10 decks ETERNOS que você PRECISA conhecer no Legends of Runeterra
A Riot abriu os portões! Desde a última quarta-feira já é possível jogar partidas ranqueadas usando decks Eternos e você vai ver que eles estão em outro nível de poder! O formato também foi renovado com uma grande quantidade de buffs trazidos na atualização 4.5 do jogo.
Tudo para preparar os jogadores para os dias 10 e 17. Serão dois Runeterra Open agora em junho, valendo premiação em dinheiro, Runeterra Points e vaga para o Evento Misterioso. Mas afinal de contas, o que tá forte?
Azir Irelia
Play rate 2.26% Win rate 53.44%



3
Azir
x3

3
Irelia
x3

2
Palanque do Imperador
x3
1
As Carniceiras Darkin
x2
1
Aluno em Treinamento
x3
1
Baccai Esquecido
x3
2
Dançarina das Fitas
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x3
3
Dominação
x3
4
Músicos de Batalha
x1
5
Lâmina Florescente
x3
1
Estilo Wuju
x3
1
Ritual de Chamado
x1
2
Retirada
x2
4
Volta ao Lar
x1
5
Dança Desafiadora
x3
Vamos começar por Azir e Irelia. A lista era temida por alguns por conta da dominância que exerceu sobre o standard durante o seu período de glória. Ligeiramente viável depois do buff de dominação e beneficiada pelo buff tímido no Azir.
O Azir Irelia funciona exercendo uma pressão significativa, rodada a rodada através da Dança das Lâminas, uma habilidade que gera ataques livres de unidades pequenas, mas que acabam crescendo significativamente em número e tamanho, principalmente com a presença de cartas como Palanque do Imperador, Azir e Dominação.
Ryze
Play rate 2.2% Win rate 53.73%



4
Ryze
x3

2
Garras do Dragão
x3
2
Olho do Dragão
x2
4
Mixologista Cativante
x3
1
Contapedras Shurimane
x1
1
Gambiarra
x1
1
Troca de Amuletos
x2
1
Três Irmãs
x1
2
Artimanha Temporal
x3
2
Súplica
x2
2
Tempestade de Aço
x3
2
Tá Fora!
x3
4
Negação
x2
4
Palma Concussiva
x2
4
Volta ao Lar
x3
5
Apostas na Mesa
x3
5
Meditação Profunda
x3
Outro representante da categoria “decks que provavelmente irão dominar o eterno”, o Ryze não conseguiu entregar até agora. Os aggros, aparentemente, são poderosos demais no formato para que o trio de seguidores Garras do Dragão, Olho do Dragão e Mixologista Cativante seja capaz de dar conta.
Esse deck, para quem não sabe, funciona basicamente enrolando a partida e fazendo jogadas de tempo voltadas a frustrar os planos do adversário. Enquanto isso, seu deck teoricamente possui cada vez mais cópias de Mergulhos no Passado, um feitiço responsável por criar Monumentos da categoria Runas Globais na sua mão. Quando você tem 5 Runas Globais no jogo e ataca com o seu Ryze, a partida encerra imediatamente.
Trundle Vi
Play rate 1.34% Win rate 56.71%



5
Trundle
x3

5
Vi
x2

1
Pedinte Zaunita
x3
2
Errante Vulpina
x2
2
Financista dos Ferros
x3
3
Náufrago Piltovense
x3
4
Cozinheiro de Combate
x3
4
Relologi Aprimorado
x2
4
Viajantes Aborrecidos
x2
6
Revna, a Guardiã Mitológica
x2
8
Aquele que Encara
x2
0
Raio Termogênico
x1
1
Contapedras Piltovense
x2
1
Cronologias Simultâneas
x3
1
Três Irmãs
x1
2
Disparo Místico
x3
5
O Frio Imperdoável
x1
9
Clausura Gélida
x2
Trundle e Vi foram um deck que se tornou viável recentemente, com as mudanças da atualização 4.5 e a redução no custo da carta Cronologias Simultâneas, que voltou a ser um recurso a se buscar de forma intensa na mão inicial.
O deck é voltado para transformar unidades de alto custo, baixos atributos e efeitos relevantes em versões maiores e mais poderosas no campo de batalha, podendo ser muito opressivo no early e midgame caso Cronologias seja jogada no turno um. Posteriormente, o deck prepara um combo de Clausura Gélida com Aquele que Encara que normalmente é responsável por limpar a mesa adversária e abrir caminho para a vitória.
Kindred / Nasus
Play rate 1.07% Win rate 57.39%



