18 decks para jogar com Além do Bandobosque

Além do Bandobosque é a mais nova expansão de Legends of Runeterra. Com a chegada dela, Bandópolis se torna a última região a ser incorporada ao card game da Riot. Além disso, novos campeões, conceitos, tribos e mecânicas ganham espaço para serem explorados. Para manter o padrão de publicação da Runescola, estou de volta na prancheta de criação para trazer 18 decks para que os leitores do site possam testar tais ideias nos primeiros dias da coleção.

Poppy Scouts

Águas de Sentina
Demacia
0
1
2
3
4
5
6
7+
27 700
champion
6
epic
3
rare
15
common
16
Campeões
6

3

Miss Fortune

x3

4

Poppy

x3

Seguidores
26

1

Carniceiro Farpado

x3

1

Plumageiro Rastreador

x3

2

Protetora Aciária

x3

2

Supressor Pétreo

x3

2

Vigia Marai

x3

3

Protegido dos Laurent

x2

4

Guarda Grisalho

x3

4

Navegadora Nativa

x3

6

Genevieve Cordielmo

x3

Feitiços
8

1

Determinação Guardiã

x1

2

Investida Anuviante

x2

2

Visão Aguçada

x3

3

Perseguição Implacável

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Eu não poderia começar por outra carta de campeão depois do Serket me apelidar de Poppy da comunidade BR no último Sazonal. Patrulheiros é um dos meus decks preferidos de Legends of Runeterra e acredito que ele ganhou novas possibilidades com Além do Bandobosque. A opção mais óbvia é a campeã de Demacia que distribui status aos aliados, assim não precisando se prender tanto às cartas da região para usar o Porta-Estandarte da Vanguarda. Com isso, o baralho torna-se ainda mais horizontal, afinal ele abusa de unidades que geram outras. A curva dois ganhou a excelente Vigia Marai, que pode ser útil tanto agressivamente quanto de maneira defensiva.

Sion Discard

Noxus
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
29 200
champion
6
epic
6
rare
6
common
22
Campeões
6

3

Draven

x3

7

Sion

x3

Seguidores
26

1

Granadeiro Renascido

x3

1

Pedinte Zaunita

x3

2

Bumbuíno

x2

2

Cavaleiro Caído

x3

2

Médico Sepulcral

x3

3

Draga do Sumidouro

x3

4

A Senhora do Sangue

x2

5

Belicista Ancestral

x3

6

Experimentador Aprimorado

x2

8

Alma Perdida

x2

Feitiços
8

0

Canhão de Poros

x3

2

Remexida

x2

3

Anime-se!

x3

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Sion chegou para revitalizar o conceito de Discard que existia no Legends of Runeterra. Se anteriormente existia uma estratégia bastante horizontal para colocar pressão, agora é possível ciclar com muita facilidade os recursos do baralho enquanto coloca pressão no oponente. Essa facilidade de descartar as unidades é um dos caminhos para atingir rapidamente o nível dois do novo campeão. Creio que a lista pode ser otimizada quando os números ideais forem encontrados pelos jogadores.

Akshan Boom Boom!!!

Bandópolis
Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
22 200
champion
6
epic
0
rare
4
common
30
Campeões
6

2

Akshan

x3

3

Ziggs

x2

4

Sivir

x1

Seguidores
27

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Escudeira Yordle

x3

1

Química Criativa

x3

2

Gêmeos Bombardeiros

x3

2

Saltador de Pedras

x3

3

Caçadora Implacável

x3

3

Errante de Vekaura

x2

4

Viajantes Aborrecidos

x2

5

Exploradora das Ruínas

x3

6

Inspetor de Segurança

x2

Feitiços
5

1

Pedra Esculpida

x3

2

A Penitência

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Akshan e Sivir formam a grande dupla do momento, mas Ziggs chega para aproveitar os monumentos que são destruídos para dar outro ângulo de ataque contra o adversário. Apesar de ter um número muito menor de feitiços para utilizar, o deck ainda gera bastante valor com as cartas que são fornecidas pelos efeitos das unidades. Ao contrário da versão tradicional dos campeões já existentes no LoR, esse baralho é mais agressivo e com presença de mesa.

