A arte do Netdecking com Finni

Olá! Estou eu aqui de novo e desta vez com um artigo um pouco diferente. Hoje irei explicar para vocês como usar o Netdecking ao seu favor e não apenas dar CTRL C e CTRL V em uma lista.

 O que é Netdecking?

Netdecking vem de simplesmente pegar uma lista de um deck em algum site ou até mesmo dentro do jogo para jogar. Isso acarreta em jogar com uma lista em que você não necessariamente sabe o objetivo de cada carta. O primeiro passo para que teu netdecking funcione é ter vontade de entender a montagem do baralho e qual será tua proposta dentro do jogo, em geral.

Independente do deck, todas as 40 cartas devem ter uma justificativa válida. Não compensa você usar, por exemplo, Quietude no teu deck de Nightfall quando você tem uma carta como Desolação Lunar disponível. Esta segunda, além de ter o mesmo efeito de Quietude, também pode ser usada para propor um letal em ataque aberto.

Editar ou não editar, eis a questão.

A resposta para isso é DEPENDE. Existem escolhas de cartas que se adequam a um ambiente mais controlado, em que as listas são moldadas para o que os competidores esperam enfrentar. Observando o torneio Sazonal Império dos Ascendentes, algumas pessoas optaram por usar Lamento Fulminante em seu deck de Thresh/Nasus, por ser uma tunagem eficaz na mirror match. Os jogadores só fizeram isso porque esperavam encontrar adversários com o mesmo baralho. Do contrário, esta carta seria irrelevante.

Vamos supor que você gosto da line up que o Hexenwitch usou para fazer 8-1 no sazonal e resolveu aplicar da arte do netdecking com os baralhos dele.

(EZREAL/DRAVEN)

CMCACAQDBEAQGBARAIAQIJBUAMAQGFBOG4BQCBADBIBQCAYEGIZQKAIEAENR6JR2AEAQCAYW

Como primeiro exemplo temos o Ezreal/Draven do Hex, que levava duas cópias de Lótus da Morte, uma carta que não sinergiza muito bem com o deck e que pode até atrapalhar algumas criaturas aliadas de ficarem vivas ou de fazerem trocas favoráveis, mas que pode acabar com o começo de jogo explosivo de um Nasus/Thresh ou de um Draven/Jinx.

(SHYVANA/AURELION SOL)

CMCACAIADIAQEAABAMBQABQLBYCQGCI4HFKVOZADAEBQACABAQAA4AYDBEBVZXIBAA

Outro exemplo que temos é o deck de Shyvana/Aurelion Sol em que Hex decidiu colocar três cópias de Escudeira Solari, prevendo que o deck não conseguiria segurar a pressão inicial das listas aggros esperadas no torneio. Hex optou por esta carta, sabendo que uma escudeira jogada na hora certa conseguia parar todo ataque adversário.

(THRESH/NASUS)

CMCACAQFAQAQIBIDAICAOGRPAUAQKCZIGAYTIBABAMCQIAIEAUIAEAIFDERAEBAHAJIQCAIEA45Q

E por último temos o baralho que mais apareceu no top 32 do sazonal, e não à toa, é um deck muito bem construído e que vem desde o lançamento de Shurima sendo aprimorado. Hex por sua vez não optou por levar Lamento Fulminante pensando nas mirror matchs, em vez disso ele optou por dar mais consistência para o deck e trazer duas cópias de Sombras Perseguidoras, carta essa que ajuda a “desbrickar” a mão quando você precisa de uma carta para sacrificar ou se você precisa de cartas que abatam aliados.

