18 decks para jogar com Além do Bandobosque
Além do Bandobosque é a mais nova expansão de Legends of Runeterra. Com a chegada dela, Bandópolis se torna a última região a ser incorporada ao card game da Riot. Além disso, novos campeões, conceitos, tribos e mecânicas ganham espaço para serem explorados. Para manter o padrão de publicação da Runescola, estou de volta na prancheta de criação para trazer 18 decks para que os leitores do site possam testar tais ideias nos primeiros dias da coleção.
Poppy Scouts



3
Miss Fortune
x3

4
Poppy
x3

1
Carniceiro Farpado
x3
1
Plumageiro Rastreador
x3
2
Protetora Aciária
x3
2
Supressor Pétreo
x3
2
Vigia Marai
x3
3
Protegido dos Laurent
x2
4
Guarda Grisalho
x3
4
Navegadora Nativa
x3
6
Genevieve Cordielmo
x3
1
Determinação Guardiã
x1
2
Investida Anuviante
x2
2
Visão Aguçada
x3
4
Perseguição Implacável
x2
Eu não poderia começar por outra carta de campeão depois do Serket me apelidar de Poppy da comunidade BR no último Sazonal. Patrulheiros é um dos meus decks preferidos de Legends of Runeterra e acredito que ele ganhou novas possibilidades com Além do Bandobosque. A opção mais óbvia é a campeã de Demacia que distribui status aos aliados, assim não precisando se prender tanto às cartas da região para usar o Porta-Estandarte da Vanguarda
. Com isso, o baralho torna-se ainda mais horizontal, afinal ele abusa de unidades que geram outras. A curva dois ganhou a excelente Vigia Marai
, que pode ser útil tanto agressivamente quanto de maneira defensiva.
Sion Discard



3
Draven
x3

7
Sion
x3

1
Granadeiro Renascido
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x2
2
Cavaleiro Caído
x3
2
Médico Sepulcral
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
4
A Senhora do Sangue
x2
5
Belicista Ancestral
x3
6
Experimentador Aprimorado
x2
8
Alma Perdida
x2
1
Canhão de Poros
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
Sion chegou para revitalizar o conceito de Discard que existia no Legends of Runeterra. Se anteriormente existia uma estratégia bastante horizontal para colocar pressão, agora é possível ciclar com muita facilidade os recursos do baralho enquanto coloca pressão no oponente. Essa facilidade de descartar as unidades é um dos caminhos para atingir rapidamente o nível dois do novo campeão. Creio que a lista pode ser otimizada quando os números ideais forem encontrados pelos jogadores.
Akshan Boom Boom!!!



2
Akshan
x3

3
Ziggs
x2

4
Sivir
x1

2
Preservário
x2
1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Escudeira Yordle
x3
1
Química Criativa
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
2
Saltador de Pedras
x3
3
Caçadora Implacável
x3
3
Errante de Vekaura
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x2
5
Exploradora das Ruínas
x3
5
Inspetor de Segurança
x2
1
Pedra Esculpida
x3
2
A Penitência
x2
Akshan e Sivir
formam a grande dupla do momento, mas Ziggs
chega para aproveitar os monumentos que são destruídos para dar outro ângulo de ataque contra o adversário. Apesar de ter um número muito menor de feitiços para utilizar, o deck ainda gera bastante valor com as cartas que são fornecidas pelos efeitos das unidades. Ao contrário da versão tradicional dos campeões já existentes no LoR, esse baralho é mais agressivo e com presença de mesa.
Geladeira Monumental



3
Ziggs
x3

4
Xerath
x3

1
Preparativos Ancestrais
x3
2
Preservário
x3
1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Química Criativa
x3
2
Aprendiz de Cronomante
x2
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
2
Saltador de Pedras
x3
3
Caçadora Implacável
x3
4
Embaixadora Dourada
x2
4
Naturalista do Deserto
x2
1
Pedra Esculpida
x3
3
Ampulheta Ancestral
x2
3
Terra Desfiada
x2
Xerath não é uma Brastemp, mas Ziggs
consegue complementar o ascendente shurimane. Os dois campeões se ajudam devido à sinergia com monumentos, assim fazendo com que o potencial máximo seja atingido pelos dois. Como Shurima é uma das melhores regiões da atualidade, é fácil de abusar de cartas muito fortes para não depender apenas da sinergia deles para conseguir vencer as partidas.
Yordle Time!


