14 decks para jogar com Ascensão do Submundo
Legends of Runeterra chega finalmente à terceira expansão de Shurima: Ascensão do Submundo. Pyke, Rek'Sai
e Ekko
são os novos campeões a serem introduzidos no card game da Riot. Espreitar e Previsão são as principais mecânicas da coleção, assim desenvolvendo uma novidade para os jogadores e completando algo que já havia demonstrado um pouco de potencial anteriormente. Por isso, montei 14 decks para serem testados nessa primeira semana sem metagame consolidado. Alguns baralhos são apenas sugestões de adaptações que podem melhorar arquétipos consolidados, mas outros possuem conceitos focados em temáticas impopulares.
Elnuks Temporais
Quem jogou Legends of Runeterra durante seu beta sabe muito bem do período de domínio dos Elnuks. O deck abusava do RNG para tirar o valor máximo da Tropa de Elnuks, que tinha alcance ainda maior no seu efeito. Com a chegada do Elnuk Voluntário
, esse tribal vai ser explorado por alguns jogadores por causa do fator diversão que possui na estratégia. Como o conceito do deck é baseado em aleatoriedade, parece a oportunidade ideal para abusar de Cronologias Simultâneas
, fazendo com que o jogo se torne totalmente imprevisível ao adversário.



5
Trundle
x3

4
Ravina Arruinada
x3
2
Bumbuíno
x3
3
Elnuk Voluntário
x3
3
Perfeccionista Prática
x3
3
Taverneiro Gentil
x3
4
Bjerg Balbuciador
x1
4
Elnuk Bovino
x3
5
Tropa de Elnuks
x3
8
Aquele que Encara
x2
0
Raio Termogênico
x2
1
Cronologias Simultâneas
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Melhoria Iterada
x3
2
Remexida
x2
Atakhan Warmother
Uma das cartas mais inesperadas de Ascensão do Submundo é a sombria Atakhan, Emissário da Devastação. A criatura invocada pelos noxianos tem bastante poder ofensivamente, o que permite formas diferentes de construção de deck. A primeira ideia baseada nela é com Chamado da Mãe de Guerra
. Além de usar alguns efeitos que geram mana para agilizar o feitiço que dá nome ao deck, a lista possui seu pacote de dano em massa para tentar lidar com as estratégias ofensivas. Quando a entidade de Noxus entrar em jogo por meio do feitiço freljordiano, o jogador pode fazer ataque aberto e dificultar uma possível resposta que o oponente tenha para impedir o bônus do efeito da unidade.



5
Trundle
x3

8
Tryndamere
x3

4
Ravina Arruinada
x3
2
Vigilante Avarosiano
x3
3
Pedras Destinadas
x3
3
Taverneiro Gentil
x3
8
Aquele que Encara
x1
10
Atakhan, Emissário da Devastação
x2
1
Três Irmãs
x2
3
Estilhaço de Gelo
x2
3
Golpe Expurgante
x2
3
Terra Abrasada
x2
4
Avalanche
x3
5
Catalisador das Eras
x3
8
Vozes dos Ancestrais
x1
9
Clausura Gélida
x1
12
Chamado da Mãe de Guerra
x3
Atakhan Matron
Matrona Espectral tem atormentado os jogadores de Legends of Runeterra pela efetividade que a carta possui no atual metagame. Além de ser uma das principais peças para o deck de Trundle
Lissandra
, ela também brilhou nas mãos do Duckling no Sazonal ao combiná-la com Cithria, Dama das Nuvens
. Nessa decklist, ela é uma opção de jogo longo para tentar atacar por outro ângulo com a invocação noxiana e tentar encaixar o dano ausente para o letal, afinal o baralho possui curva baixa com as unidades de Ilha das Sombras.