Geladeira Monumental

Shurima
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
23 200
champion
6
epic
0
rare
9
common
25
Campeões
6

3

Ziggs

x3

4

Xerath

x3

Seguidores
21

1

Caçadora de Tesouros

x3

1

Química Criativa

x3

2

Aprendiz de Cronomante

x2

2

Gêmeos Bombardeiros

x3

2

Saltador de Pedras

x3

3

Caçadora Implacável

x3

4

Embaixadora Dourada

x2

4

Naturalista do Deserto

x2

Feitiços
7

1

Pedra Esculpida

x3

2

Ampulheta Ancestral

x2

3

Terra Desfiada

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Xerath não é uma Brastemp, mas Ziggs consegue complementar o ascendente shurimane. Os dois campeões se ajudam devido à sinergia com monumentos, assim fazendo com que o potencial máximo seja atingido pelos dois. Como Shurima é uma das melhores regiões da atualidade, é fácil de abusar de cartas muito fortes para não depender apenas da sinergia deles para conseguir vencer as partidas. 

Yordle Time!

Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
29 700
champion
6
epic
5
rare
14
common
15
Campeões
6

3

Tristana

x3

4

Poppy

x3

Seguidores
30

1

Escudeira Yordle

x3

1

Poro Primitivo

x2

1

Química Criativa

x3

2

Donzelas das Algas

x3

2

Gêmeos Bombardeiros

x3

2

Soldada de Bandópolis

x2

2

Telescópio Errante

x3

3

Prefeito de Bandópolis

x3

4

Granadeiro Bronco

x3

4

Tenor do Terror

x3

5

Trenó de Poros

x2

Feitiços
4

4

Tiro Destruidor

x2

5

Yordles Unidos

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Tristana é a campeã mais presa ao tribal de Yordles, mas está longe de alcançar seu potencial máximo. Ela deve se tornar cada vez mais efetiva conforme as cartas multirregionais forem lançadas. Enquanto isso, ela é uma unidade agressiva que pode trazer benefícios para baralhos com pressão de várias unidades. Com isso, a Poppy torna-se a combinação mais comum. O jogador pode usar uma cópia de A Árvore de Bandópolis, mas dificilmente vai atingir o requerimento para vencer a partida.

Tripla Escuridão

Ilhas das Sombras
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
30 000
champion
6
epic
6
rare
10
common
18
Campeões
6

3

Caitlyn

x3

3

Ezreal

x1

5

Senna

x2

Seguidores
16

2

Balísticobô

x3

2

Bumbuíno

x3

3

Arquivista da Delegacia

x3

3

Draga do Sumidouro

x3

3

Sentinela Solari

x2

4

Viajantes Aborrecidos

x2

Feitiços
18

0

Raio Termogênico

x2

1

Go Hard

x3

2

Artimanha Temporal

x1

2

Disparo Místico

x3

3

Anime-se!

x2

4

Choque de Statikk

x3

5

Improbulador Trivolt

x3

7

Vingança

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Improbulador Trivolt é uma das minhas cartas favoritas de Legends of Runeterra e o conceito de Escuridão abre mais possibilidades para a explorar. O deck é um Midrange de valor que consegue colocar pressão no oponente, remover as unidades adversárias e transformar a Senna com muita facilidade. Arquivista da Delegacia é uma das formas de conseguir encontrar cópias de Go Hard com mais facilidade e sem se preocupar com a quantia de mana que precisa para aproveitar o feitiço selecionado. Ezreal é uma das condições de vitória que a estratégia necessita para finalizar partidas que duram muitas rodadas.

Senna Go Hard

Ilhas das Sombras
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
30 100
champion
6
epic
7
rare
5
common
22
Campeões
6

4

Twisted Fate

x3

5

Senna

x3

Seguidores
23

1

Carniceiro Farpado

x3

1

Sentinela Prodígio

x3

2

Ajudante do Apavorador

x3

2

Rãdivinha

x3

2

Vigia Marai

x3

3

Sentinela Buhru

x2

4

Tenor do Terror

x2

4

Zap Nadajato

x3

9

Comandante Ledros

x1

Feitiços
11

1

Go Hard

x3

2

Vislumbre do Além

x3

4

Recuperação

x2

6

Arpão de Monstros

x2

7

Vingança

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Go Hard já tinha se mostrado um deck viável no metagame passado, mesmo que ele não fosse uma das melhores opções. O brasileiro Faurreira utilizou essa estratégia de Águas de Sentina e Ilhas das Sombras para alcançar o Top 32 do Sazonal. Com a chegada de Senna e seus sentinelas, o baralho ganha novos recursos para o começo de partida e um campeão que combina perfeitamente junto ao feitiço homônimo do deck.