3
Tristana
x3

4
Poppy
x3

1
Escudeira Yordle
x3
1
Poro Primitivo
x2
1
Química Criativa
x3
2
Donzelas das Algas
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
2
Soldada de Bandópolis
x2
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Granadeiro Bronco
x3
4
Tenor do Terror
x3
5
Trenó de Poros
x2
4
Tiro Destruidor
x2
5
Yordles Unidos
x2
Tristana é a campeã mais presa ao tribal de Yordles, mas está longe de alcançar seu potencial máximo. Ela deve se tornar cada vez mais efetiva conforme as cartas multirregionais forem lançadas. Enquanto isso, ela é uma unidade agressiva que pode trazer benefícios para baralhos com pressão de várias unidades. Com isso, a Poppy
torna-se a combinação mais comum. O jogador pode usar uma cópia de A Árvore de Bandópolis
, mas dificilmente vai atingir o requerimento para vencer a partida.
Tripla Escuridão



3
Caitlyn
x3

3
Ezreal
x1

5
Senna
x2

2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x3
3
Arquivista da Delegacia
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
3
Sentinela Solari
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x2
0
Raio Termogênico
x2
1
Go Hard
x3
2
Artimanha Temporal
x1
2
Disparo Místico
x3
3
Anime-se!
x2
4
Choque de Statikk
x3
5
Improbulador Trivolt
x3
6
Vingança
x1
Improbulador Trivolt é uma das minhas cartas favoritas de Legends of Runeterra e o conceito de Escuridão abre mais possibilidades para a explorar. O deck é um Midrange de valor que consegue colocar pressão no oponente, remover as unidades adversárias e transformar a Senna
com muita facilidade. Arquivista da Delegacia
é uma das formas de conseguir encontrar cópias de Go Hard
com mais facilidade e sem se preocupar com a quantia de mana que precisa para aproveitar o feitiço selecionado. Ezreal
é uma das condições de vitória que a estratégia necessita para finalizar partidas que duram muitas rodadas.



4
Twisted Fate
x3

5
Senna
x3

1
Carniceiro Farpado
x3
1
Sentinela Prodígio
x3
2
Ajudante do Apavorador
x3
2
Rãdivinha
x3
2
Vigia Marai
x3
3
Sentinela Buhru
x2
4
Tenor do Terror
x2
4
Zap Nadajato
x3
9
Comandante Ledros
x1
1
Go Hard
x3
2
Vislumbre do Além
x3
4
Recuperação
x2
6
Arpão de Monstros
x2
6
Vingança
x1
Go Hard já tinha se mostrado um deck viável no metagame passado, mesmo que ele não fosse uma das melhores opções. O brasileiro Faurreira utilizou essa estratégia de Águas de Sentina e Ilhas das Sombras para alcançar o Top 32 do Sazonal. Com a chegada de Senna
e seus sentinelas, o baralho ganha novos recursos para o começo de partida e um campeão que combina perfeitamente junto ao feitiço homônimo do deck.
It’s a Trap!!!



1
Teemo
x3

3
Caitlyn
x3

3
Fundição de Núcleos Hex
x3
1
Raxinim Fedorento
x3
2
Balísticobô
x3
2
Bando de Raxinins
x2
2
Cogumelhotinho
x3
3
Comerciante de Cogumelos
x3
4
Raxinim Grandona
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x2
6
Corina, Mestra do Crime
x1
0
Raio Termogênico
x2
2
Disparo Místico
x3
2
Graveto Pontudo
x3
3
Anime-se!
x2
6
Minimorfo
x2
Teemo e Caitlyn
são dois campeões especializados em armadilhas e dependem de suportes para conseguirem atingir o potencial máximo. Com isso, é possível combinar os campeões de Piltover & Zaun para tentar causar dano ao adversário toda vez que ele comprar uma carta nova. Apesar de estar com só uma cópia de Corina, Mestra do Crime
, a unidade talvez seja boa o suficiente para ganhar mais espaço no baralho.
Darrowing



3
Draven
x3

7
Sion
x3

1
Granadeiro Renascido
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
2
Cavaleiro Caído
x3
2
Médico Sepulcral
x3
3
Balista de Ferro
x3
4
Basilisqueiro
x3
5
Belicista Ancestral
x3
8
Alma Perdida
x2
2
Sal e Suturas
x2
3
Fervor Noxiano
x3
6
Dizimar
x3
10
O Tormento
x3
Draven e Darius
já foram usados juntos numa lista quase completa de Noxus, sendo O Tormento
a única carta de outra região. Agora, é possível retornar para esse tipo de estratégia, mas dando enfoque no pacote de descarte trazido pelo Sion
. Sal e Suturas
é uma das novas opções agressivas para combinar com o Granadeiro Renascido
. Os outros feitiços servem para fechar a partida caso necessite de dano direto contra o nexus adversário.
Bandle Lee



