Comece a jogar torneios agora mesmo
Uma das partes mais divertidas em jogar Legends of Runeterra, além de vencer, claro, é sentir o gosto do ambiente competitivo. Isto acontece em alguns níveis e oferece diferentes tipos de recompensa, como a sensação de vitória ao alcançar um novo elo, mais alto que na temporada anterior, na fila ranqueada. Ou ainda ao vencer um torneio.
Exato. Chegou o momento de falarmos sobre torneios.
Entrar em torneios pela primeira vez pode ser uma experiência especialmente desafiadora para muitos jogadores. A ideia de que adversários mais experientes irão nos enfrentar, e consequentemente nos vencer, cria um receio e uma barreira que nos impede de sequer tentar.
Participar de um torneio, independente da sua classificação final, irá trazer como resultados alguns dos melhores benefícios que você possa ter enquanto jogador. Você irá se conhecer melhor, conhecer melhor o seu deck e o metagame. Vamos abordar alguns pontos para que ao final deste artigo, você possa sentir-se mais relaxado ou relaxada e sair correndo para inscrever-se na próxima competição.
O medo de cometer erros
Todo mundo comete erros, seja em Legends of Runeterra ou na vida. É praticamente impossível você passar perfeitamente por uma partida inteira de LoR sem cometer qualquer engano, que dirá um torneio inteiro. E isso não se aplica apenas a jogadores novatos. Por mais experiência que eu tenha em card games, se eu tivesse um contador de erros cometidos no joguinho, ele estaria facilmente na casa dos três dígitos. E eu não me considero um jogador ruim.
Se eu não servir como referência, até mesmo jogadores profissionais erram. Não era incomum, ao assistir partidas de Magic: The Gathering, cujos torneios profissionais ofereciam premiações tão altas quanto 500.000 dólares, ver erros sendo cometidos na câmera, "ao vivaço", como se diz. Não será diferente em LoR quando tivermos um cenário competitivo estabelecido.
Uma das principais estratégias para evitar que erros te afetem é tentar compartimentalizar a situação. Ao tratar cada jogo como uma situação inteiramente nova e isolada, deixe pra trás qualquer engano cometido anteriormente e encare como uma nova oportunidade de jogar melhor. Ao final do torneio, aí sim, tente recordar dos erros, trace um plano ideal para aquela situação e como você poderia ter saído melhor daquele cenário. Use a situação como oportunidade de aprendizado.
Eu sei que é fácil dizer que você não deve se abalar por enganos que, por exemplo, te custaram uma partida dentro da competição, afinal de contas, ninguém gosta de perder. Mas não existe apenas um torneio no mundo e tenha sempre em mente que, se uma competição tem 16 participantes, são 15 perdedores para um vencedor. Se forem 300, serão 299 perdedores. TODO MUNDO perde mais torneios do que ganha.
David "dog" Caero, jogador de Hearthstone (e outros card games) e campeão do Twitch Rivals de Legends of Runeterra ganhou na carreira dele enquanto jogador, cerca 200 mil dólares até agora, incluindo títulos como Master Tour, a principal competição do jogo de cartas da Blizzard. Todo mundo o considera um jogador excelente, de altíssimo nível. Ao abrir a página dele na Liquipedia de Hearthstone, temos os resultados já alcançados por ele:
Três primeiros lugares, alguns segundos lugares, um quinto, uma colocação entre 13º e 16º e um botão para ver os resultados detalhados em qualquer torneio.
As coisas mudam de figura agora, correto? Para cada primeiro lugar conquistado existiram diversos torneios em que o Dog não conseguiu sair-se tão bem quanto provavelmente ele gostaria, mas ainda assim ele continuou tentando, continuou treinando e os resultados eventualmente vieram.
Jogadores profissionais de Poker online jogam costumeiramente com 16, 20, 30 torneios simultâneos abertos. E não é porque eles são ruins, é porque, de novo, por melhor que você seja, você vai perder a maior parte dos torneios que joga. Tenha isso na sua cabeça.
O medo de encontrar um jogador melhor
Se o tópico anterior não foi o suficiente para você entender que por melhor que alguém seja, essa pessoa comete erros e perde partidas e torneios, vamos tentar abordar alguns outros pontos relevantes. Muita gente acredita que irá perder automaticamente a partida ao enfrentar um jogador famoso ou muito experiente. Quando você alcança a fila ranqueada Mestre pela primeira vez no jogo, vai ser comum você enfrentar repetidas vezes os mesmos jogadores e, eventualmente, nomes conhecidos como Swimothy, BBG, Luden Kuma, Hyped, Navioot, etc. São bons jogadores, sem qualquer dúvida, conhecem o jogo, suas regras, as interações das principais cartas e dos principais decks. Mas eles são oponentes como quaisquer outros.
Note: por melhor que o BBG seja, o deck dele tem 40 cartas, no máximo seis campeões, no máximo duas regiões diferentes e o Nexus dele começa com 20 pontos de vida. Assim como você, ele também ganha apenas uma gema de mana por turno de jogo e possui normalmente apenas um Token de ataque a cada dois turnos. Se não for o suficiente, ele também perde quando o Nexus chega a 0 pontos de vida ou quando o ele tentar comprar cartas de um deck vazio.
