16 Decks para testar com Desventuras Mágicas
Desventuras Mágicas é a nova expansão que chega ao Legends of Runeterra em 8 de Dezembro. Ahri, Kennen
, Pantheon
e Rumble
são os campeões dessa atualização, assim ampliando as possibilidades de multirregião e trazendo novas formas para utilizar a mecânica de Retornar. Além disso, também há a inclusão das novidades Mech Yordles e Destinado. Por isso, eu montei dezesseis decks que podem ser interessantes para teste durante a primeira semana deste metagame.
Azir já foi uma grande dor de cabeça dentro do metagame quando o dominou ao lado da Irelia
. Entretanto, ambos os campeões foram nerfados, principalmente a ioniana, e essa estratégia perdeu muito de seu potencial. Com a chegada do Kennen
, o ninja pode ocupar o espaço deixado pela especialista em Dança das Lâminas - ou torná-la apenas uma cópia. A facilidade de gerar várias unidades com o mesmo nome, como Soldado de Areia
e Lâmina
, faz com que o rato elétrico alcance seu nível 2 com facilidade.



1
Kennen
x3

3
Azir
x3

2
Palanque do Imperador
x3
1
Aluno em Treinamento
x3
1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Vigilante das Dunas
x3
2
Dançarina das Fitas
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x2
4
Músicos de Batalha
x1
4
Voz dos Reerguidos
x1
5
Lâmina Florescente
x3
1
Pedra Esculpida
x2
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Retirada
x2
4
Volta ao Lar
x2
5
Dança Desafiadora
x3
Kinkou Elusivos
Kennen é um dos campeões mais versáteis de Desventuras Mágicas e aqui ele ganha espaço numa das estratégias mais clássicas do Legends of Runeterra. Os elusivos de Ionia foram muito populares quando o jogo tinha apenas 6 regiões, mas mudaram o estilo com o passar do tempo - sendo mais presente recentemente com Zed
Poppy
. Muito bem acompanhado pela Ahri
, ambos os campeões são extremamente sinérgicos com a proposta de Retornar unidades e encaixar dano elusivo. Tendo a possibilidade de evoluir ambos os campeões da lista com facilidade, a abordagem de utilizar a lealdade ioniana ganha Os Lamentados
para aumentar o dano evasivo e agilizar o nível 2 do ninja elétrico.


1
Kennen
x3

2
Ahri
x3

1
Batedor Navori
x3
1
Gotinha Dançante
x3
1
Os Lamentados
x3
2
Conspirador Navori
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x2
3
Assassina das Sombras
x3
4
Desbravadora Kinkou
x3
6
Sai'nen das Mil Caudas
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Nananinanão!
x1
2
Retirada
x3
3
Manto das Memórias
x1
4
Volta ao Lar
x3
Essa é uma das abordagens exóticas que eu trago no texto, afinal Nami está sumida do metagame e não parece uma opção óbvia com o Kennen
. A proposta é abusar das várias cartas que geram valor, mas não perder o controle da mesa adversária absurdamente. Caso consiga chegar ao jogo longo, Conchianos Curiosos
vai exercer sua efetividade em combinação com tantas opções de manifestar. A campeã de Sentina também aumenta os status das suas unidades pequenas e muda o ritmo da partida num turno muito bem executado.



1
Kennen
x3

3
Nami
x3

1
Arirolvo
x3
2
Conquiliologista
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Yordle Palestrinha
x3
5
Almirante Shelly
x2
6
Conchianos Curiosos
x3
8
Bolheixe Ondulante
x3
1
Troca de Amuletos
x3
2
Arpão Elétrico
x3
2
Graveto Pontudo
x3
6
Arpão de Monstros
x2
6
Caminhos Ocultos
x1
6
Minimorfo
x2
Destinado é uma das mecânicas novas e sua principal forma de tirar proveito disso é com Pantheon, o novo campeão de Targon, em combinação com Taric
. Ambos os personagens tiram proveito ao alvejar as unidades aliadas, assim permitindo que eles evoluam com mais facilidade ou se tornem mais ameaçadores em combinação com os recursos corretos. Escudo-cometa
é uma alternativa interessante para dificultar os turnos ofensivos do adversário utilizando Poppy
, Sion
ou Rek'Sai
.