1
Fizz
x3

5
Lee Sin
x3

1
Arirolvo
x3
1
Escudeira Yordle
x3
2
Olho do Dragão
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x2
1
Troca de Amuletos
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Graveto Pontudo
x3
2
Nananinanão!
x1
2
Onda Sônica
x2
2
Retirada
x2
2
Sincopação
x1
4
Negação
x1
4
Palma Concussiva
x2
4
Vontade de Ionia
x1
6
Caminhos Ocultos
x3
6
Minimorfo
x1
Bandópolis traz outros ângulos de jogo para complementar alguns arquétipos. Mesmo que a vida do Lee Sin comece a ficar mais difícil com tantos recursos que afetam sua efetividade, vale a pena testá-lo com as novas cartas. A principal diferença aqui é a necessidade de encaixar pequenas quantias de dano com o Fizz
para posteriormente finalizar o jogo com o campeão cego, afinal não há carta que dê sobrepujar ao personagem.
Grande Mãe PNZ



3
Nami
x3

5
Heimerdinger
x1

2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x3
3
Arquivista da Delegacia
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
4
Grande Mãe Marai
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x2
4
Zap Nadajato
x3
0
Raio Termogênico
x2
2
Artimanha Temporal
x2
2
Disparo Místico
x3
3
Anime-se!
x3
3
Faísca de Genialidade
x3
5
Improbulador Trivolt
x3
Se você acredita no potencial randômico da Grande Mãe Marai, assim como o Deach, essa é uma das listas possíveis para tentar aproveitar o potencial da carta de Águas de Sentina. Faísca de Genialidade
é um dos recursos mais efetivos para evoluir a Nami
rapidamente, assim tornando os feitiços posteriores em buffs para as unidades que estiverem na mesa. Heimerdinger
é uma forma de vitória diferente contra decks que possuem dificuldade em lidar com a geração de valor que pode ser criada através do campeão.
FizzuNami



1
Fizz
x3

3
Nami
x3

2
Balísticobô
x3
2
Cantora Marai
x3
4
Zap Nadajato
x3
8
Bolheixe Ondulante
x3
1
Canhão de Poros
x2
1
Teste de Tensão
x2
2
Disparo Místico
x3
2
Escolha uma Carta
x3
2
Melhoria Iterada
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
4
Equipando!
x3
7
Elo Mental
x1
Fizz Twisted Fate
é considerado por muitos como um dos decks mais fortes da breve história do Legends of Runeterra. Depois dos nerfs que as cartas receberam, ele perdeu bastante do seu poder. Agora, a Nami
chega para alavancar o potencial que ainda existe no arquétipo. A campeã consegue evoluir facilmente e gerar bastante valor em poucos turnos devido ao número alto de feitiços que podem ser conjurados no mesmo turno, assim aumentando bruscamente o poder das unidades elusivas.
Prank Nami



1
Fizz
x3

3
Nami
x3

1
Arirolvo
x3
1
Artilharia Cascuda
x2
1
Escudeira Yordle
x3
2
Cantora Marai
x3
2
Criaturas Coralinas
x2
2
Donzelas das Algas
x3
4
Zap Nadajato
x3
8
Bolheixe Ondulante
x3
1
Shake de Roxamora
x2
1
Troca de Amuletos
x3
2
Graveto Pontudo
x3
6
Caminhos Ocultos
x3
7
Elo Mental
x1
Travessura é uma das novas mecânicas de Além do Bandobosque. Nami é uma das campeãs que mais conseguem tirar proveito desse recurso por causa da sinergia com feitiços e unidades com sintonia. Fizz
também se apresenta como o parceiro mais óbvio pela facilidade que ele encontra para causar dano, se proteger e tirar benefício da personagem vastaya.
Zizzy X


2
Zilean
x2

3
Ziggs
x2

4
Xerath
x2

1
Disco Solar Soterrado
x1
1
Preparativos Ancestrais
x3
2
Preservário
x2
1
Caçadora de Tesouros
x3
2
Aprendiz de Cronomante
x2
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
2
Saltador de Pedras
x3
3
Caçadora Implacável
x3
3
Devoto Eterno
x3
4
Embaixadora Dourada
x2
4
Naturalista do Deserto
x2
1
Pedra Esculpida
x3
3
Ampulheta Ancestral
x2
3
Terra Desfiada
x2
Mais uma tentativa de Mono Shurima, mas dessa vez dando espaço para a sabedoria do espaço-tempo de Zilean. Como o campeão gera monumentos sinérgicos para os outros dois campeões, é possível tirar mais valor das habilidades de ambos. Como esta versão do deck é muito mais focada em jogos de médio a longo alcance, o Disco Solar Soterrado
pode se tornar um diferencial tanto para evoluir o Xerath até seu terceiro nível ou ser quebrado pela Naturalista do Deserto
.
The Darkness



