5 line ups para a Contenda Final de Ascensão do Submundo

O Sazonal de Ascensão do Submundo tem sua fase aberta em 14 de agosto e as eliminatórias no dia 21. Logo, quem tenta se classificar através das Contendas terá sua oportunidade de garantir a vaga no evento na Contenda Final, a partir das 16h do próximo sábado (7). Para tentar ajudar os leitores da Runescola, esse texto vai dar exemplos de composições que podem ser o caminho para usar na competição e explicar os motivos para usá-las.

Minha opção  (Viego Shurima, Sivir Combo e Shen J4)

Seria contraditório ou questionável fazer uma lista com cinco composições sem citar qual eu usaria. Apesar disso, ressalto que os meus motivos para usá-la seria em relação a zona de conforto, análise do metagame e aposta em baralhos equilibrados contra grande parcela do que espero enfrentar.

Viego Shurima é o deck que mais joguei na temporada e ainda parece pouco compreendido pelos jogadores, o que pode me dar uma leve vantagem contra quem não entender as melhores linhas de jogo que a lista possui. Sivir Combo é o melhor baralho com as regiões mais utilizadas no metagame, além de encontrar o dano letal inesperadamente de maneiras diferentes, assim o tornando sempre uma ameaça constante ao adversário. 

Shen Jarvan IV é a minha aposta atual para fechar a composição. Apesar de eu precisar aprender bastante sobre as nuances do baralho, ele é uma das opções mais sólidas para eu ter três decks que dão bastante equilíbrio em vários confrontos diferentes. Se Anivia não fosse um baralho em ascensão no metagame, levaria Ezreal / Draven pela segurança que eu tenho nele e por ser uma resposta direta ao número elevado de Soraka Tahm Kench dos últimos dias.

Ban prioritário: Gangplank Sejuani

Viego Shurima
Shurima
Ilhas das Sombras
0
1
2
3
4
5
6
7+
19 200
champion
3
epic
5
rare
5
common
27
Campeões
3

5

Viego

x3

Seguidores
25

0

Açougueiro Voraz

x3

1

As Asas e a Onda

x2

1

Caçadora de Tesouros

x2

1

Ceifeiro Baccai

x3

2

Guardião Amaldiçoado

x2

2

Ícone Decadente

x2

3

Caçadora Implacável

x3

3

Soldada Camavorana

x3

4

Parasita Espiritual

x3

7

Hidravinha Intrusa

x2

Feitiços
12

0

Ritual de Chamado

x2

2

Banquete Cruel

x3

2

Vislumbre do Além

x3

3

Areia Movediça

x1

4

Ritual de Negação

x1

7

Atrocidade

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Sivir Combo
Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
22 800
champion
6
epic
0
rare
7
common
27
Campeões
6

2

Akshan

x2

3

Zed

x1

4

Sivir

x3

Seguidores
16

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Mentor Inspirador

x1

2

Jovem Bruxa

x3

2

Saltador de Pedras

x3

3

Caçadora Implacável

x3

5

Exploradora das Ruínas

x3

Feitiços
18

1

Fantasma

x2

1

Pedra Esculpida

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

4

Negação

x1

4

Palma Concussiva

x3

4

Punhos Pulsantes

x3

4

Refúgio Espiritual

x3

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Shen Jarvan IV
Ionia
Demacia
0
1
2
3
4
5
6
7+
23 000
champion
6
epic
0
rare
8
common
26
Campeões
6

4

Shen

x3

6

Jarvan IV

x3

Seguidores
19

1

Plumageiro Rastreador

x3

2

Jovem Bruxa

x3

2

Protetora Aciária

x3

3

Moldador de Rios

x3

3

Protegido dos Laurent

x2

5

Dragão Furioso

x3

6

Cardume Disperso

x2

Feitiços
15

2

Combate Individual

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x2

2

Visão Aguçada

x3

4

Negação

x1

4

Refúgio Espiritual

x2

4

Égide de Ouro

x2

5

Golpe Orquestrado

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br

Triplo Aggro (Lulu Jinx, Draven Riven e Piratas)

Apesar de não ser tão forte quanto se mostrou na temporada passada, Triplo Aggro ainda é uma possibilidade real para os jogadores mais treinados com este tipo de arquétipo durante a contenda final. Um dos maiores motivos para isso é a grande presença de decks sem recursos de ganho de vida ou inconsistência para responder a este tipo de estratégia, como Azir Irelia ou Gangplank Sejuani

Lulu tem se mostrado uma campeã excelente nesse período em que Ionia é uma das principais regiões do metagame. Mesmo que minha sugestão aqui seja a versão com Jinx, um dos baralhos mais surpreendentes no momento, também é possível usar a recém criação do Swim com Zed e várias formas de ganhar o token de ataque. Contudo, a combinação com PNZ tem muito mais gás e menos fraquezas facilmente exploradas.