4
Kindred
x3

6
Nasus
x3

1
As Carniceiras Darkin
x2
1
A Alabarda Darkin
x1
0
Açougueiro Voraz
x2
1
Aristocrata Azarado
x2
1
Ceifeiro Baccai
x1
2
Guardião Amaldiçoado
x3
2
Vigilante Determinado
x2
3
Defensora Arruinada
x1
3
O Imortal
x2
4
Dragão Camavorano
x1
8
Guardiã do Sacrário
x1
1
Quietus
x1
1
Ritual de Chamado
x1
2
Banquete Cruel
x2
2
Colheita de Almas
x2
2
Espinho de Ódio
x2
2
Vislumbre do Além
x3
4
Lamento Fulminante
x2
4
Ritual de Negação
x1
7
Atrocidade
x2
Se o Nasus está vendo jogo no Standard, as pessoas também testam sua funcionalidade no Eterno. E está dando certo. Aqui, o campeão se uniu novamente com os Kindred, que estão disponíveis apenas neste formato, assim como os pings de dano que ilhas das sombras perderam na rotação.
O deck é voltado para a mecânica de eliminar, com gatilhos que disparam para fortalecer o Nasus toda vez que uma unidade aliada ou inimiga é abatida por sua causa. Aqui, os Kindred também costumam marcar a unidade inimiga mais fraca para o abate sempre que alguém é eliminado pela primeira vez numa rodada.
O plano é preparar um Nasus gigantesco, de preferência no nível 2, em que ele tem escudo de feitiço e, em seguida, jogar atrocidade direto no nexus do oponente.
Poppy Zed
Play rate 1.16% Win rate 59.04%



3
Zed
x3

4
Poppy
x3

1
Batedor Navori
x3
1
Plumageiro Rastreador
x3
2
Dupla da Clareira Verdejante
x3
2
Jovem Bruxa
x3
2
Protetora Aciária
x2
3
Assassina das Sombras
x3
1
Determinação Guardiã
x2
1
Fantasma
x1
2
Disciplinas Gêmeas
x3
2
Em Formação!
x3
2
Nananinanão!
x2
4
Negação
x1
4
Perseguição Implacável
x3
9
A Força dos Campeões
x2
Poppy e Zed é uma lista interessante de estar presente porque já faz muito tempo desde que a campeã yordle foi capaz de aumentar o tamanho do mestre das sombras durante o seu primeiro ataque. Aqui, o objetivo é montar uma estratégia de swarm, com várias unidades simultaneamente na mesa prontas para receber o buff da campeã na quarta rodada.
Além da pressão oferecida pelo buff da poppy, este deck conta com alguns elementos importantes para que haja consistência nos ataques e, principalmente nas trocas propostas com o adversário: Plumageiro Rastreador, Jovem Bruxa e Protetora Aciária são algumas das cartas mais importantes por aqui.
Para finalizar, normalmente são usados ataques extras entregues por Perseguição Implacável ou então simplesmente se joga A Força dos Campeões.
Draven Jinx
Play rate 1.65% Win rate 60.53%



3
Draven
x3

4
Jinx
x3

1
Pedinte Zaunita
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
2
Apresentador da Arena
x2
2
Aranha Doméstica
x3
2
Mordidinha Flamejante!
x3
4
Favorito do Público
x2
6
Experimentador Aprimorado
x2
1
Canhão de Poros
x2
1
Gambiarra
x3
2
Remexida
x3
3
Anime-se!
x3
3
Visão
x3
5
Técnicas de Sobrevivência
x2
Outro par que estava há muito separado, Draven Jinx formam um deck de descarte muito voltado ao aggro de início de jogo, diferente da combinação com o Sion. Aqui, os dois campeões trabalham com uma mesa cheia para ser fortalecida por alguns recursos importantes do deck.
O objetivo é jogar cartas que coloquem mais de uma unidade na mesa de uma vez. Para isso, Pedinte Zaunita, Aranha Doméstica e cartas como Mordidinha Flamejante e Gambiarra ajudam muito. Com a mesa cheia, é o momento de Favorito do Público cair em campo com atributos gigantescos e sobrepujar, com um dano ao Nexus facilitado pelo desafiador da Mordidinha e talvez ampliado por Visão ou o Apresentador da Arena.
Se você quer jogar partidas rápidas, este deck é pra você.
Sett Trundle
Play rate 2.43% Win rate 59.12%



