15+ decks para o 1º dia de Andamundo!
Andamundo chega ao Legends of Runeterra em 25 de maio trazendo mecânicas novas, skins e a estreia dos campeões Jhin, Illaoi
, Bardo
e Annie
. Com essa nova expansão, os jogadores poderão utilizar outras formas na montagem de deck como principal novidade, o que deve modificar bastante o metagame para a segunda temporada de classificação para o mundial. Para tentar ajudar os leitores da Runescola, eu fiz algumas listas que podem ser interessantes para ranqueada e torneios nos próximos dias e também recebemos o apoio de outros jogadores e jogadoras com suas listas favoritas!
Jhin Annie Burn
Jhin foi o chamariz da Riot Games para a nova expansão. O campeão traz uma nova abordagem de montagem do deck, algo que pode ser bastante importante tanto para a efetividade do personagem no card game quanto para designs futuros do jogo. Obviamente, o caminho mais fácil de utilizar o Jhin
é acompanhado de várias cartas de burn, assim aproveitando a sinergia com a Annie
. Eu ainda não sei qual é a quantidade correta de cópias que devem ser usadas para tirar o proveito correto dele, mas ele torna-se tão poderoso no segundo nível que talvez seja incorreto ter apenas um pelo uso da Origem.



1
Annie
x3

4
Jhin
x3

1
Corsária Atiradora
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
A Contrarregra
x3
2
Bombardeiro Novato
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Ignifalco Solari
x3
2
Orador das Presas
x3
3
Assombrofera
x3
3
Fervor Noxiano
x3
3
Sigilo de Malícia
x1
6
Dizimar
x3
Jhin Swain
Apesar da abordagem burn ser a mais comum para o Jhin, o campeão também pode ser aproveitado de maneiras mais reativas. Além do Swain
ser bastante efetivo como finalizador, sua sinergia com as cartas que preenchem a lista são bastante claras. A grande quantidade de atordoamentos deve facilitar o suficiente para ganhar tempo até conseguir estabelecer suas principais ameaças ou conseguir zerar o Conservatório Floricorvus
.




4
Jhin
x3

5
Swain
x3

1
Conservatório Floricorvus
x2
2
A Contrarregra
x3
2
Ignifalco Solari
x3
2
Lançador de Feitiços
x3
3
Atirador Avarosiano
x3
3
Vigia Aracnídea
x3
5
Baccai Enfurecido
x3
7
O Leviatã
x2
8
Capitão Farron
x1
1
Bando Voraz
x3
3
Mão da Morte
x3
3
Sigilo de Malícia
x3
3
Terra Abrasada
x2
Illaoi Garen
Illaoi é a campeã de Águas de Sentina na expansão e traz a nova mecânica de Surgir. Com a geração de Tentáculos e buffs, a personagem pede um número específico de cartas do seu arquétipo, o que dificulta bastante na montagem do baralho. Com Demacia é possível tirar benefício do Cataclisma
para fazer a Illaoi
crescer novamente e encaixar um letal inesperado. Golpe de Tentáculo
é outra opção interessante de remoção dentro da proposta, assim gerando corpo e tentando eliminar unidade adversária. Minha opção pelo Zap Nadajato
é para poder encontrar sempre duas cartas de remoção.



4
Illaoi
x3

5
Garen
x3

1
Plumageiro Rastreador
x3
1
Ídolo Vigilante
x3
2
Asalonga de Petricita
x3
2
Escultora de Durand
x3
2
Protetora Aciária
x3
2
Rãdivinha
x2
3
A Voz do Mar
x3
4
Zap Nadajato
x3
2
Combate Individual
x3
3
Cataclisma
x3
3
Golpe de Tentáculo
x3
5
Égide de Ouro
x2
Go Hard Tokens
Go Hard não é dominante hoje como foi quando chegou ao Legends of Runeterra, mas ainda é uma carta que pode encontrar espaço em arquétipos diferentes. Manter o feitiço de Ilhas das Sombras acompanhado de Águas de Sentina pode ser o caminho para usá-lo corretamente em midrange, assim conseguindo ditar o ritmo da mesa adversária enquanto cria presença de mesa com suas unidades. Illaoi
e Viego
são campeões redundantes em seus propósitos, o que pode ser importante para dar a consistência correta da estratégia.