4
Pantheon
x3

4
Taric
x3

1
Idealizador de Sagas
x3
1
Plumageiro Rastreador
x3
2
Cabra da Montanha
x3
2
Protetora Aciária
x3
3
Chamabranca Ferido
x3
3
Iula
x1
3
Mentor das Pedras
x1
4
Mística Cega
x1
5
Peregrinos da Montanha
x2
2
Cascata Lívida
x3
2
Escudo-cometa
x3
2
Visão Aguçada
x3
3
Juntos Resistimos
x2
5
Égide de Ouro
x3
A combinação de Targon com Shurima, baseada no Akshan, apareceu por pouco tempo e depois foi abandonado devido ao sucesso da versão com Sivir
e Demacia. Agora, Pantheon
acompanha o ladrão shurimane para tirar valor dos aliados sendo alvejados. Lasquinha
é uma alternativa interessante devido ao número de monumentos criados, assim estabelecendo uma unidade grande desde o turno 2. Chamabranca Ferido
também marca presença nessa versão pela facilidade dele crescer muito e assim diminuir a efetividade de estratégias agressivas do oponente.



2
Akshan
x3

4
Pantheon
x3

2
Preservário
x1
1
Idealizador de Sagas
x3
1
Lasquinha
x3
2
Cabra da Montanha
x3
2
Saltador de Pedras
x2
3
Caçadora Implacável
x3
3
Chamabranca Ferido
x3
3
Errante de Vekaura
x2
5
Brutamontes de Vekaura
x3
1
Pedra Esculpida
x2
2
A Penitência
x1
2
Cascata Lívida
x3
2
Escudo-cometa
x3
2
Predador Desumano
x2
Voltando às abordagens com Kennen, uma das ideias que mais quero testar é como ele se comporta no arquétipo de combo junto ao Lee Sin
. Além de evoluir facilmente com as cópias de Dragonito
geradas pela Olho do Dragão
, ele também agiliza o nível 2 do monge cego por causa das conjurações de Marca da Tormenta
. Entretanto, o baralho pode perder bastante alcance sem a Zoe
, algo que pode se revelar nada benéfico no final das contas.



1
Kennen
x3

5
Lee Sin
x3

2
Olho do Dragão
x3
3
Sacerdotisa Solari
x2
6
Cardume Disperso
x1
2
Cascata Lívida
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Nananinanão!
x1
2
Onda Sônica
x3
2
Presentes do Além
x3
2
Toque Conselheiro
x3
3
Lâmina Zênite
x2
3
Manto das Memórias
x1
3
Quietude
x1
4
Negação
x1
4
Palma Concussiva
x3
4
Volta ao Lar
x1
5
Meditação Profunda
x3
A mecânica de descartar cartas já foi usada brevemente com a Lulu e até encontrou resultado bastante positivo. Agora, Kennen
pode ser um recurso eficiente para agressão no início da partida e gerar cartas de dupla função. A estratégia não traz nenhuma novidade revolucionária com as cartas de Desventuras Mágicas, mas pode encontrar relevância como opção para line com três baralhos agressivos em torneios.



1
Kennen
x3

3
Lulu
x3

1
Pedinte Zaunita
x3
1
Pix!
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Jovem Bruxa
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
3
Draga do Sumidouro
x2
1
Canhão de Poros
x3
1
Gambiarra
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
Discard Midrange
Rumble chega ao Legends of Runeterra para ampliar as possibilidades disponíveis com a mecânica de descartar as próprias cartas. Além de entrar em campo como uma ameaça bastante impactante, o campeão ainda pode desvirtuar o ritmo de jogo no segundo nível, mas para isso é necessário uma lista que o campeão tire benefício imediato. Para isso, Draven
e Sion
são as opções mais óbvias dentro do metagame atual, mas modificando uma das regiões para se adequar ao Yordle estreante. Arpão Elétrico
é uma das cartas que justificam essa abordagem com Bandópolis no lugar de Piltover & Zaun.