It’s a Trap!!!

Piltover & Zaun
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 300
champion
6
epic
1
rare
14
common
19
Campeões
6

1

Teemo

x3

3

Caitlyn

x3

Seguidores
19

1

Raxinim Fedorento

x3

2

Balísticobô

x3

2

Bando de Raxinins

x2

2

Cogumelhotinho

x3

3

Comerciante de Cogumelos

x3

4

Raxinim Grandona

x2

4

Viajantes Aborrecidos

x2

6

Corina, Mestra do Crime

x1

Feitiços
12

0

Raio Termogênico

x2

2

Disparo Místico

x3

2

Graveto Pontudo

x3

3

Anime-se!

x2

6

Minimorfo

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Teemo e Caitlyn são dois campeões especializados em armadilhas e dependem de suportes para conseguirem atingir o potencial máximo. Com isso, é possível combinar os campeões de Piltover & Zaun para tentar causar dano ao adversário toda vez que ele comprar uma carta nova. Apesar de estar com só uma cópia de Corina, Mestra do Crime, a unidade talvez seja boa o suficiente para ganhar mais espaço no baralho.

Darrowing

Ilhas das Sombras
Noxus
0
1
2
3
4
5
6
7+
29 100
champion
6
epic
5
rare
11
common
18
Campeões
6

3

Draven

x3

7

Sion

x3

Seguidores
23

1

Granadeiro Renascido

x3

1

Retaguarda da Legião

x3

2

Cavaleiro Caído

x3

2

Médico Sepulcral

x3

3

Balista de Ferro

x3

4

Basilisqueiro

x3

5

Belicista Ancestral

x3

8

Alma Perdida

x2

Feitiços
11

2

Sal e Suturas

x2

3

Fervor Noxiano

x3

5

Dizimar

x3

9

O Tormento

x3

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Draven e Darius já foram usados juntos numa lista quase completa de Noxus, sendo O Tormento a única carta de outra região. Agora, é possível retornar para esse tipo de estratégia, mas dando enfoque no pacote de descarte trazido pelo Sion. Sal e Suturas é uma das novas opções agressivas para combinar com o Granadeiro Renascido. Os outros feitiços servem para fechar a partida caso necessite de dano direto contra o nexus adversário.  

Bandle Lee

Ionia
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
26 900
champion
6
epic
3
rare
11
common
20
Campeões
6

1

Fizz

x3

5

Lee Sin

x3

Seguidores
11

1

Arirolvo

x3

1

Escudeira Yordle

x3

2

Olho do Dragão

x3

4

Viajantes Aborrecidos

x2

Feitiços
23

1

Troca de Amuletos

x3

2

Disciplinas Gêmeas

x3

2

Graveto Pontudo

x3

2

Nananinanão!

x1

2

Onda Sônica

x2

2

Retirada

x2

2

Sincopação

x1

4

Negação

x1

4

Palma Concussiva

x2

4

Vontade de Ionia

x1

5

Caminhos Ocultos

x3

6

Minimorfo

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Bandópolis traz outros ângulos de jogo para complementar alguns arquétipos. Mesmo que a vida do Lee Sin comece a ficar mais difícil com tantos recursos que afetam sua efetividade, vale a pena testá-lo com as novas cartas. A principal diferença aqui é a necessidade de encaixar pequenas quantias de dano com o Fizz para posteriormente finalizar o jogo com o campeão cego, afinal não há carta que dê sobrepujar ao personagem. 

Grande Mãe PNZ

Águas de Sentina
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
23 800
champion
4
epic
6
rare
8
common
22
Campeões
4

3

Nami

x3

5

Heimerdinger

x1

Seguidores
20

2

Balísticobô

x3

2

Bumbuíno

x3

3

Arquivista da Delegacia

x3

3

Draga do Sumidouro

x3

4

Grande Mãe Marai

x3

4

Viajantes Aborrecidos

x2

4

Zap Nadajato

x3

Feitiços
16

0

Raio Termogênico

x2

2

Artimanha Temporal

x2

2

Disparo Místico

x3

3

Anime-se!

x3

3

Faísca de Genialidade

x3

5

Improbulador Trivolt

x3

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Se você acredita no potencial randômico da Grande Mãe Marai, assim como o Deach, essa é uma das listas possíveis para tentar aproveitar o potencial da carta de Águas de Sentina. Faísca de Genialidade é um dos recursos mais efetivos para evoluir a Nami rapidamente, assim tornando os feitiços posteriores em buffs para as unidades que estiverem na mesa. Heimerdinger é uma forma de vitória diferente contra decks que possuem dificuldade em lidar com a geração de valor que pode ser criada através do campeão.