4
Illaoi
x3

6
Viego
x3

1
Ídolo Vigilante
x3
2
Rãdivinha
x3
2
Vigia Marai
x3
3
Sentinela Buhru
x3
3
Soldada Camavorana
x3
4
Zap Nadajato
x2
7
Hidravinha Intrusa
x2
1
Go Hard
x3
2
Vislumbre do Além
x3
3
Golpe de Tentáculo
x3
5
Névoa Fulminante
x2
5
Olho de Nagacáburos
x2
6
Vingança
x2
Annie Piratas
Annie foi a cereja em cima do bolo durante a temporada de revelações de Andamundo. A campeã de Noxus amplia o potencial de decks agressivos baseados em burn e dá mais alcance à estratégia caso alcance o segundo nível. Com isso, ela tem várias casas diferentes dentro dessa proposta. A primeira delas neste texto, sem o Jhin, é no baralho de Piratas. A lista já possui cartas que facilitam a evolução da campeã e ainda há espaço para a combinar com Líder Buhru
- que também é sinérgico com Miss Fortune
e Navegadora Nativa
.



1
Annie
x3

3
Miss Fortune
x3

1
Corsária Atiradora
x3
1
Cria Preciosa
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Granadeiro da Legião
x3
2
Vigia Marai
x3
3
Líder Buhru
x3
4
Navegadora Nativa
x2
4
Zap Nadajato
x3
2
Chuva de Disparos
x2
3
Fervor Noxiano
x3
6
Dizimar
x3
Annie Ziggs Burn
Ziggs e Gnar
foram uma boa dupla no metagame passado, principalmente quando o Yordle pré-histórico dominou o competitivo. Com a chegada da Annie
, o baralho pode aproveitar a personagem para ampliar o leque de unidades fortes para o começo do jogo. Capitão Farron
é uma opção sólida para partidas mais longas, mas Cacarecos Preciosos
também pode ser uma alternativa milagrosa para partidas que saíram do ritmo esperado. Sigilo de Malícia
é uma carta que aposto para os primeiros dias pela versatilidade como remoção ou burn para finalizar a partida.



1
Annie
x3

3
Ziggs
x3

1
Byrdo, Tocante de Sinos
x3
1
Química Criativa
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
Conquiliologista
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Empilhadores de Pedras
x3
2
Granadeiro da Legião
x3
8
Capitão Farron
x1
2
Graveto Pontudo
x3
3
Fervor Noxiano
x3
3
Sigilo de Malícia
x3
6
Dizimar
x3
Annie Elise
Elise nunca teve uma dupla realmente boa dentro do baralho de Aranhas. Com a chegada da Annie
, o early game do deck torna-se mais forte e amplia o alcance por causa do Tibbers
, mesmo que não seja tão rápido de evoluir a campeã nessa lista. Por isso, a adição de Lançador de Feitiços
, assim auxiliando a tribo e gerando uma ativação de habilidade.



1
Annie
x3

2
Elise
x3

1
Cria Preciosa
x3
1
Observadora Estígia
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
Aranha Doméstica
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Lançador de Feitiços
x2
2
Terror Aracnídeo
x3
3
Assombrofera
x3
3
Predadora Desenfreada
x3
3
Fervor Noxiano
x3
3
Sombras Perseguidoras
x2
6
Dizimar
x3
Bardo Fadas
Apesar de Jhin e Annie
terem chamado bastante atenção do grande público, Bardo
é o campeão de Andamundo com potencial de moldar o deck quebrado do metagame. A grande dificuldade é encontrar a casa correta para utilizar todo o potencial dos Sinos e moldar uma lista ajustada para o metagame que será moldado nas próximas semanas. O pacote de fadas pode ser uma abordagem simples e pouco criativa, mas tende a ser uma aposta segura e forte até a melhor lista do personagem cósmico ganhar vida.



3
Lulu
x3

4
Bardo
x3

1
Byrdo, Tocante de Sinos
x3
1
Escudeira Yordle
x3
2
Conquiliologista
x3
2
Esmus, Sopro do Mundo
x3
2
Muda de Pinstouro
x3
2
Vovô Feérico
x3
3
Lanterninha Reluzente
x3
3
Telescópio Errante
x2
4
Peixe Arco-íris
x2
1
Brotinho de Silfo
x3
2
Cogumelo de Proximidade
x3
2
Graveto Pontudo
x3
Bardo Elusivos
Lulu ainda é minha opção de campeão para acompanhar o Bardo
nessa abordagem do deck, mas dessa vez é Ionia a região que acompanha a mecânica dos Sinos. Se na lista anterior a base da estratégia eram as fadas, aqui são os elusivos que ditam o caminho para a vitória. Com mais cartas de compra e recursos de tempo por causa de A Criadora
e Vontade de Ionia
, o baralho pode responder melhor algumas ameaças até encontrar o letal.