0
Açougueiro Voraz
x2
1
Aristocrata Azarado
x2
1
Fera da Casca
x3
1
Pescador Distraído
x3
2
Guardião Amaldiçoado
x3
2
Mãe Mascarada
x3
2
Ícone Decadente
x2
3
O Imortal
x1
3
Perdição das Águas Sombrias
x3
4
Parasita Espiritual
x3
8
Matrona Espectral
x3
10
Atakhan, Emissário da Devastação
x3
2
Banquete Cruel
x3
2
Vislumbre do Além
x3
3
Lança Negra
x1
3
Sombras Perseguidoras
x2
Plaza Elites
Pode parecer exagero da minha parte, mas Esquadrilha de Rapina é uma das minhas cartas favoritas de Ascensão do Submundo. Ela pertence à tribo Elite, gera valor imediato para uma região com pouco recurso de compra e ainda é sinérgica com as unidades desafiadoras de Demacia. Para tentar tirar ainda mais valor da carta nova, acho que vale a pena o teste de A Grande Praça
novamente. Mesmo que o monumento tenha sido nerfado e perdido sua força desde então, tentar a combinar com a Rapina pode ser um caminho interessante.


6
Jarvan IV
x3

3
A Grande Praça
x3
1
Cithria de Campinuvem
x3
1
Escudeira Penitente
x3
2
Ferreiro de Batalha
x3
2
Protetora Aciária
x3
3
Protegido dos Laurent
x2
3
Redentora da Vanguarda
x2
4
Esquadrilha de Rapina
x3
4
Porta-Estandarte da Vanguarda
x3
6
Cithria, a Audaciosa
x2
2
Combate Individual
x3
2
Visão Aguçada
x3
4
Perseguição Implacável
x2
8
Por Aqueles Que Caíram
x2
Barreirão
Jarvan IV e Shen
são dois campeões que foram beneficiados pela atualização de Ascensão do Submundo, mesmo que Demacia e Ionia não sejam as regiões novas mais beneficiadas com as cartas novas. Protetor Sagrado
é um tutor polivalente para encontrar uma das peças mais importantes para a estratégia do baralho, enquanto Esquadrilha de Rapina
melhora as unidades desafiadoras existentes no arquétipo.



4
Shen
x3

6
Jarvan IV
x3

1
Defensora da Clareira Verdejante
x3
1
Plumageiro Rastreador
x1
2
Protetora Aciária
x3
3
Moldador de Rios
x2
3
Protegido dos Laurent
x2
4
Esquadrilha de Rapina
x2
5
Dragão Furioso
x2
7
Protetor Sagrado
x1
7
Rei Jarvan III
x1
9
Formação Aciária
x1
2
Combate Individual
x3
2
Nananinanão!
x1
2
Visão Aguçada
x3
4
Negação
x2
4
Refúgio Espiritual
x1
4
Ripostar
x2
5
Golpe Orquestrado
x2
5
Égide de Ouro
x2
Noxus Yetis
Inesperadamente, o tribal de yetis recebeu uma das suas cartas mais interessantes: Abominável Guardião das Neves. Apesar de ter visto muita gente sugerindo o uso de Lissandra
para forçar a transformação da campeã, mas acho muito utópico essa possibilidade, por isso optei apenas por LeBlanc
, afinal a decklist não possui tantas cartas de congelar para que a Ashe
seja útil. Ativar reputação é uma tarefa bastante fácil com o tanto de unidades com 5 de poder, assim diminuindo o custo das cartas.



3
LeBlanc
x3

1
Falcão dos Presságios
x2
1
Filhote de Yeti
x3
2
Arqueiro do Vale de Gelo
x2
2
Vigilante Avarosiano
x3
3
Armadilheiro Avarosiano
x3
4
Avaliadora Trifariana
x3
7
Yeti Ancestral
x3
8
Abominável Guardião das Neves
x3
8
Estrategista Indomável
x1
2
Cântico dos Trolls
x3
3
Contos Fantásticos
x2
3
Golpe Expurgante
x3
4
Negócios Sangrentos
x2
4
Palavras Sussurradas
x3
7
Desafio
x1
Maroon 5
Sivir recebeu um buff bastante inesperado com a atualização, assim tornando a campeã shurimane mais fácil de atingir seu segundo nível. Além disso, Caçadora de Tesouros
é um ótimo drop de turno inicial para a temática de reputação por causa da Areias Despertas
gerada pela unidade. Com o nerf no Vigilante das Dunas
, ele deve perder espaço em baralhos agressivos, por isso a nova unidade shurimane tende a ser testada nos primeiros dias de Ascensão do Submundo.