FizzuNami

Piltover & Zaun
Águas de Sentina
0
1
2
3
4
5
6
7+
31 900
champion
6
epic
7
rare
14
common
13
Campeões
6

1

Fizz

x3

3

Nami

x3

Seguidores
12

2

Balísticobô

x3

2

Cantora Marai

x3

4

Zap Nadajato

x3

6

Bolheixe Ondulante

x3

Feitiços
22

0

Canhão de Poros

x2

1

Teste de Tensão

x2

2

Disparo Místico

x3

2

Escolha uma Carta

x3

2

Melhoria Iterada

x3

2

Remexida

x2

3

Anime-se!

x3

4

Equipando!

x3

7

Elo Mental

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Fizz Twisted Fate é considerado por muitos como um dos decks mais fortes da breve história do Legends of Runeterra. Depois dos nerfs que as cartas receberam, ele perdeu bastante do seu poder. Agora, a Nami chega para alavancar o potencial que ainda existe no arquétipo. A campeã consegue evoluir facilmente e gerar bastante valor em poucos turnos devido ao número alto de feitiços que podem ser conjurados no mesmo turno, assim aumentando bruscamente o poder das unidades elusivas. 

Prank Nami

Águas de Sentina
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
31 300
champion
6
epic
7
rare
11
common
16
Campeões
6

1

Fizz

x3

3

Nami

x3

Seguidores
22

1

Arirolvo

x3

1

Artilharia Cascuda

x2

1

Escudeira Yordle

x3

2

Cantora Marai

x3

2

Criaturas Coralinas

x2

2

Donzelas das Algas

x3

4

Zap Nadajato

x3

6

Bolheixe Ondulante

x3

Feitiços
12

1

Shake de Roxamora

x2

1

Troca de Amuletos

x3

2

Graveto Pontudo

x3

5

Caminhos Ocultos

x3

7

Elo Mental

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Travessura é uma das novas mecânicas de Além do Bandobosque. Nami é uma das campeãs que mais conseguem tirar proveito desse recurso por causa da sinergia com feitiços e unidades com sintonia. Fizz também se apresenta como o parceiro mais óbvio pela facilidade que ele encontra para causar dano, se proteger e tirar benefício da personagem vastaya.

Zizzy X

Shurima
0
1
2
3
4
5
6
7+
24 700
champion
6
epic
1
rare
11
common
22
Campeões
6

2

Zilean

x2

3

Ziggs

x2

4

Xerath

x2

Seguidores
21

1

Caçadora de Tesouros

x3

2

Aprendiz de Cronomante

x2

2

Gêmeos Bombardeiros

x3

2

Saltador de Pedras

x3

3

Caçadora Implacável

x3

3

Devoto Eterno

x3

4

Embaixadora Dourada

x2

4

Naturalista do Deserto

x2

Feitiços
7

1

Pedra Esculpida

x3

2

Ampulheta Ancestral

x2

3

Terra Desfiada

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Mais uma tentativa de Mono Shurima, mas dessa vez dando espaço para a sabedoria do espaço-tempo de Zilean. Como o campeão gera monumentos sinérgicos para os outros dois campeões, é possível tirar mais valor das habilidades de ambos. Como esta versão do deck é muito mais focada em jogos de médio a longo alcance, o Disco Solar Soterrado pode se tornar um diferencial tanto para evoluir o Xerath até seu terceiro nível ou ser quebrado pela Naturalista do Deserto

The Darkness

Ilhas das Sombras
Bandópolis
0
1
2
3
4
5
6
7+
25 200
champion
5
epic
5
rare
6
common
24
Campeões
5

4

Veigar

x2

5

Senna

x3

Seguidores
20

1

Sentinela Prodígio

x3

2

Acólito Bulboscuro

x3

2

Catalisador Desequilibrado

x3

3

Sentinela Buhru

x2

3

Sentinela Solari

x3

4

Alfaiate Esnobe

x3

4

Tenor do Terror

x2

9

Comandante Ledros

x1

Feitiços
15

1

Go Hard

x3

2

Graveto Pontudo

x2

2

Vislumbre do Além

x3

5

Caminhos Ocultos

x3

6

Minimorfo

x1

7

Vingança

x2

9

A Ruína

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Apesar de ainda considerar o Veigar a pior carta de campeão de Além do Bandobosque, decidi criar uma lista que ele pudesse ter seu potencial explorado ao lado da Senna. Para que isso ocorra adequadamente, as unidades mais importantes do pacote do Yordle precisam estar presentes, assim garantindo que as cartas de Escuridão se tornarão mais impactantes contra os oponentes. 