3
Draven
x2

4
Rumble
x2

7
Sion
x2

1
Escudeira Yordle
x3
1
Granadeiro Renascido
x3
2
Cavaleiro Caído
x3
2
Médico Sepulcral
x3
3
Vigia Aracnídea
x2
4
Promoter da Arena
x3
5
Belicista Ancestral
x2
8
Alma Perdida
x3
1
Sucateiro
x3
2
Arpão Elétrico
x3
3
Fervor Noxiano
x3
5
Técnicas de Sobrevivência
x2
6
Caminhos Ocultos
x1
Rumble Conchianos
Conchianos Curiosos é uma carta que surpreendeu por ganhar tanto espaço em abordagens que levam a partida para o jogo longo, afinal os jogadores não esperavam que a interação dela com Travessura
seria tão forte. Entretanto, nunca houve um campeão óbvio para a acompanhar e o Rumble
merece fazer parte dos testes nesse início de metagame. Entretanto, assim como nas outras versões, os primeiros turnos precisam ser bastante reativos para conseguir encaixar as jogadas fortes a partir do turno 6.



4
Rumble
x3

1
Arirolvo
x3
2
Conquiliologista
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Promoter da Arena
x3
6
Conchianos Curiosos
x3
0
Raio Termogênico
x3
1
Sucateiro
x3
1
Troca de Amuletos
x3
2
Artimanha Temporal
x2
2
Disparo Místico
x3
2
Graveto Pontudo
x3
3
Vapores do Sumidouro
x3
6
Minimorfo
x2
Mesmo que Rumble seja muito interessante pela forma que é capaz de gerar Mech Yordles em seu segundo nível, ser mais pró-ativo com suas habilidades ao entrar em jogo descartando cartas parece o caminho ideal. Por isso, trago de volta a Lulu
ao arquétipo, assim permitindo formas de agredir com a campeã gerando dano extra às menores unidades. Dependendo de quais cartas sejam descartadas pelo sucateiro, o oponente terá poucas chances de se defender da pressão criada a partir do quarto turno.



3
Lulu
x3

4
Rumble
x3

1
Escudeira Yordle
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
6
Experimentador Aprimorado
x2
1
Canhão de Poros
x3
1
Gambiarra
x3
2
Arpão Elétrico
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
4
Equipando!
x3
Discard Aggro Clássico
Antes de ganhar versões Midrange ou com Ionia, o arquétipo de descarte era focado apenas na agressão de Noxus com Piltover & Zaun, mas perdeu a popularidade que tinha há algumas temporadas. Com a chegada do Rumble, acho interessante tentar novamente esse tipo de abordagem por causa do efeito do campeão ao entrar em jogo. Disparo Místico
torna-se mais relevante contra algumas unidades atuais, por isso está presente na lista. Não há mais necessidade de usar Favorito do Público
porque a mesa não fica tão horizontal e o Yordle mecanizado cumpre a função de unidade grande mais resiliente.



3
Draven
x2

4
Jinx
x2

4
Rumble
x2

1
Granadeiro Renascido
x2
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Cavaleiro Caído
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x2
6
Experimentador Aprimorado
x2
1
Canhão de Poros
x3
1
Gambiarra
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
3
Visão
x3
5
Técnicas de Sobrevivência
x2
Tribal de Yordles
Decks tribais não são tão comuns no Legends of Runeterra como em outros card games. Dragões e Aranhas são os mais efetivos até hoje, mas estão longe de serem incríveis. Entretanto, os Yordles têm potencial de mudar isso drasticamente. Com a chegada do Yordle Explorador somado às ótimas opções que a tribo já possui, Bandópolis ganha uma nova forma de ser utilizada.