3
LeBlanc
x3

4
Sivir
x3

1
Caçadora de Tesouros
x3
1
Cria Preciosa
x3
1
Escamossauro Feroz
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
2
Apresentador da Arena
x3
2
Aranha Doméstica
x3
2
Trifariana Ambiciosa
x2
3
Caçadora Implacável
x3
5
Exploradora das Ruínas
x3
3
Fervor Noxiano
x3
4
Palavras Sussurradas
x2
6
Dizimar
x3
Jaws
Espreitador é o mais novo tribal de Legends of Runeterra e já chega com dois campeões para tentar se tornar uma opção sólida no metagame do LoR - algo que eu duvido. Rek'Sai aplica bastante dano enquanto dá mais poder às suas unidades, enquanto o Pyke
tem potencial de remover as ameaças adversárias ao chegar no seu segundo nível. Apesar da temática ser bastante simples de executar, ainda é preciso encontrar o número ideal de espreitadores que o baralho necessita para funcionar efetivamente e uma maneira coerente de gerar compras para não perder o gás.



3
Rek'Sai
x3

4
Pyke
x3

1
Baía do Estripador
x1
2
Preservário
x2
1
Filhote Xer'Sai
x3
1
Tubarilho
x3
2
Barbatelo Rubro
x3
2
Cardume de Afianhas
x3
3
Evocador Xer'Sai
x3
5
Xerxa'reth, o Titã Subterrâneo
x3
6
Devastadunas Xer'Sai
x3
8
Peixe-jaula
x1
0
A Lista
x1
2
Convocação do Bando
x3
2
Espeto de Osso
x3
2
Predador Desumano
x2
Eclipse
Eu tenho muito carinho por Leona e Diana
porque as duas campeãs estavam em um dos decks que me levaram até o Top 16 do primeiro Torneio Sazonal. Com o lançamento de Alinhamento Celeste
, o deck ganha mais um ativador efetivo para Diana
e Dragão do Eclipse
, além de uma opção excelente em combinação com Rahvun, a Lança da Alvorada
. Ao mesmo tempo, As Presas
levou um nerf que diminui bastante o potencial defensivo que a unidade possuía versus unidades agressivas, principalmente com Assustador.


2
Diana
x3

5
Leona
x3

1
Lunari Portadora do Anoitecer
x3
1
Soldado Solari
x3
2
Escudeira Solari
x3
2
Ignifalco Solari
x3
3
Sacerdotisa Solari
x2
4
As Presas
x2
4
Vidente da Montanha
x3
5
Rahvun, a Lança da Alvorada
x3
7
Dragão do Eclipse
x2
1
Alinhamento Celeste
x3
2
Cascata Lívida
x2
3
Quietude
x3
5
Formando Estrelas
x2
Invoke PNZ
Zoe Vi
é um dos decks que se consolidaram no final da última temporada, mas ele recebeu novas cartas e nerfs consideráveis com a chegada de Ascensão do Submundo. As Presas
e Formando Estrelas
são duas que diminuíram eficiência, além da Serpente também ter perdido poder, entretanto Bumbuíno
e Artimanha Temporal
são opções bastante úteis para começo e fim de partida. Eu ainda acho que uma cópia de Aurelion Sol
é excelente, ainda mais que agora ele é mais fácil de ser encontrado com a nova carta súbita de Piltover.