Armadilha Congelada

Freljord
Piltover & Zaun
0
1
2
3
4
5
6
7+
26 800
champion
6
epic
2
rare
16
common
16
Campeões
6

1

Teemo

x2

3

Caitlyn

x2

3

Ezreal

x2

Seguidores
13

2

Arqueiro do Vale de Gelo

x3

3

Comerciante de Cogumelos

x3

4

Raxinim Grandona

x3

4

Viajantes Aborrecidos

x2

6

Corina, Mestra do Crime

x2

Feitiços
18

0

Raio Termogênico

x2

1

Aço Quebradiço

x2

1

Três Irmãs

x2

2

Cântico dos Trolls

x3

2

Disparo Místico

x3

3

Lampejo Congelado

x2

4

Choque de Statikk

x2

6

Ventos Rigorosos

x2

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Outra abordagem para a combinação de Caitlyn e Teemo é com Freljord, assim somando os campeões com um pacote de congelar eficiente para lidar com unidades com bastante poder. Além disso, Ezreal também ganha espaço entre os dois especialistas em armadilhas, assim possibilitando vitórias no jogo longo ao conjurar tantos feitiços com velocidade súbita. Novamente, Corina, Mestra do Crime é uma possível forma de finalizar a partida se o adversário já possuir muitos cogumelos no baralho dele.

Templo da Nami

Águas de Sentina
Monte Targon
0
1
2
3
4
5
6
7+
30 500
champion
6
epic
7
rare
7
common
20
Campeões
6

3

Aphelios

x3

3

Nami

x3

Seguidores
14

1

Artista Sonhadora

x2

1

Lunari Portadora do Anoitecer

x3

2

Polvo Boxeador

x3

4

Zap Nadajato

x3

6

Bolheixe Ondulante

x3

Feitiços
18

1

Roubo Arcano

x1

2

Cascata Lívida

x3

2

Chuva de Disparos

x3

2

Toque Conselheiro

x3

3

Quietude

x2

5

Formando Estrelas

x3

6

Arpão de Monstros

x2

7

Elo Mental

x1

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Nami é a típica carta de campeão que consegue ser recursiva com várias estratégias diferentes, assim como o Aphelios conseguiu ser em seus tempos áureos. Mesmo que o lunari tenha sido jogado para escanteio, essa lista pode encontrar novas formas de aproveitar a sinergia do targonense com o O Templo Velado. Caso a vastaya chegue ao segundo nível, é muito fácil de conseguir tirar valor dos bônus que os feitiços disponibilizam, principalmente nas unidades elusivas.

Noxus PNZ Midrange

Piltover & Zaun
Noxus
0
1
2
3
4
5
6
7+
28 000
champion
6
epic
4
rare
11
common
19
Campeões
6

3

Caitlyn

x2

3

Draven

x3

3

Ezreal

x1

Seguidores
17

2

Balísticobô

x3

2

Bumbuíno

x3

3

Arquivista da Delegacia

x2

3

Draga do Sumidouro

x3

3

Vigia Aracnídea

x3

4

Viajantes Aborrecidos

x2

8

Capitão Farron

x1

Feitiços
17

0

Raio Termogênico

x2

1

Bando Voraz

x3

2

Disparo Místico

x2

2

Giratempo

x1

3

Anime-se!

x2

3

Terra Abrasada

x2

4

Choque de Statikk

x2

5

Improbulador Trivolt

x3

28 de setembro de 2021
runescola.com.br

Não é segredo para ninguém o quanto eu adoro Ezreal Draven. Porém, com a chegada da Caitlyn há espaço para testar algumas mudanças e tornar o turno três mais propício para ter um dos campeões agressivos do baralho. Dessa forma, o personagem de PNZ é uma condição de vitória após alcançar seu segundo nível, o que obriga o jogador preservá-lo mais do que de costume. O ideal é conjurar a Arquivista da Delegacia apenas quando tiver quatro manas disponíveis, assim tornando apenas o Improbulador Trivolt uma das opções ruins para encontrar com a unidade.