Destaque dos spoilers: Viajantes Aborrecidos
A temporada de spoilers da expansão Além do Bandobosque está longe de terminar, mas algumas cartas já chamaram bastante atenção. A coleção traz as novas mecânicas Impacto, Manifestar e Travessura, além de apresentar o conceito de multirregião. Como a Riot Games mudou o ritmo de apresentação dos novos campeões, apenas Poppy e Caitlyn
foram reveladas até o momento da entrega desse texto. Em compensação, o destaque do artigo é a incrível unidade Viajantes Aborrecidos, que já fez muito jogador competitivo e criador de conteúdo questionar o quão saudável é o design dela. Como eu a amei, é hora de explicar os motivos dela parecer tão forte, compará-la com recursos semelhantes de outros jogos do gênero e como ela pode impactar o metagame do Legends of Runeterra.
Apesar de Legends of Runeterra já possuir um recurso capaz de descartar carta da mão do oponente, Caça aos Fracos, este conceito popular de outros card games enfim pode se tornar relevante com a chegada de Viajantes Aborrecidos. Enquanto o feitiço de Noxus só elimina o seguidor mais fraco, a unidade de Piltover e Bandópolis é capaz de acertar um recurso muito mais poderoso e dar informação do que o adversário possui - além da compra gerada ao seu controlador.
Viajantes Aborrecidos lembra o design de cartas de dois concorrentes, Hearthstone e Magic: the Gathering. Rato Sujo foi utilizado como recurso para evitar a efetividade de alguns combos do card game da Blizzard, já que ele colocava o minion adversário em jogo e assim poderia evitar o turno que o oponente forçaria o letal. Enquanto no jogo da Wizards of the Coast, a unidade de multirregional lembra levemente a fada Facção Vendilion, que também pode eliminar um recurso da mão adversária, mas que permitiria ao oponente repor a quantidade na conclusão do efeito.
Sinergias
Viajantes Aborrecidos é evidentemente uma opção que pode ganhar espaço na estratégia de vitória através dos cogumelos, normalmente gerados por Teemo
, Comerciante de Cogumelos
e Raxinim Grandona
, mas que devem ampliar seu arsenal de recursos com esse efeito com as cartas novas de armadilha em Além do Bandobosque. Forçar uma compra de carta do oponente, tirar uma carta forte da mão dele, talvez causar dano ao nexus e ainda colocar um bom corpo ciclando carta são muitos pontos positivos em apenas uma jogada.
Além de sinergias já presentes no LoR, Viajantes Aborrecidos também pode ser bastante efetivo com a nova mecânica Travessura. Sempre que o jogador alterar o custo de alguma carta na mão do oponente, maior a chance dela se tornar menos forte ou alvo principal a ser descartada pelos Yordles. Esse uso contínuo de recursos contra a mão do oponente permite controle do que será colocado em jogo por ele ou redução da efetividade do plano de jogo adversário.
Principais Alvos
Para fazer uma análise mais precisa de como os Viajantes Aborrecidos podem impactar os decks do metagame atual, vejamos quais cartas a unidade é capaz de descartar dos nove decks mais populares.
Sivir Demacia: Sivir, tanto normal quanto transformada em Ricochete
, Exploradora das Ruínas
e Golpe Orquestrado
;
GP Seju: Gangplank, Sejuani
, Arpão de Monstros
e O Apavorador
;
Ezreal Draven: Improbulador Trivolt e Capitão Farron
;
Swain Twisted Fate: Swain, Arpão de Monstros
e O Leviatã
;
Lulu Zed: Lulu, Zed
, Égide de Ouro
e Guia Feérico
;
Sivir Combo: Sivir, tanto normal quanto transformada em Ricochete
, Palma Concussiva
, Refúgio Espiritual
e Exploradora das Ruínas
;
Lurk: Pyke, Xerxa'reth, o Titã Subterrâneo
e Peixe-jaula
;
Ezreal Karma: Meditação Profunda, Karma
e Cardume Disperso
;
Zoe Lee: Palma Concussiva, Negação
, Bastião
, Meditação Profunda
e Lee Sin
.
Além dos exemplos citados, já há boas opções a serem descartadas na região de Bandópolis, em cartas muito utilizadas em Ilha das Sombras e basicamente inutilizando Formando Estrelas - o que pode manter Targon como a região menos popular do metagame por mais uma atualização.
Viajantes Aborrecidos deve ser a primeira carta excelente com o efeito de descarte em Legends of Runeterra, assim ampliando os conceitos que o card game da Riot possui. Lidar com a mão do adversário permite que alguns problemas sejam evitados antes mesmo que possam acontecer, seja numa forma de remover sua unidade, o principal campeão do oponente ou uma peça de combo. Não se engane, os Yordles podem parecer aborrecidos, mas não chegam nem perto de como os jogadores ficarão ao serem prejudicados por ele.