1
Zoe
x3

5
Vi
x2

10
Aurelion Sol
x1

1
Artista Sonhadora
x3
2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
3
Sacerdotisa Solari
x2
4
As Presas
x3
5
Submiaurino
x1
0
Raio Termogênico
x2
2
Artimanha Temporal
x3
2
Disparo Místico
x3
3
Anime-se!
x2
3
Quietude
x3
5
Formando Estrelas
x3
Ezreal Draven
Apesar dos nerfs em Remexida e Improbulador Trivolt
afetarem o baralho de Ezreal
Draven
, eu não acredito que o arquétipo pare de ser visto no metagame, mas deve diminuir sua efetividade. Bumbuíno
é uma ótima opção para o turno dois, assim retirando a Aranha Doméstica
do deck, enquanto Giratempo
pode permitir uma evolução mais rápida do campeão de Piltover e lidar com unidades de baixa resistência rapidamente.



3
Draven
x3

3
Ezreal
x3

2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
3
Vigia Aracnídea
x3
8
Capitão Farron
x1
0
Raio Termogênico
x2
1
Bando Voraz
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Giratempo
x2
2
Remexida
x2
3
Golpe Expurgante
x2
3
Terra Abrasada
x2
4
Choque de Statikk
x2
5
Improbulador Trivolt
x3
Predict & Pirates
Anteriormente, eu estava considerando Ezreal e Twisted Fate
, mas mudei o baralho para uma versão que o campeão de Piltover fosse trocado por Gangplank
. Além do pacote convencional de cartas de PNZ e Águas de Sentina para uma proposta Midrange, o baralho tenta tirar valor das cartas com Previsão para encontrar o Cristal de Hexita
criado pelo Declínio Felino
.



4
Twisted Fate
x3

5
Gangplank
x3

1
Carniceiro Farpado
x3
1
Declínio Felino
x3
2
Ajudante do Apavorador
x3
2
Balísticobô
x3
3
Perfeccionista Prática
x3
4
Zap Nadajato
x3
8
O Apavorador
x3
2
Artimanha Temporal
x3
2
Chuva de Disparos
x3
2
Disparo Místico
x3
3
Anime-se!
x2
6
Arpão de Monstros
x2
Dias de um Futuro Esquecido
Zilean ficou sem sua dupla de Previsão durante uma temporada inteira, mas agora Ekko
chega para tentar colocar o sábio shurimane a tempo no metagame. Ambos os campeões possuem sinergia por causa da mesma mecânica e ainda se complementam por causa do pacote de unidades eficientes para um deck tempo. Apesar da união clara entre eles, é muito difícil de enxergar a lista mais coerente envolvendo os dois, o que deve levar tempo até um baralho preciso entre eles ser formado.



2
Zilean
x3

4
Ekko
x3

1
Preparativos Ancestrais
x3
1
Declínio Felino
x3
1
Skatista Sagaz
x3
2
Aprendiz de Cronomante
x3
2
Balísticobô
x3
2
Bumbuíno
x2
3
Caçadora Implacável
x3
3
Perfeccionista Prática
x3
3
Pesquisadoras de Xenótipo
x3
2
Artimanha Temporal
x3
2
Disparo Místico
x3
3
Anime-se!
x2
Hard Times
Go Hard já foi o principal pilar de um metagame, mas há bastante tempo ele não vira algo que assombra os jogadores. Com a chegada de mais cartas com Previsão, o deck pode encontrar com mais facilidade as cópias da magia KDA ou gerar mais cópias dela com Perfeccionista Prática
. Elise
, Balísticobô
e Declínio Felino
são opções eficientes para o início do jogo, algo que facilita o letal conforme os turnos.



2
Elise
x3

4
Ekko
x3

1
Declínio Felino
x3
2
Balísticobô
x3
2
Ícone Decadente
x3
3
Assombrofera
x3
3
Perfeccionista Prática
x3
4
Parasita Espiritual
x2
9
Comandante Ledros
x1
1
Go Hard
x3
2
Artimanha Temporal
x3
2
Disparo Místico
x3
2
Vislumbre do Além
x3
4
Choque de Statikk
x2
6
Vingança
x2
Gostou das listas do texto? Faltou algo que você gostaria de ter visto e a gente não abordou? Conte para a gente nos comentários ou durante as transmissões do ViktorKav na Twitch.
Ja apaga tudo q ta mto duvidoso