Um jogador, por melhor que seja, tem acesso a exatamente os mesmos recursos que você. Se você tiver um plano de jogo e seguir com o seu plano, executando-o com sucesso, você vai eventualmente vencer. De novo, jogue tão bem contra um grande nome quanto jogaria contra o seu irmão mais novo. É o mesmo jogo.
Fui atrás no meu histórico e aí está, jogadores famosos ainda perdem jogos para os mortais como nós. O Swim, inclusive, perde até mesmo para um Garen / Braum full meme. Nada especial, todo mundo em algum momento perde.
Chegando lá
Superado o receio de entrar numa competição, agora é necessário saber como encontrar competições e como participar delas. Algo importante a se saber é que 95% (número tirado da minha cabeça) dos torneios de Legends of Runeterra que são realizados hoje são gratuitos, sejam torneios gringos como o Maverick, Jam Fest, Duels of Runeterra ou as opções tupiniquins como o Torneio do Piui e o torneio do Teta do Urso não só são gratuitas como oferecem premiações em dinheiro. O Piui, inclusive, premia em dólar, que hoje vale mais que barras de ouro aqui no Brasil.
Para atuar como repositório de informações sobre torneios e funcionar como um calendário de referência, a Escola Runeterra tem uma área de torneios na qual você pode descobrir quando é o próximo torneio e como se inscrever.
Gostaria apenas de repetir um ponto relevante que, se não funcionar como incentivo, não sei o que mais irá funcionar: todos os torneios listados acima são GRATUITOS e premiam em dinheiro. Não há absolutamente nada a perder ao participar, nem tempo, uma vez que você irá aprender com a experiência e sair como um jogador ou jogadora melhor do que entrou.
Não entendo este formato
Boa parte da comunidade do Legends of Runeterra veio com um background de outros card games. Embora Magic seja o TCG mais popular que existe, a Blizzard, em 2014, lançou Hearthstone e arrebatou em poucos meses 20 milhões de jogadores que nunca tinham tido, até então, uma boa experiência com jogos de cartas digitais. Culpa inteiramente sua, Wizards of the Coast.
Tendo uma base maior de jogadores digitais, mais jogadores de Hearthstone foram convertidos ao Runeterra do que jogadores de Magic e isto foi refletido no cenário competitivo. O formato Conquest, adotado pela maior parte dos torneios, veio do Hearthstone e consiste do seguinte bloco de regras:
- Cada jogador registra, ao entrar no torneio, três decks diferentes.
- Muitas vezes existem outras limitações quanto aos decks registrados. É muito comum não ser possível repetir regiões e não ser possível montar um deck com apenas uma região.
- Os jogadores possuem acesso à lista de decks de seu oponente e, em alguns casos, à lista de completa de cartas utilizadas.
- Os jogadores podem escolher um deck do seu oponente para ser banido da disputa e não poderá ser utilizado na partida.
- As partidas ocorrem em formato melhor de três. Isto é, o primeiro jogador a vencer dois jogos, vence a partida.
- Sempre que o jogador vencer um jogo, ele não poderá mais utilizar o deck. Sendo assim, um jogador precisa vencer dois jogos, com dois decks diferentes, para vencer a partida.
Este formato, principalmente pela existência de banimentos, adiciona um fator estratégico muito relevante à disputa. Uma vez que você pode construir seus decks levando em consideração que você poderá remover possíveis "bad matchups", partidas nas quais suas chances de vitória seriam piores.
No formato Conquest, por exemplo, você pode adotar a estratégia de registrar três decks de controle, tendo em vista que sua estratégia de banimento envolverá sempre banir decks agressivos dos oponentes. Neste caso, apenas torça para que seu oponente não tenha registrado três decks agressivos.
Finalmente vencendo
Ainda que perder seja o mais comum ao participar de uma competição de Card Games, é preciso falar da sensação de vencer ou da sensação de obter um resultado positivo.
Uma partida vencida em Legends of Runeterra, assim como diversos outros jogos, vem de uma sucessão de fatores. As cartas compradas, as decisões tomadas durante a partida, o deck escolhido, o histórico de partidas anteriores e todo o aprendizado do processo. Ganhar um jogo é o resultado de horas e não daqueles dez ou quinze minutos que você de fato sentou contra o oponente e levou o Nexus dele a zero.
Ao vencer sucessivas partidas e obter um resultado positivo numa competição (e esse "resultado positivo" pode ser qualquer posição que você tenha traçado como meta anteriormente), você irá ser marcado ou marcada positivamente por tudo que te levou até aquele ponto. Por mais que nossos erros fiquem na cabeça incomodando e nos fazendo "remoer" a situação, isso eventualmente passa. Já vencer a final de um torneio de nível regional ou fazer Top 8 numa competição com 300 jogadores de todas as partes do mundo não costuma passar mesmo depois de anos. Você vai lembrar do que estava jogando, do que estava vestindo e, principalmente, do que estava sentindo. Posso garantir.
Muito obrigado pelo suporte e até semana que vem! (ou a próxima stream!)
Vic
----
Esse conteúdo faz parte de uma série de artigos que publico semanalmente e são enviados com exclusividade para os assinantes (subs) do meu canal na Twitch.
Para saber mais, acesse http://twitch.tv/ViktorKavBR, https://www.youtube.com/viktorkav ou https://discord.gg/Z2k69CT.