3
Lulu
x3

4
Bardo
x3

1
Batedor Navori
x2
1
Byrdo, Tocante de Sinos
x3
1
Mentor Inspirador
x3
2
Conspirador Navori
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x3
2
Esmus, Sopro do Mundo
x3
3
A Criadora
x3
3
Assassina das Sombras
x3
6
Sai'nen das Mil Caudas
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Nananinanão!
x1
4
Negação
x2
4
Vontade de Ionia
x2
Bardo Descarte
Se um dos diferenciais para tirar o potencial dos Sinos é a quantidade de compras que o baralho é capaz de fazer, Piltover & Zaun pode ajudar com o tanto de recurso capaz disso. Apesar de Jinx não ser uma opção sólida atualmente, ela pode auxiliar agressivamente e gerar o gás necessário quando a mão do jogador ficar vazia. Esmus, Sopro do Mundo
e Mordidinha Flamejante!
podem formar uma ótima combinação para lidar com pequenas unidades do adversário.



4
Bardo
x3

4
Jinx
x3

1
Byrdo, Tocante de Sinos
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Esmus, Sopro do Mundo
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
6
Experimentador Aprimorado
x2
1
Canhão de Poros
x3
1
Gambiarra
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Remexida
x2
3
Anime-se!
x3
Taliyah Malphite
Monumentos foram mais importantes do que nunca no último metagame, principalmente com a ascensão de Shurima. Apesar de nenhuma carta realmente impactante na região desértica, Poleiro do Dragão é uma ótima opção para o baralho de Taliyah
Malphite
porque é um ótimo alvo para ser duplicado pela campeã na curva de mana, assim criando dois Inviolus Vox
na mesa no turno 6.



5
Taliyah
x3

7
Malphite
x3

1
Preparativos Ancestrais
x3
2
Preservário
x3
3
Poleiro do Dragão
x3
1
Lasquinha
x3
2
Azuporã
x2
2
Saltador de Pedras
x3
3
Devoto Eterno
x3
4
Naturalista do Deserto
x2
5
Arauta do Mago
x1
6
Quebra-pedras
x2
2
A Penitência
x1
3
Areia Movediça
x2
3
Ritual Arcano
x3
3
Terra Desfiada
x2
4
Ritual de Negação
x1
Anoitecer
A Luz Sinuosa é a única grande novidade para o arquétipo de Anoitecer, mas pode ser um diferencial bastante grande para fechar a partida de maneira diferente do que existe atualmente. Além da unidade conseguir garantir o dano evasivo para uma Diana
cheia de ataque ou aumentar muito poder da mesa - principalmente se combinada com Escuridão Adentro
.



2
Diana
x3

4
Nocturne
x3

1
Lunari Portadora do Anoitecer
x3
1
O Voo
x3
1
Observadora Estígia
x3
1
Soldado Solari
x3
2
Cabra da Montanha
x2
2
Lunari Espreitadora
x3
3
Assombrofera
x3
3
Guardiã Crescente
x3
7
A Luz Sinuosa
x3
2
Cascata Lívida
x3
2
Escuridão Adentro
x3
3
Sombras Perseguidoras
x2
Profundezas
Nautilus Maokai
não recebem cartas para o arquétipo de Profundezas há muito tempo, mas agora o baralho pode ter aumentado o potencial defensivo com a ótima remoção Vegetação Rasteira
, assim lidando com possíveis ameaças de começo de jogo e adiantando a evolução do campeão submarino. Além disso, eu acredito que o Golpe de Tentáculo
possa ser um complemento para lidar com algumas ameaças e aumentar a presença de mesa.



