamente isso: Eles apenas PARECEM fortes.
Criar um bom deck exige (além de conhecimento) testes, prática, ajustes e mais testes. Você quer adaptar sua lista até chegar nas 40 cartas ideais para "quebrar o meta" e vencer no jogo com sua estratégia. Isso toma tempo e, a menos que Riot tenha cometido algum erro absurdo de design e algo claramente seja mais poderoso que todo o resto (e não vimos cartas assim nos spoilers até agora), um deck realmente incrível usando apenas cartas novas como base não estará pronto na primeira semana do jogo.
Claro que é divertido jogar com algo novo, ou até provavelmente você quer usar o seu campeão favorito que acabou de chegar no joguinho. Mas a paciência vai ajudar a você não se frustrar. As chances de você gastar os seus recursos com alguma coisa e depois descobrir que existem apenas decks memes com aquele campeão é muito grande. Sendo assim, na dúvida, espere.
“Mas eu quero jogar partidas ranqueadas e subir na fila ranqueada cedo.” Tudo bem, entendo perfeitamente. O que nos leva a…
DICA NÚMERO 2: Não se mexe (muito) em time que tá ganhando.
Quando uma nova coleção de cartas chega em um card game, nós temos normalmente, além de novos arquétipos, o fortalecimento dos decks já existentes. Alguns casos são, inclusive, bem óbvios: “Gotcha!” deve entrar em praticamente qualquer deck que rode Piltover e Zaun e “Concussive Palm”, que apesar de ter sido revelada junto com o Lee Sin, será a melhor amiga do Yasuo.
Nessa hora, vale muito a pena aplicar a Lei do Menor Esforço. É muito mais fácil e menos custoso (em fragmentos ou tempo) você alterar poucas cartas para melhorar um deck que já foi amplamente testado (como Bannerman, Elusives, etc.) do que criar um novo do zero.
E é aí que você pode brilhar na fila ranqueada.
DICA NÚMERO 3: Como escalar até o topo do ranking (ou subir de elo)!
Se você joga Legends of Runeterra há 1, 2 meses e tem jogado com um determinado deck, digamos, Elusivos, você já adquiriu uma vasta experiência com esse deck. Você provavelmente sabe com quais cartas ficar na sua mão inicial, quais unidades são melhores em cada matchup (confronto) e como se comportar na maior parte das partidas. E isso vale ouro!
Existe uma curva de aprendizado para a maior parte das coisas que fazemos na vida. E jogar um card game não é diferente. Um dos conselhos que mais costumo dar para quem me pergunta, durante minhas streams, como subir na ranked é justamente não ficar mudando de deck. Escolha um deck que esteja “ok” no meta, que você se divirta jogando (importante) e jogue bastante. Para chegar ao mestre você não precisa necessariamente do melhor deck. Você precisa do deck que VOCÊ joga melhor.
BruisedByGod (BBG) está no topo do Mestre jogando quase que exclusivamente com Demacia (bannerman). Ele tem 4310 jogos ranqueados e 2260 deles usaram o arquétipo. Provavelmente ninguém joga tão bem com o deck como ele e isso vai fazer com que ele vença partidas que pareçam matchups impossíveis pra outros jogadores.
Para não ficar em um exemplo apenas, TealRed é um jogador japonês que está no topo do servidor Europeu hoje. Ele possui pouco mais de 2000 jogos registrados no Mobalytics e 1700 deles foram com a região de Shadow Isles, 1400 com a combinação de Shadow Isles e Ionia.
Durante o lançamento, jogadores como BBG e TealRed provavelmente não irão testar arquétipos completamente novos. Eles devem melhorar os arquétipos que já jogam costumeiramente e aproveitar a experiência para escalar novamente até o topo do ranking o mais rápido possível. Pra que aprender algo completamente novo se você é MUITO BOM com o que já existe?
Da mesma forma é bastante claro que usar um “bom deck” traz as suas vantagens. Decks fortes muitas vezes oferecem uma leniência maior aos erros do jogador, gerando um menor impacto ao longo da partida ou possuem um melhor “matchup” contra o meta, além de terem sido testados à exaustão por MUITOS jogadores.
E por último, mas não menos importante, temos o tempo como um fator relevante para que você alcance o topo. Temos quatro divisões de Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante até finalmente alcançar o Mestre e, mesmo que você tenha um excelente percentual de vitórias (winrate), são muitas partidas pelo caminho pra absolutamente todo mundo. Não desanime.
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No dia 30 Legends of Runeterra será oficialmente lançado e teremos, espero eu, um monte de novos jogadores. Se você for um deles, seja bem-vindo à comunidade e espero que esse artigo te ajude!
Se ainda quiser tirar alguma dúvida, publico vídeos sobre LoR no meu canal do YouTube e faço streams diárias do joguinho em http://twitch.tv/viktorkavbr cola lá e vamos conversar. 🙂
Vic