5
Sett
x3

5
Trundle
x3

2
Rostos dos Ancestrais
x3
4
Mixologista Cativante
x3
8
Aquele que Encara
x3
8
Veterano
x2
2
Tá Fora!
x3
4
Negação
x2
4
Palma Concussiva
x3
4
Toque Invernal
x3
5
Apostas na Mesa
x3
5
Misticismo Selvagem
x3
8
Vozes dos Ancestrais
x1
9
Clausura Gélida
x2
12
Feel the Rush
x3
Na contramão das partidas rápidas, Sett e Trundle é o deck representante do Feel The Rush no meta Eterno neste momento. O deck mistura pela primeira vez nas ranqueadas dois campeões que trabalham muito bem sinergicamente, já que passar o Sett de nível e até mesmo ativar a sua hora do show é muito mais fácil quando você tem um pilar de gelo para recarregar 8 manas.
Mas nem só disso vive o deck. A estratégia do Sett Trundle não é muito diferente de listas controle baseadas em Ionia como o deck de Ryze que vimos ainda há pouco e os decks de Karma que são usados no Standard. Aqui, o papel é atordoar, devolver pra mão e curar enquanto se acumula a mana necessária para vencer o jogo com um feitiço ou combo de alto impacto.
Annie Katarina
Play rate 0.99% Win rate 64.85%



1
Annie
x3

3
Katarina
x3

1
Conservatório Floricorvus
x3
2
Conquiliologista
x3
4
Viajantes Aborrecidos
x3
6
Lorde Jubalarga
x3
1
Bando Voraz
x2
1
Fio da Lâmina
x3
1
Torta na Cara
x3
2
Condensar
x2
2
Desintegrar
x3
2
Graveto Pontudo
x3
2
Lótus da Morte
x2
4
Palavras Sussurradas
x1
5
Portalpalooza
x3
Na terceira posição de hoje temos a volta do deck de Annie e Katarina. A combinação de campeãs, associada a presença do Lorde Jubalarga e um número gigantesco de remoções atua aqui com o objetivo de tirar toda e qualquer ameaça na mesa oposta, independente do seu tamanho.
O deck é mais lento do que parece, visto que sua condição de vitória apenas acontece quando você esgota completamente os recursos adversários, preferencialmente enquanto possui um Tybaulk do seu lado da mesa. Katarina, obviamente, também consegue ser bastante opressora, forçando múltiplos ataques antes de encontrar refúgio de volta na mão do jogador.
Draven Sion
Play rate 2.56% Win rate 62.1%



3
Draven
x3

7
Sion
x3

1
Granadeiro Renascido
x2
1
Pedinte Zaunita
x3
2
Bumbuíno
x3
2
Cavaleiro Caído
x3
3
Draga do Sumidouro
x3
3
Vigia Aracnídea
x1
8
Alma Perdida
x3
1
Bando Voraz
x1
2
Disparo Místico
x3
2
Pirueta
x2
2
Remexida
x3
3
Anime-se!
x3
4
Pela Culatra
x2
5
Técnicas de Sobrevivência
x2
Temos mais um deck de descarte em nossa lista. Dessa vez, Draven aparece junto com o Sion para formar um descarte orientado ao midrange. Aqui, aparecem cartas que não estavam presentes anteriormente, como Granadeiro Renascido, Bumbuíno, Cavaleiro Caído, Draga do Sumidouro e Alma Perdida.
O objetivo aqui é jogar sinergicamente enquanto mantém vantagem de cartas, principalmente por conta de efeitos como o da Alma Perdida e do Cavaleiro Caído. Tudo isso enquanto se prepara o level up do Sion e a rodada de ataques poderosos que o campeão é capaz de forçar conforme cai no campo e eventualmente morre.
Draven Sion estar com uma posição tão alta na lista de hoje mostra que um deck equilibrado em remoções pode ser a chave para decifrar o meta Eterno.
Annie Jhin
Play rate 2.71% Win rate 62.89%



1
Annie
x3

4
Jhin
x3

1
Corsária Atiradora
x3
1
Retaguarda da Legião
x3
1
Sabotadora da Legião
x3
2
A Contrarregra
x3
2
Bombardeiro Novato
x3
2
Demolidora Imperial
x3
2
Ignifalco Solari
x3
2
Orador das Presas
x3
3
Assombrofera
x3
3
Fervor Noxiano
x3
3
Sigilo de Malícia
x1
6
Dizimar
x3
E, na primeira posição, os fãs do Jhin, que são muito, vão poder comemorar. O acesso à integridade de opções do campeão de Runeterra fortalece o deck significativamente e faz com que as ações aconteçam da melhor forma.
O deck abraça a volta da Assombrofera à sua lista. Carta que permite drenar dois importantes pontos de vida do Nexus adversário enquanto se arma novamente com Dizimar para fechar os jogos em que se chegou quase lá, mas não finalizou.
Além desses recursos, o restante do deck permanece muito semelhante à versão padrão que também é marginalmente usada.
–
E aí? Preparado para o formato Eterno? Animado para jogar com algum deck desse lista ou você tá correndo por fora com sua estratégia pessoal? Conta pra mim aqui nos comentários!