4
Maokai
x2

7
Nautilus
x3

1
Catadores de Refugo
x3
2
Escaravelho Marinho
x3
3
Caçadores de Peixe-Jaula
x3
3
Florimorta Errante
x3
5
Olho Abissal
x3
6
Devorador das Profundezas
x3
1
Rejeitar
x3
2
Banquete Cruel
x3
3
Golpe de Tentáculo
x2
3
Isca das Profundezas
x3
3
Vegetação Rasteira
x3
6
Vingança
x2
7
Atrocidade
x1
Além dos decks trazidos por mim, a Runescola convidou outros jogadores para apresentar suas listas para o primeiro dia de Andamundo e nos contar sobre a sua estratégia e funcionamento.
Garretz: Bardo Teemo
Esse é um deck de Bardo que foca em fazer uso das cópias de Sino
buffando unidades elusivas e a Mordidinha Flamejante!
.
Piltover & Zaun é a região mais eficiente do jogo quando se precisa de comprar cartas a qualquer custo, utilizando cartas como Pedinte Zaunita
, Remexida
e Teste de Tensão
para se livrar das próprias cartas enquanto busca novas dentro do deck.
A Investigadora Perspicaz é a maior ferramenta de compras no jogo, permitindo a compra de uma carta para cada carta custo 2 utilizada. Ainda que sejam fugazes e acabem sendo descartadas ao final da rodada, essas cartas compradas muitas vezes contém outras cópias de Sino
, que melhoram suas outras cartas na mão.
Misturando essa quantidade absurda de compras com o efeito passivo de Origem do Bardo O Protetor Andarilho, que coloca 3 cópias de Sino
por turno no seu baralho, temos a capacidade de comprar um grande número de dádivas, melhorando nossos desafiadores gratuitos como forma de remoção ultra eficiente, ou melhorando nossas unidades elusivas, capazes de encerrar o jogo em poucos ataques.



1
Teemo
x3

4
Bardo
x3

2
Vórtice Místico
x3
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Aprendiz Dedicado
x2
2
Bumbuíno
x3
2
Chireano do Sumidouro
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
4
Investigadora Perspicaz
x3
1
Canhão de Poros
x3
1
Teste de Tensão
x3
2
Melhoria Iterada
x3
2
Remexida
x3
5
Prisão Cósmica
x2
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Joeysticks: Skilled Burn
A ideia básica deste deck é trazer burn com Jhin e acabar com o jogo antes do turno 4. Torça para atacar nas rodadas ímpares, desenvolva unidades com habilidades e acabe com o oponente. Apesar de perder acesso à Armadilha de Lótus
, nunca mantenha o Jhin
na mão: o campeão pode ser o artista principal em suas artes, mas aqui ele é coadjuvante. Já a Annie
traz toda a sua força já como uma das melhores unidades de
Noxus para a primeira rodada, e consegue subir de nível bastante rápido caso não seja removida.
A maior dificuldade deste deck é estabelecer um ritmo de habilidades de unidades, feitiços, a passiva O Virtuoso, e conseguir manter uma média de dano no Nexus a cada turno. Se você for um jogador habilidoso com ritmos e números, vai ter facilidade para acompanhar este deck!
Vão e queimem tudo!



1
Annie
x3

4
Jhin
x1

1
Corsária Atiradora
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
Bombardeiro Novato
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Granadeiro da Legião
x3
2
Orador das Presas
x3
3
A Monitora
x3
3
Assombrofera
x3
3
Estudante Manalma
x3
1
Contapedras Noxiano
x1
3
Fervor Noxiano
x3
3
Mão da Morte
x2
6
Dizimar
x3
A Joeysticks também preparou um vídeo com o Skilled Burn, confira abaixo:
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DuduDeNunu: BardAhri
A montagem desse deck leva consigo um pensamento que será recorrente para os campeões com a mecânica de Origem: a desvantagem de ter uma região a menos em seu deck building, mas abusar do diferencial que o campeão acrescenta. Com isso, os baralhos que não dependem de uma segunda região para serem efetivos tiram proveito da mecânica de forma menos punitiva.
O BardAhri repete características opressivas do Ahri / Kennen
, mas soma a proposta do Bardo
como geração de buffs para suas unidades. A lista reúne tudo que o novo campeão quer:
Ionia como mono região poderosa, compra de cartas e, não menos importante, evasão em suas unidades. Na minha visão, essa proposta pode ser uma das mais interessantes para o primeiro dia de expansão.



2
Ahri
x3

4
Bardo
x3

1
Byrdo, Tocante de Sinos
x3
1
Gotinha Dançante
x3
2
Conspirador Navori
x2
2
Esmus, Sopro do Mundo
x3
3
A Criadora
x1
3
Assassina das Sombras
x3
6
Sai'nen das Mil Caudas
x3
1
Contapedras Ioniano
x2
1
Retorno
x3
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Nananinanão!
x1
2
Retirada
x2
4
Negação
x2
4
Volta ao Lar
x3
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