“Mas Finni, eu não gostei muito da line up do Hex, gostei muito mais do Realkey pois eu amo Freijord”. Calma jovem, podemos explicar também o porquê do Realkey preferir certas cartas para o sazonal. (Sim, eu escolhi a line que meus dois companheiros de equipe levaram porque sei de forma mais concreta o porquê que eles optaram por carta A ou por carta B)

(LISSANDRA/TRUNDLE)

CMCACAYBAYBACAIUDUBAIAIFBYBQCBJIFQXQGAIEAEFAEAIFAEOQIAIBAMDQYMQCAEAQCKQBAQAQS

Como posso falar de Realkey sem primeiro mencionar o seu Trundle/Lissandra. Desde que eu entrei para a Sultans ele joga com essa combinação de regiões. E aqui eu consigo apontar duas cartas que estão no deck apenas pelo metacall. Catalisador das Eras e Três Irmãs só estão no deck pois ele pretendia jogar a mirror match e essas cartas brilham demais nesta situação. Do contrário, com certeza seria melhor levar A Ruína e Lampejo Congelado no lugar.

(RENEKTON/SIVIR/SEJUANI)

CMCACAQBAYAQGAICAMAQCFQ7GABQIBZNG5BQIAICAEBACBABBEBACAIFDIBQIBYNEZOQCAQEA4KEK

Logo de cara já percebemos uma carta estranha nesta lista Renekton/Sivir/Sejuani. Por que diabos tem duas cópias de Estilhaço de Gelo?

Calma Jovem, depois de vários testes, Realkey percebeu que este deck tinhas problemas em lidar com as pequenas unidades do baralho de Thresh/Nasus, e que se fosse facilmente rushado no começo do jogo, provavelmente ele perderia a partida. Estilhaço trouxe para esta lista uma outra forma das pouquíssimas que constituem o deck de interagir com o adversário no turno dele de ataque.

(NASUS/THRESH)

CMCACAQFAQAQIBIDAMCAOAQ2F4CACBILGAYTIAYBAQDTWAIEAUIAGAIFDERCQAQBAQDXSAQBAUASS

Mas uma vez vemos este deck que assombrou o final de semana de todos que jogaram o sazonal (Sim, eu também tive pesadelos com este baralho). Realkey, diferente de Hexenwitch, preferiu não levar Sombras Perseguidoras. Em vez disso, optou por colocar uma cópia de Ritual de Chamado e uma cópia de O Imortal. Já que o plano dele era sempre deixar o Lissandra/Trundle do oponente aberto ele precisaria de compras mais certeiras que buscassem suas peças chaves que são seus campeões e também precisaria de uma criatura que cada vez que morresse fosse escalando teus status.

Não foi à toa que Realkey, Hexenwitch e todos os outros competidores chegaram ao top 32 do torneio mais importante da temporada. Eles provavelmente sabiam o que estavam fazendo e tinham a total noção da função que cada carta tinha no deck.

E se você pretende pegar listas online para jogar a ranqueada, recomendo pegar as listas do pessoal que está no topo da fila ranqueada, já que são listas menos focadas em torneio e mais pensadas em enfrentar de tudo, e tudo bem se você não entender o teu netdecking de cara, treine e jogue bastante com ele, o importante é que antes que você pense em alterar a lista, se pergunte o porquê de tal carta fazer parte da lista inicial, pois provavelmente ela não está lá atoa.

É isso pessoal, escrevendo este artigo eu só queria deixar claro para vocês que netdecking é muito importante. E não apenas para quem está começando a entrar no competitivo, mas também para quem já está nele desde o começo. Não o menospreze e use-o com sabedoria. Vai valer a pena queimar uns miolos para entender tudo o que seu deck faz e pode fazer.

Por hoje ficamos por aqui, desejo toda positividade para as pessoas que irão disputar essa segunda parte do sazonal, e que esse título venha para Brasil. Um grande abraço e até a próxima!

3 thoughts on “A arte do Netdecking com Finni

  • 02/05/2021 em 9:41
    Permalink

    Ótimo artigo! Seria legal se fizessem um voltado pra deckbuilding, gosto de montar decks mas não encontro muito conteúdo sobre. Obrigado!

  • 03/05/2021 em 8:22
    Permalink

    Mais m artigo muito bom Fini. Ótimas dicas, que ajudam muito a entender o que mudar nos decks em certas circunstâncias.

  • 13/05/2021 em 13:26
    Permalink

    Excelente! Curto olhar as listas dos mestres do servidor e testar os decks deles msm, se rolasse algo falando de deckbuilding mesmo como o amigo ali citou iria ser ótimo.

Fechado para comentários.