Aquecimento Sazonal com Finni – Dupla Condição de Vitória
Olá pessoal! Sou o Finni, e irei começar o meu primeiro artigo com o que eu mais faço desde que decidi dedicar todo meu tempo ao LoR, que é escolher a line up “perfeita” para o meta atual. E já que estamos a 9 dias do principal torneio do cenário, irei fazer o "Aquecimento Sazonal" em duas partes mostrando para vocês duas line ups que pretendo levar para torneios.
Nessas duas últimas semanas, consegui resultados muito bons em geral nos principais torneios da comunidade com uma line de decks que passam um pouco despercebidos da galera: Lee Sin / Zoe
, Tahm Kench
/ Soraka
e Maokai
/ Nautilus
me ajudaram a conquistar o Open Series #20, a chegar no Top 8 do Legends of Invite #2 e também ficar no Top 16 do Duels of Shurima #2 e irei passar neste primeiro "Aquecimento Sazonal" para vocês o porque eu acho que esses decks se encaixam muito bem e formam uma line up coerente.
Lee Sin / Zoe

Código: CEBQKAYJBENSGM24AIBAEAYGAEAQEOIDAQBQSEZIFFKQCAQCAUAQCARRAMAQGCOXAEAQGAQUAIBAECAJ
O deck de Lee é um deck que eu gosto de chamar de combo tradicional, já que ele não tem tanto segredo assim. Em resumo, dê level up em seu Lee Sin, coloque uma Lâmina Zênite
nele e ganhe a partida. Essa parte do deck é bem clara de se entender, mas não é só por isso que o deck é muito forte, já que para você conseguir chegar até o combo, você precisa necessariamente sobreviver ao longo da partida. Sendo assim, cartas como Olho do Dragão
, Brilhoboleta
, Cabra da Montanha
e Palma Concussiva
te ajudam a segurar o começo de jogo explosivo de alguns decks. Já Bastião
, Negação
, Quietude
e Nananinanão!
te ajudam a proteger o Lee Sin
.
Existem ainda algumas cartas que te ajudam a rodar o deck afim de achar as peças corretas para sua vitória. Entre elas, Toque Conselheiro, Cascata Lívida
, Assassina das Sombras
e Meditação Profunda
. Já com o intuito de deixar o combo um pouco mais consistente, as listas rodam cartas como Mentor das Pedras
, Onda Sônica
e Presentes do Além
facilitando a vida do monge de ionia na busca pelo o OTK (One Turn Kill, ou vitória em único turno). E é claro, jovem, que eu não vou deixar a Zoe de lado, já que todo deck de combo precisa de uma segunda forma de ganhar a disputa e se tudo der errado, a Zoe é a sua segunda ferramenta de condição de vitória, já que ela flipada pode deixar teu campo de batalha todo elusivo ou te achar uma outra forma de ganhar o jogo.
Tahm Kench / Soraka

Código: CEBAIAYGAQDQQDYGAMER2IZNGM2DOAQBAMDASAQDBE6FKAQDAMERGKLCAEBAMIY
Tahm Kench / Soraka
é um deck midrange com uma forma “injusta” de ganhar o game. Sim, decks midrange que contém uma forma de ganhar sem ser apenas pelo controle de mesa se tornam muito perigosos e Nascente Estelar
traz pro deck uma forma de ganhar bastante sólida. Já o restante da lista, tem essencialmente uma função de controle de campo. Senhor Resmunguejo
, Polvo Boxeador
, Xerife Lariette Rose
e Tahm Kench
são as unidades que te ajudam a controlar a mesa do adversário. Já Extorsão
, Quietude
e Vigor Solar
também ajudam nisso.
Para proteger nossas unidades precisamos de algumas ferramentas e Proteção Astral é tudo que esse deck pede. Já para remoções mais específicas, Bastião
resolve o seu problema. Soraka
, Rãdivinha
, Toque Conselheiro
e Cascata Lívida
além de te ajudarem a controlar a mesa, te auxiliam em rodar o deck a fim de achar todas as respostas. Protetor Vigoroso
é uma maneira de você conseguir curar seu nexus em forma de unidade, te deixando menos vulnerável a decks com bastante burn. Mentor das Pedras
é uma ótima opção para o turno 3, caso Soraka não tenha vindo na mão inicial e além de ampliar os atributos das suas unidades, ele te dá 3 gemas que ajudam na contagem da Nascente Estelar
. E como todo deck bom precisa de pelo menos mais de uma win condition, a Pastora de Estrelas
te traz uma outra forma de ganhar o jogo já que você pode deixar ela enorme e desviar os blocks para dar uma porrada de 20 no nexus do adversário.
Maokai / Nautilus