1
Kennen
x2

3
Ziggs
x2

4
Poppy
x2

1
Escudeira Yordle
x3
1
Química Criativa
x3
2
Conquiliologista
x3
2
Empilhadores de Pedras
x3
2
Yordle Explorador
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Granadeiro Bronco
x3
4
Yordle Palestrinha
x2
2
Arpão Elétrico
x3
2
Graveto Pontudo
x2
4
Tiro Destruidor
x3
Yordle Burn
Poppy Ziggs
foi um dos decks que mais usei na temporada passada e continuo acreditando no potencial que ele deve ter com a chegada de Desventuras Mágicas. Yordle Explorador
também aparece por aqui porque a lista já usa um número alto de yordles, assim aumentado ataque e vida das unidades mais importantes e permitindo uma curva mais difícil para o oponente lidar.



3
Ziggs
x3

4
Poppy
x3

1
Cria Preciosa
x3
1
Escudeira Yordle
x3
1
Química Criativa
x3
2
Conquiliologista
x3
2
Empilhadores de Pedras
x3
2
Yordle Explorador
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
4
Yordle Palestrinha
x3
2
Arpão Elétrico
x2
2
Graveto Pontudo
x3
3
Fervor Noxiano
x3
6
Dizimar
x2
O principal monumento da região dos Yordles ganhou ainda mais potencial com a inclusão de novas unidades multirregionais. Kennen facilita a busca por Ionia e as cartas que geram Mech Yordles aumentam as possibilidades de encontrar o que falta para dar o letal com a árvore. Para isso, Bando Voraz
e Terra Abrasada
perdem espaço, assim aumentando a consistência de procura por unidades.



1
Fizz
x2

1
Kennen
x2

4
Poppy
x2

4
A Árvore de Bandópolis
x3
2
Aranha Doméstica
x3
2
Gêmeos Bombardeiros
x3
3
Prefeito de Bandópolis
x3
3
Telescópio Errante
x3
4
Promoter da Arena
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x3
1
Foto da Galera
x3
1
Sucateiro
x2
2
Graveto Pontudo
x3
4
Tiro Destruidor
x3
6
Minimorfo
x3
Pingópolis
Não há muita novidade para modificar a base do deck de Twisted Fate e Gangplank
, mas acho que vale a pena se adequar ao Arpão Elétrico
pelo potencial que a carta possui. Para isso, é mais interessante ter como drop 1 a Escudeira Yordle
, assim aumentam as chances de ter a carta necessária para descarte, caso contrário o Yordle Palestrinha
se torna ainda mais importante.



4
Twisted Fate
x3

5
Gangplank
x3

1
Corsária Atiradora
x3
1
Escudeira Yordle
x3
1
Química Criativa
x3
2
Ajudante do Apavorador
x3
2
Empilhadores de Pedras
x3
2
Vigia Marai
x3
4
Yordle Palestrinha
x3
2
Arpão Elétrico
x3
2
Chuva de Disparos
x3
2
Graveto Pontudo
x3
6
Arpão de Monstros
x2
6
Caminhos Ocultos
x2
Riven e Draven
já foi um deck combo inusitado que teve leve destaque, mas nunca virou popular. A Ahri
substitui o noxiano para tentar encaixar vários ataques com os buffs de status e habilidades, assim podendo finalizar o jogo com apenas uma ofensiva bem encaixada. Manto das Memórias
é um recurso eficiente de ter como proteger sua principal ameaça sem gastar muita mana.



2
Ahri
x3

3
Riven
x3

1
Escudeiro da Lâmina
x3
2
Olho do Dragão
x3
2
Tecelã de Runas
x3
3
Assassina das Sombras
x3
4
Esquilo Bombado
x1
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Onda Sônica
x2
2
Retirada
x2
3
Manto das Memórias
x2
3
Poder
x2
4
Palma Concussiva
x3
4
Punhos Pulsantes
x3
4
Refúgio Espiritual
x2
5
Meditação Profunda
x2
Estas foram as 16 listas que eu pensei para a atualização de Desventuras Mágicas. Ainda deve ter outras possibilidades fortes para experimentar as novas cartas e melhorias para serem feitas nos decks do texto, então agora é com você. Pegue a abordagem que mais gostou ou crie uma nova para desfrutar da primeira semana do novo metagame de Legends of Runeterra.