Com um metagame sem tantos recursos que geram ganho de vida, as estratégias com cartas que causam dano direto ao nexus são capazes de encontrar o letal mesmo depois que o baralho perde o gás. Piratas é uma opção bastante conhecida e capaz de dificultar a vida de muitas táticas que tenham dificuldade imposta pelo baralho de Noxus e Águas de Sentina.

Draven Riven tem se mostrado excelente para os jogadores na ranqueada e já fez parte de composição vencedora de torneio quando o TomasZamo foi campeão da Copa Noxus. O deck não se baseia apenas na agressão simples, afinal o deck consegue tirar proveito de bônus de poder gerados com os campeões. Além disso, é possível finalizar a partida com burns no jogo longo.

Ban prioritário: Anivia

Draven Riven
Noxus
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 200
champion
6
epic
2
rare
8
common
24
Campeões
6

3

Draven

x3

3

Riven

x3

Seguidores
20

1

Escudeiro da Lâmina

x3

1

Pedinte Zaunita

x3

2

Balísticobô

x3

2

Bumbuíno

x3

2

Tecelã de Runas

x3

3

Miaudroide

x3

5

Submiaurino

x2

Feitiços
14

0

Canhão de Poros

x3

2

Disparo Místico

x3

2

Laço Fraterno

x2

2

Remexida

x1

3

Anime-se!

x3

5

Técnicas de Sobrevivência

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Miss Fortune Gangplank
Noxus
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 500
champion
6
epic
3
rare
4
common
27
Campeões
6

3

Miss Fortune

x3

5

Gangplank

x3

Seguidores
24

1

Carniceiro Farpado

x3

1

Corsária Atiradora

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

1

Sabotadora da Legião

x3

2

Demolidora Imperial

x3

2

Granadeiro da Legião

x3

3

Balista de Ferro

x3

4

Zap Nadajato

x3

Feitiços
10

2

Chuva de Disparos

x3

3

Fervor Noxiano

x3

5

Dizimar

x3

5

Dois por Um

x1

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Lulu Jinx
Piltover & Zaun
Ionia
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 900
champion
6
epic
3
rare
6
common
25
Campeões
6

3

Lulu

x3

4

Jinx

x3

Seguidores
18

1

Pedinte Zaunita

x3

1

Pix!

x3

2

Bumbuíno

x3

2

Jovem Bruxa

x3

2

Mordidinha Flamejante!

x3

6

Experimentador Aprimorado

x3

Feitiços
16

0

Canhão de Poros

x3

1

Gambiarra

x2

2

Disciplinas Gêmeas

x2

2

Remexida

x3

3

Anime-se!

x3

4

Equipando!

x3

1 de julho de 2022
runescola.com.br

Anti-GP Seju (Anivia, Deep e TkRaka)

Gangplank Sejuani tem se mostrado como uma das opções mais sólidas no atual metagame pela eficiência que possui versus vários tipos de arquétipos diferentes. Minha preferência é por banir esse deck, mas não é absurdo seguir o caminho contrário e optar por enfrentá-lo na contenda final sempre que possível. 

Anivia faz muito bem a oposição ao deck de Freljord e Águas de Sentina. Remoções eficientes, poucas cartas que preocupam caso o oponente consiga roubar e condição de vitória que o efeito da Sejuani não consegue impedir. De outra maneira, Soraka Tahm Kench consegue aproveitar outros aspectos do deck adversário para fechar a partida com o seu monumento.

Mesmo que não esteja em alta como outrora,  Maokai Nautilus é uma das boas opções versus GP Seju. O deck não tem tanta facilidade em combater os campeões do oponente, mas se conseguir atingir as profundezas rapidamente, cada Monstro Marinho pode ser determinante para desequilibrar o confronto. Além disso, toda carta roubada pelo adversário acelera seu principal plano de jogo.