Código: CECQIAQGEUWC6NIBAQCQ6AIBAUUAEAQFBAFACAYGAEBQCAQFA4BQEBQ5E44AEAIFCMMQCAIEAYEA
Ah, o famoso deck de profundezas! Amado por uns e odiado por outros, Profundezas é um deck de controle mas com as suas peculiaridades. Diferente do padrão esperado para este arquétipos, em que você sempre espera a ação do oponente para saber qual será a sua melhor jogada, Profundezas precisa jogar sempre na curva, gastando sempre toda sua mana e curvando as unidades a fim de chegar ao seu objetivo: alcançar as Profundezas o mais rápido possível.
Para isso, praticamente todo o deck é construído com cartas que abdicam de peças do seu baralho: Catadores de Refugo, Escaravelho Marinho
, Sapo Espinhoso
, Florimorta Errante
e Banquete Cruel
são as cartas que te ajudam a segurar o começo de jogo. Rejeitar
, Docas da Matança
e Recuperação
são cartas que aceleram seu objetivo na partida, já Riquezas Perdidas
coloca dois tesouros no seu deck que quando são abdicados, acabam indo para a sua mão e são cartas que podem te ajudar muito no jogo, já que você pode ter acesso a Arca do Tesouro
que te dá 5 cartas de graça para você jogar ou pode te dar um Quebra-quilha
que te ajuda a limpar a mesa, se você já tiver perdido o controle e também pode te dar o Ovo de Platewyrm
, que te oferece 3 criaturas 5/5 por 5 de mana com assustador que podem ficar 8/8 se você já tiver atingido as profundezas.
E falando em criaturas enormes, Nautilus e seus amigos te trazem um fim de jogo absurdo já que com o campeão em campo, seus monstros marinhos custam 4 a menos. Sendo assim, você pode jogar um Olho Abissal
por uma mana ou o Devorador das Profundezas
por duas. Atrocidade
traz para o deck o alcance que ele precisava para chegar mais rápido ao nexus adversário. E como forma de controle de tabuleiro, temos A Caixa
, Caçadores de Peixe-Jaula
e o Maokai
.
Em se tratando do campeão de Ilhas das Sombras, Maokai traz para o deck a sua segunda condição de vitória já que uma vez flipado, ele OBLITERA o deck inimigo, não deixando nenhum campeão no deck e apenas 4 cartas. Ou seja, 4 rodadas de distância da vitória.
Por que essa line up faz sentido?
Em todo planejamento de line up você deve tentar ao máximo minimizar as fraquezas desta e no meu ponto de vista, esses 3 decks compartilham um pouco da mesma fraqueza. As três listas descritas aqui no "Aquecimento Sazonal", são estratégias nas quais você precisa de tempo para chegar na sua condição de vitória e os baralhos que tentam finalizar a partida o quanto antes são o calcanhar de Aquiles desta composição. Outro ponto em comum desses 3 decks é que eles não têm maneiras tão efetivas de acabar com a agressão adversária, mas são ótimos para atrasar o seu adversário até o ponto da partida em que o jogo vire para você.
Contra qual meta funciona?
Tudo que essa composição pede é um meta com decks mais lentos, que consigam te dar tempo para você ter todas as peças que você precisa no campo. Pense que você é um construtor e tudo que você precisa é dos materiais corretos e tempo para terminar a sua “casa” e que às vezes vai cair tempestade, outras vezes vai fazer um sol que vai exaurir todas as suas energias e você só precisa aguentar, porque quando sua “casa” estiver pronta, será o momento no qual você ganha a partida
Boas Matchups
Essa line consegue jogar muito bem contra decks mais tendenciosos ao controle, como Lissandra / Trundle
, que se utiliza de Ilhas das Sombras e Freljord. Além disso, a composição também consegue jogar contra decks mais midrange de Demacia, tais como os Zoe
/ Aurelion Sol
e Jarvan IV
/ Shen
. Por fim, a line up segura muito bem o jogo contra decks de Sobrepujar como Sejuani
/ Renekton
e listas como Nasus
/ Thresh
. Decks de Evocações, como Zoe
/ Diana
são um pouco chatos, mas não são sua preferência de banimentos.
Pontos Fracos
Como eu disse anteriormente, você precisa de tempo para seu deck funcionar 100%. Sendo assim, decks que pretendem finalizar o jogo o quantos antes se tornam o seu problema. Por razões obvias, vocês devem estar pensando: “Ah! Então aggro é o counter dessa line!”.
Não necessariamente. Claro que aggros serão chatos de se enfrentar se você pretende usar esses decks. Mas em 50% dos casos, você consegue segurar eles e juntar as peças que você precisa para ganhar. O principal ponto fraco desta composição são decks que diminuem o seu tempo de partida sem perder o gás, decks que são agressivos com consistência, te dando porradas o tempo todo e que sempre vão ter recursos na mão para te bater durante a partida inteira.
Prioridades de Banimentos
No geral, a minha prioridade de ban são decks que usam Noxus como região. Sendo sempre nessa sequência, Ashe / LeBlanc
, Ezreal
/ Draven
e Draven
/ Jinx
.
Nocturne / Diana
e Kalista
/ Elise
que são decks que usam a palavra-chave Assustador como condição de vitória, também são bem chatos de se lidar e caso você encontre uma pessoa com essa mesma line up eu sugiro que você exclua o Tahm Kench / Soraka do adversário.
E vocês, alunos da Escola Runeterra, o que acharam dessa line descrita neste "Aquecimento Sazonal"? Pretendem usar ela em algum campeonato? Tem algum outro deck que vocês acham que pode entrar no lugar para deixar a composição mais redondinha? Deixem suas opiniões nos comentários, vamos juntos na busca pela line “perfeita”.
É isso pessoal, um abraço e até a próxima quinta-feira com mais um "Aquecimento Sazonal"!
Grande Finni! Eu tenho preferência pra decks mais agressivos na hora de montar line up pra gauntlet, por exemplo mas admito que já usei Lee Zoe e deep até, ambos mostraram seu poder e deep me carregou muito numa das gauntlets. Eu entendo que há uma janela pra decks mais lentos que tendem ao controle ou combo para vencer de vários meta decks por aí, vou seguir a sugestão e jogar mais com meu Deep e Lee Zoe pra ver como sai no meu elo da Ladder. Valeu pela sabedoria, irmão! O/