15 decks para jogar com Impérios dos Ascendentes

Legends of Runeterra ganha em 3 de março sua nova região: Shurima. E com ela, Azir, Renekton, Nasus e Taliyah serão alguns dos campeões que chegam ao LoR com a expansão Impérios dos Ascendentes. Com isso, os jogadores terão a possibilidade de montar decks com as 110 cartas inéditas, assim explorando as novas mecânicas e melhorando conceitos já clássicos do card game da Riot. Para ajudar a comunidade, nós vamos mostrar 15 decks que podem ser testados logo que a coleção estiver disponível.

Mono Fiora Shurima

Código: CMBQCAYABYBQCAARDIWQOBAHAEFQ2HBNHN4QEAIBAASQEBAHJRWQCAICAAAQ

Quem assistiu aos episódios da Grande Praça sabe muito bem da piada de comentar sobre cartas novas para o Mono Fiora. Bem, talvez não seja necessariamente uma brincadeira esse conceito. Shurima dá a possibilidade de encontrar a campeã com mais facilidade por causa de Ritual de Chamado e as cartas com a mecânica Prever. Pesquisadoras de Xenótipo pode garantir buffs nas poucas unidades presentes na decklist, assim garantindo que seja mais fácil de encontrar os alvos dos bônus da shurimane. Além disso, a região permite a proteção das unidades e novas formas de compra, assim evitando que o deck fique sem gás com tanta facilidade.

Lissandra Control

Código: CMCACAIBAMAQCBJIAEBQCBQBAQAQKBABAMAQIAYEAEDAUDQEAEAQODAUGICQCBIBB4MSCNQBAIAQKEZM

Lissandra é uma das cartas de campeão mais impressionantes da expansão Império dos Ascendentes. Além de ter um corpo eficiente para sua curva, ela ainda gera vários bônus diferentes em seus dois níveis. A casa ideal para a personagem parece o clássico Freljord/Ilha das Sombras Controle, mas com novas ferramentas. Ravina Arruinada é capaz de limpar a mesa sem abrir espaço para respostas e Três Irmãs é uma opção polivalente. Matrona Espectral e Rugido Revigorante são cartas antigas que ganham espaço por causa do Observador gerado pela campeã, algo que permite uma vitória imediata com apenas um ataque.

Timelines Burn

Código: CMDACAIFGUAQGBAFAEBQKBQBAQCAUAYBAQASMNADAQCQGBIQAMAQCBJBAEBQICYCAECBWOQBAIAQKAIZ

Cronologias Simultâneas parece meme - e talvez seja mesmo -, mas a gente pode tentar tirar valor dessa carta. Apesar de muita gente considerar que o ideal é usá-la apenas como peça de combo com Corina Veraza e Comandante Ledros numa versão mais controle, o ideal talvez seja gerar valor máximo das transformações da magia de Piltover & Zaun. Com isso, as unidades precisam ter utilidade, como a geração de cogumelos para comprar cartas com Remexida, ou drenar vida com Assombrofera. Dessa forma, você tem dois ângulos diferentes de vitória, não o tornando dependente do combo possível envolvendo Ledros + Timelines gerando o barco do Gangplank, O Apavorador.

Shurima Overwhelm

Código: CMCACAQDAUAQGAYDAQAQGDJFFA3QKBAHCQNC2Q2FAEBQIBYJG45QCAIBAMZQ

Se você gosta de cabeçada desenfreada no nexo adversário, Shurima Overwhelm pode ser uma ótima aposta. Renekton e Sivir são campeões agressivos que dificultam a vida do oponente pelos bônus que possuem, ainda mais quando podem tirar benefícios das mágicas do deck. Vigilante das Dunas é outra ferramenta agressiva e que pode se tornar ainda melhor com Estratégia Decisiva. Baccai Enfurecido é uma remoção com corpo eficiente para a proposta do deck no mid game, enquanto Exploradora das Ruínas é mais uma unidade com Escudo de Feitiço para o oponente ter dificuldade em remover.

Moonstone

Código: CMBAKAYJJFKGBWIB3MAQKBAHBUOCMSKZAIBAGCKVKYBQIBYJNZ4QA

Aphelios e Taliyah são dois campeões fortes por si só, mas eles precisam de baralhos construídos ao redor deles para tirar o máximo de valor. A ideia do Moonstone é combiná-los e ter um baralho midrange capaz de lidar com as ameaças do adversário de formas diferentes, ao mesmo tempo que gera valor comprando ou criando cartas. Os números ainda podem estar longe do ideal, mas o poder de ambos é o suficiente para vencer partidas contra arquétipos diferentes.