Ban prioritário: Combinações de Ionia Shurima

Anívia
Freljord
Ilhas das Sombras
0
1
2
3
4
5
6
7+
19 900
champion
3
epic
4
rare
14
common
19
Campeões
3

6

Anivia

x3

Monumentos
3

4

Ravina Arruinada

x3

Seguidores
11

2

Arqueiro do Vale de Gelo

x2

2

Vigilante Avarosiano

x3

3

Taverneiro Gentil

x3

7

O Reacendedor

x3

Feitiços
23

2

Banquete Cruel

x3

2

Súplica

x2

2

Vislumbre do Além

x3

3

Gula

x1

3

Lampejo Congelado

x2

4

A Caixa

x1

4

Avalanche

x2

5

Aperto dos Mortos-Vivos

x1

5

Lamento Fulminante

x2

6

Vingança

x2

9

A Ruína

x2

9

O Tormento

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br

Nautilus Maokai
Ilhas das Sombras
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 800
champion
5
epic
5
rare
19
common
11
Campeões
5

4

Maokai

x2

7

Nautilus

x3

Seguidores
18

1

Catadores de Refugo

x3

2

Escaravelho Marinho

x3

3

Caçadores de Peixe-Jaula

x3

3

Florimorta Errante

x3

5

Olho Abissal

x3

6

Devorador das Profundezas

x3

Feitiços
17

0

Memórias Evanescentes

x2

1

Rejeitar

x3

2

Banquete Cruel

x3

2

Espeto de Osso

x2

3

Isca das Profundezas

x3

4

Recuperação

x2

7

Atrocidade

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Tahm Kench Soraka
Águas de Sentina
Monte Targon
0
1
2
3
4
5
6
7+
29 600
champion
6
epic
6
rare
8
common
20
Campeões
6

3

Soraka

x3

4

Tahm Kench

x3

Monumentos
3

2

Nascente Estelar

x3

Seguidores
15

1

Pastora de Estrelas

x3

1

Senhor Resmunguejo

x3

2

Polvo Boxeador

x3

2

Rãdivinha

x3

4

Protetor Vigoroso

x3

Feitiços
16

1

Extorsão

x2

2

Cascata Lívida

x3

2

Toque Conselheiro

x3

2

Vigor Solar

x2

3

Quietude

x3

4

Proteção Astral

x3

1 de julho de 2022
runescola.com.br

Anti-Ionia (GP Seju, Lulu Zed e Discard)

Ionia é a região mais usada atualmente, então é compreensível a ideia de abusar de estratégias que sejam eficientes contra as características mais vistas pelos decks ionianos. Em suma, a principal fraqueza deles é conseguir se defender contra as pressões impostas pelo adversário.    

Lulu Zed e Discard conseguem imprimir a pressão necessária contra os decks de Ionia mais utilizados. Ambos expandem a mesa enquanto agridem o adversário ou encontram o dano letal por meio de danos inesperados, seja com burn, buff no poder da unidade ou até mesmo atacando mais de uma vez no mesmo turno. 

Gangplank Sejuani é uma das escolhas seguras dentro deste metagame e um dos principais motivos para isso é a vasta quantia de decks que o arquétipo consegue enfrentar - sendo vários deles de Ionia. Por isso, se a sua intenção é tentar abusar da popularidade de Ionia na contenda final, a combinação de Águas de Sentina e Freljord deve ser o alicerce da sua composição. 

Ban prioritário: Ezreal Draven e Anivia

Gangplank Sejuani
Freljord
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 800
champion
6
epic
4
rare
10
common
20
Campeões
6

5

Gangplank

x3

6

Sejuani

x3

Seguidores
24

1

Carniceiro Farpado

x3

1

Corsária Atiradora

x3

2

Assassina de Aluguel

x2

2

Mercador Clandestino

x3

2

Rãdivinha

x3

3

Estátua de Macaco

x3

4

Yordle Vigarista

x3

4

Zap Nadajato

x2

8

O Apavorador

x2

Feitiços
10

0

Tiro de Aviso

x2

1

Negociarrr

x1

1

Três Irmãs

x1

2

Chuva de Disparos

x3

6

Arpão de Monstros

x3

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Lulu Zed
Demacia
Ionia
0
1
2
3
4
5
6
7+
22 600
champion
6
epic
0
rare
6
common
28
Campeões
6

3

Lulu

x3

3

Zed

x3

Seguidores
21

1

Batedor Navori

x3

1

Mentor Inspirador

x2

1

Plumageiro Rastreador

x3

2

Dupla da Clareira Verdejante

x3

2

Jovem Bruxa

x3

2

Protetora Aciária

x3

3

Assassina das Sombras

x3

4

Guia Feérico

x1

Feitiços
13

1

Fantasma

x2

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Visão Aguçada

x3

4

Perseguição Implacável

x3

4

Égide de Ouro

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Jinx Draven
Noxus
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 100
champion
6
epic
3
rare
12
common
19
Campeões
6

