Três dicas para melhorar seu jogo mental

Com o anúncio dos torneios sazonais, durante essa temporada, passaremos a abordar tópicos mais direcionados ao cenário competitivo e grandes. Este primeiro artigo, é muito focado em como você precisa estar se sentindo para aumentar suas chances de vencer, seu jogo mental.

Grandes jogadores de card games, não costumam estar no topo do jogo exclusivamente por causa de suas fortes habilidades… eles também querem vencer. Pode parecer óbvio que você deseja vencer o jogo que joga, mas muitas vezes existe uma barreira psicológica. E se você já atingiu a meta que se propôs antes do torneio (como pegar top 8)? E se você falhar em alcançar sua meta antes do fim do torneio? Em cada uma dessas situações, você ainda consegue jogar o seu melhor? Se não, como você pode ter certeza de jogar o seu melhor a cada rodada?

Embora existam maneiras óbvias de preparar-se mentalmente para o torneio, como o velho clichê de dormir o suficiente para garantir seu melhor jogo mental, gostaria de compartilhar alguns pontos que eu pessoalmente tive que trabalhar e algumas dicas mais recentes que surgiu durante uma conversa com amigos.

1. Não se prenda à rodada anterior

Eu mesmo tive essa barreira psicológica por muito tempo. Depois de começar com força em um torneio, eu pegava minha primeira derrota e então muitas vezes acabava com uma série de derrotas que garantiam que eu não alcançasse os meus objetivos desejados. Durante a rodada, logo após minha primeira derrota, minha mente começava a entrar num loop sobre como perdi a partida anterior e, portanto, não era capaz de dar o meu melhor no jogo seguinte. Depois de um tempo, um amigo meu descobriu qual era a minha barreira e, assim, pude trabalhar nesse problema.

Mas como você pode evitar se perder na rodada anterior e, em vez disso, focar no que está acontecendo agora?

Em primeiro lugar, você tem que aceitar que a sorte faz parte deste jogo. Não desequilibre o seu estado mental (ou tilte, no popular) porque seu oponente fez um top deck incrível e comprou sua única carta possível para ganhar o jogo naquela rodada rodada. Acontece com todo mundo e, com frequência, estamos nós do lado dos sortudos.

Já se você acha que pode ter tomado uma decisão que prejudicou a partida, discuta as difíceis decisões tomadas com alguém, até mesmo seu oponente, durante o intervalo pós-jogo, para que possa jogar a próxima rodada sem se pendurar nas decisões que teve que tomar na partida anterior.

2. Defina suas metas e almeje o topo!

É difícil dar o seu melhor a cada rodada se você não tem ideia de pelo que está lutando. Se você não definir seu objetivo alto o suficiente, poderá acontecer de você alcançá-lo durante o torneio e, em seguida, não ser capaz de se concentrar nas rodadas subsequentes, pois já "ganhou" sua luta pessoal. Se você costuma atingir sua meta antes do final do torneio, deve definir metas de curto prazo. Se sua meta era chegar ao Top 8 em um determinado campeonato, você deve mudar isso para garantir que seja uma meta apenas para a primeira etapa, e definir novas metas para você mesmo depois que o suíço acabar.

Muitas vezes, você não conseguirá atingir seu objetivo. E não se preocupe, você pode ficar triste nessa situação. Quando joguei o segundo PTQ da história do Magic Online, meu objetivo era terminar com uma colocação que me rendesse os tickets que eu havia pago como entrada no evento. O deck era bastante forte e no estilo que eu gostava, acabei terminando o suíço classificado com uma rodada de antecedência. Fiquei tão animado que tinha certeza que iria vencer a competição, mas acabei sendo atropelado por um deck de "affinity" (entendedores entenderão) e perdi no Top 8 para o eventual campeão. Fiquei muito arrasado, perdi qualquer equilíbrio do jogo mental (tiltei), e esqueci que, inicialmente, minha meta era apenas recuperar os 25 dólares da entrada do torneio.

Passado o final de semana, fui um pouco mais racional e, novamente animado com o resultado, passei a jogar uma série de eventos diários no Magic Online naquela temporada e acabei conseguindo quase que multiplicar por 100 aqueles 25 dólares que queria recuperar. Termina que a diferença entre alguém que já alcançou seu objetivo e alguém que quer mais é simples: quem quer mais vai se esforçar muito mais. E não se engane, esforço SEMPRE gera retorno.

3. Não se distraia!

Essa dica possui vários níveis e eu costumo comentar sobre isso nas lives. Isto é particular, embora se repita de uma forma bem comum, não consigo jogar o meu melhor em lives. Primeiro que o trabalho de streamer não se limita a jogar. É conversar, responder o chat, divertir o público, entreter quem está assistindo e, no momento em que isso acontece, não há um foco no jogo. É difícil manter o seu jogo mental no pico nesta situação. Mas para não streamers, essa dica significa que, se você está jogando um evento importante, se livre de todas as notificações possíveis, seja Discord, Whatsapp, etc.. Você deve se concentrar completamente e outras coisas também atrapalham. Por exemplo, você pode ter dificuldade em se concentrar se acabou de comer e está digerindo. O que não significa que você não deve comer nada, é claro. Prefira alimentos leves, como frutas, ao longo de um torneio longo. Além disso, não esqueça de beber água constantemente, em algum momento eu aprendi uma verdade muito interessante: se você sentir sede é porque você JÁ ESTÁ desidratado.

É muito importante que sua mente e seu corpo sejam capazes de dar o melhor de si no jogo. Mesmo que você não perceba, seu jogo fica desleixado se não for capaz de fixar sua mente no momento exato. Claro, todos nós às vezes temos problemas pessoais e não somos capazes de trazer nosso melhor jogo para um torneio. Mas se puder, tente resolver seus problemas particulares antes do torneio (ou o mais rápido possível em geral). Se essa não for uma opção, fale com um bom amigo sobre seus problemas.

E basicamente, tudo se resume a isso: certifique-se de que está motivado. Lembre-se de começar a jogar uma rodada de torneio em condições ideais. Se as circunstâncias mudam durante uma partida, você geralmente pode mudá-las de volta a seu favor, basta lembrar de fazer isso. Jogue os dois jogos: LoR e o mental.

2 thoughts on “Três dicas para melhorar seu jogo mental

  • 17/10/2020 em 4:40
    Permalink

    Amo seus artigos, mas a cor em preto da pagina me desmotiva a leitura, eu gosto muto da cor branca de fundo, com a letras em preto. Gostaria que tivesse como alternar.

  • 23/10/2020 em 20:39
    Permalink

    só eu que bebi água quando foi citado sobre ingerir agua constantemente?

Fechado para comentários.