4
Veigar
x2

5
Senna
x3

1
Sentinela Prodígio
x3
2
Acólito Bulboscuro
x3
2
Catalisador Desequilibrado
x3
3
Sentinela Buhru
x2
3
Sentinela Solari
x3
4
Alfaiate Esnobe
x3
4
Tenor do Terror
x2
9
Comandante Ledros
x1
1
Go Hard
x3
2
Graveto Pontudo
x2
2
Vislumbre do Além
x3
6
Caminhos Ocultos
x3
6
Minimorfo
x1
6
Vingança
x2
9
A Ruína
x1
Apesar de ainda considerar o Veigar a pior carta de campeão de Além do Bandobosque, decidi criar uma lista que ele pudesse ter seu potencial explorado ao lado da Senna
. Para que isso ocorra adequadamente, as unidades mais importantes do pacote do Yordle precisam estar presentes, assim garantindo que as cartas de Escuridão
se tornarão mais impactantes contra os oponentes.
Armadilha Congelada



1
Teemo
x2

3
Caitlyn
x2

3
Ezreal
x2

3
Fundição de Núcleos Hex
x3
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x3
3
Comerciante de Cogumelos
x3
4
Raxinim Grandona
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x2
6
Corina, Mestra do Crime
x2
0
Raio Termogênico
x2
1
Aço Quebradiço
x2
1
Três Irmãs
x2
2
Cântico dos Trolls
x3
2
Disparo Místico
x3
3
Lampejo Congelado
x2
4
Choque de Statikk
x2
5
Ventos Rigorosos
x2
Outra abordagem para a combinação de Caitlyn e Teemo
é com Freljord, assim somando os campeões com um pacote de congelar eficiente para lidar com unidades com bastante poder. Além disso, Ezreal
também ganha espaço entre os dois especialistas em armadilhas, assim possibilitando vitórias no jogo longo ao conjurar tantos feitiços com velocidade súbita. Novamente, Corina, Mestra do Crime
é uma possível forma de finalizar a partida se o adversário já possuir muitos cogumelos no baralho dele.
Templo da Nami



3
Aphelios
x3

3
Nami
x3

4
O Templo Velado
x2
1
Artista Sonhadora
x2
1
Lunari Portadora do Anoitecer
x3
2
Polvo Boxeador
x3
4
Zap Nadajato
x3
8
Bolheixe Ondulante
x3
1
Roubo Arcano
x1
2
Cascata Lívida
x3
2
Chuva de Disparos
x3
2
Toque Conselheiro
x3
3
Quietude
x2
5
Formando Estrelas
x3
6
Arpão de Monstros
x2
7
Elo Mental
x1
Nami é a típica carta de campeão que consegue ser recursiva com várias estratégias diferentes, assim como o Aphelios
conseguiu ser em seus tempos áureos. Mesmo que o lunari tenha sido jogado para escanteio, essa lista pode encontrar novas formas de aproveitar a sinergia do targonense com o O Templo Velado
. Caso a vastaya chegue ao segundo nível, é muito fácil de conseguir tirar valor dos bônus que os feitiços disponibilizam, principalmente nas unidades elusivas.
Noxus PNZ Midrange



3
Caitlyn
x2

3
Draven
x3

3
Ezreal
x1

2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x3
3
Arquivista da Delegacia
x2
3
Draga do Sumidouro
x3
3
Vigia Aracnídea
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x2
8
Capitão Farron
x1
0
Raio Termogênico
x2
1
Bando Voraz
x3
2
Disparo Místico
x2
2
Giratempo
x1
3
Anime-se!
x2
3
Terra Abrasada
x2
4
Choque de Statikk
x2
5
Improbulador Trivolt
x3
Não é segredo para ninguém o quanto eu adoro Ezreal Draven
. Porém, com a chegada da Caitlyn
há espaço para testar algumas mudanças e tornar o turno três mais propício para ter um dos campeões agressivos do baralho. Dessa forma, o personagem de PNZ é uma condição de vitória após alcançar seu segundo nível, o que obriga o jogador preservá-lo mais do que de costume. O ideal é conjurar a Arquivista da Delegacia
apenas quando tiver quatro manas disponíveis, assim tornando apenas o Improbulador Trivolt
uma das opções ruins para encontrar com a unidade.