5 line ups para a Contenda Final de Ascensão do Submundo
O Sazonal de Ascensão do Submundo tem sua fase aberta em 14 de agosto e as eliminatórias no dia 21. Logo, quem tenta se classificar através das Contendas terá sua oportunidade de garantir a vaga no evento na Contenda Final, a partir das 16h do próximo sábado (7). Para tentar ajudar os leitores da Runescola, esse texto vai dar exemplos de composições que podem ser o caminho para usar na competição e explicar os motivos para usá-las.
Minha opção (Viego Shurima, Sivir Combo e Shen J4)
Seria contraditório ou questionável fazer uma lista com cinco composições sem citar qual eu usaria. Apesar disso, ressalto que os meus motivos para usá-la seria em relação a zona de conforto, análise do metagame e aposta em baralhos equilibrados contra grande parcela do que espero enfrentar.
Viego Shurima é o deck que mais joguei na temporada e ainda parece pouco compreendido pelos jogadores, o que pode me dar uma leve vantagem contra quem não entender as melhores linhas de jogo que a lista possui. Sivir
Combo é o melhor baralho com as regiões mais utilizadas no metagame, além de encontrar o dano letal inesperadamente de maneiras diferentes, assim o tornando sempre uma ameaça constante ao adversário.
Shen Jarvan IV
é a minha aposta atual para fechar a composição. Apesar de eu precisar aprender bastante sobre as nuances do baralho, ele é uma das opções mais sólidas para eu ter três decks que dão bastante equilíbrio em vários confrontos diferentes. Se Anivia
não fosse um baralho em ascensão no metagame, levaria Ezreal
/ Draven
pela segurança que eu tenho nele e por ser uma resposta direta ao número elevado de Soraka Tahm Kench dos últimos dias.
Ban prioritário: Gangplank Sejuani

Viego Shurima



6
Viego
x3

0
Açougueiro Voraz
x3
1
As Asas e a Onda
x2
1
Caçadora de Tesouros
x2
1
Ceifeiro Baccai
x3
2
Guardião Amaldiçoado
x2
2
Ícone Decadente
x2
3
Caçadora Implacável
x3
3
Soldada Camavorana
x3
4
Parasita Espiritual
x3
7
Hidravinha Intrusa
x2
1
Ritual de Chamado
x2
2
Banquete Cruel
x3
2
Vislumbre do Além
x3
3
Areia Movediça
x1
4
Ritual de Negação
x1
7
Atrocidade
x2

Sivir Combo



2
Akshan
x2

3
Zed
x1

4
Sivir
x3

1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Mentor Inspirador
x1
2
Jovem Bruxa
x3
2
Saltador de Pedras
x3
3
Caçadora Implacável
x3
5
Exploradora das Ruínas
x3
1
Fantasma
x2
1
Pedra Esculpida
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
4
Negação
x1
4
Palma Concussiva
x3
4
Punhos Pulsantes
x3
4
Refúgio Espiritual
x3

Shen Jarvan IV



4
Shen
x3

6
Jarvan IV
x3

1
Plumageiro Rastreador
x3
2
Jovem Bruxa
x3
2
Protetora Aciária
x3
3
Moldador de Rios
x3
3
Protegido dos Laurent
x2
5
Dragão Furioso
x3
6
Cardume Disperso
x2
2
Combate Individual
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x2
2
Visão Aguçada
x3
4
Negação
x1
4
Refúgio Espiritual
x2
5
Golpe Orquestrado
x2
5
Égide de Ouro
x2
Triplo Aggro (Lulu Jinx, Draven Riven e Piratas)
Apesar de não ser tão forte quanto se mostrou na temporada passada, Triplo Aggro ainda é uma possibilidade real para os jogadores mais treinados com este tipo de arquétipo durante a contenda final. Um dos maiores motivos para isso é a grande presença de decks sem recursos de ganho de vida ou inconsistência para responder a este tipo de estratégia, como Azir Irelia
ou Gangplank
Sejuani
.
Lulu tem se mostrado uma campeã excelente nesse período em que Ionia é uma das principais regiões do metagame. Mesmo que minha sugestão aqui seja a versão com Jinx
, um dos baralhos mais surpreendentes no momento, também é possível usar a recém criação do Swim com Zed
e várias formas de ganhar o token de ataque. Contudo, a combinação com PNZ tem muito mais gás e menos fraquezas facilmente exploradas.
Com um metagame sem tantos recursos que geram ganho de vida, as estratégias com cartas que causam dano direto ao nexus são capazes de encontrar o letal mesmo depois que o baralho perde o gás. Piratas é uma opção bastante conhecida e capaz de dificultar a vida de muitas táticas que tenham dificuldade imposta pelo baralho de Noxus e Águas de Sentina.
Draven Riven
tem se mostrado excelente para os jogadores na ranqueada e já fez parte de composição vencedora de torneio quando o TomasZamo foi campeão da Copa Noxus. O deck não se baseia apenas na agressão simples, afinal o deck consegue tirar proveito de bônus de poder gerados com os campeões. Além disso, é possível finalizar a partida com burns no jogo longo.
Ban prioritário: Anivia