Nasus Sacrifices

Código: CMCQCBAFAMBACBJQGUBAEBIEAYBAGBIEAYBQIBY2F5JAGAIEAUIAEAIFBMMQEBAHHN4QA

Se existe filme do Harry Potter sem Harry Potter, Endure sem Endure também é válido. Nasus necessita de muitas unidades eliminadas para se tornar efetivo, logo Ilha das Sombras é a melhor região para combinar com ele. Ritual de Chamado ajuda na busca por ele e pode ser usada facilmente nas unidades da decklist que servem como sacrifício. Mesmo que exista sinergia com o campeão shurimane, a estratégia principal é ser agressivo com as suas unidades, assim como a versão clássica com Freljord.

Kindred Nightfall

Código: CMBQCBAFAUBAGBICAYDAGCKJKRSNQAOZAHNQCAYBAQCQWAQBAUATCAYDBFFVKYABAEAQKGI

Os Kindred não me animam tanto quanto outros campeões de Impérios dos Ascendentes, mas eles podem encontrar espaço em conceitos consolidados no metagame. Aphelios se mantém muito poderoso mesmo com o nerf e dá sustentação para a nova carta com maior raridade em Ilha das Sombras. Nessa versão, os efeitos de Anoitecer são focados em gerar valor, ao contrário do habitual que utiliza unidades mais agressivas. Escuridão Adentro é uma nova ferramenta para tirar proveito dessas habilidades, enquanto Vislumbre do Além e Horror Indescritível são maneiras eficientes de tornar os Kindred impactantes no mesmo turno que entram na mesa. 

Jarvan Elite

Código: CMBQEAYABIHAIAIAAEESEJYEAQAACBYIBEBACAYABQBQCAAVDIOQEAICAADQCBAABI

Jarvan IV é um tanto complexo de avaliar por ser o primeiro campeão que pode entrar em campo subitamente, mas ele deve encontrar espaço nas decklists que Demacia seja predominante. Apesar de ele ser interessante com os Patrulheiros, decidi dar espaço para o campeão no tribal de Elite. A Grande Praça é uma ferramenta para gerar desafiador as unidades e com isso garantir os bônus de Lorde Honroso e Cavaleiro Galante. Rei Jarvan III serve tanto para encontrar o único campeão da lista como uma forma diferente de encaixar um possível letal no adversário.

Spider Burn

Código: CMDACAQDAMAQIAYQAECAKCICAMCQIBQDAECSONJYAQAQGAQPFA3QEAICAMCACAYFAMAA

Spider Burn é um dos decks mais clássicos do Legends of Runeterra, entretanto ele não recebia novidades há bastante tempo. Com a chegada de Império dos Ascendentes, duas aranhas novas entram no pacote. Fiandeiro de Almas é mais uma opção com Assustador, enquanto Fiandeira Estridente garante bônus ofensivo às unidades dessa tribo. O baralho é uma das melhores opções aos jogadores novatos, seja pela estratégia bastante clara ou pela facilidade na obtenção das cartas. Inclusive, Sergi2Vamos foi vice-campeão do último Sazonal europeu levando Spider Burn em sua line. 

Ashe LeBlanc

Código: CMBQCBADAQBQCAY2D4QQIAIBBMTCSMADAEBQCAQCAEBQIMYEAEAQGFQ6FIBACAIDGUAQIAIK

LeBlanc deve ser a pior campeã da coleção, mas ainda pode ver um pouco de jogo em algumas combinações agressivas já existentes. A mais provável é o clássico Ashe Noxus, que torna a sua curva 3 mais efetiva. Além disso, Cântico dos Trolls e Aço Quebradiço podem ser formas eficientes de manter a nova personagem de Noxus presente na mesa por mais tempo. 

