3 Decks para vencer Azir e Irelia
Olá! Essa primeira semana de Guardiões Dos Ancestrais tem sido bem intensa e, na busca por baralhos novos, é impossível você não ter notado que Azir / Irelia chegou para botar ordem na casa e espantar os decks de controle do jogo, tipo... cof, cof... Lissandra / Trundle
.
Antes da nova expansão, o deck de Azir já tinha uma forma e tentava jogar ao lado de Lucian
junto com o pacote de Patrulheiros de Demacia, e mesmo não vendo tanto espaço no meta, o jogador Hipster Waldo o levou para o sazonal da Europa e conseguiu sagrar-se vencedor. Ali, Waldo já nos deixava pistas de que o deck poderia ver mais jogos nas próximas semanas. Até que chegou Irelia
que além de trazer um pacote de cartas muito mais poderosas, também trouxe uma nova palavra-chave, Dança das Lâminas, que era tudo que este baralho pedia: múltiplos ataques com unidades pequenas, aumentando ainda mais o efeito swarm que o deck já tinha. Azir
/ Irelia
com todo seu poder "expulsou" alguns decks que estavam no meta e ofuscou a vinda de decks novos. E para nós conseguirmos deter esse monstro que assombra as nossas filas ranqueadas, precisaremos recorrer a alguns velhos amigos, alguns decks inclusive esquecidos mas que podem começar a aparecer mais nas próximas semanas.
Zoe
/ Shyvana
/ Aurelion Sol

Código do deck: CICACAQAAEBACAALDIBQGCK4MTOQCBADAADAQCYOAIAQIAAOAMBQSOKVK4AQEAYJAMEQ
Vamos começar com o deck mais recente e o que eu mais enfrentei nas filas ranqueadas: Shyvana / Aurelion Sol
com uma pitadinha de Zoe
. Após o buff em Shyvana
no patch 2.5, começaram a surgir os decks de Dragões: uma lista que não se preocupa em guardar mana de feitiço desde que esteja curvando suas criaturas nos turnos corretos. Lanchinho de Dragão
, além de um bom bloqueador nos primeiros turnos, também nos compra uma carta no meio de jogo, Tenente da Dracoguarda
, Cabra da Montanha
e Protegido dos Laurent
também nos ajudam a não apanhar para as unidades pequenas do deck de Irelia
. As Presas
e Forjassol Solari
quase sempre conseguem parar por completo um turno explosivo do adversário, e se estiverem acompanhados de Combate Individual
, podem curar sua vida inteira. Falando em cartas que golpeiam, Golpe Orquestrado
consegue remover facilmente qualquer Azir
ou Marechal Inspiradora
da mesa. Shyvana
e Dragão Furioso
conseguem se aproveitar das unidades 1/1 que o baralho de Azir
/ Irelia
faz para ficarem enormes e ganharem o jogo praticamente sozinhos. Dragão do Eclipse
e Aurelion Sol
não são tão efetivos contra Irelia
mas fazem todo o sentido com a sinergia do deck. E por último Quietude
e Visão Aguçada
conseguem parar uma Dupla da Clareira Verdejante
de causar muito dano em você.
Jinx
/ Draven
- Discard Aggro

Código do deck: CEBAKAIDA4GBIJZXAYAQIAINDQTSQLIDAEAQGCIBAECAYAIDAQJACAIBAMZA
O bom e velho aggro começa a dar as caras de novo uma vez que o deck de Lissandra e Trundle
está fora do meta. Sendo assim, os aggros ganham força e são uma ótima escolha contra o deck de Azir
/ Irelia
. Neste artigo irei destacar o Discard de Jinx
e Draven
por achar a lista mais forte dentre as que propõem este estilo de jogo. Com Canhão de Poros
, Gambiarra
, Pedinte Zaunita
e Retaguarda da Legião
este baralho, além de parar a agressão inicial do deck de Irelia
, também começa a mostrar seu poder de fogo. Aranha Doméstica
e Apresentador da Arena
dão continuidade na agressão inicial. Draven
se aproveita muito bem bloqueando as unidades pequenas, gerando muitas Revolução do Machado
na sua mão, o que facilita a utilização de Remexida
, Visão
, Mordidinha Flamejante!
e Anime-se!
. O final do baralho é aquele mesmo de sempre que todo mundo conhece, Favorito do Público
tem uma sinergia absurda com os campos com grande número de unidades enquanto Jinx
e Experimentador Aprimorado
não deixam o gás do deck acabar e a principal novidade fica para Lótus da Morte
que mesmo não contendo nenhuma sinergia com o baralho, está aí para deter por completo um turno explosivo do deck de Azir
.
Mono Fiora

Código do deck: CECQCAQAAEAQGAICAIBQAAQOAMAQAEI2FUCQCAIBAQOR4LQCAEAQADIBAIAAKAA
Desprezado por uns e odiados por outros, Mono Fiora pode começar a aparecer mais nas filas ranqueadas, por simplesmente destruir o deck de Azir
/ Irelia
. Fiora
, no geral, pode não ser o baralho mais consistente da coleção e muito menos uma boa escolha de deck contra os outros do meta, mas contra Azir
e Irelia
, ela faz a festa. O seu objetivo é conseguir achar Fiora
ou Súplica
até o turno 3, o que não é muito difícil, já que você tem apenas 12.4% de chance de não encontrá-los até lá. Equipada com Cota de Malha
, Elixir de Ferro
, Cântico dos Trolls
e Visão Aguçada
, Fiora
se torna uma máquina destruidora de Soldado de Areia
e Lâmina
. Aço Quebradiço
e Lampejo Congelado
também ajudam a campeã demaciana a ficar saudável durante a partida. Tenha Coragem
e Guerreiro Solitário
são cartas que aumentam o poder da duelista, a deixando quase imbatível. Uma dica muito importante é você segurar Combate Individual
, Golpe Incansável
e Golpe Orquestrado
para a hora que seu oponente decidir usar Conduzir e Seguir
, Retirada
e Volta ao Lar
, assim frustrando totalmente teu plano de jogo e te deixando mais perto de uma vitória segura. Espírito Inflexível
está na lista por ser uma carta extremamente importante caso você enfrente deck de Ilha das Sombras e por ser também uma carta extremamente poderosa com Fiora
.
E quanto a vocês, alunos da Escola Runeterra, o que acharam dessas três opções de decks? Nos conte quais decks vocês tem conseguido mais sucesso enfrentando o temido Azir / Irelia
nas filas ranqueadas ou se vocês já desistiram e se aliaram ao baralho. Alguma dica de carta que podemos encaixar nesses decks que ajudam na nossa proposta? Compartilhe suas opiniões nos comentários ou me manda uma mensagem no twitter!
faltou vlad/braum nessa lista, assim como o “mono fiora” de shurima…