Draven Riven



3
Draven
x3

3
Riven
x3

1
Escudeiro da Lâmina
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Tecelã de Runas
x3
3
Miaudroide
x3
5
Submiaurino
x2
1
Canhão de Poros
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Laço Fraterno
x2
2
Remexida
x1
3
Anime-se!
x3
5
Técnicas de Sobrevivência
x2

Miss Fortune Gangplank



3
Miss Fortune
x3

5
Gangplank
x3

1
Carniceiro Farpado
x3
1
Corsária Atiradora
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Granadeiro da Legião
x3
3
Balista de Ferro
x3
4
Zap Nadajato
x3
2
Chuva de Disparos
x3
3
Fervor Noxiano
x3
5
Dois por Um
x1
6
Dizimar
x3

Lulu Jinx



3
Lulu
x3

4
Jinx
x3

1
Pedinte Zaunita
x3
1
Pix!
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Jovem Bruxa
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
6
Experimentador Aprimorado
x3
1
Canhão de Poros
x3
1
Gambiarra
x2
2
Disciplinas Gêmeas
x2
2
Remexida
x3
3
Anime-se!
x3
4
Equipando!
x3
Anti-GP Seju (Anivia, Deep e TkRaka)
Gangplank Sejuani
tem se mostrado como uma das opções mais sólidas no atual metagame pela eficiência que possui versus vários tipos de arquétipos diferentes. Minha preferência é por banir esse deck, mas não é absurdo seguir o caminho contrário e optar por enfrentá-lo na contenda final sempre que possível.
Anivia faz muito bem a oposição ao deck de Freljord e Águas de Sentina. Remoções eficientes, poucas cartas que preocupam caso o oponente consiga roubar e condição de vitória que o efeito da Sejuani
não consegue impedir. De outra maneira, Soraka
Tahm Kench
consegue aproveitar outros aspectos do deck adversário para fechar a partida com o seu monumento.
Mesmo que não esteja em alta como outrora, Maokai Nautilus
é uma das boas opções versus GP Seju. O deck não tem tanta facilidade em combater os campeões do oponente, mas se conseguir atingir as profundezas rapidamente, cada Monstro Marinho pode ser determinante para desequilibrar o confronto. Além disso, toda carta roubada pelo adversário acelera seu principal plano de jogo.
Ban prioritário: Combinações de Ionia Shurima

Anívia



6
Anivia
x3

4
Ravina Arruinada
x3
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x2
2
Vigilante Avarosiano
x3
3
Taverneiro Gentil
x3
7
O Reacendedor
x3
2
Banquete Cruel
x3
2
Súplica
x2
2
Vislumbre do Além
x3
3
Gula
x1
3
Lampejo Congelado
x2
4
A Caixa
x1
4
Avalanche
x2
4
Lamento Fulminante
x2
5
Aperto dos Mortos-Vivos
x1
6
Vingança
x2
9
A Ruína
x2
10
O Tormento
x2

Nautilus Maokai



4
Maokai
x2

7
Nautilus
x3

1
Catadores de Refugo
x3
2
Escaravelho Marinho
x3
3
Caçadores de Peixe-Jaula
x3
3
Florimorta Errante
x3
5
Olho Abissal
x3
6
Devorador das Profundezas
x3
0
Memórias Evanescentes
x2
1
Rejeitar
x3
2
Banquete Cruel
x3
2
Espeto de Osso
x2
3
Isca das Profundezas
x3
4
Recuperação
x2
7
Atrocidade
x2

Tahm Kench Soraka



3
Soraka
x3

4
Tahm Kench
x3

2
Nascente Estelar
x3
1
Pastora de Estrelas
x3
1
Senhor Resmunguejo
x3
2
Polvo Boxeador
x3
2
Rãdivinha
x3
4
Protetor Vigoroso
x3
1
Extorsão
x2
2
Cascata Lívida
x3
2
Toque Conselheiro
x3
2
Vigor Solar
x2
3
Quietude
x3
4
Proteção Astral
x3
Anti-Ionia (GP Seju, Lulu Zed e Discard)
Ionia é a região mais usada atualmente, então é compreensível a ideia de abusar de estratégias que sejam eficientes contra as características mais vistas pelos decks ionianos. Em suma, a principal fraqueza deles é conseguir se defender contra as pressões impostas pelo adversário.
Lulu Zed
e Discard conseguem imprimir a pressão necessária contra os decks de Ionia mais utilizados. Ambos expandem a mesa enquanto agridem o adversário ou encontram o dano letal por meio de danos inesperados, seja com burn, buff no poder da unidade ou até mesmo atacando mais de uma vez no mesmo turno.
Gangplank Sejuani
é uma das escolhas seguras dentro deste metagame e um dos principais motivos para isso é a vasta quantia de decks que o arquétipo consegue enfrentar - sendo vários deles de Ionia. Por isso, se a sua intenção é tentar abusar da popularidade de Ionia na contenda final, a combinação de Águas de Sentina e Freljord deve ser o alicerce da sua composição.
Ban prioritário: Ezreal Draven
e Anivia