Shurima Go Hard 

Código: CMCAEAIFGA2QEAYFAYIAEBAFAMIAGBAHBUOFEAYBAECR2AIEAUCQGBAHBE5XSAQBAQDVSAQBAUASC

Go Hard já teve dias mais felizes, mas Shurima tem um pacote bastante efetivo de cartas que geram compra, o que pode facilitar o encontro da magia especial da Evelynn. Kindred encontra sinergia na lista por causa das unidades de sacrifício de unidade, como Ritual de Chamado e Parasita Espiritual . Entretanto, a ausência de um drop 1 tira parte da agressividade que a versão com Águas de Sentina possui, por isso é uma aposta interessante encaixar Vigilante das Dunas, caso a intenção seja ter um early game que você dite o ritmo da partida.

Elusive Musicians

Código: CMBQCAYJBEAQIAQBBIAQEBQJBQHBCFAVEYWDEAQBAEBDCAIDAIKAA

Ionia vive tempos sombrios porque tem visto quase nada de espaço e quando consegue é como suporte para outras regiões, como Fiora Shen, ou por causa do poder efetivo do OTK de Lee Sin. Músicos de Batalha é bastante interessante por causa de sua habilidade e gera valor imediato quando uma Desbravadora Kinkou entra em jogo. Zoe é a única carta de Targon, mas compensa por gerar valor e ser mais um custo baixo para encontrar com a unidade de lealdade da lista.

Oasis

Código: CMBAGBAHAMNDGBYCAYCREFRXHI6D4AQCAIDAQEIDAQDTSO3SAA

Azir e Miss Fortune são campeões eficientes agressivamente porque geram mais dano com qualquer ataque de suas unidades, principalmente se alguma ameaça de Patrulheiro já está na mesa. Palanque do Imperador gera um novo ângulo de ataque para a estratégia ao dar Soldado de Areia atacantes, assim como o campeão shurimane. Capataz Farpada e Marechal Inspiradora têm como função gerar buff e obrigar o oponente a fazer escolhas difíceis para lidar com os tokens criados repentinamente. 

Sand & Ephemerals

Código: CMCACAYFAYBAEBIEAYBQCBIVFIYAIBAHAMNDGUQEAEBAKAIBAMCQEAIEAUIAEBAHHFZAA

Efêmeros podem ganhar uma nova tentativa nesse metagame por causa dos Soldado de Areia gerados pelas cartas de Shurima. Com isso, Ilhas das Sombras é a melhor região para abusar dessa sinergia. Carruagem de Tubarões volta rapidamente para a mesa, algo que torna o nível dois do Hecarim muito mais fácil de alcançar. Além disso, os dois campeões se complementam com excelência. 

Império Shuriname

Código: CMAQUBAHAEBQYDI4EYWTWQ2ZAECAIBYJMZVW2AICAQDSKPQ

Mono Shurima é a única forma de jogar com o Disco Solar Soterrado, a ferramenta básica para transformar seus Ascendentes em nível 3. Embaixadora Dourada é uma das melhores unidades de Impérios dos Ascendentes, mas ela necessita encaixar sua habilidade para ter relevância, algo que pode ser muito raro para as primeiras listas de Shurima devido à demanda de quase nenhuma carta de outra região. Renekton e Azir colocados rapidamente no deck podem evoluir para o nível 3 com facilidade se Glória dos Ascendentes for conjurada com ambos os campeões em jogo. 

Estes foram os decks que nós pensamos para testes nessa primeira semana de Impérios dos Ascendentes. Gostou mais de qual decklist? Qual a gente poderia ter feito e não apareceu no texto? Sugira nas próximas streams que sua ideia pode ser boa também.

Até a próxima!

Gustavo "Lazyguga" Rodrigues

6 thoughts on “15 decks para jogar com Impérios dos Ascendentes

  • 03/03/2021 em 10:47
    Permalink

    Faltou um deck de Renek e Nasus midrange vou fazer um hoje

    • 03/03/2021 em 14:36
      Permalink

      Tumba tumba tumba, o faraó saiu da tumba

    • 05/03/2021 em 13:06
      Permalink

      Não sei é um bug aqui do meu navegador, mas quando eu copio e colo o código do deck Timelines Burn o que aparece é o Kindred Timelines.

  • 04/03/2021 em 11:04
    Permalink

    15 decks?

  • 04/03/2021 em 21:56
    Permalink

    A consistência de alguns decks é questionável, principalmente dos decks que eu criei kkkkk. Quero ver uma lista de ilhas shurima burn

  • 08/03/2021 em 13:22
    Permalink

    Azir/Lucian é um deck aggro bem interessante.

Fechado para comentários.