3

Draven

x3

4

Jinx

x3

Seguidores
20

1

Pedinte Zaunita

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

2

Apresentador da Arena

x2

2

Aranha Doméstica

x3

2

Bumbuíno

x1

2

Mordidinha Flamejante!

x2

4

Favorito do Público

x3

6

Experimentador Aprimorado

x3

Feitiços
14

0

Canhão de Poros

x2

1

Gambiarra

x3

2

Remexida

x2

3

Anime-se!

x3

3

Visão

x3

5

Técnicas de Sobrevivência

x1

1 de julho de 2022
runescola.com.br

Triplo Ionia (Ez Karma, Zoe Lee e Azir Irelia)

Se a sua intenção é abusar da região mais popular do metagame atual, três decks de Ionia não são uma ideia absurda. Entretanto, os baralhos são muito exigentes para conseguir tirar o máximo potencial. Ezreal Karma e Zoe Lee Sin buscam a vitória através de combos no jogo longo, mas até chegar a esse ponto da partida é necessário ter muito controle de como usar cada feitiço até encontrar as peças para o dano letal.

Ao contrário disso, Azir Irelia coloca pressão desde cedo e abusa da sinergia de suas cartas para zerar o nexus adversário. Em compensação, o baralho não tem tanto fôlego para partidas longas como as outras duas opções, então a mão inicial precisa ser pró-ativa com as principais peças de sua estratégia - como Palanque do Imperador, Aluno em Treinamento ou Azir.

As três opções são excelentes contra estratégias lentas que possuem dificuldade de evitar os turnos que mais propõem dano, como o Lee Sin com Sobrepujar em seu segundo nível. Porém, estratégias agressivas conseguem aproveitar as várias fraquezas defensivas disponíveis - ainda mais quando as principais ameaças do adversário possuem Escudo de Feitiço.

Ban prioritário: Ionia Shurima e Aggros 

Ezreal / Karma
Ionia
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
28 300
champion
6
epic
3
rare
18
common
13
Campeões
6

3

Ezreal

x3

5

Karma

x3

Seguidores
10

1

Declínio Felino

x3

2

Olho do Dragão

x3

3

Assassina das Sombras

x2

6

Cardume Disperso

x2

Feitiços
24

0

Raio Termogênico

x3

2

Artimanha Temporal

x3

2

Disparo Místico

x3

2

Nananinanão!

x1

4

Choque de Statikk

x3

4

Negação

x1

4

Palma Concussiva

x3

4

Te peguei!

x3

4

Vontade de Ionia

x2

5

Meditação Profunda

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Zoe / Lee Sin
Ionia
Monte Targon
0
1
2
3
4
5
6
7+
26 700
champion
6
epic
3
rare
10
common
21
Campeões
6

1

Zoe

x3

5

Lee Sin

x3

Seguidores
5

2

Olho do Dragão

x3

3

Assassina das Sombras

x2

Feitiços
29

2

Cascata Lívida

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Onda Sônica

x3

2

Presentes do Além

x3

2

Retirada

x1

2

Toque Conselheiro

x3

3

Lâmina Zênite

x2

3

Quietude

x2

4

Bastião

x1

4

Negação

x2

4

Palma Concussiva

x2

4

Vontade de Ionia

x1

5

Meditação Profunda

x3

1 de julho de 2022
runescola.com.br
Azir / Irelia
Ionia
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
24 300
champion
6
epic
1
rare
9
common
24
Campeões
6

3

Azir

x3

3

Irelia

x3

Monumentos
3

2

Palanque do Imperador

x3

Seguidores
18

1

Aluno em Treinamento

x3

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Vigilante das Dunas

x2

2

Dançarina das Fitas

x3

2

Dupla da Clareira Verdejante

x3

4

Músicos de Batalha

x1

5

Lâmina Florescente

x3

Feitiços
13

0

Ritual de Chamado

x1

1

Pedra Esculpida

x2

2

Conduzir e Seguir

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x2

4

Dança Desafiadora

x3

4

Volta ao Lar

x2

1 de julho de 2022
runescola.com.br

Estas são as minhas sugestões para você tentar superar a Contenda Final deste fim de semana e assim garantir sua presença no Torneio Sazonal de Ascensão do Submundo. Caso não consiga, as vagas pela ranqueada fecham no dia 13 às 4h, então ainda há tempo para conseguir o Top 700.

Lazyguga