Gangplank Sejuani



5
Gangplank
x3

6
Sejuani
x3

1
Carniceiro Farpado
x3
1
Corsária Atiradora
x3
2
Assassina de Aluguel
x2
2
Mercador Clandestino
x3
2
Rãdivinha
x3
3
Estátua de Macaco
x3
4
Yordle Vigarista
x3
4
Zap Nadajato
x2
8
O Apavorador
x2
0
Tiro de Aviso
x2
1
Negociarrr
x1
1
Três Irmãs
x1
2
Chuva de Disparos
x3
6
Arpão de Monstros
x3

Lulu Zed



3
Lulu
x3

3
Zed
x3

1
Batedor Navori
x3
1
Mentor Inspirador
x2
1
Plumageiro Rastreador
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x3
2
Jovem Bruxa
x3
2
Protetora Aciária
x3
3
Assassina das Sombras
x3
4
Guia Feérico
x1
1
Fantasma
x2
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Visão Aguçada
x3
4
Perseguição Implacável
x3
5
Égide de Ouro
x2

Jinx Draven



3
Draven
x3

4
Jinx
x3

1
Pedinte Zaunita
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
2
Apresentador da Arena
x2
2
Aranha Doméstica
x3
2
Bumbuíno
x1
2
Mordidinha Flamejante!
x2
4
Favorito do Público
x3
6
Experimentador Aprimorado
x3
1
Canhão de Poros
x2
1
Gambiarra
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
3
Visão
x3
5
Técnicas de Sobrevivência
x1
Triplo Ionia (Ez Karma, Zoe Lee e Azir Irelia)
Se a sua intenção é abusar da região mais popular do metagame atual, três decks de Ionia não são uma ideia absurda. Entretanto, os baralhos são muito exigentes para conseguir tirar o máximo potencial. Ezreal Karma
e Zoe
Lee Sin
buscam a vitória através de combos no jogo longo, mas até chegar a esse ponto da partida é necessário ter muito controle de como usar cada feitiço até encontrar as peças para o dano letal.
Ao contrário disso, Azir Irelia
coloca pressão desde cedo e abusa da sinergia de suas cartas para zerar o nexus adversário. Em compensação, o baralho não tem tanto fôlego para partidas longas como as outras duas opções, então a mão inicial precisa ser pró-ativa com as principais peças de sua estratégia - como Palanque do Imperador
, Aluno em Treinamento
ou Azir
.
As três opções são excelentes contra estratégias lentas que possuem dificuldade de evitar os turnos que mais propõem dano, como o Lee Sin com Sobrepujar em seu segundo nível. Porém, estratégias agressivas conseguem aproveitar as várias fraquezas defensivas disponíveis - ainda mais quando as principais ameaças do adversário possuem Escudo de Feitiço.
Ban prioritário: Ionia Shurima e Aggros

Ezreal / Karma



3
Ezreal
x3

5
Karma
x3

1
Declínio Felino
x3
2
Olho do Dragão
x3
3
Assassina das Sombras
x2
6
Cardume Disperso
x2
0
Raio Termogênico
x3
2
Artimanha Temporal
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Nananinanão!
x1
4
Choque de Statikk
x3
4
Negação
x1
4
Palma Concussiva
x3
4
Te peguei!
x3
4
Vontade de Ionia
x2
5
Meditação Profunda
x2

Zoe / Lee Sin



1
Zoe
x3

5
Lee Sin
x3

2
Olho do Dragão
x3
3
Assassina das Sombras
x2
2
Cascata Lívida
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Onda Sônica
x3
2
Presentes do Além
x3
2
Retirada
x1
2
Toque Conselheiro
x3
3
Lâmina Zênite
x2
3
Quietude
x2
4
Bastião
x1
4
Negação
x2
4
Palma Concussiva
x2
4
Vontade de Ionia
x1
5
Meditação Profunda
x3

Azir / Irelia



3
Azir
x3

3
Irelia
x3

2
Palanque do Imperador
x3
1
Aluno em Treinamento
x3
1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Vigilante das Dunas
x2
2
Dançarina das Fitas
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x3
4
Músicos de Batalha
x1
5
Lâmina Florescente
x3
1
Pedra Esculpida
x2
1
Ritual de Chamado
x1
2
Conduzir e Seguir
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x2
4
Volta ao Lar
x2
5
Dança Desafiadora
x3
Estas são as minhas sugestões para você tentar superar a Contenda Final deste fim de semana e assim garantir sua presença no Torneio Sazonal de Ascensão do Submundo. Caso não consiga, as vagas pela ranqueada fecham no dia 13 às 4h, então ainda há tempo para conseguir o Top 700.