De olho no Campeonato Mundial de LoR
A temporada de Ascensão do Submundo é a que determinará os 64 jogadores de cada servidor do Legends of Runeterra a participar do classificatório para o Mundial. São dois meses que os competidores precisam acumular pontos nas partidas ranqueadas ou aperfeiçoar muito a qualidade de jogo para conseguir um desempenho acima da média no próximo Torneio Sazonal.
Dos 64 classificados para o qualificatório do Mundial, 20 deles são jogadores que fizeram Top 4 nos Sazonais anteriores ao evento; 22 definidos por pontos adquiridos a cada vitória a partir do Sazonal de Império dos Ascendentes; e os últimos 22 são aqueles que melhor pontuaram na ranqueada durante as cinco temporadas. Depois disso, cada servidor terá uma competição que definirá os nomes que representarão o continente no evento global.
Dois brasileiros garantiram suas vagas com incríveis performances nos Torneios Sazonais: Ian Nogueira, vice-campeão da edição Criação Cósmica, e LGamesBr, semifinalista de Guardiões dos Ancestrais. “Essa temporada eu pretendo me dedicar mais a aprender novos conceitos, mesmo que não seja segredo que meu arquétipo favorito é aggro, e foi graças a ele que consegui atingir o top 4 do último sazonal, quero treinar bastante para jogar com os principais decks e lines em torneios quando o meta estabilizar”, ressalta o streamer da Haze e campeão da última edição do Fight Night Legends.
Os mais consistentes
Apesar de apenas os dois jogadores brasileiros estarem confirmados no qualificatório do mundial, já é possível considerar que alguns competidores não vão ficar de fora por causa da quantia atual de pontos que possuem e pela consistência que demonstram nos grandes torneios. STAN é um dos maiores exemplos disso. Atualmente, ele é o primeiro colocado entre os que buscam a classificação pelos desempenhos nos torneios sazonais.
“Eu estava para dar tudo de mim na ranqueada nessa temporada para tentar garantir a vaga, mas depois que vi que estava em primeiro por pontos do sazonal, admito que fiquei muito aliviado, pois sei que só preciso manter uma pontuação acima da média no próximo para garantir. Isso me alivia muito pois eu sempre fui um jogador desambicioso de ladder, então eu acabei ficando bastante feliz só de pensar que não vou ter mais essa preocupação”, confessa o jogador da Hydra Gaming.
Da mesma forma que seu companheiro de Hydra Gaming, TheBlackBoss caminha para conseguir a vaga para o classificatório do Mundial tanto por pontos de sazonais quanto pelo desempenho na ranqueada. Ele tem se dedicado exclusivamente ao Legends of Runeterra depois que decidiu abandonar o seu trabalho formal e focar no card game da Riot como competidor e streamer.
“Acredito que será muito disputada essa temporada por quem não tem classificação garantida pela ranqueada, além das mudanças do metagame, que estão tornando muito mais difícil para os jogadores encontrarem os melhores decks”, salienta o jogador três vezes seguidas classificado para Torneios Sazonais.
Grandes Pontuadores da Ranqueada
Essa mudança do metagame gerada através do lançamento de Ascensão do Submundo e, principalmente, o balanceamento da atualização tornaram o jogo muito mais abrangente em possibilidades de estratégias de jogo. Essa fase de experimentação tem sido o deleite de muitos jogadores, ainda mais com a chegada do evento focado nos eventos da Ruína. Entretanto, isso também tem gerado muita dificuldade de encontrar qual é a composição ideal para o estilo de jogo da pessoa.
“Adoro fazer experimentações com as possibilidades da coleção e tornar conceitos novos em funcionais. Dessa forma, esses períodos em que o jogo apresenta muitas mudanças e adições são de longe os meus preferidos, quando fico mais engajado com o Runeterra”, comenta 4LW, também membro da Hydra Gaming, que já está virtualmente classificado pela ranqueada e com muitas chances pelos pontos do Sazonal.
4LW é um dos jogadores que foi pego de surpresa quando a Riot Games divulgou a pontuação dos competidores em busca da vaga no classificatório do Mundial, afinal ele está virtualmente classificado por um dos métodos e com chances em outro. Isso deve facilitar ainda mais o gerenciamento de tempo dele em combinação com seus estudos do mestrado de filosofia.
Finni é o melhor brasileiro pontuado na disputa da vaga através da ranqueada, assim o colocando numa situação de bastante conforto por estar virtualmente qualificado para o torneio que leva ao Mundial. O jogador da Sultans sabe dos desafios da atual temporada e como ela pode impactar posteriormente.
“Creio que a temporada será importante para a maioria das pessoas que jogam com seriedade porque ela termina um ciclo para começar outro que o competitivo poderá mudar. Então, todo o amadurecimento do nosso planejamento de treinos e preparo emocional faz diferença para ter confiança em cada jogada”, ressalta o tricampeão da Liga Brasileira de Runeterra.
A temporada atual ainda deve dar bastante emoção aos jogadores que precisam se dedicar ao máximo para conseguirem alcançar a vaga tão desejada na maior competição de Legends of Runeterra. Enquanto isso, a Ruína se aproxima como o evento do bimestre no card game da Riot e pode impactar o metagame com seus novos campeões, Viego e Akshan. Acompanhar os competidores dessa entrevista pode ser um dos caminhos para encontrar a melhor forma de usar as novidades do LoR.
Obs: Ian Nogueira teria aspas suas no texto, mas não pode participar da entrevista por causa de problemas na sua agenda devido à mudança de residência.